Como abrir todos os links do Blog em outra aba ou janela

Usar links internos nos artigos do blog é fundamental para manter o seu visitante interessado em outros conteúdos, bem como fazer referências a outros blogs e sites. É comum que os links clicados abram o destino na mesma aba/janela do navegador onde o visitante está, mas há um código para determinar onde o link deve ou não abrir. É preciso usar esse recurso com cuidado, pois é bom deixar que o visitante escolha onde quer que os links clicados abram. De toda forma, vale a pena ter isso à mão.

Você pode configurar os links internos e externos do seu blog para abrir tanto na mesma janela quanto num nova janela ou aba, sem fechar a página onde o visitante está. Definir isso vai depender se suas estratégias e objetivos. Aqui no [ Ferramentas Blog ] todo link que aponta para dentro do blog mantenho abrindo na mesma janela. Mas os links externos para outros blogs e site, eu uso um código para abrir numa nova aba/janela.

Nesse tutorial vou mostrar dois métodos: o manual (pelo código) e o automático, transformando todos os links do seu blog.

O melhor, em se tratando de links dentro do seu blog é manter o padrão do código onde, se o link foi clicado, abrirá na mesma janela do navegador. Caso o visitante queira ele mesmo abrir em outra aba/janela, bastará clicar com o botão direito do mouse e selecionar o que deseja.

Para não deixar tão livre assim, tanto para o Blogger quanto para o WordPress.org ou qualquer outra plataforma, você pode editar o HTML dos códigos dos links que você insere dentro dos artigos, nas imagens e até na barra lateral (sidebar), para definir onde irão abrir.

1. O método manual

Todo código de link é assim:

<a href=”URL_destino”>Texto do link</a>

Para que abra numa nova aba/janela, basta adicionar em todo link o seguinte marcado em vermelho:

<a href=”URL_destino” target=”_blank”>Texto do link</a>

Fica mais fácil onde, toda vez que for adicionar um novo link dentro dos posts do seu blog, seja em palavras ou imagens, já selecionar a opção de abrir em nova janela/aba, sem precisar fazer isso manualmente, mas ainda inserindo apenas nos links desejados. Esse é o método preferencial.

No Blogger o menu é o seguinte:

Já no WordPress o editor de textos tem o menu para criar links do seguinte modo:

Aqui terminamos o método manual e o recomendável. você poderá avaliar cada caso e cada tipo de link em seu blog e fazer as modificações apenas onde for interessante e relevante abrir numa nova janela ou aba o link.

2. O método automático

ATENÇÃO: Esse método alterará toda a estrutura de links do seu blog, seja no Blogger ou no WordPress.org (onde você tem blog). Só aplique isso se for realmente necessário.

Você pode querer que todo e qualquer link do seu blog sempre abra em outra janela/aba, independente de para onde ele aponta. Não é recomendável, mas você pode precisar disso.

Trata-se de um código que modificará automaticamente como os links do seu blog devem abrir, obrigando que todos os links sejam abertos em outra aba ou janela. São duas fórmulas: uma para o Blogger (BlogSpot) e outra para o WordPress.org.

A. Se você usa o Blogger

Caso você tenha um blog no Blogger e quer que todos os links abram numa nova janela/aba, então entra no painel, clique no menu “Modelo” e depois no botão “Editar HTML”. Isso abrirá o código fonte do seu blog.

Procure pela seguinte linha: <head>. Imediatamente ABAIXO dela, cole o trecho:

<base target='_blank'/>

Salve o modelo e abra o seu blog. Agora clique em qualquer link que ele já abrirá fora da janela onde você está.

B. Se você usa o WordPress.org

Mas se o seu caso é de ter um blog no WordPress.org, será preciso abrir o painel, clicar no menu “Aparência” ~> “Editor” e abrir o arquivo “functions.php“.

Dentro dele cole o seguinte trecho de função:

function autoblank($text) {
$return = str_replace('<a', '<a target="_blank"', $text);
return $return;
}
add_filter('the_content', 'autoblank');

Salve e veja funcionando em seu blog, onde todos os links automaticamente já abrirão numa nova aba/janela.

.

Mais uma vez repito a importância de se ter cuidado na hora de aplicar tais mudanças e como escolher quais links devem abrir fora da janela onde se está navegando.

.

15 Comentários

  1. Como eu uso o sistema anti-cópia no meu blog, ou seja, o “crtl+c ctrl+v”, o botão direito do mouse de meus usuários é desativado, como não dou dicas e nem compartilho imagens com niguém, por isso esse código de abrir em uma nova guia foi de grande valia, obrigado!! Eu prefiro que um determinado site ou blog seja aberto em outra janela e a maioria dos meus leitores também, pois só assim eu posso continuar lendo um determinado post, que eu não consegui ler e assim vai!

    Responder

  2. Olá Marcos,

    Há algum tempo procuro por uma resposta sobre o fato que é melhor aplicar na abertura dos links internos . No meu blog até então eu sempre coloquei todos os links, internos e externos, abrindo em outra janela. O melhor mesmo seria abrir os links internos na própria página? Qual o impacto que esta ação proporciona ao blog?

    Até mais!!!

    Responder

    • Rodrigo.
      É mesmo melhor abrir os links internos na mesma aba, por uma questão bem simples: o visitante sempre está no blog. As vezes é chato vocÊ querer ficar dentro do blog e abrir outra aba, fica parecendo Pop-up e o visitante tende a fechar a nova janela, desistindo de continuar a visita.

      Responder

    • Jackson,
      qualquer link, mesmo de um menu, pode ser aberto em outra janela clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção desejada. Está descrito isso logo no início do artigo.
      Penso que não seja possível configurar o painel do WP par abrir automaticamente os menus em outra janela.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.