Como adicionar SCM Music Player para rodar áudio em seu Blog

SCM Music Player – Música no Blog
Colocar música no Blog é uma coisa não muito recomendável, mas existem modelos de players que podem valer a pena por serem discretos, fáceis de customizar e não começarem a tocar automaticamente. O SCM Music Player é um ótimo modelos que pode ser incorporado tanto no Blogger, WordPress.org ou Tumblr, rodando áudio de qualquer link, inclusive de links de vídeos do Youtube, criando playlists personalizadas e exclusivas para seu blog.

Antes de pensar em colocar um player de música no seu Blog, recomendo que leia com atenção esse artigo: Colocar Player de Música no Blog?

Já ensinamos aqui a usar o SCM Music Player incorporado ao Tumblr (Como colocar música no Tumblr), mas esse mesmo serviço gratuito pode ser usado no Blogger e no WordPress.org de forma fácil e bem objetiva, possibilitando criar playlists divertidas para o seu blog.

Ouvir música no Blog

O serviço do SCM é ótimo e leve para colocar em blogs em geral, fácil de customizar e mais fácil ainda de adicionar no blog.

Como usar o SCM Music Player no Blog

Para começar, acesse: SCM Player http://scmplayer.net/.

Rolando a página você verá já alguns modelos de cores para o seu player (o tipo de tocador) que você pode colocar para combinar com o layout do seu blog.

Modelos de players do SCM Music para blog

Depois de marcar a opção de modelo desejado, clique na aba “Edit Playlist” onde é possível adicionar os links de onde estão armazenados os áudios.

Não há como errar, pois o SCM Music Player é bem intuitivo e você só tem que seguir os passos com atenção.

Você pode ter seus próprios arquivos e colocar os links deles aí, que apontem direto para o seu Host (no caso de quem usa o WordPress.org) ou mesmo usar links externos, inclusive links do Youtube. O vídeo não roda, mas apenas o áudio dele.

Depois de criar a sua listagem, o próximo passo é gerar as configurações. Para isso, clique na aba “Configure Settings”.

O mais importante a destacar é marcar “No” (1.) para a música não tocar automaticamente. Depois é escolher onde o player vai aparecer, se no topo da página no na base (2.) e se a lista da ordem das músicas ficará visível.

Ao terminar, clique no botão “Done” (4.) para ver o código a ser incorporado em seu blog.

O código deve ser incorporado no seu blog como nas instruções:

Independente da plataforma que esteja usando, copie e cole o código logo ABAIXO do trecho <body> ou semelhante (pois em alguns templates do Blogger o código pode ser um pouco diferente).

Salve o modelo e veja funcionando em seu blog.

Para modificar a listagem das músicas será preciso refazer os passos e gerar um novo código sempre que quiser trocar a ordem do áudio, adicionar novas músicas ou mudar alguma coisa. O SCM Music Player funciona de forma externa ao seu blog e o controle das músicas só é feito assim.

Caso queira retirar o SCM Music Player do seu blog ou só queira para as músicas, volte ao código fonte do seu blog onde adicionou o código do tocador e apague aquele trecho específico. Lembre-se de fazer backup do layout antes de modificar o código do seu blog.

23 Comentários

  1. Eu não gosto muito de blogs com músicas, ainda mais automática, sempre assusto com as músicas altas, e o pior que as músicas nunca são do meu gosto hahaha… mesmo assim ótimo post parabéns!

    Responder

  2. Eu ja tinha colocado um player no meu blog a um tempo atras.
    a ideia que me veio foi de gravar minha voz pedindo para o ouvinte clicar em determinado link.

    Responder

  3. Rádio que toca automático em Blog é um belo convite ao leitor se retirar do Blog.

    Ainda bem que o Marcos Lemos disse no princípio que não aprovava, já estava me assustando.

    Responder

  4. Confesso que também não sou fã de ouvir musicas iniciando automaticamente quando acesso algum blog. Mas acho que pra determinados tipos de sites pode até ser algo bem vindo (como um blog de tributo a determinado artista). Enfim, o importante é analisar cada caso e ao implementar, ficar de olho na taxa de rejeição rs…
    Abraço pessoal..

    Responder

  5. Eu uso em um de meus blogs, mas não é automático, Scm, dá esta liberdade de escolha, quam quiser escutar basta clicar, é muito fácil, bastando apenas, escolher oi link da música (geralmente uso do youtube) e pronto.
    Gosto não se discute, além do mais, vou em busca da informação se a musiquinha estiver ruim, eu abaixo o volume e continuo navegando, mas antes de pôr o SCM, eu fiz uma pesquisa com meus leitores e a maioria pediu música e seus estilos preferidos, até pelo próprio estilo do blog, foi legal, assim, ficou bem eclético, mas só escuta quem quiser, isso é importante.

    Agora quero colocar um que é como uma rádio, mas numa determinhada página separada do blog, tenho sempre o cuidado de não deixar automático.

    Abração.

    Responder

  6. Não acho interessante ter um player no blog, mas às vezes uma postagem precisa de uma música e pode ser interessante ter o player nela. Só nesses casos também, blog com música iniciando logo que a página carrega é sinal de que eu não devo mais voltar. :D

    Responder

  7. Muito legal este artigo Marcos. Não sou a favor de players em blogs, mas um de meus clientes queria colocar algumas pregações gravadas da igreja, neste trabalho usei o pluglin Audio Player.

    Achei o SCM Music Player bem fácil de usar e configurar. Bem bacana, valeu.

    Responder

  8. Olá Marcos, gostaria de saber como insiro o código no meu blog, mais de forma que as pessoas quando visitarem outra pagina não pare de tocar. Será que você poderia me dar uma força? Já pesquisei muito na internet mais ainda não vi nenhum artigo que seja claro quanto a isso.

    Desde já agradeço.

    Responder

    • Jackson,
      Esse modelo que ensino aqui não há essa possibilidade. E nem é recomendável. As pessoas tem de ter opção de fechar a página e a música parar. Seria muito ruim se não acontecesse isso.

      Responder

  9. Obrigada pela dica.
    Também detesto música no blog, mas, estou fazendo um blog para um amigo e ele insiste em coloca música.
    Esta dica me ajudou bastante.

    Responder

  10. Se a música não tocar automaticamente, é bem legal ter uma playlist no canto, não faz mal a ninguém, e se alguém quiser é só tocar play. Acho uma boa ideia, pois divulga mais o gosto dos blogueiros

    Responder

  11. Olá Marcos, tudo bom? Estava lendo seu post e pensei se você pode me ajudar. Gostaria de colocar um player de videos no meu blog. Existe alguma forma de fazê-lo com algum programa gratuito? E se quisermos usar também para fins comerciais. Você sabe como funciona?
    Valeu pela força!
    Grande abraço!

    Responder

  12. Valeu Marcos pela atenção! Conheço e sei como fazer para utilizar o youtube ou vimeo, no entanto, este video é um mini-curso de acesso restrito, entende? Portanto, não gostaria de torná-lo público… De qualquer forma valeu pela ajuda. Caso você a ter conhecimento de alguma ferramenta gratuita que permita isto, peço sua gentileza de nos informar, pois suas dicas e experiências são sempre ótimas…
    Abração!!!

    Responder

  13. Querido, isso não é acessivel para todo tipo de template, certo? Eu tentei por no meu e ficou tudo branco ;) Mas obrigada! Post muito bem elaborado

    Responder

  14. Não li os coments anteriores, então não sei se estou passando info repetida, mas selecionei a opção “bottom”. Abri a opção “layout”, coloquei “adicionar gadget”, selecionei o gadget “inserir html/javascript” e coloquei o código aí. Quando visualizei o blogger, ele estava certinho embaixo da página. Então acho que funciona assim também, além de ser mais fácil =)

    Responder

  15. cara, eu coloquei este código no “HTML/Javascript” (gadgets, e funciona normalmente, ja estou usando ele a muito tempo e nunca teve problema, e fica ate mais fácil de remover quando quiser retirar do site.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.