Como remover conteúdo do Google?

Como remover informações, conteúdos, links ou imagens dos resultados do Google?
É possível encontrar praticamente qualquer coisa pesquisando pelo índice do Google. O buscador da Google pode indexar praticamente tudo o que está na web e disponibilizar para quem quiser encontrar. É uma grande lista, um catálogo completo. Mas e se quisermos retirar conteúdos e informações desse índice (index) que o Google cria? Como devemos proceder? Como retirar informações indexadas no Google?

Remover informações do Google

Este tutorial NÃO é para denunciar conteúdo ilegal ao Google!

Para remoção de conteúdo ilegal ou denúncias você deverá acessar o link que segue. Mas antes de clicar, leia o tutorial abaixo para saber em qual caso sua solicitação se aplica.

Todas as denúncias são verificadas e identificadas. NÃO existe denúncia anônima no Google.

.

Pode parecer contraditório, mas há muita gente que precisa ou quer retirar algum link dos resultados do Google ou solicitar que alguma imagem constrangedora, informações pessoais e outros não sejam encontrados pelo buscador.

É possível solicitar ao Google para que alguma informação não apareça nos resultados orgânicos (resultados das buscas). Isso é relativamente simples de fazer e a Google oferece as ferramentas. Mesmo assim é preciso lembrar de alguns detalhes:

  • A Google não é toda a internet = A Google não armazena as informações nem controla o conteúdo dos sites/blogs. Este é apenas um mecanismo de indexação que gera um índice do que pode ser encontrado.
  • Tirar do Google não some com a informação = Você pode retirar algo do Google, mas precisa ir até o dono do site/blog onde a informação está para realmente apagar aquele conteúdo.
  • A Google não exclui conteúdos = ela apenas não o exibirá nos resultados caso sua solicitação de remoção da informação seja aceita.
  • Existem outros mecanismos de pesquisa = O Google é o mais usado, mas existem centenas de outros buscadores. Pode limpar o índice do Google, mas ainda podemos encontrar as mesmas informações em outros buscadores.

Antes de enviar sua solicitação à Google, também lembre-se de duas coisas: 1. Se você é o dono da informação que deseja retirar do índice; 2. Se outra pessoa mantém a informação a ser retirada do índice.

1. Se você é o dono da informação

Muitas vezes nos mesmos colocamos informações pessoais na internet, seja em redes sociais ou em nossos blogs. Pior ainda, fazemos isso de forma pública e outros podem pegar e redistribuir. Pode ser que você publique algo que se arrependeu depois, mudou de ideia ou já não é mais necessário.

A primeira coisa a fazer antes de solicitar algo à Google é você mesmo remover a informação de sua fonte de origem. Por exemplo: você publicou um álbum de fotos pessoais no seu blog para mostrar para parentes. Percebeu que as imagens estão aparecendo nos resultados do Google e não quer que outras pessoas vejam.

Vá ao local onde você publicou as imagens e exclua-as para não ficarem mais disponíveis para ninguém. E faça isso logo, antes que alguém copie e faça mal uso.

2. Se outra pessoa é dona da informação

Pode ser que alguém publique coisas sobre você que você deixou escapar, publicou algo constrangedor ou mesmo fez mal uso de alguma informação sobre você. Antes de ir ao Google, entre em contato com o administrador daquele blog/site ou local que está publicando aquilo.

Solicite ao dono da página ou ao administrador que ele exclua aquele conteúdo, explicando seus motivos.

Um meio fácil de solicitar que algo seja excluído de um site, por exemplo, é se você tem um bom motivo para solicitar isso e não for possível negociar com o administrador, você pode tentar localizar qual empresa de hospedagem aquele site/blog usa e encaminha um ofício explicando seus motivos.

Só quando o conteúdo é realmente excluído de sua fonte original é que ele nunca mais poderá ser acessado ou encontrado. O fato de não estar mais no Google, não torna aquilo inacessível. Só não será mais possível encontrar, mas se alguém sabe o endereço ou tem o link, poderá continuar acessando.

Solicitar remoção de conteúdo ao Google

Por fim, agora você pode ir ao formulário do Google para solicitar que algo não apareça mais no índice deles. Você pode solicitar que qualquer link, imagem ou outra informação que aparece nos resultados orgânicos, seja removido do índice, sem custo adicional.

Então, o que vamos solicitar é que a Google não exiba em seu índice o link que leva ao conteúdo original publicado em algum lugar. É importante excluir a fonte original, pois depois de 90 dias os robôs da Google podem reencontrar aquilo e colocar novamente nos resultados.

Acesse:

Ao entrar no página da ferramenta para o formulário, você verá a seguinte tela:

Tela para Solicitar remoção de conteúdo do Google

É preciso ter uma conta em qualquer serviço da Google. Pode ser uma conta do Gmail, do Orkut, Google+ ou qualquer outra coisa. Isso servirá para validar suas informações e a Google identificar a origem da solicitação.

Além disso, você é responsabilizado criminalmente se fizer qualquer solicitação falsa.

O próximo passo é ter o link, o caminho para o conteúdo que deseja que seja removido do índice da Google. Sem isso não há como seguir a diante e não dá para fazer um pedido genérico do tipo “quero excluir tudo que seja relacionado ao meu nome“. Aqui você precisa ser bem específico.

Formulário para remover URL do Google

O sistema da Google irá varrer a internet para ver se o conteúdo está ainda disponível ou acessível ao buscador. Se o conteúdo ainda for encontrado, então não será possível remover do índice. O máximo que dará para fazer é excluir o “cache” e apresentar alterações.

De toda forma, pode proceder, sem preencher o fomulário de alteração do “cache”, bastando clicar no botão “Remover versão em cache desta página”, como na imagem aponta abaixo:

Isso forçará o sistema a continuar, mesmo que o link ainda esteja sendo localizado e acessado pelo Google. Algumas vezes, ao excluirmos algum conteúdo do nosso blog, por exemplo, pode levar até 24 horas para realmente não estar mais disponível para outros.

Então será preciso confirmar os motivos da solicitação, como aparecerá ao clicar no botão indicado acima:

Marque a razão da solicitação que é feita, escolhendo a opção que diz “A página foi removida ou bloqueada nos mecanismos de pesquisa” e em seguida clique no botào que vai aparecer dizendo “Remover esta página”.

Uma lista será exibida com os links que você solicitou a remoção. Pode demorar de algumas horas a vários dias para que os links sejam analisados e retirados do índice. Isso porque uma equipe analisa manualmente as informações e pedidos e podem até entrar em contato com você para solicitar mais informações.

Lembrando que não há possibilidade de denúncias anônimas ou solicitações de exclusão que não sejam verificadas por completo antes de aplicadas. Por isso mesmo não há risco de se denunciar algo por engano ou por pilantragem. Sem uma identificação e confirmação das informações, o conteúdo continuará sendo indexado no Google normalmente.

.

23 Comentários

  1. Extremamente importante este tutorial o mesmo nos dar excelentes dicas de segurança e nos alerta dos cuidados que devemos ter em publicar algo na internet que depois de um certo tempo podemos nos arrepender.Até retirar pode levar muito tempo e causar grandes dores de cabeça e sérios prejuízos imagináveis.Portanto, cuidado redobrado no que vai se pensar em postar na rede!!!

    Responder

  2. Olá Marcos,

    Muito interessante esta opção do Google. O único problema é que infelizmente, como você mesmo citou, o conteúdo é indexado por outros buscasdores deixando o trabalho exclusão ainda maior. Por isso que o importante mesmo é ter muito cuidado na hora de postar qualquer informação, seja ela em um blog pessoal ou profissional, assim como, nas redes sociais.

    Obrigado pela dica, até mais e boas postagens!!!

    Responder

  3. Pingback: O caso Xuxa contra a Google: entenda! | [ Ferramentas Blog ]

  4. Muito interessante, mas fiquei na dúvida. Fui vítima de plágio, solicitei a remoção do conteúdo ao autor e ele simplesmente criou um redirecionamento.

    No google continua aparecendo normalmente. No link acima, se eu colocar a página e pedir para remover, sem colocar nenhum motivo, certamente o Google não removerá. E não tem espaço para poder explicar os motivos.

    Como proceder nesse caso?

    Responder

  5. Muito legal, bom saber disso tudo.
    Apenas uma dúvida, quando uma imagem é excluida de um blog quanto tempo leva para ela desaparecer da busca pelo google ou outro site de busca?
    Pergunto isto, pois uma foto minha já foi excluída de um blog, porém procurando pelo Google Imagem e escrevendo exatamente o que estava no título acima da minha foto, ainda aparece.

    Responder

  6. Marcos,
    Parabéns pelo artigo, porém estive lendo a página de pedido de remoção e não achei nada referente a e-mail.

    Tenho algumas contas importantíssimas no Outlook e Gmail, e quando pesquiso o endereço na busca lista alguns sites, consegui remover 50% porém os outros não querer remover os comentários que fiz no passado ou divulgam o e-mail em listas de e-mail marketing por exemplo terminando a página coma extensão .txt e consequentemente indexado pelo Google.

    O que devo fazer quando o assunto da remoção é e-mail?
    por favor poderia dizer os passos básicos, creio que muita gente também tem essa dúvida e caso alguém ler futuramente este comentário será de grande ajuda.

    Abraços.

    Responder

    • Luiz,

      Infelizmente não vejo solução para isso. Posso pesquisar um pouco mais. Mesmo assim penso que seja difícil tal coisa. As listas de email fogem ao controle da indexação do Google, pois se multiplicam mais rápido que outros conteúdo.
      O melhor é você marcar como SPAM, sempre que receber email de listas e/ou solicitar o descadastro nas empresas que têm seu email para email-marketing.

      É chato. Eu também passo por isso sempre e o trabalho e praticamente manual.

      Responder

  7. Olá Marcos! Li seu tutorial e ele bem interessante, e já fiz todo o procedimento que você ensina, mas, não consigo remover o blog que criei há quatro anos; e nem tenho mais o email oficial e nem senha do mesmo, somente o link.
    O Google informa que tenho que solicitar a Webmaster para remoção, ou pedir ao próprio Blogger. Não sei como solucionar este problema quem vem causando-me constrangimento. Se puder me ajudar, ficarei muito grata.
    Obrigada.

    Att, Edna

    Responder

  8. Perfeito! Sabe dizer como faço? Ou seja, endereço do Blogger, a fonte exata? Eu tinha entrado em contado com Blogger, porém não obtive muito sucesso. Tô meio perdida…

    Responder

  9. Fui vitima de spam em sites de pornografia, onde meus dados foram divulgados e agora aparecem a partir dos resultados de pesquisa no google. Fiz a denúncia graças ao seu tutorial e agora espero o resultado.

    Muito obrigado pela informação!!

    Responder

  10. Boa noite !!!
    Marcos lemos !! A alguns anos tive meu nome envolvido Em um caso criminal ( Obs sou inocente e ja esta quase provado. ministerio publico lento ) Mesmo assim tenho tentado de muitas maneiras que meu nome nao aparece mais nas pesquisas do google..!! Estou passando por momento dificl por esse motivo ( Quase perdendo emprego e familia.) Tem alguma soluçao ??? Desde ja gradeço

    Responder

    • Osvaldo,

      Os procedimentos são esses descritos aqui. Se o seu caso é de justiça, então solicite o juiz, quando der a sentença, de que seja retirada qualquer informação errada sobre você. Depois é entrar em contato com o jurídico da Google no Brasil.

      Responder

  11. Marcos, parabéns pelo artigo! Um serviço público prestado!!

    Mas queria saber se tu conhece alguma empresa que trabalhe com isso, retirando conteúdo inadequado da internet. Tens essa informação? Preciso muito…

    Grato!

    Abs

    Responder

  12. Fiz um pedido de remoção de uma página e a cache ontem e hoje nos resultados de busca. Até quantos dias é feita a análise?? Estou preocupada e não vejo a hora de excluírem a webcache e a página.

    Responder

    • Oi Vera Lúcia! Eu passei pelo mesmo constrangimento. Primeiramente, entrei em contato com o dono do site que retirou o conteúdo impróprio. Depois solicitei ao Google e ao Bing a remoção do conteúdo desatualizado do cache. O Google retirou o cache desatualizado em três horas e a url saiu dos meus resultados em dois dias. O Bing demorou um pouco mais. Precisei inclusive entrar em contato com o suporte várias vezes, porque mesmo com as solicitações com status completo não removia das buscas. Mas eles resolveram o meu problema em 3 dias.

      Responder

  13. Caro Marcos, muito útil suas instruções para retirada de conteúdo no Google
    agora vamos aguardar como eles procedem.

    Abraços,

    Sandro

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.