#4 Projeto: Blog – SEO de configurações gerais

Hospedagem para Blogs

Algumas configurações são muito importantes serem feitas desde o início do Blog, para manter um padrão e já começar com qualidade. Mesmo com pouco conteúdo ainda, um blog precisa aplicar algumas coisas de SEO e plugins (para quem usar o WordPress.ORG), que fazem parte das configurações gerais. Nesse quarto vídeo da série “Projeto: Blog”, vou apresentar os plugns que usarei para SEO e pequenos detalhes.

Dessa vez fiz um vídeo menor para ver se fica mais interessante para as pessoas acompanharem. Penso que estes vídeos podem ser mais objetivos, se quero mesmo ajudar e narrar todo o processo de desenvolvimento do Blog.

Depois te tratar de questões da estrutura e conteúdo do Blog e também de como será apresentado o projeto, passamos para configurações e técnicas de SEO que serão importantes para o Blog crescer a médio e longo prazo. Assista aos vídeos anteriores:

Assista agora o #4 Projeto: Blog – http://youtu.be/EW11rhV5dh0

Mesmo tratando de plugins para WordPress.ORG, no Blogger também é possível fazer configurações de SEO importantes para o Blog conseguir melhores resultados de indexação no Google, por isso recomendo que, quem tem Blog no Blogger, leia o seguinte tutorial:

Citei no vídeo alguns plugins que são importantes ter num blog feito no WordPress.ORG. Você pode preferir outros e até testar diferentes técnicas para ter o mesmo resultado ou até melhor. Fica a seu critério.

  • Plugin para SEO = Yoast WordPress SEO está cotado entre os melhores para configurações gerais de SEO e um Blog. Praticamente tudo é feito em menus fáceis de entender, com mudanças que afetam todo o Blog ou só as partes que você escolher.
  • Sitemap do Blog = XML-Sitemap Plugin – ter um plugin que gera o sitemap do seu blog é outra coisa que não dá para ficar sem.
  • Conta no Webmaster Tools = o serviço de Ferramentas para Webmasters da Google é extremamente importante para que você acompanhe a indexação do seu Blog. Precisa do Sitemap. http://www.google.com/webmasters/tools/?hl=pt-BR
  • Links quebrados = Broken Link Checker plugin é muito útil para evitar que você indique links quebrados dentro e fora do seu Blog.
  • Conta no Google Analytics = Para acompanhar as visitas do Blog e saber a qualidade e origem dessas visitas, entre outras coisas importantes sobre seu público que chegará ao Blog.

Dicas de SEO para Blogs

Siga nosso canal no Youtube, além de nos seguir no Twitter e no Facebook para sempre receber as atualizações do “Projeto: Blog” e de nossos artigos aqui.

Comente aqui enviando suas dúvidas, sugestões e ideias para a continuidade do projeto.

21 Comentários

    • Olá Marcos,
      A minha pergunta é a mesma do Fabio. Porque não utiliza o sitemaps do próprio Yoast em vez de instalar mais um plugin para isso? Eu utilizava o XML-Sitemaps, mas depois que comecei a utilizar o Yoast tirei ele fora.
      Abraço!

      Responder

      • É questão de gosto mesmo. Eu prefiro usar um plugin só para o sitemap, pois assim me organizo melhor e tenho liberdade para mudar o plugin de SEO, sem precisar ficar exportando e importando informações.
        E, a meu ver, o XML-Sitemap tem mais controle sobre a geração do arquivo e opções.

        Responder

    • Lukas,

      O certo é apenas 1, fazendo as configurações adequadas. É bom ter prudência em SEO para não correr risco do Google achar que você está querendo enganá-lo e exagerando na otimização.

      Responder

      • Instalei e configurei o que você indicou (YOAST)e ainda não deletei o all-in-one, daí fiz alguns testes de buscas (por outro pc) no google e e apareceu um post meu duas vezes na primeira página do google. Acha que devo remover o all-in-one? (A busca não foi especifica, foi genérica.)

        Responder

        • Lukaz,

          Os resultados em mudanças de SEO não são imediatos. Leva tempo para o Google aplicar qualquer mudança. Você até pode usar 2 plugins, mas para aproveitar recursos diferentes que tem em um e não tem no outro.
          Mas mesmo que use o máximo dos 2, isso só poderá ser prejudicial, pois o google pode interpretar isso como excesso de otimização.

          Responder

          • Eu deixei títulos diferentes entre um e outro plugin pra identificar, editei diretamente em cada post. Logo após a mudança eu fui no webmasters tool e verifiquei com o bot do google, depois disso é que fiz as buscas e nas buscas aparecem os dois titulos diferentes como eu havia citado. Se demora então eu devo ter dado sorte, pois apareceram em poucas horas. Mas pelo que entendi, é melhor apagar um deles né?

            Responder

  1. Olá Marcos, tenho acompanhado os vídeos e tenho feito várias anotações e pesquisas antes de lançar meus próprios blogs já que tenho várias idéias e não são todas na mesma linha de assunto.

    Mas uma coisa me chamou atenção e me fez lembrar de pesquisas anteriores. Você falou sobre o Analytics. Li em algum lugar que os cliques das propagandas do AdWords apenas são creditadas se o blog/site estiver cadastrado no analytics, isso é verdade?

    Você abordará esses assuntos de inserção do código do Analytics no código fonte, monetização do blog com AdWords e outros, cadastramento nas ferramentas, das ligações entre ferramentas de webmaster, entre outros?

    Abraços

    Responder

    • Lenilson,

      Não há obrigatoriedade de usar o Analytics com o AdWords. São serviços independentes e as vistias são creditadas sempre.

      Vou abordar alguns desse temas e assuntos que você relacionou, mas para entrar em detalhes vou indicar links de tutoriais específicos.

      Responder

  2. Olá Marcos, seus vídeos estão ótimos parabéns!

    Sem duvida os plugins são uma mão na roda para configurarmos nossos blogs e mesmo que a pessoa não possua conhecimentos técnicos como você mesmo mencionou é extremamente fácil trabalhar com plugins e as ferramentas gratuitas do Google.

    Abraço.

    Responder

  3. Olá Marcos e amigos do Ferramentas Blog.
    Uma dica de um plugin muito bom para quem tem um blog em WordPress.org é o Jetpack da Automattic. O Jetpack é um conjunto de plugins (com rescursos do WordPress.com) que deixa o seu blog muito poderoso. Ele prepara o seu blog para mobile, tem uma galeria de fotos muito bacana, estatísticas de acesso, botões de redes sociais, notificação de comentários, criação formulário, etc. Bom que é atualizado frequentemente sempre com muitas novidades.
    [Link suprimido]

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.