É possível colocar anúncios AdSense no WordPress.COM?

Exibir anúncios AdSense no WordPress.COM
Depois que criamos nossos primeiros blogs, descobrimos que alguns blogueiros conseguem ganhar dinheiro colocando anúncios de programas afiliados e AdSense. Gerar alguma receita com o Blog pode ser uma ótima alternativa para ter uma renda extra e ainda fazer algo que gostamos. O WordPress.COM é uma das plataformas gratuitas mais usadas para criar blogs, e sempre surgem dúvidas se é possível usar o AdSense e outros para colocar anúncios no Blog.

Há uma grande diferença entre o WordPress.ORG e o WordPress.COM que poucos blogueiros sabem realmente que existe. Acabam confundindo os serviços que são completamente diferentes um do outro.

Sabendo da diferença, quem usa o WordPress.COM está em desvantagem com a maioria dos serviços gratuitos para criar blogs. É muito bom e tem ferramentas ótimas para quem quer um blog apenas como um passa tempo. Mas é muito limitado e inferior a serviços como o Blogger (BlogSpot) da Google. Além de ser infinitamente inferior ao WordPress.ORG.

Colocar anúncios AdSense no WordPress.COM

Outra grande desvantagem é que não é possível colocar anúncios AdSense em Blogs do WordPress.COM. Muita gente fica frustrada com isso e acha até que não está sabendo como configurar algo.

O problema começa nas regras e políticas de uso do serviço de criação de Blogs. A regra é clara em não permitir códigos de terceiros em qualquer parte do Blog, nem mesmo dentro dos artigos ou nos Widgets (elementos de página da barra lateral).

Quem usa o WordPress.ORG ou o Blogger, por exemplo, pode usar qualquer serviço de anúncios para ganhar dinheiro com o Blog.

Lendo as regras do Suporte do WordPress.COM para anúncios vemos o seguinte:

“AdSense, Yahoo, Chitika, TextLinkAds, and other third-party advertising is not allowed here at WordPress.com.”

E as regras vão mais adiante, incluindo até certos tipos de artigos patrocinados e formatos de conteúdos. Eles são bem restritivos nas permissões de exibição de anúncios nos Blogs criados naquela plataforma.

O WordPress até tem um serviço de anúncios chamado WordAds, mas não está totalmente disponível para o Brasil, funcionando apenas para blogs com conteúdo em inglês, especialmente nos EUA e Inglaterra.

Como monetizar Blogs no WordPress.COM?

Mesmo com tal restrição é possível monetizar seu Blog feito no WordPress.COM com alternativas simples. Mesmo não sendo possível usar anúncios de programas afiliados, você ainda pode vender espaço no Blog, vender produtos e até publicar artigos patrocinados em forma de reviews, por exemplo.

Minhas sugestões:

  • Vender espaço direto = É permitido colocar banners de terceiros diretamente em forma de imagem e link, de forma manual. Ou seja: consiga anunciantes diretos para seu Blog. Já até publicamos ensinando isso:
    – Como conquistar anunciantes diretos para seu Blog
  •  Artigos patrocinados = Do mesmo modo que se vende espaço, você pode vender conteúdo, publicar artigos que tratam de produtos e serviços em que as empresas pagam para você publicar uma opinião ou mesmo falar sobre o produto/serviço.
    É errado vender opinião e conteúdo no Blog?
  • Produtos Próprios = Se você tem seus próprios produtos e serviços, pode colocar isso à venda em seu Blog feito no WordPress.COM sem problemas. É uma maneira de monetização direta muito eficiente.
  • Programas Afiliados de indicação de produtos = Alguns programas afiliados, especialmente de lojas, permite a venda e indicação de produtos por links inseridos no texto. Você citar um produto e colocar um link apontando para a página de venda que contém o seu código. Como links esternos são permitidos no WordPress.COM, então fica essa brecha para programas Afiliados.

Infelizmente também não é possível criar e-commerce de terceiros dentro de Blogs do WordPress.COM.

Mesmo com certas limitações, não é inviável monetizar seu blog nessa plataforma, mas fica um pouco mais difícil e limitante. Para quem tem objetivos de ganhar algum dinheiro pela internet, o mesmo mesmo é mudar de plataforma, especialmente migrar para o WordPress.ORG.

15 Comentários

  1. Marcos, lendo essa postagem, em especial na parte que se refere à liberdade que há no Blogger, veio à minha mente as seguintes perguntas: como o Google ganha dinheiro com os blogs que não usam Adsense (o meu, por exemplo, onde só uso a Boo-Box e a Livraria Cultura)? Será que o Blogger recebe uma espécie de subsídio de outros produtos que fazem dinheiro? O modelo de negócio do WordPress.com não é mais sustentável?

    Responder

  2. seu blog é wordpress ou blogger? pq apesar de vc dizer que é wp, a url de postagem te entrega amigo! e até onde eu sei a url de postagem do wp não é assim!

    Responder

    • Pedro,

      “Até onde você sabe” não é muita coisa. A URL do WordPress.ORG pode ser como você quiser. Há um recurso no WP que permite que você mude o formato dos Links Permanentes.
      Se você entendesse um pouco de blog saberia ver outras características da estrutura para perceber que este é um blog feito no WordPress.ORG. Bastaria você olhar o código fonte ou mesmo a área de comentários.

      Mas, “até onde você sabe” não é muita coisa.

      Responder

  3. Olá Marcos, estou com uma séria dúvida. Preciso muito que me responda…
    Sou do wordpress.com e não tenho nenhuma maneira de extrair renda para quitar dominio ou migrar para o .org. Acontece que recentemente recebi uma proposta de anuncio de uma loja daqui da cidade. O acordo seria em colocar um banner na lateral com o link do site deles (de vendas), me pergunto se isso é viável no WP.COM. Posso colocar qualquer imagem com link pro site do parceiro? Pode colocar preços nessa imagem… desculpe, é que realmente sou leigo nisso. Deixei meu site aqui no meu nome para caso quiser analisar. Obrigado!

    Responder

  4. Marcos, obrigado pela informação. Fiquei algumas poucas horas fuçando em tudo que é fórum gringo atrás disso, e aqui no seu site está claro, conciso e respondeu ao que eu precisava. Infelizmente fiquei bastante frustrado com a resposta, pois acabei de me cadastrar na boo-box esperando ganhar uns trocados com publicidade. Agora que sei que meu blog é wordpress.COM e com estas limitações, vou focar na produção de conteúdo e monetizá-lo de outras formas.

    Saio daqui triste, mas respondido. Obrigado!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.