É possível colocar anúncios AdSense no WordPress.COM?

Exibir anúncios AdSense no WordPress.COM
Depois que criamos nossos primeiros blogs, descobrimos que alguns blogueiros conseguem ganhar dinheiro colocando anúncios de programas afiliados e AdSense. Gerar alguma receita com o Blog pode ser uma ótima alternativa para ter uma renda extra e ainda fazer algo que gostamos. O WordPress.COM é uma das plataformas gratuitas mais usadas para criar blogs, e sempre surgem dúvidas se é possível usar o AdSense e outros para colocar anúncios no Blog.

Há uma grande diferença entre o WordPress.ORG e o WordPress.COM que poucos blogueiros sabem realmente que existe. Acabam confundindo os serviços que são completamente diferentes um do outro.

Sabendo da diferença, quem usa o WordPress.COM está em desvantagem com a maioria dos serviços gratuitos para criar blogs. É muito bom e tem ferramentas ótimas para quem quer um blog apenas como um passa tempo. Mas é muito limitado e inferior a serviços como o Blogger (BlogSpot) da Google. Além de ser infinitamente inferior ao WordPress.ORG.

Colocar anúncios AdSense no WordPress.COM

Outra grande desvantagem é que não é possível colocar anúncios AdSense em Blogs do WordPress.COM. Muita gente fica frustrada com isso e acha até que não está sabendo como configurar algo.

O problema começa nas regras e políticas de uso do serviço de criação de Blogs. A regra é clara em não permitir códigos de terceiros em qualquer parte do Blog, nem mesmo dentro dos artigos ou nos Widgets (elementos de página da barra lateral).

Quem usa o WordPress.ORG ou o Blogger, por exemplo, pode usar qualquer serviço de anúncios para ganhar dinheiro com o Blog.

Lendo as regras do Suporte do WordPress.COM para anúncios vemos o seguinte:

“AdSense, Yahoo, Chitika, TextLinkAds, and other third-party advertising is not allowed here at WordPress.com.”

E as regras vão mais adiante, incluindo até certos tipos de artigos patrocinados e formatos de conteúdos. Eles são bem restritivos nas permissões de exibição de anúncios nos Blogs criados naquela plataforma.

O WordPress até tem um serviço de anúncios chamado WordAds, mas não está totalmente disponível para o Brasil, funcionando apenas para blogs com conteúdo em inglês, especialmente nos EUA e Inglaterra.

Como monetizar Blogs no WordPress.COM?

Mesmo com tal restrição é possível monetizar seu Blog feito no WordPress.COM com alternativas simples. Mesmo não sendo possível usar anúncios de programas afiliados, você ainda pode vender espaço no Blog, vender produtos e até publicar artigos patrocinados em forma de reviews, por exemplo.

Minhas sugestões:

  • Vender espaço direto = É permitido colocar banners de terceiros diretamente em forma de imagem e link, de forma manual. Ou seja: consiga anunciantes diretos para seu Blog. Já até publicamos ensinando isso:
    Como conquistar anunciantes diretos para seu Blog
  •  Artigos patrocinados = Do mesmo modo que se vende espaço, você pode vender conteúdo, publicar artigos que tratam de produtos e serviços em que as empresas pagam para você publicar uma opinião ou mesmo falar sobre o produto/serviço.
    - É errado vender opinião e conteúdo no Blog?
  • Produtos Próprios = Se você tem seus próprios produtos e serviços, pode colocar isso à venda em seu Blog feito no WordPress.COM sem problemas. É uma maneira de monetização direta muito eficiente.
  • Programas Afiliados de indicação de produtos = Alguns programas afiliados, especialmente de lojas, permite a venda e indicação de produtos por links inseridos no texto. Você citar um produto e colocar um link apontando para a página de venda que contém o seu código. Como links esternos são permitidos no WordPress.COM, então fica essa brecha para programas Afiliados.

Infelizmente também não é possível criar e-commerce de terceiros dentro de Blogs do WordPress.COM.

Mesmo com certas limitações, não é inviável monetizar seu blog nessa plataforma, mas fica um pouco mais difícil e limitante. Para quem tem objetivos de ganhar algum dinheiro pela internet, o mesmo mesmo é mudar de plataforma, especialmente migrar para o WordPress.ORG.

.

13 Comentários

  1. Marcos, lendo essa postagem, em especial na parte que se refere à liberdade que há no Blogger, veio à minha mente as seguintes perguntas: como o Google ganha dinheiro com os blogs que não usam Adsense (o meu, por exemplo, onde só uso a Boo-Box e a Livraria Cultura)? Será que o Blogger recebe uma espécie de subsídio de outros produtos que fazem dinheiro? O modelo de negócio do WordPress.com não é mais sustentável?

    Responder

  2. seu blog é wordpress ou blogger? pq apesar de vc dizer que é wp, a url de postagem te entrega amigo! e até onde eu sei a url de postagem do wp não é assim!

    Responder

    • Pedro,

      “Até onde você sabe” não é muita coisa. A URL do WordPress.ORG pode ser como você quiser. Há um recurso no WP que permite que você mude o formato dos Links Permanentes.
      Se você entendesse um pouco de blog saberia ver outras características da estrutura para perceber que este é um blog feito no WordPress.ORG. Bastaria você olhar o código fonte ou mesmo a área de comentários.

      Mas, “até onde você sabe” não é muita coisa.

      Responder

  3. Olá Marcos, estou com uma séria dúvida. Preciso muito que me responda…
    Sou do wordpress.com e não tenho nenhuma maneira de extrair renda para quitar dominio ou migrar para o .org. Acontece que recentemente recebi uma proposta de anuncio de uma loja daqui da cidade. O acordo seria em colocar um banner na lateral com o link do site deles (de vendas), me pergunto se isso é viável no WP.COM. Posso colocar qualquer imagem com link pro site do parceiro? Pode colocar preços nessa imagem… desculpe, é que realmente sou leigo nisso. Deixei meu site aqui no meu nome para caso quiser analisar. Obrigado!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.