Otimização direta do AdSense para ganhar mais dinheiro com Blog

Tenho certeza de que o AdSense pode ser uma ótima fonte de receita para seu Blog quando usado corretamente, aproveitando ao máximo as ferramentas e recursos disponíveis para melhorar seu desempenho. Para ganhar dinheiro com seu Blog de forma consistente com o AdSense, é preciso entender alguns recursos de sua otimização direta no painel do usuário. Vou mostrar aqui duas configurações que podem melhorar muito os seus ganhos com o Google AdSense.

O AdSense é um dos serviços mais usados para ganhar dinheiro com blogs, mas ao mesmo tempo é o menos compreendido e vemos muitos erros dos blogueiros. Isso gera perdas, diminuindo o desempenho dos blocos de anúncios.

Existem fatores que controlamos diretamente em nosso Blog e há fatores que precisamos configurar e otimizar em nossa conta do AdSense para que eles melhorem os nossos ganhos.

Fatores internos ao Blog

O maior questionamento de muitos blogueiros é que o AdSense paga pouco pelo valor do clique (CPC). Isso depende muito do nicho e da qualidade do conteúdo do Blog. Até já ensinei como podemos melhorar o CPC:

Além disso é preciso saber usar corretamente os blocos de anúncios, posicionar em nosso layout e analisar o desempenho de cada tipo de banner. Até as cores que escolhemos para os links e tamanho dos banners determinam o potencial de ganhos.

É preciso entender que não basta apenas colocar os banners de qualquer maneira no Blog e esperar os resultados de forma mágica e imediata. A persistência é importante até para que os anunciantes ganhem confiança em seu blog e a Google classifique melhor o seu desempenho, pagando mais pelo espaço e alcance.

Esse é o único fator que não podemos controlar: a relação do Google AdSense com os anunciantes e as escolhas que os anunciantes fazem. Por isso temos que nos empenhar ao máximo em saber usar os recursos do serviço de monetização do AdSense e trabalhar para melhorar sempre a qualidade de nosso blog e do conteúdo que publicamos.

Fatores do AdSense

Agora vamos a duas dicas extremamente importantes para melhorar o desempenho dos blocos de anúncios em seu Blog. Estas simples melhorias e otimizações mostram ao AdSense maior profissionalismo de sua parte e maior interesse em controlar o desempenho.

São ferramentas que estão disponíveis sempre que você vai criar um novo bloco ou vai escolher onde quer exibir seus anúncios.

1. Acesso e Autorização

É possível permitir que sua conta do AdSense seja usada para exibir anúncios em qualquer blog ou site, sem restringir, desde que seja usado o seu código.

Isso pode ser bom pois, quanto mais lugares tiver seus anúncios melhor para gerar receitas.

Mas isso é um grande perigo para sua conta e pode até causar punições se alguém colocar seus blocos de anúncios em lugares indevidos e que violem as regras do AdSense. Além disso, essa pulverização de locais trás outro risco: a baixa qualidade.

Se você não tem controle TOTAL de onde e como seus anúncios são exibidos a avaliação que o AdSense faz da qualidade das exibições jogará o valor do CPC lá para baixo, piorando o desempenho de seus anúncios.

Para corrigir isso e evitar o descontrole, há o menu de configurações, onde você pode determinar quais sites e blogs têm permissão para exibir seus anúncios.

Aqui é muito importante você ter certeza de quais endereços podem conter anúncios do seu Blog. É uma garantia de segurança para você e, ao mesmo tempo, mostra ao AdSense que você tem controle de como usa o serviço.

Ao escolher a opção de editar os “Sites autorizados para mostrar anúncios”, coloque na lista o endereço principal de todos os seus blogs e sites onde você quer usar o AdSense. Essa lista pode ser atualizada sempre que necessário e o próprio sistema do AdSense dá algumas dicas e sugestões de endereços a serem autorizados se você esquecer de algum.

Após salvar, a aplicação dessa configuração é imediata e irá parar a exibição de seus banners e links de anúncios fora das páginas que você controle.

É recomendável adicionar as páginas da Google como locais de exibição permitida, especialmente a página de cache e do Google Tradutor. Por isso, insira na sua lista de permissões os seguintes endereços também:

translate.googleusercontent.com
webcache.googleusercontent.com
www.google.com.br
www.google.com

Não há limite para a quantidade de sites e blogs permitidos e só precisa colocar a URL da página principal. As páginas internas são incluídas automaticamente.

2. Critérios e configurações dos Blocos

Muita gente acha que criar critérios individuais para os Blocos de anúncios só serve para acompanhar as estatísticas de desempenho. Fato é que cada bloco e tipo de anúncio pode ter uma configuração própria também para ser visível para os anunciantes e isso pode ser fator determinante no valor que eles pagarão para aparecer bem posicionado em seu Blog.

Sempre que você entra no menu “Meus anúncios” para criar um novo bloco (botão “Novo bloco de anúncios”), é possível determinar todas as características daquele bloco e incluir descrições e detalhes que podem melhorar o desempenho e os ganhos que ele irá proporcionar.

Todos os passo para criar critérios com qualidade estão descritos e ensinados pela ajuda do AdSense (Visão geral dos critérios personalizados), seguindo isso suas chances são melhores.

Sempre escolha a opção de “Criar novo critério personalizado” para cada bloco de anúncios que for usar. Nunca use o mesmo para vários tipos de blocos, pois cada um terá características específicas.

Dentro da janela que abrir para criar o novo critério, marque a opção “Exibir este critério para os anunciantes…”, o que irá permitir que os anunciantes possam ter acesso às informações da qualidade do seu blog, desempenho dos anúncios, características e posições dos Blocos.

Isso dará mais opção de escolha para o anunciante que poderá pagar mais pelo clique em seu Blog.

Crie um nome, descreva o bloco e o espaço onde ele aparecerá, com o máximo de detalhes possível, sendo o mais específico.

Melhorar ganhos do AdSense

Não espere que as mudanças façam efeito em poucos dias. Essas são medidas que promovem o bom desempenho dos blocos de anúncios e geram melhor resultado a médio e longo prazo. Algumas medidas podem levar até 90 dias para começar a fazer algum efeito.

Observando alguns fatores e sempre cuidando disso, suas chances de ganhar mais dinheiro com o AdSense em seu Blog são maiores e com mais qualidade. Não esqueça:

  • Produzir conteúdo de alta qualidade
  • Ampliar o seu público alvo
  • Testar os melhores espaços no layout para anúncios
  • Personalizas os blocos de anúncios (cores, fontes e tamanhos)
  • Usar os maiores tamanhos de banners
  • Personalizar critérios de forma individualizada para cada bloco de anúncios
  • Permitir acesso dos anunciantes aos critérios
  • Seguir as regras do AdSense

E se você chegou até aqui neste artigo, pode contar com outra dica importante que ensinamos aqui no blog: Como ganhar $4000,00 por ano com seu Blog escrevendo 100 posts. Potencializando as qualidades do seu blog, suas chances de sucesso são maiores.

Outra sugestão de leitura complementar é “Seu Blog pode ser um cofrinho – ganhar dinheiro com Blog“, como uma forma de pensar a monetização do seu blog por um outro aspecto, mais simples e prático para aqueles que não estão preocupados com isso.

É possível ganhar dinheiro com Blog, desde que tudo seja feito da melhor forma possível e com profissionalismo. Estude o assunto, amplie sua atuação na internet e sempre cuide para melhorar o seu blog.

20 Comentários

  1. Olá Marcos,

    ótimo artigo, mas ficou uma dúvida.
    Tenho um blog a bastante tempo [link suprimido] que usava o adsense e do nada cancelaram minha conta, até ai tudo ok.
    Criei um novo blog o [link suprimido] e criei uma conta no adsense usando a conta do google da minha esposa, minha dúvida é a seguinte, posso usar essa configuração de acesso e autorização para exibir anúncios nesse meu blog que teve a conta do adsense encerrada?
    Ou seria arriscado tendo em vista que esse blog já teve uma conta encerrada e poderia ocorrer deles encerrarem a conta que esta no nome da minha esposa.

    Fico aguardando ok!

    Abraço e parabéns pelo blog!

    Responder

    • Claudio,

      Sem saber qual foi o real motivo para o AdSense punir sua conta, não dá para saber. Se tem relação direta com o conteúdo do Blog, então não se arrisque a perder mais essa conta.
      Veja bem as regras do AdSense para não correr riscos de perder mais outra.

      Fazendo tudo direito, suas chances são melhores.

      Responder

      • Marcos,

        Quando excluiram minha conta foi por cliques invalidos, e eu tenho dominio total sobre os dois blogs.
        Tenho muita vontade de voltar a monetizar o meu primeiro blog com o adsense, ainda mais agora que as visitas subiram bastante e por isso creio que ele seria uma boa ajuda para gerar receita.

        Eu pensei que eu apenas exibindo anuncios de outras contas eu não correria o risco de ter a conta excluída, mas tratando-se do adsense qualquer cuidado é pouco…rs

        Abraço!

        Responder

        • Olá Claudio e Marcos, eu sou o STP, Principal Colaborador do Fórum do AdSense.

          Quando uma conta é cancelada por cliques inválidos, geralmente o editor e o site(blog) são banidos do AdSense.

          Por isso é bem provável que mesmo que você coloque os scripts dos anúncios em seu antigo blog, os anúncios não sejam exibidos.

          Mas caso você queira pesquisar, existem 2 sites (não oficiais) que mostram se um site está banido ou não. São eles: isbanned e bannedcheck. É só pesquisar no Google que você encontra-os facilmente.

          Abraços

          STP

          Responder

  2. Sinceramente acho que ganhar dinheiro com afiliados é muito difícil, trabalho com quatro afiliados inclusive o adsense, já tenho o blog a um ano mais ou menos e nunca passou de “míseros cêntimos”, acho que faço publicidade de graça.

    Responder

  3. Olá Marcos,

    Brilhante abordagem você fez neste artigo. Parabéns pelo compartilhamento do conhecimento. São dicas simples, porem essenciais que fazem toda a diferença. Aprendi mais alguns detalhes sobre o adsense que desconhecia. Quem sabe ai não surge uma serie de artigos sobre o tema. #FicaDica

    Forte abraço.

    Responder

  4. Marcos, parabéns por mais este artigo. Sempre tenho muita dúvida sobre a questão dos critérios personalizados, mesmo consultando as instruções do Adsense. Se um dia puder fazer um post específico, eu adoraria. Grande abraço de luz na alma!

    Responder

  5. Com relação aos sites autorizados, na minha conta nunca autorizei o http://www.google.com para exibir anuncios, isto pq eu penso que se alguem copiar meu código e colocar em um site que viole regras do adsense e a visita vir do google, estaria correndo o risco de ser punido, meu raciocinio esta correto?

    Responder

    • Não, não está correto.
      Não se trata da origem da visita, mas da forma como a visita acontece. Autorizar o Google é autorizar que ele abra o seu Blog em forma de Frame, sendo ele o principal e o seu o secundário.

      Se alguém copiar o seu código, o seu anúncio nunca será exibido, pois o local nào está autorizado.

      Responder

  6. Belo artigo, mas ficou uma dúvida:
    Porque determinar os sites que apareçam meus anúncios se somente eu tenho o código? E o Ads só aparece no meu site?

    Responder

    • Daniel,

      Alguém pode abrir o código fonte do seu Blog e copiar o seu código do AdSense, ou mesmo duplicar o seu blog, ou o conteúdo do Blog e ir junto algo do AdSense, abrindo seus anúncios em lugares não autorizados que podemo fazer você perder a sua conta.

      Responder

  7. Marcos, pelo que entendi na imagem acima tenho de adicionar o nome do domínio .com e blogspot.com, isto se eu já tiver domínio proprio, estou certa? E o YouTube tenho de autorizar se tiver vídeos monetizados, ou não interfere? Obrigada.

    Responder

  8. Pingback: Por que o AdSense paga tão pouco por clique?

  9. Olá, Marcos. Não tinha entendido a necessidade de “Acesso e Autorização” até ler o comentário do “Celulares na Web” acima. Trata-se de uso em frame.

    Quanto aos critérios, sempre deixei de usá-los por pensar que isso restringiria a carteira de anunciantes, correndo o risco inclusive de ficar sem anúncios para serem mostrados. Um pensamento torto. Parabéns pelo artigo, esclareceu muito coisa em minha cabeça.

    Responder

    • Andre,

      Sim. É preciso estudar bem a forma como queremos monetizar nosso blog, pois um sistema pode atrapalhar o outro.
      Excesso de banner acaba tirando a atenção do visitante e não geram muitos cliques.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.