Use calças para Blogar

Pode parecer estranho, mas é importante que, sempre quando quiser mexer em seu blog é importante que você use calças ou saia (se for mulher e preferir). É indispensável o uso de trajes adequados quando você estiver sentado à frente de seu computador para atualizar seu blog ou criar conteúdo. As roupas certas podem fazer toda a diferença para o sucesso ou o fracasso do seu Blog.

Não é que você não tem direito de vestir-se como quiser quando está em casa, mas é bom saber vestir-se segundo cada ocasião. Há roupa certa para se usar em todo lugar e posso garantir que blogar de pijamas, só de roupa íntima ou pelado, não será nada bom para a qualidade do seu Blog.

A forma como você se veste para qualquer atividade mostra o quanto você leva aquilo a sério. Mesmo que ninguém te veja, minha sugestão é que, sempre que estiver de frente para o seu Blog, tome sempre o cuidado de vestir-se decentemente, como para o trabalho.

Vista calças, ao menos.

Eu que trabalho com blogs passo boa parte do meu dia em casa mesmo, mas tomo o cuidado de acordar no mesmo horário, tomar um bom café da manhã e vestir-me como quem vai para um trabalho fora de casa, para ser visto por outras pessoas.

Não é para vestir a sua melhor roupa, mas que seja o mínimo apresentável e que demonstre que você está levando o seu blog a sério. Uma simples mudança de atitude pode garantir sucesso ao seu projeto.

22 Comentários

  1. Esse título me pareceu bizarro no primeiro instante, mas após ler o post fiquei muito impressionado. Realmente com uma simples atitude a qualidade do blog pode melhorar ou piorar muito. Uma dica boa também é fazer uma conta de usuário nova só para seu blog.Repito: só para seu blog. Nesta conta você guarda tudo do seu blog. Não usa para ver sites que gosta, para jogar, só usa para criar conteúdo para o blog. Após o termino da atividade volta pra conta normal. É como se você estivesse num PC de empresa mesmo. Até mais.

    Responder

    • Isac,

      Você entendeu perfeitamente do que estou falando nesse artigo. Foi uma forma de chamar a atenção para como pequenas mudanças de atitudes e comportamentos podem nos ajudar a crescer e melhorar.

      Responder

  2. Cada ser é um ser singular, ou seja, funciona de uma forma. Dizer que todos necessitam se vestir de tal maneira pra desempenhar determinada função é a mesma coisa que ditar como deve ser a maneira que o outro deva pensar e agir.

    Não estou tirando os méritos que isso pode causar, talvez para você funcione muito bem, mas para outros, tanto faz estar com uma camiseta ou uma camisa. Ou seja, não há certo ou errado, apenas necessita descobrir qual é a sua maneira, o seu estilo de fazer as coisas.

    Parabéns pelo post e abraços!

    Responder

    • Leonardo,

      Talvez o tom de brincadeira e direcionado do artigo não tenha favorecido o entendimento de sua parte, mas aqui não se trata realmente da roupa que devemos ou não vestir.
      Não escrevi sobre estilo, moda ou comportamento, nem mesmo sobre estática. Não falei qual a roupa certa ou qual a errada.

      Que fique claro: aqui estou falando de ATITUDE, de mudar a forma como tratamos o nosso blog.
      “Vestir calças” foi só uma imagem figurativa para “tomar atitude”, mudar o comportamento, fazer algo positivo para ajudar seu blog.

      Entendeu agora?

      Responder

  3. Realmente as atitudes certas fazem com que a gente seja mais produtivo na hora de “trabalhar”. O título me chamou muita atenção, muito bem bolado. Como sempre um ótimo conteúdo! Quando sai próximo vídeo do “Projeto Blog”?? rs Abraço Marcos!

    Responder

  4. Uso e aplico estas regras, somente o de acordar na mesma hora as vezes complica, o problema é que quem bloga profissionalmente sabe que muitas vezes a hora passa rápido e acaba dormindo tarde.

    Muito bom o post.
    Abraço.

    Responder

  5. Um bom traje, um bom café, um bom humor e organização sempre ajudam numa escrita melhor, numa maior produção e atrai boas ideias. De verdade, um grande incentivo. Bom texto Marcos!

    Um Abraço.

    Responder

  6. Acho que um dos principais problemas é justamente o horário. Querer esticar, muitas vezes, madrugada a dentro e no dia seguinte não conseguir cobrir a parte da manhã.

    Muitas vezes ficamos desleixados e somos traídos pelo subconsciente, que se acostuma com a ausência da necessidade de “bater o ponto”, como ocorre em outras profissões convencionais.

    A busca pela disciplina é um dos desafios mais importantes e, ao mesmo tempo, árduo.

    Responder

  7. Perfeito Marcos :D
    Não é pq a gente trabalha em casa que vai trabalhar descalça ou de camisola.
    Neste meu ano sabático acabei vendendo bijus e outros crafts online (estou pensando muito seriamente em não voltar ao meu trabalho “de verdade”) e percebi que se a gente nao estabelece uma rotina de trabalho, qualquer probleminha doméstico interrompe (como é que eles faziam quando eu trabalhava fora de casa, hem? rsrsr).
    Então, roupa de trabalho, batom e salto alto. Sempre! Não importa onde vc trabalha, é trabalho.
    Abraços e obrigada, Pat

    Responder

  8. Eu creio que o profissionalismo é muito importante para o negócio e um blog é um negócio como outro qualquer. Ter disciplina, horário de trabalho e como você escreveu no seu artigo, vestir-se bem para blogar. Eu ainda acrescentaria, levantar de manhã, fazer a barba, tomar um banho, trocar de roupas e ficar sempre preparado como se estivesse que sair a qualquer momento.

    Sucesso!

    Responder

  9. Faz sentido esse post. No meu caso, que tenho um blog de humor, tenho a maioria das minha ideias na escola com os amigos e em casa só me resta o trabalho de colocar no blog. Ainda levo o blog como um hobby e não como uma profissão, mas tenho uma regularidade de posts e horários.
    Mas uma tomada de atitude correta pode mudar tudo.

    Responder

  10. Entendi perfeitamente o artigo e acredito que blogar profissionalmente é o mesmo que sair para trabalhar em uma determinada empresa, ou seja, não só os trajes, mas ter um local apropriado se desligar dos contratempos ao nosso redor para manter uma concentração é importantíssimo para escrevermos ótimos artigos. Confesso que não sou muito disciplinado para blogar, mas manter um padrão quando estamos “trabalhando” em nosso blog é muito importante.

    Abraço.

    Responder

  11. Eu rí muito ao ler, porque me recordou de algumas situações que já passei.

    Hoje, faço todo o meu trabalho online, tanto projetos, blogs, arranjos musicais e até gravações. Mas nem sempre foi assim.

    Me lembro que quando estava iniciando com o Trabalho em Casa, certa vez, chegaram uns clientes importantes de um projeto,sem avisar, e a minha situação era “deplorável”. Além da vergonha que passei, foi difícil fazê-los acreditar que aquilo era um trabalho sério.

    Atitude é tudo, encarar o negócio como uma Empresa tem que funcionar. Claro que em “casa” existe flexibilidade. Mas temos que construir uma Rotina Amigável.

    Responder

  12. Título “bizarro”, mas atrativo. Concordo plenamente com o conteúdo postado, afinal a seriedade com que você trata o que está fazendo é que o levará a ter sucesso.

    Responder

  13. Você está dizendo que a qualidade dos artigos e o desfecho do meu blog dependem da forma como eu estou vestido?
    Se eu usar terno e gravata, dentro de casa para blogar, o meu blog vai realmente melhorar?
    Se eu usar calcinha, vou virar mulher?
    Discordo totalmente… É falta do que postar?

    Responder

    • Diego,

      É uma pena que certas pessoas não tenham capacidade interpretativa e não saibam ler um testo metafórico ou em linguagem figurada.
      Você não entendeu NADA do que está escrito no artigo. Sinto muito.

      Responder

  14. Gostei demais do seu artigo! É bem isso mesmo, temos que buscar agir como profissionais e buscar fazer o melhor, mesmo que em casa e “de boa”… o que não é inteiramente verdade…rs

    Pena que teve gente que não entendeu a ideia que vc quis passar.

    Mas os comentários serviram pra rir um pouco..kkkk

    Responder

  15. Levei um susto com o título, li e entendi direitinho. É como meus pais nos ensinavam, que teríamos que ter bons hábitos de educação mesmo quando sózinhos ou em casa só com a familia. Meu pai dizia que quem tem maus hábitos só porque está só acaba distraídamente cometendo esses erros em público, meu pai já faceceu e minha mãe continua ensinado isso aos netos e bisneto. Assim é o que você acaba de ensinar, roupas adequadas fazem com que tratemos nossos blogs com maior seriedade, se não levamos o que fazemos a sério, quem levará? Parabéns mestre, vou me lembrar sempre disso. Amo esse blog…

    Responder

  16. Sempre tenho à mão, bermuda e camiseta, no meu “home office”, para eventuais surpresas. No verão, vivo de cueca e sem camisa. Aposentado, faço negócios através do meu “home-broker” e a indumentária não me ilumina ao fazer aplicações ou resgates. Não creio que um blogueiro necessite estar paramentado para produzir, uma vez que seu trabalho é intelectual, como o é o trabalho de um escritor, cujas idéias brotam de maneira expontânea, à qualquer hora.

    Responder

  17. Marcos, estou plenamente de acordo com a visão que você transmite em seu artigo. Sou tradutor, trabalho em casa, passo a maior parte do dia em frente ao computador. Ao acordar, preciso tomar um banho, fazer a barba e me vestir para me sentir produtivo, caso contrário parece que meu corpo e minha mente não entram em sintonia para o trabalho.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.