Como evitar distrações na internet enquanto cuida do seu Blog

Hoje, trabalhar com internet é cada vez mais difícil. Isso deve, entre outros fatores, à ampla concorrência que a internet possibilita ao permitir que qualquer um domine suas entranhas. E isso não é diferente para os blogueiros, ou seja, todo blogueiro, se não manter  o seu blog bem atualizado, corre o risco de perder espaço na internet, e consequentemente tudo aquilo que ele pode ganhar com o tempo, ou seja, visitantes. Além disso, concentrar-se mediante tudo o que a internet nos proporciona atualmente é cada vez mais difícil, e não-raro é frequente nos vermos perdidos frentes às pequenas distrações que a navegação nos proporciona. Hoje, apresentaremos algumas ferramentas úteis para evitar tais distrações.

Selecionei aqui alguns recursos que você pode usar em seu dia a dia como blogueiro para melhorar sua produtividade. Especialmente para quem trabalha em casa, é importante evitar a distração para não abandonar o Blog e perder tempo com coisas inúteis ou que não são relevantes naquele momento.

As vezes esquecemos que o computador é multitarefa, mas nós só damos conta de uma coisa de cada vez. A internet nos distrai muito com suas redes sociais, janelas para conversar com nossos amigos o tempo todo, vídeos interessantes entre outras milhares de coisas, como jogos e diversões.

Mas, na hora de cuidar do blog, é melhor ter toda a atenção focada.

Como ler algo sem se distrair

Quando queremos ler algum assunto de nosso interesse, é comum aparecer itens que podem chamar, eventualmente, nossa atenção. Coisas como links na sidebar, anúncios (que em alguns momentos podem ser interessante), itens animados e afins são coisas que que estão cada vez mais presentes na internet, e esse tipo de coisa pode dificultar um pouco a concentração mediante ao que é mais importante: O texto. Graças à isso é que é cada vez mais comum o surgimento de extensões como a MagicScroll. Que será apresentada abaixo:

MagicScroll

A MagicScroll é uma extensão gratuita, disponível para Google Chrome, que permite remover tudo o que não é interessante em uma página web. Ela faz isso ao detectar o texto principal da página e mostrá-lo em uma visualização semelhante à de um livro. Isso possibilita que qualquer página com texto na internet se torne automaticamente mais “legível” e evite maiores distrações de forma rápida e fácil. Além disso, essa extensão também adiciona um interessante recurso de rolagem automática (vindo daí o nome da extensão) para o texto, evitando assim o “esforço” de ir rolando a barra de rolagem durante a leitura do texto.

MagicScroll possibilita leitura fácil e sem distrações no Chrome

MagicScroll possibilita leitura fácil e sem distrações no Google Chrome

Seu uso é bem simples: Basta acessar uma página com o texto que você quer ler e clicar no botão adicionado pelo MagicScroll. A página mostrada acima se abrirá e você poderá personalizar tema, cor de fonte e afins. Simples, não?

Além disso, para páginas que não tem um contraste de cor ou tamanho de fonte adequado, o MagicScroll permite alterar tais aspectos no texto, permitindo assim proporcionar uma leitura em um texto com bom contraste e bom tamanho de fonte, como visto no screenshot acima.

Outra extensão para Google Chrome, que cumpre uma função semelhante, é a Clearly, apresentada abaixo.

Clearly

O Clearly tem alguns recursos adicionais ao MagicScroll que podem vir à facilitar a sua vida, mas que, pessoalmente, não me aparentam ter muita utilidade. Um dos recursos dele é, por exemplo, a sincronização fácil de trechos do texto lido (ou de todo o texto) em uma nota do Evernote. Outro recurso que me pareceu muito interessante, mas que infelizmente está limitado à usuários do plano Premium (ou seja, pago) do Evernote, é a conversão de texto em fala: Funciona assim, você acessa uma página com o texto que você quer ouvir, clica sob o botão do Clearly e clica sob outro botão, localizado na barra lateral da página mostrada pelo Clearly, para ouvir o texto sendo ditado normalmente em cerca de 20 idiomas. Simples, não?

Clearly: Interface limpa e fácil de usar.

Clearly: Interface limpa e fácil de usar.

Visualmente, o Clearly se assemelha um pouco ao MagicScroll. Entretanto, não tem recursos do mesmo como a rolagem automática e a visualização em formato de livro, por exemplo, tornando sua leitura mais limpa enquanto não perde a estrutura controlada por barras de rolagem tão bem usada na internet. Uma função que o Clearly tem que o MagicScroll não possui de maneira natural é a opção para imprimir o texto. Parece banal, mas através da conversão de PDF’s nativa do Google Chrome, é muito útil para quem gosta de se “desconectar” às vezes.

Seu uso também é simples e basicamente igual ao do MagicScroll: Basta abrir uma página, clicar no botão referente ao Clearly e pronto, a página está limpa e adaptada para leitura.

Como escrever algo sem se distrair

Com as ferramentas mostradas até o momento, é possível notar que é possível ter uma leitura bem simples sem distrações e elementos desnecessários, mas a vida de um blogueiro não é composta apenas por leitura, mas também por escrita, afinal, de nada adianta um blogueiro que tudo sabe mas não compartilha (escreve) seus conhecimentos. Assim sendo, é para evitar maiores distrações que plataformas com o WordPress disponibilizaram aos seus usuários a opção “Modo de Escrita Sem distrações”, ativada através do atalho de teclado ALT+SHIFT+W, que coloca o editor de posts em tela cheia, evitando mostrar outros detalhes deste excelente CMS de forma a evitar a tão falada distração.

Nem sempre, porém, um blogueiro usa o WordPress, ou mesmo deseja escrever algo nesta plataforma. É por isso que surgiu sites como o QuietWrite, que será apresentado abaixo.

QuietWrite

QuietWrite é um site que lhe permite escrever evitando ao máximo qualquer distração. Seu uso é gratuito, simples e não necessita de extensões. Além disso, não é necessário cadastro, embora seja possível efetuar cadastro para salvar os textos em sua própria conta. Para usá-lo, basta acessar o endereço http://www.quietwrite.com/, clicar no botão “Click to Write” e começar à escrever. Simples, não?

Escrita sem distrações, sem instalação de programas e totalmente gratuita!

Escrita sem distrações, sem instalação de programas e totalmente gratuita!

Para evitar ainda mais outras distrações, uma recomendação própria da equipe do QuietWrite e que vale também para o editor de textos do WordPress é deixar o navegador no modo de tela cheia. Assim, outros programas não terão mais sua atenção de forma tão simples e você poderá se concentrar mais no que realmente interessa.

Visualmente, o QuietWrite é muito limpo e muito fácil de usar, se aproximando bastante ao modo de escrita sem distrações do WordPress. E suas funcionalidades, por mais simples que sejam, cumprem bem o papel de evitar distrações desnecessárias.

Bom, com ferramentas como essa já é possível ter uma concentração melhor em relação ao que queremos ler ou escrever. E você, o que acha de tais ferramentas? Deixe sua opinião nos comentários!

16 Comentários

  1. Legal esse post, mas assim, existem outras distrações que as vezes fazem o blogueiro perder o foco do que está fazendo, tipo as redes sociais, que por mais que você necessite desliga-la para poder criar seu post, você necessita dela para saber novidades, e ter conhecimento se algo que você procura foi postado. É tenso. Mas essas extensões para google chrome ajudam muito.

    Responder

    • Olá Cleiton.

      Pretendo abordar isso em outro post, junto com alguns outros posts que pretendo escrever.

      Neste post, queria abordar mais como ler e escrever algo sem ter tanto problema com outros elementos visuais desnecessários geralmente presentes na tela, mesmo.

      Valeu pela sugestão.

      Responder

  2. Realmente nesses dias é difícil manter dedicação ao blog! Trabalho, redes sociais e jogos tem tirado meu foco no blog!

    Responder

  3. Olá amigos e mais um comentário. Bom, as distrações ocorrem por nossa causa. Costumamos deixar Facebook aberto, Twitter aberto e por aí fora. Acho que essas Ferramentas podem ajudar o problema é quem já está no vício de deixar tudo aberto na hora de ler e escrever.
    Rafael Silva(Futebol Extensivo. :)

    Responder

  4. Ótimo post, gostei do Magicc Scroll, boa extensão, comentando a print do magic scroll, não sabia que usava o Ubuntu aqui no [ferramentasblog], legal :), pra quem faz uso de internet e precisa só de algumas aplicações pra gerenciar, muito bom.

    Responder

    • Olacir,

      Acho que o Fernando usa o Ubuntu mesmo.
      Eu uso o Windows8, mas já testei o Ubuntu e tenho um netbook com esse sistema. Gosto bastante, mas não atende todas as minhas necessidades.

      Responder

    • Opa.

      O Ubuntu é o meu sistema preferido, e se eu não me engano o Claudio também usa e é fã (coincidentemente depois de eu ter adotado ele como S.O principal para meus trabalhos).

      O Ubuntu não é legal só para quem faz uso de internet e precisa de apenas algumas aplicações, mas também para programar, afinal, o Linux fornece infinitas vezes mais ferramentas para programação do que no Windows. E isso favorece, sem dúvida, a produtividade.

      Abraços.

      Responder

      • Não comecei a usar Ubuntu com você não xD

        Enfim, uso Ubuntu porque pra mim o Windows é limitado para o meu trabalho.

        Além de que você pode fazer qualquer coisa no Ubuntu muito melhor do que faz no Windows…

        Responder

  5. Olá Fernando!

    Você já me distraiu me “obrigando” a ler o artigo!! rsrs

    Excelente ferramentas,principalmente a última o QuietWrite! Só faltou citar se ela tem algum corretor ortográfico próprio.Também se não tiver o do crome resolve rsrs.

    Abraço!

    Responder

  6. São belas dicas para se concentrar, já que hoje em dia com Facebook, Twitter, Instagram, Google +, entre outros, está cada vez mais complicado dosar quanto tempo estamos trabalhando ou apenas enrolando.

    Abraços!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.