Como fazer um vídeo ter milhares de visualizações no Youtube

O Youtube se tornou uma grande fonte de publicação e geração de conteúdo na internet. É totalmente gratuito e ainda é possível ganhar algum dinheiro com as visualizações, sendo parceiro do Youtube/AdSense. Existem algumas técnicas para você conseguir que seu vídeo seja visto por milhares de pessoas, sem precisar “encher o saco” de sua família com SPAM no e-mail. Algumas dicas bem simples que vlogueiros especialistas usam para conseguir milhares de views no Youtube.

Selecionei as principais técnicas usadas no Youtube para você conseguir mais visualizações, views, dos seus vídeos. Não basta contar com a sorte ou uma divulgação no seu perfil do Facebook para um vídeo bombar de verdade. Existem ações importantes e simples que podem ajudar no crescimento e propagação quase automática.

Algumas dessas dicas são técnicas de SEO para ajudar seu blog a aparecer bem nos resultados das buscas dentro do Youtube. Portanto, algumas dessas dicas são aplicáveis diretamente por você e outras que são os motivadores sociais do seu vídeo, chamando seu público para a ação.

Logo do Youtube

Aqui tem nosso tutorial de como você pode monetizar seus vídeos do Youtube e ganhar dinheiro:

1. Nome de arquivo amigável

A primeira coisa é usar os principais padrões de vídeo como formato preferencial de arquivo, especialmente os que gravam em melhor qualidade. É importante também que o nome do arquivo já tenha palavras chave importantes que descrevem o conteúdo do vídeo.

Se vai publicar um vídeo de apresentação de dança do seu grupo, então coloque o nome do grupo, além das palavras “apresentacao danca”. Algo como: “nome-grupo-apresentacao-danca.avi“.

2. Vídeos em alta definição (HD)

O Youtube gosta de vídeos gravados em HD preferencialmente, com resolições de 720p ao menos. Isso permite ao sistema oferecer os espectadores mais possibilidades de velocidade de conexão, facilitando que seu vídeo seja assistido por quem tem uma internet lenta ou usa o 3G do celular/tablet.

3. Título, descrição do vídeo e Palavras chave

Como um artigo em um blog ou site, é preciso que o título e a descrição na hora de enviar o vídeo (upload) também contenha as palavras chave mais importantes para aquele conteúdo. Descrição serve para descrever mesmo o vídeo, colocar os nomes importantes e até links de referência.

Crie um título informativo, que já indique o que realmente é o vídeo, pois as palavras contidas ali servirão para o Youtube identificar o material e também indexar na busca interna e na busca padrão do Google. Se quer ser encontrado, use as palavras certas.

Por fim, não esqueça de indicas as palavras-chave que realmente apontem para o conteúdo do vídeo.

4. Crie um canal

Todo vídeo precisa de um canal no Youtube, mas poucos são os que usam todos os recursos disponíveis para personalização. Personalize e dê uma cara profissional para seu canal e incentive as pessoas a seguirem, “Inscrever-se”, no canal. Quando a pessoa está inscrita, ela receberá notificações de novos vídeo.

Em todo vídeo, motive as pessoas a inscrever. Fale isso no vídeo de forma aberta.

5. Divulgação direta

Depois de publicado o vídeo, use o máximo de divulgação direta, especialmente nas redes sociais, com foco especial na página de seu projeto no Facebook ou Google+. Incentive as pessoas a clicarem no +1 do Google+, pois isso é um ótimo sinal para a indexação e o Youtube gosta disso.

6. Cliques em “Gostei”

O botão de “Gostei” do Youtube é a grande ferramenta de divulgação e indexação interna. É muito importante que você também fale de forma direta e peça para as pessoas clicarem no botão “Gostei” (que tem o sinal de positivo) como uma forma de motivação. Quanto mais “Gostei” o vídeo tiver, maiores são as chances de aparecer na primeira página do Youtube, como recomendação do sistema.

7. Favoritar

Outra grande fonte de divulgação é quando as pessoas clicam na opção “Adicionar a” e marcam “Favoritos”. Esse passo tem sido o mais importante para a divulgação interna no próprio Youtube. Eles selecional os melhores a partir desses sinais para colocar na Home, na página inicial, baseado em suas preferências quando você está logado ou quais os mais assistidos e melhor classificados para quando não se está logado.

8. Envie vídeos regularmente

Se seu objetivo é produzir conteúdo para o Youtube, então seja regular como seria em um blog. Crie conteúdo constantemente para atrair seu público e fazê-lo voltar para ver mais. Isso dará mais sentido às inscrições, para as pessoas seguirem as atualizações do seu canal.

9. Consiga backlinks e embed

As pessoas podem indicar seus vídeo por links diretos em outros lugares, como nas redes sociais, Blogs e sites, além de fóruns e outras redes de troca de informações. Incentive as indicações e permita que seu vídeo seja “incorporado” (embed) em outros lugares para multiplicar suas chances de encontrar espectadores.

Se tem fortes parceiros do seu projeto ou seus vídeos podem ser aproveitados e divulgados em outros blogs, envie seu link para eles. Bons blogs e sites podem conseguir milhares de visualizações para um vídeo.

Lembre-se de usar os agradores de conteúdo e de Links como fonte de tráfego e divulgação.

10. NUNCA compre visualizações

Alguns sites tentam vender visualizações falsas no Youtube e tem gente que cai nesse tipo de situação. A princípio eles conseguem mesmo fazer seus vídeos parecerem que tiveram muitos views, mas logo o Youtube descobre e retirar os dados falsos, além de punir seu canal e poder até cancelar sua inscrição, levando tudo a perder.

.

Com estes passos suas chances de ter um vídeo muito visualizado é bem maior. Claro que também vai depender da qualidade de seu trabalho e do interesse das pessoas naquilo que você está exibindo. Se realmente for interessante, elas irão divulgar, clicar em “gostei”, entre outras ações.

Tudo é uma soma de fatores e o que estiver sob o seu controle, faça o melhor possível.

.

* Obs.: Antes que alguém venha comentar dizendo que não posso dar esse tipo de dica porque não tenho vídeos bombando no Youtube: Tenho alguns vídeos muito bem visualizados e estou satisfeito com os resultados.

27 Comentários

  1. Muito boa estas dicas Marcos. Com relação a compra de Views o Youtube esta aos poucos incluindo o Adwords, quem quiser pode comprar visualizações. Segundo que andei pesquisando o valor estaria em torno de R$ 11 para 250 visualizações mas pelo menos este metódo é uma forma “legal”

    Responder

    • Alvaro,

      você confundiu um pouco as coisas. O AdWords não é venda de views para o Youtube, mas uma forma de comprar publicidade nos serviços do Google. Quando você divulga um vídeo ou link dessa forma, isso é publicidade e normalmente se paga por clique que o link recebe.
      Bem diferente do que eu disse acima, que trata de scripts e códigos maliciosos que falsificam resultados.

      Responder

    • Alvaro, o Adwords, é uma ferramenta mais indicada para empresas, para vender produtos ou fortalecer uma marca, e não faz sentido usá-la para trazer visualizações apenas para o seu canal.

      Responder

  2. É claro Marcos que todas essas dicas fazem um vídeo ser um sucesso na internet, mais não podemos esquecer o principal a criatividade pois não adianta um bom titulo e um bom trabalho de divulgação se n~eo tiver um bom conteúdo para mostrar.

    Responder

  3. Antonio Carvalho leia o título do artigo e não venha falar de qualidade em relação aos vídeos. O objetivo era as visualizações. Esteja mais atento da próxima apesar de seu comentário ser verdadeiro mas não é para essa ocasião. Fora isso, excelente artigo Marcos.

    Responder

  4. Muito bacana como sempre!

    Uma coisa que acho também importante é a criação de vídeos únicos e que você tenha todos os direitos de uso de imagem e áudio. Parece meio óbvio
    mas sempre encontro no youtube canais com videos clips, trailers e afins com propaganda. Uma hora o youtube irá punir-te.

    Você pode ter milhares de visualizações, mas não poderá monetizá-las.

    Grande abraço!

    Responder

  5. Olá Marcos. Mais uma vez, uma postagem maravilhosa, amei. Para monetizar o Youtube a gente deve ter vários vídeos? Eu fiz o meu primeiro dando dicas para artesãos, divulguei no meu blog e o pessoal gostou da idéia, acho que amantes de preservação da natureza tb gostarão rsrsrsrsr. Eu pretendo fazer outros, mas devo esperar para entrar em contato com o Adsense? Meu blog já é monetizado. Mais uma vez obrigada Marcos

    Responder

  6. Galera, são ótimos os comentários quaisquer que sejam.
    São uma forma democrática de opinar. Gostar ou não, é uma questão de escolha nos mesmos moldes de visualizações do Youtube. Se voce gostou, recomenda. Se não…
    Os conteúdos de filmagens, são meio que Dom de criatividade, eu particularmente sou meio Spylberg do Paraguay mas, faço minhas peripécias “cinematográficas” rsrsrs.
    O que vale é aprender fazendo. É testar, verificar os resultados e… continuar tentando com Amor ao que se faz. O resto aparece. Acredite!
    As dicas do Prof. Marcos Lemos são um excelente caminho, aproveitem.
    Sou o Paulo Humberto Filmes. Dê-em uma olhadinha e, me digam com sinceridade o quanto ainda tenho de caminhar para um resultado melhor. Vossas dicas serão muito bem vindas. ObriGADU.

    Responder

  7. Realmente dicas valiosas, e apesar de ter poucos acessos, ao mudar as tags, títulos e descrições de alguns videos tutoriais senti uma diferença considerável nas semanas seguintes.. obrigado pelas dicas!

    Responder

  8. quanto mais visualizações, mas vc ganha por clique???, ex: 1 clique em um video com 10 vc ganha US:0,01 e 1 clique em um video com 1,000,000 vsualizações, vc irá ganhar mais ou é msm coisa??????

    Responder

    • Você pode ganhar tanto por cliques nos anúncios quanto por visualizações. Depende muito. Não dá para saber quanto pagam exatamente, pois isso varia de acordo com o nicho/assunto do conteúdo e as empresas que pagam pelo espaço.

      Responder

  9. Olá Marcos, parabéns pelo artigo. Saberia me dizer se um vídeo visualizado em um blog (apenas clicando no play) vai contar como visualização nos views do Youtube? Ou é preciso clicar na url e abrir a página para essa visualização ser contabilizada? Obrigado.

    Responder

  10. Ola Marcos, muito boas dicas. Tenho gastado algumas dezenas de horas aprendendo como funciona o youtube e sempre aparece uma nova duvida. Por gentileza, vc poderia esclarecer quanto a qualidade do video… se a resolucao do video postado for maior que 720p, o arquivo enviado sera maior. Pergunta: uma conexao lenta vai demorar mais pra baixar todo o video quando exibido? Qual a melhor resolucao para fazer o upload. Obrigado e parabens por seu trabalho aqui!

    Responder

    • Beto,

      O Youtube pede que sempre seja enviados vídeos com a melhor qualidade possível. Quem cuida de otimizar o desempenho da exibição é o próprio sistema deles que depois cria versões mais leves. A sua preocupação tem sempre que ser em criar o melhor possível.

      Responder

  11. Oi MArcos, eu vejo que no meu canal , quando alguém procura ao invéz de aparecer o titulo do canal, aparece um codigo, isso é usual? Ou eu poderia ajustar isso, de modo que meu canal aparece sempre pelo seu titulo seje no computador de alguém, ou no telefone, ou seja la o sistema que a pessoa usa para ver videos!????
    Atenciosamente
    Ana Paula

    Responder

  12. É verdade Marcos Lemos, você tem explicado corretamente como fazer os vídeos serem bem vistos neste seu artigo.

    Acho que as dicas todas que você falou aqui são todas de extrema importância, mais se fosse para escolhermos a principal, ou a número 1 eu diria que seria postar vídeos frequentes, pois todas as pessoas que nós passam a seguir quer ver vídeos no minimo semanal, assim eles passam a lembra mais de nós.

    Um grande abraço, e excelentes dicas como sempre.

    Responder

  13. Oi marcos minha irmã fez um vídeo e quando estava em 301 visualizações parou a contagem, o que fazer para voltar ,pois o vídeo está sendo bem assistido?

    Responder

  14. Olá Marcos, concordo com tudo o que vocês disse no artigo, acompanho a muito tempo seu blog e gostaria de poder deixar o meu vídeo para que você possa verificar se daria certo ou não. trata-se de um vídeo de humor, no estilo esquete, estou começando agora, então uma visão de alguém que entende pode ajudar e muito.

    Segue o link do vídeo. o Canal se chama Amigo Urso:

    http://youtu.be/8L5zHPXLK3A

    Responder

  15. Olá Marcos, eu tenho uma dúvida e se você puder me esclarecer eu lhe agradeço muito.
    E quando agente decide excluir um vídeo por algum motivo, isto pode nos prejudicar em relação ao um bom conceito do youtube com agente?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.