Como medir o sucesso do seu Blog (?)

Hospedagem para Blogs

Pode parecer muito subjetivo, mas muitos blogueiros querem saber como seria possível comparar seus resultados com os de outros blogueiros, inclusive no número de visitas, seguidores e outras qualidades que um Blog pode mensurar. No fim “sucesso” quer dizer “resultados” e isso dá para comparar e medir para saber onde estamos chegando com nosso trabalho. Separei alguns indicativos que você pode usar para comparar o sucesso/resultado de seu blog com outros.

Que fique claro aqui que, mesmo com dados muito positivos, um blog pode ter mais sucesso que outros. Ser bem-sucedido em algo vai depender de suas próprias percepções e como os outros enxergam o seu trabalho. É possível ter poucas visitas e conseguir mais sucesso do que outros que têm milhares. Basta que você pense um pouco para notar isso: você já deve ter visitado blogs que recebem milhares de visitas e nem se lembra o nome deles. Já outros “menores” estão na sua lista de Favoritos ou no leitor de Feeds.

Portanto, não fique paranoico com os números. As vezes é bom até nem olhar estatísticas e métricas para manter o nível de qualidade de seu blog (Pare de acompanhar as estatísticas de visitas do seu Blog). Além disso, um blog com poucos meses de existência não terá grandes resultados quanto outro que já existe há muitos anos. O destaque na Blogosfera é relativo.

Como medir os resultados do seu Blog?

Mesmo assim, se você quer comprar seu blog com outros, pode levar alguns dados em consideração. Uns são mais relevantes que outros e alguns nem servem muito como parâmetro real de dado, mas se gosta de números…:

  • Ranking do Alexa – Esse é um dos melhores sites para você ter uma noção do tamanho do seu blog comparado com milhares de outros que existem. O Ranking do Alexa classifica os sites e blogs a partir de várias comparações e oferece um número, uma posição para cada um. Inclusive é possíuvel olhar a posição de qualqier site/blog que você quiser.
    Alexa – informações globais sobre seu Blog
  • Visitas – Nem sempre é possível saber as visitas de nossos concorrentes, mas existem alguns indicativos para encontrar esses dados. O Alexa pode dar uma visão geral e podemos até fazer comparativos. Mas você também pode olhar dados do Mídia Kit (saiba mais sobre Mídia Kit aqui) de seu concorrente, procurar ícone do Whos Amung Us ou de outro gadget de visitas em tempo real que são abertos ao público e que o outro blog use.
  • Engajamento em Redes Sociais – Olhe o número de seguidores no Twitter, fãs no Facebook e Círculos do Google+ para saber o quão engajado está o outro blog em comparação com o seu. Além disso, os artigos e links recebem RTs, curtidas e +1 que você pode olhar nos botões integrados ao blog. Isso serve como forma de medir o quanto o público retorna e replica o trabalho daquele blog.
    - Seu Blog é fácil de compartilhar?
  • Comentários – Dependendo do assunto e nicho do Blog, a quantidade de comentários pode ser um bom sinal da influência do autor e penetração em seu público alvo, inclusive como medida de engajamento direto das pessoas.
  • Links indexados no Google – além da quantidade de artigos e a frequência com que o autor publica, é bom observar também se aquele blog está bem indexado no Google, pois isso é sinal de boa fonte de tráfego.
    Como rastrear a indexação do seu Blog no Google?
  • PageRank do Google – Mesmo já tendo perdido um pouco de importância, o PageRank é a “nota” que o Google dá para os links de seu blog. Todos começam com zero e o máximo é 10. Esse é um indicador de qualidade.
  • Author Rank – Mais recente e mais importante é poder definir o potencial e relevância, importância, de um autor para determinado nicho e assunto. Ainda há muito o que debater sobre essa nova métrica, mas o Google já está trabalhando nisso como medida de indexação.
    Você está preparado para o NOVO Ranking do Google?

Penso que lembrei dos pontos mais importantes na hora de fazer comparações e análises de resultados entre Blogs. Há fatores que não podem ser medidos, claro.

12 Comentários

  1. Ao meu ver o meu blog já alcançou o sucesso, porque ele chegou a níveis que eu nem imaginava que poderia chegar e me sinto muito bem sucedido a cada momento que consigo ajudar outras pessoas através dele.
    Tenho certeza que ele ainda tem muito a crescer, porém ao meu ver o sucesso não se resume em números, mas sim em conquistas.

    Muito bom o tema desse artigo :)

    Responder

  2. Claro que todas essas dicas são de suma importância. Eu ainda acho que quem cria seus próprios conteúdos os mecanismos de pesquisas, ver com bons olhos aquile site ou blog.
    Eu tenho algum que já falei para meus leitores, eu acho que o sucesso de um blogueiro não está em ter muitas visitas. Mas ter conteúdo de qualidade para seus leitores.

    Responder

  3. Concordo com os comentários acima. Uma coisa importante que quero deixar é que devemos reparar no que os outros blogs também andam fazendo, principalmente ser forem nosssos concorrentes. É um parâmetro que muitos acham que não tem valor mas tem sim. Você não pode se isolar e pensar que está tudo perfeito. Perfeito nunca está. Isso se chamar querer sempre mais e inovar.

    Responder

  4. Acredito que quando estamos fazendo o que gostamos teremos sempre bons resultados, e claro devemos buscar sempre a qualidade em tudo o que fazemos e esquecer o que alguns críticos pensam e ter paciência que ps resultados aparecerão é o que eu espero com o meu blog.

    Responder

  5. Oi Marcos, meu blog tem alguns indicadores decentes, como o Alexa e Page Rank. Por outro lado, o número de visitantes é pífio. Mas tenho ciência de que se trata de um nicho muito específico. Neste sentido, foi muito bom ler esta postagem, veio de encontro às minhas dúvidas e anseios. Um grande abraço!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.