Compramos o Dicas Blogger

Por favor: leia TUDO com muita atenção!
O [ Ferramentas Blog ] vem crescendo muito e alguns passos são importantes para ampliar nosso trabalho e melhorar a blogosfera. Começamos o ano de 2013 tomando medidas importantes nos serviços que criamos e na produção de conteúdo para nos firmar como referência. Foi preciso comprar o Dicas Blogger agora para colocar as coisas no lugar, gerar mais tráfego e termos mais conteúdo. Tudo que fazemos é pensando no bem da blogosfera. Entenda o que aconteceu!

Não vamos entrar aqui nos méritos dos acontecimentos, mas foi preciso que tomássemos uma decisão importante para melhorar a blogosfera e amenizar problemas que vinham acontecendo. Todos conhecem o Dicas Bloggerhttp://www.dicasblogger.com.br – da Juliana Sardinha, blogueira que respeitamos e consideramos como grande referência dos últimos anos para a blogosfera brasileira.

Por um descuido da Juliana, outra pessoa registrou o domínio http://www.dicasblogger.ORG e passou a usá-lo por quase 1 ano como um metablogger. Mesmo sem copiar conteúdo do Dicas Blogger original, isso causou certo desconforto entre os seguidores da Juliana e até prejuízos ao trabalho dela.

O fato é que o dono do outro domínio colocou o blog à venda e demos o passo de comprá-lo.

Tela do antigo DicasBlogger.ORG

Eu sei. Já estou ficando bom nisso de criar títulos sensacionalistas e assustar a galera nas redes sociais. Faz parte de chamar a atenção e gerar tráfego, mas também aproveito para explicar algumas coisas.

Vamos ficar com o DicasBlogger.ORG?

Antes que perguntem, não, nós não vamos ficar com o domínio dicasblogger.ORG, que acredito pertencer por direito à Juliana Sardinha e ao seu projeto. Já entramos em contato com ela e procederemos com a mudança de propriedade assim que toda a migração for feita.

Já conversamos com a Juliana sobre o ocorrido e ela está plenamente ciente dos acontecimentos.

Portanto: Não compramos o DicasBlogger.com.br, que é o verdadeiro e único. Apenas compras um outro que usava o mesmo nome e um domínio de extensão diferente.

Como compramos o outro blog, junto veio todo o seu conteúdo – pouco mais de 150 artigos que ainda serão revisados – e sua indexação no Google. Para que esses artigos sejam redirecionados corretamente para os novos endereços aqui dentro do [ Ferramentas Blog ], precisamos usar o domínio por alguns dias. Depois que o Google perceber totalmente a mudança, então apontaremos o domínio para o verdadeiro Dicas Blogger.

Para entender melhor:

Se você tentar acessar o antigo link de qualquer artigo daquele blog, como:

http://www.dicasblogger.org/2012/12/dicas-para-escrever-um-artigo-rapido.html

Você será automaticamente redirecionando para o novo local que é:

http://www.ferramentasblog.com/2012/12/dicas-para-escrever-um-artigo-rapido.html

O problema é que o Google leva alguns dias para entender que o antigo link já não funciona mais, que está sendo usado um redirecionamento. Quando o Google aprender isso, todos os links de conteúdo do antigo endereço não estarão mais indexados e constará apenas o endereço atual do artigo dentro do [ Ferramentas Blog ].

Assim que percebermos que o Google já aprendeu onde está o conteúdo agora, então será possível apontar o domínio e passar a propriedade para a Juliana no DicasBlogger.com.br.

Dicas Blogger

Esse é o verdadeiro http://www.dicasblogger.com.br/

A Juliana publicou recentemente um artigo falando sobre esse problema do uso indevido de nomes e domínios, cópias de ideias e semelhantes. Infelizmente temos que conviver com isso. Algumas vezes é possível resolver ou podemos contar com o bom-senso e a amizade de outros, mas as vezes não é tão simples assim.

No fim das contas, mesmo depois de alguns problemas, penso que as coisas se resolveram.

Agora o [ Ferramentas Blog ] conta com pouco mais de 1900 artigos publicados e tudo o que entrou de novo será devidamente revisado e adaptado para nosso “padrão de qualidade”.

Queremos reafirmar nosso respeito por todos os blogueiros sérios, especialmente a Juliana Sardinha e a Priscila, que administram um blog ético e influente. Seria bom que todos os blogueiros levassem a sério o que fazem como elas conseguem.

Ficou sem entender como alguém vende um Blog? Difícil mesmo é colocar um preço para saber quanto vale nosso trabalho e quanto alguém estaria disposto a pagar. Já publicamos aqui um artigo que pode orientar você nisso, caso esteja curioso sobre o assunto:

E já adianto aos curiosos que não precisa perguntar quanto paguei no outro blog, pois não vou revelar isso. Saiba apenas que foi o preço justo e não, NÃO estamos comprando outros blogs.

.

80 Comentários

  1. Me assustei quando li o título. Achei mesmo que era verdadeiro. Não consigo imaginar a internet sem o Dicas Blogger ou o [ Ferramentas Blog ]. Só faltou a vinheta do Plantão da Globo pra me assustar mais…

    Responder

  2. Fico muito feliz que tudo tenha acabado bem, a Juliana merece dar continuidade ao DB com toda tranquilidade e que isso sirva de exemplo para todos, tanto para os plagiadores: Pensem duas vezes antes de sair usando nomes que já existem como para os blogueiros: Cuidem dos seus domínios, para não terem dor de cabeça.

    Admiro a sua atitude, já o admirava antes e agora muito mais.
    Abraços a todos \º/

    Responder

  3. Eu havia percebido a semelhança entre os dois a uns tempos atras e isso realmente não é nada bom.
    Confesso que fiquei bastante surpreso com a sua opção em comprar o site, porém foi uma decisão muito bem tomada que ajudou o dono do blog já que planejava vende-lo, ajudou o blog da Juliana e ao Ferramentas Blog que vai enriquecer ainda mais de artigos.

    Responder

      • Uma pergunta eu não entendi se a verdadeira dona do dicas blogger sempre foi a Priscila Fago, porque a Juliana Sardinha ficou com um blog com o mesmo nome ou a Priscila fago também com o mesmo nome? até onde sei um blog com o mesmo nome não se consegue o sistema não aceita, ainda mais um blog quando é muito conhecido, é porque os leitores da Priscila fago e da Juliana Sardinha não reparou nisso? e porque a Juliana Sardinha nunca comentou sobre isso? deveria se mais responsável ao seus leitores´em dar alguma palavra sobre esse acontecido, a Priscila fago ela trabalha na parte Juristica ela nunca ia ficar um ano sabendo que estava a suar um nome de um outro blog o que eu sei que e plágio Crime! agora Plágio de blog e novidade para mim.

        Responder

  4. kkkk causou impacto. Eu que sou publicitário gostei muito da sua estratégia no título.
    E sobre o assunto do post gostei muito. Além de ser uma boa atitude, gerará lucros para o ferramentasblog em conteúdo. Abraços

    Responder

  5. A verdade é que vc está se aproveitamdo da popularidade do Dicas Blogger. Vai bem de encontro a sua ética cristã. Pura hipocrisia e malandragem.

    Responder

    • Murilo,

      Acho que você não leu o artigo todo. Típico de quem gosta de julgar os outros de forma arbitrária.
      Mesmo assim seu comentário foi aprovado só para servir de mau exemplo quando não se lê e comentemos injustiças.

      Responder

          • A Juliana não poderia afirmar e muito menos espalhar o boato que a pessoa está se beneficiando de plágio por utilizar um endereço semelhante. Primeiro que isto é calúnia e difamação, segundo é que qualquer domínio que você compre não significa que você seja dono da marca.

            Responder

            • Andrey,

              Em momento algum a Juliana disse tal coisa e, como afirmei num comentário acima, é bem diferente comprar domínios para vender de quando a pessoa compra um domínio para copiar a ideia e o trabalho de outros.
              Além disso, não podemos confundir plágio com criar algo igual. E o antigo DicasBlogger.ORG nunca copiou conteúdo de ninguém. Isso eu verifiquei. Mas ele aproveitou-se do nome semelhante.

              Em qualquer dos casos, isso não é muito ético.

              Responder

    • Deveria ter “perdido” um pouquinho mais de tempo lendo todo o artigo ao invés de ter perdido tempo escrevendo essa bobagem.

      Responder

  6. Tem um pequeno problema, se ela não quisesse esse tipo de problema ela que registrasse o dominio com todas as extensões mais conhecidas. Isso é o que todo mundo faz quando tem uma idéia boa e quer colocar na internet.

    Responder

  7. Ps: Eu mesmo tenho o dominio [link suprimido] registrado em meu nome e que estou vendendo na sedo. Isso é uma forma de ganhar dinheiro na internet, com a venda e compra de dominios. Muita gente ganha a vida com isso.

    Responder

    • Wanderson,

      Comprar e vender domínios é algo legítimo e certo. Também faço isso. O problema é quando pessoas querem registrar domínios de terceiros para copiar suas ideias e projetos, fazer igual, minar o trabalho alheio.
      É isso que está em jogo.

      Responder

  8. Olá Marcos

    Que título genial!!!

    Quando você me contou, fiquei sem palavras…Demorou um pouco para entender o que estava acontecendo rs

    Estou IMENSAMENTE grata a você, por esta atitude tão ética e profissional! Que sirva de exemplo a toda a Blogosfera.

    Desejo que seu post alcance enormes proporções, atingindo muitos leitores e que estes saibam que a retidão de caráter ainda está valendo nos dias de hoje.

    Um grande abraço e que Deus te abençoe. Muito sucesso ao [Ferramentas Blog]!!!!

    Responder

    • Juliana,

      Sabe que fiz isso em respeito ao seu trabalho e ao seu público. Acompanho o Dicas Blogger há anos e sei de seu valor e seriedade na blogosfera (e tenho certeza de que é assim como profissional médica).
      Percebi a dificuldade que teve junto à quele blog e esta foi uma oportunidade de retribuir minha gratidão a você e demonstrar meu respeito e carinho.

      Realmente espero que isso sirva de exemplo para outros blogueiros de que podemos trabalho sério e de forma honesta para termos o retorno esperado.

      O sucesso é para todos nós!

      Conte sempre com o [FB] e nossos leitores. Tenho certeza de que todos que vêem até aqui também amam o seu trabalho.

      Responder

    • Olá Marcos,

      Ressalto o que disse no post que fiz no DB: “Este não foi um acordo de cavalheiros, foi um presente de cavalheiro.” Pois, o papel que você desempenhou neste processo foi muito importante, além de ser uma atitude louvável.

      Agradecemos muito pelo que fez, que vai de encontro com um dos objetivos que tínhamos para o Dicas Blogger neste ano, que é a ida da propriedade do domínio .org para a Juliana.

      Sucesso aqui no FB,

      Abraços

      Responder

  9. Olá Marcos!

    Quando compramos um domínio para divulgar a empresa como afiliado eu acredito que não tenha problema, já que não estamos prejudicando a empresa e sim a divulgando como afiliado, ou seja, direcionamos para o domínio principal da empresa.

    Parabéns por está iniciativa! Mas pode até ser um descuido da Juliana, mas acredito que,como eu vi,ela ficou um bom tempo com o dicasblogger.blogspot.com e neste tempo muita gente poderia ter comprado o .org,.com,.net e .com.br para prejudica-la,então era para ter “acontecido isso”.

    O mais importante é que agora foi tudo resolvido e sucesso aos dois!

    Abraço!

    Responder

    • Rafael,

      Isso serve de exemplo para todos nós. É muito ruim o que a Juliana passou por um pequeno descuido. Mas eu entendo que nem sempre podemos imaginar que nossos blogs vão crescer da forma que alguns, como a Juliana, conseguem. Se podemos antecipar isso, então tomamos os devidos cuidados.

      Eu tb levei muito tempo para comprar meu domínio principal e mais tempo ainda para comprar os semelhantes. Dei sorte. Mas nem sempre podemos contar com a sorte!

      Responder

        • Kevin,

          Com toda certeza… e não foi pro falta de tentar, rs! Pois eu tentei comprar esses domínios há mais de 7 anos atrás e já não consegui.

          Mas temos que entender: comprar domínios que podem interessar outras pessoas/empresas, não tem problema se será apenas para revender. O problema está em criar um projeto paralelo só para aproveitar-se do sucesso e trabalho alheio.

          Responder

  10. Parabéns, Marcos. Simplesmente uma das atitudes mais nobres que vi na internet nos últimos anos. Que sirva de exemplo para os blogueiros de todo o Brasil e para aqueles que insistem em ser oportunistas.

    Responder

  11. Belo título hein Marcos, mas uma boa estrategia, dpois de quase morrer do susto com o ‘fim do [ferramentas blog], agora essa kk. parabéns pela atitude.

    Responder

  12. Não vejo problema nenhum em ter um blog com o mesmo nome ou até mesmo o dominio igual. Hoje tem concorrencia em tudo e pelo tamanha da internet sempre haverá esse risco. Eu sei que muita gente não concorda com esse negócio de copiar nomes e titulos, mas isso acontece em todo lugar e fugir será impossivel. Sem contar que o conteúdo não foi copiado… A internet tá virando terra de magoados, me refiro a pessoa que foi ameaçar o dono do dicasblogger.ORG. Como estudante de marketing posso dizer que o que irá diferenciar um produto do outro, no caso em questão os dois blogs, não será a qualidade, mas a agregação de serviços diferenciados, como por exemplo o fbloghost do Ferramentas Blog…

    Responder

    • Lucas,

      Esse não foi um caso que pode ser analisado simplesmente pela concorrência e por uso “semelhante” de nomes. Infelizmente isso prejudica a indexação de um blog e até o progresso do trabalho do outro blogueiro.

      Isso tem a ver com caráter e seriedade, respeito ao outro e compromisso com a verdade. Usa o nome de outro blog para tirar proveito não é algo ético e nunca deve ser entendido como “normal” e deixarmos para lá.

      Responder

      • Eu sei isso também, mas não vejo com tanto alarde a questão. Não foi a primeir e nem última vez que aconteceu. E não tenho certeza que foi escolhido o nome com a intenção de se aproveitar de outro blog/marca. Se ele tivesse escolhido Dicas Para Blogger.ORG daria problema com o original de final .com… São tantos nomes e dominios que fica quase impossivel não ser igual a outro.

        Responder

  13. Entendi o contexto e parabenizo aos envolvidos pela iniciativa. Mas, gente, para que tanto título sensacionalista? Tráfego e sucesso vocês já têm.

    Responder

  14. Resolvi sair do meu refúgio bloguístico apenas para render meu reconhecimento ao Marcos pela atitude. Sei bem que a blogosfera é um ambiente repleto de mesquinharias que nos entristecem profundamente. Esse caso específico do blog similar é um desses. Conheço o Marcos assim como conheço a Juliana e considero ambos, se não são os melhores, certamente figuram no grupo dos melhores no quesito metablogger. Parabéns Marcos, por tão respeitável atitude e espero que isso sirva de exemplo pros demais blogueiros.

    Responder

    • José Márcio,

      Suas manifestações e comentários são sempre muito oportunos. Melhor ainda quando tenho o prazer de sua visita e palavras em minhas páginas.

      As vezes um bom exemplo serve mais do que muitos artigos educativos. Este foi o propósito!

      Responder

  15. Marcos, você com essa atitude acabou crescendo em muito o meu conceito que tenho para contigo. Acredito que todos os usuários do Blogger leitores do Dicas, principalmente a nossa musa da blogosfera e dona do blog, Juliana Sardinha, estão muito emocionados e satisfeitos com esse ato.
    Você deu um passo de gigante na nossa blogosfera!

    Responder

    • Penso que é o mínimo que temos que fazer para ter o respeito de nossos leitores: ter dignidade e respeito pelo trabalho de outros blogueiro.

      Fico feliz com o reconhecimento, mas mais ainda por mostrar que devemos agir sempre da forma mais ética e correta possível para alcançarmos nossos objetivos.

      Responder

  16. Olá Marcos, tudo bem?
    Poxa tomei um grande susto quando li o título do artigo, ainda mais vindo de você rsrs.

    No entanto, fiquei realmente muito feliz, e convicta de que nada como o tempo, para ajustar as coisas.
    Eu fui uma das leitoras do Dicas Blogger OFICIAL, que ao digitar erroneamente o endereço do blog, fui ”parar” no DB GENÉRICO, e muito educadamente deixei meu comentário lá falando justamente sobre tudo isso, e defendendo o trabalho de tantos anos da Juliana.
    Pois bem, meu comentário foi publicado, porém fui super destratada e até recebi ameaças do autor (um pastor), as quais imediatamente mostrei à Juliana e como precaução na época dei um ”print screen”, para garantir que se apagado posteriormente, não fosse tb alterado usando meu nome,.. vai saber né…

    Mas enfim, parabéns mesmo por tua atitude, não esperava nada diferente vindo de você. E parabéns a Ju!! Ela merece!!!
    E nós seus leitores e amigos, merecemos também ;)

    Um abraço fraterno a ambos! :)

    Responder

  17. Atitude interessante Marcos Lemos, confesso que era usuário dos dois Dicas Blogger :) claro que mesmo com o nome igual, havia diferenças no conteúdo (original).

    Acredito que o valor de compra não foi uma aquisição tipo as do Google, milionária, mas deve ter sido justo o valor por um bom Blog. Acho que essa curiosidade será de muitos pra saber quanto foi a aquisição ;)

    Responder

  18. Bom… eu não poderia esperar outra coisa do Marcos. Pessoa, profissional e homem de absoluta integridade. Que satisfação ainda poder oontar com atitudes como esta. Parabéns. Todos nós, blogueiros sérios, agradecemos.

    Responder

  19. Primeiro de tudo, eu gostaria que lhe parabenizar pela atitude, é nesse momento que percebemos o verdadeiro carater da pessoa.

    Agora outro ponto que eu gostaria de abordar neste coméntario, na verdade é uma dúvida. Qual foi a técnica que você usou para redirecionar todos os links do DicasBlogger.org para o FB? De quanto é esse tempo que voce mencionou que o Google demora para entender a mudança dos links?

    Boa sorte, um abraço!!

    Responder

  20. Parabéns Marcos pela grande ação, tudo isso mostra que é possível fazermos uma blogosfera melhor! Marcos você sabia que neste caso do DB existe também o DB.net? Não é tão famoso mas é com mesmo intuito do .org; Imitar, imitar, imitar… Muitos entram na blogosfera com o intuito de fazer sucesso, porém buscam atingir o ápice sem ultrapassar barreiras em que o esforço, a determinação sejam a marca principal.
    Desejo vida longa ao Dicas Blogger original e novamente parabéns Marcos.

    Responder

  21. Olá Marcos Lemos, nossa pensava muito que a Juliana teria vendido o DicasBlogger.com.br, deve ser muito ruim copiar os domínios dos outros, olha eu estou mexendo na internet neste essato momento quando encontro isso [link suprimido]

    Responder

    • Rodrigo,

      Mesmo sendo um link muito parecido com o meu, de um blog feito no Blogger, não me deixa preocupado. O mais importante é o Domínio principal. Outro ponto é que esse não está nem bem indexado no Google e não disputa com meu blog.

      Responder

  22. Inicialmente acho que o Marcos Lemos foi muito ético, pois entregará o Domínio à Juliana. Parabéns, Marcos! O Kemuel, antigo autor do db.org também, por que escreveu artigos originais, sem plágio e relevantes. Boa sorte nos projetos dele.

    Mas isso nos traz outras coisas à pensarmos. Uma delas é a dificuldade de encontrar domínios disponíveis, principalmente subdomínios nas plataformas. A galera cria blogs, depois abandona, não os exclui. Está cada dia mais difícil encontrar bons nomes válidos em domínios próprios e subdomínios nas plataformas. Estas deveriam fixar um prazo mínimo sem atualização e excluir esses blogs. Tem vários que não contém nem um artigo.

    Vale destacar também que não se pode ameaçar blogueiros, como a tal “Vanda Alvarenga” fez. Lamentável! Isso é caso de polícia.

    A boa notícia é que os artigos do dicasblogger.org ficarão aqui no Ferramentas.

    Responder

  23. Afff…. Como tem gente oportunista no mundo. Tenho começado agora a acompanhar o trabalho dos dois (Marcos e Juliana) e desenvolver minhas ideias para o meus blogs, mas fazer isso é ridículo. Vi em um dos comentários “se a pessoa não tem criatividade para dar um NOME”…. E é verdade, conteúdo de qualidade é meio caminho andado para um blog e isso inclui o nome.

    Aprendizado para a Juliana, honestidade do Marcos e exemplo para nós!

    Responder

  24. Não acho certo criticarem o cara por ter criado um metablog com nome de “Dicas Blogger” com outro domínio!. Como se somente uma pessoa no mundo fosse capaz de pensar em um nome desses. Pensar em um nome desses é natural pelo nicho.

    O importante é que tudo se resolveu!

    Responder

  25. Marcos você comprou os subdomínios? É que alguém pode fazer o mesmo em relação ao Ferramentas Blog não é? O que fizesse, devemos comprar alguns sub-domínios para nosso blog? Agradecia uma resposta.

    Responder

  26. Marcos,
    Eeu havia esquecido, mas lembrei que existe também o dicasblogger.NET

    Pena que você não é da Google, e pode combater a todos eles, mas sua bondade e ética fazem a diferença. Parabéns!

    Mas cai entre nós esse dicasblogger.NET felizmente é um fraco concorrente. Com certeza a Juliana por cima desse!

    SUCESSO! [Ferramentas Blog]

    Responder

  27. Acredito que nem tudo foi tão ruim assim o cara tinha algumas dicas muito boas algumas até que eu não tinha encontrado em outros blogs como o Gadgets de blocos de anúncios que eu adaptei para o meu blog acredito apenas que ele não deveria se aproveitar da audiência do nome do blog e sim trabalhar para criar a sua própria marca, essa história serve como dica para que todos possam trabalhar serio não só na produção de conteúdos mais também na construção de uma marca forte.

    Responder

  28. Parabéns, Marcos. São atitudes como essa que mostram quem é realmente merecedor dos primeiros lugares na blogosfera brasileira.
    Todas as profissões regulamentadas contam com um código de ética, criado para resolver situações conflituosas ou para dar o rumo certo em questões duvidosas. Se alguém fosse criar um código de ética para blogueiros, você seria um dos mais capacitados.
    Continue o excelente trabalho.

    Responder

  29. Cara tb gelei na hora q eu vi, eu pensei o seguinte: “o marcos lemos ta pirando rçrçrç” mai ae, ta de boas e gostei da ideia marcos lemos, não curto quando eu procuro algo sobre wordpress e cai no de blogger, seria uma boa fazer isso com subdominios mas tá né, vc quem sabe, gostei da sua ideia, so falta vc voltar a melhorar seus posts e sair da sua “zona de conforto”… inovar sempre!

    Responder

  30. Parabéns pela atitude Marcos, e também pela criatividade referente ao título, muito bem elaborado.
    Muitos jugam sem realmente conhecer as pessoas, mas pelo que li no print do blog que você comprou, o jovem não tinha intenção de prejudicar ninguém, e resolveu vender.
    Não sei se ele chegou a entrar em contato com a Juliana, mas acho que a princípio ele deveria oferecer a venda para ela, pois alguém poderia comprar e fazer mau uso do nome utilizado.
    Enfim, tudo acabou bem, para todos os envolvidos.
    Abraços,
    Digo Cabral

    Responder

  31. Isso aconteceu comigo só que eu era a parte contrária, registrei 2 domínios o [link suprimido] e o [link suprimido], não sabia que já havia na net o blogdareforma.wordpress.com que por sinal é muito famoso já saiu até em jornais e programas de tv, mas até então não o conhecia quando fui registrar os domínios tive o descuido de não pesquisar no google sobre o nome apenas no mantenedor do host. Pouco mais de um mês se passou e o blog começou a crescer e a aparecer nas pesquisas do google, e então recebi um email da nossa amiga Lilly falando que o nome blog da reforma era dela e talz, uns dias se passaram e começei a receber posts de usuários também falando que copiei o nome do blog, então fiquei numa situação desconfortável não ia ter prazer de me propor a fazer o que tinha planejado pois de cara já teria leitores contra o blog e não queria isso então resolvi ceder os domínios para a Lilly e tudo acabou bem. O meu blog se passou a chamar [link suprimido] e conquistei algumas amizades e leitores.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.