De onde vem o Dinheiro que os Blogueiros ganham?

Hospedagem para Blogs

Muita gente tem dúvida sobre monetização de blogs e como é possível ganhar dinheiro com blog. Recebe perguntas do tipo “de onde vem o dinheiro” e “como vou receber” ou “quem vai depositar o dinheiro na minha conta”. Pode parecer simples para alguns, mas é uma dúvida pertinente para entendermos como funciona de verdade o trabalho de um blogueiro profissional que quer ganhar dinheiro na internet.

Tenho aqui no Blog dois artigos muito acessados sobre “Como ganhar dinheiro com Blogs” e que geram ótimas perguntas e debates. Praticamente ao mesmo tempo apareceram dois leitores perguntando a mesma coisa em cada um desses artigos. Reproduzo abaixo:

Perguntas sobre como ganhar dinheiro com Blogs

Resumindo, tanto o Luc quanto a Priscila, querem saber as mesmas coisas:

  1. Como cliques num banner podem gerar pagamentos em dinheiro?
  2. Quem paga pelos anúncios?
  3. Como o dinheiro vai chegar à minha conta bancária?
  4. De onde vem o Dinheiro que os Blogueiros ganham?

Recomendo que todos possam ler os artigos que receberam os comentários para ampliar ainda mais seus conhecimentos sobre monetização de Blogs e até interagir com os outros leitores que já comentaram por lá:

Sabemos que é possível ganhar dinheiro criando conteúdo para blogs, mas poucos entendem de onde vem tal grana e como o blogueiro faz para receber os pagamentos. vou responder a cada uma das perguntas, mas elas se completam (e até se repetem) em alguns aspectos.

Claro que há casos diferentes de monetização, então vamos tratar aqui das formas mais comuns de como a maioria dos blogueiros consegue ganhar algo. Se você quer saber quanto é possível ganhar com um blog, então recomendo que clique no link que segue e assista ao vídeo que respondo sobre isso:

1. Como cliques viram dinheiro?

Há várias formas de ganhar dinheiro com anúncios no Blog. A forma mais conhecida é mantida pela Google no serviço AdSense. Uma vez inscrito nesse serviço e exibindo os banners dos anunciantes deles, você pode ganhar por clique, chamado de CPC (custo por clique).

Quem paga é o anunciante e ele paga diretamente para a empresa que intermediou a exibição dos anúncios no Blog, no caso o AdSense. O AdSense paga ao blogueiro uma pequena parte pelos cliques recebidos. Quando acumulado o valor mínimo de US$100.00 (cem dólares), o AdSense repassa o dinheiro depositando na conta bancária que o Blogueiro cadastrou.

2. Quem paga pelos anúncios?

Os anunciantes são os que pagam pelos anúncios exibidos nos blogs. Podem contratar os anúncios diretamente do Blogueiro, especialmente através de uma agência de publicidade que cuida do marketing daquela empresa, ou mesmo a partir de programas afiliados.

Os programas afiliados são mais conhecidos por pagar comissões, chamado de CPA (custo por ação). Ou seja: se seu blog indica um cliente para o site do anunciante e compra algo, a empresa paga uma porcentagem ou um valor fixo de comissão.

Normalmente esse tipo de contratação de anúncios o blogueiro recebe por depósito em conta, cheque ou mesmo por pagamentos virtuais no PagSeguro ou PayPal, por exemplo.

3. Como o dinheiro chega até o Blogueiro?

Conforme explicamos anteriormente, os anunciantes podem pagar direta ou indiretamente ao blogueiro que veicula anúncios em seus blogs. A forma de pagamento vai depender de cada blogueiro e também do anunciante ou a forma de trabalho.

Há também os blogueiros profissionais que ganham escrevendo para outros blogs e sites. Esses, mais conhecidos como “Freelancers” ganham produzindo conteúdo e são remunerados pela quantidade que escrevem. Quem os paga são os donos dos sites/blogs que contratam os autores. Algo como acontece no jornalismo tradicional.

Dinheiro no computador

4. De onde vem o Dinheiro?

O dinheiro que um blogueiro pode ganhar, portanto, vem dos anunciantes que pagam para terem seus anúncios exibidos nos mais variados blogs. Os blogueiros podemos chegar até esses anunciantes e os anunciantes até os blogueiros, por diversas formas.

O mais comum é que os blogueiros se cadastrem em sites Afiliados ou AdManagers que procuram os anunciantes e intermedeiam essa troca de interesses. Do mesmo modo, as agências de publicidade cadastram blogueiros e criam campanhas de publicidade para as empresas que são suas clientes, oferecendo espaço de anúncios nos Blogs.

5. E a monetização direta? (pergunta extra)

Também não podemos esquecer da monetização direta, quando o blogueiro tem seus próprios produtos e serviços e os coloca à venda no blog. Desse modo, quem paga p blogueiro são seus clientes que ele mesmo gera.

Existem diversos sistemas de pagamento online e formas de montar seu próprio negócio (até um e-commerce) para oferecer produtos e serviços e conquistar seus próprios clientes. Essa é uma alternativa para pessoas que criam muito mais do que conteúdo. Pode ser vendendo um livro digital (e-book), artesanato, importando, entre outros.

Sem esquecer daqueles que colocam-se à vista de empresas de seu nicho. Produzem conteúdo, conhecimento e informação, ganhando visibilidade profissional e monetizam-se a si mesmas, conquistando melhores oportunidades de trabalho e emprego.

Ganhar dinheiro com Blog na internet

É possível ganhar dinheiro na Internet!

Podemos perceber que é possível ganhar dinheiro usando um blog e os recursos disponíveis na internet. É como um trabalho, que exigirá dedicação, estudo e esforço pessoal. Se disserem para você que será fácil ganhar, então estarão tentando enganar você.

19 Comentários

  1. Com certeza a monetização do blog é um dos pontos mais importante de todo o nosso trabalho e esforços para fazer o melhor e com muita qualidade, muitos pecam nesse assunto e desistem de todo o trabalho de suas vidas por não ter retorno, tento aplicar todas as dicas quando o assunto é dinheiro e ver qual mim dar realmente retorno, obrigado Marcos por suas dicas são muitos importantes para todos nos iniciantes.

    Responder

  2. Com certeza, eu não uso o AdSense por ser menor de idade e precisar de vários tipos de documentos e coisas que não tenho, então utilizo outros programas, como o programa de afiliados da HostGator, mas ainda não recebi dinheiro algum, pois preciso vender hospedagens e meu blog é muito recente, tem menos de 15 dias, então o público ainda é muito pequeno. Mas posteriormente eu acredito que poderei obter renda através deste tipo de “negócio” online.

    Responder

  3. Vamos direto ao assunto. Para ganhar dinheiro na Internet é preciso no mínimo 5 coisas importantes:
    1. Investir num Domínio
    2. Tirar tempo para escrever
    3. Colocar algum programa de afiliado no seu blog(Adsense por exemplo, o meu favorito.
    4. Escrever artigos de qualidade e com técnicas SEO.
    5. Manter o foco no blog no que faz e atualizar o conteudo.
    - São só alguns exemplos de atitude mas que conta muito. Abraço a todos os blogueiros do Mundo.

    Responder

  4. Hoje em dia é possível diversificar os ganhos com um blog, pois existem vários programas de afiliados além do Google Adsense.

    Mas enquanto existir essa mentalidade de “faz um favor, clique no anúncio”, muitas pessoas ainda irão ter dúvidas como essas apresentas no post.

    Responder

  5. Muito interessante o post, com certeza a forma de ganhar dinheiro ainda gera dúvidas à muitas pessoas.
    Não sei se vocês podem me ajudar com relação a isso, mas vou tentar. Fiz meu cadastro no Google AdSense há quase um ano e até agora eles não aprovaram e eu não consigo cancelar e fazer novamente.
    Isso é normal?
    Tem um jeito de fazer novamente?
    Obrigado!

    Responder

      • Na verdade eles nem recusaram nem aceitaram. Eu tento refazer o cadastro com o mesmo e-mail e site e eles falam que está em aguardo.

        Responder

        • Michele,

          Se você consegue acessar o painel do AdSense, tente adicionar os blocos de anúncios. Eles ficarão em branco no seu blog por alguns dias e isso pode acelerar o processo.

          Responder

  6. Marcos, como é difícil conseguir dinheiro com internet, somente com muita dedicação e persistencia e depois algum tempo começa aparecer os primeiros resultados de algum afiliado

    Responder

  7. Óla Marcos

    Acredito que no inicio a maioria fica um pouco convulsa,por ter acesso a tantas informações.Para se ganhar dinheiro tem que seguir um modelo,e não desistir nos primeiros obstátulos e depois trabalhar pra conquistar nosso espaço na blogosfera só assim alcançamos o sucesso.

    Abraço e Sucesso

    Responder

  8. Parabéns pelo artigo…

    Acredito que a conciente é o maior inimigo ou amigo de quem quer ganhar dinheiro na internet…

    Pois quem acredita e trabalha para isso, uma hora ou outra aprendendo, melhorando os seus erros, no final acaba por ganhar e obter uma renda na internet.

    Agora se não acreditamos e esperamos o dinheiro “cair do céu”, é fato que jamais chegaremos em lugar algum!

    Responder

  9. Realmente um artigo excelente e real. Ganhar dinheiro com blog não é nada fácil, requer informação e muita paciência, mas os resultados na hora certa chegarão e quando chegar…. Nem lembraremos mas de tanta luta, pois é recompensado, recebendo o retorno de todo o seu esforço e perseverança. Em dinheiro é claro rsrsrs

    Responder

  10. Olá Marcos,

    Excelente conteúdo, como você mesmo falou, para nós que estamos faz algum tempo neste negócio são coisas banais, mas tem muita gente começando que ainda tem muitas dúvidas, e são textos como este que são relevantes nesta tarefa.

    abraço.

    Responder

  11. Bom dia Marcos,

    estou montando meu blog e estou adorando os seus artigos. Gostaria de saber mais sobre programas de afiliados que funcionam para monetizar meu blog sem deixá-lo carregado demais.

    tenho amigos que participam de programas de afiliados que requerem que eles façam algum tipo de pagamento para poder receber por seus clicks e agregação de afiliados. isso funciona na prática?

    Responder

    • Sheila,

      Programas que pedem pagamento para você poder participar não compensam. O que vale a pena são os serviços gratuitos e que pagam pelo seu desempenho. existem milhares, até de lojas famosas. Basta uma pequena pesquisa para descobrir.
      O mais famoso deles é o AdSense, da Google mesmo.

      Responder

  12. Pingback: Leituras recomendadas #2 | Metablog | xCake

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.