DESAFIO: Crie um novo Blog agora mesmo!

Hospedagem para Blogs

Resolvi lançar um desafio para os blogueiros que acompanham o Blog: Começar um novo Blog, agora mesmo, seguindo alguns passos fáceis e sem abandonar seus projetos atuais. Também vou começar um novo Blog para dar o exemplo, além dos blogs que já tenho. Quero ver quem é blogueiro de verdade e aceita participar. Selecionei algumas “regras” para esse desfio e dicas de como proceder para dar certo.

A proposta é bem simples e tudo o que você tem que fazer é criar um novo Blog, do zero e manter-se firme por ao menos 15 dias. Sim, só 15 dias e nada mais. O desafio é bem direto e objetivo. Veja como participar e quais procedimento seguir.

Quer participar? Então veja abaixo tudo o que você tem que fazer. Nada demorado nem impossível. Essa será a sua fórmula para descobrir o potencial de um novo blog e se você tem capacidade de ingressar num novo projeto que poderá dar muito certo.

Diretrizes gerais

Vou dar as diretrizes a serem seguidas nesse desafio, mostrando que é perfeitamente viável começar um novo blog e descobrir seu potencial em apenas 15 dias. Nunca tentei isso antes, por isso mesmo que estou propondo a participação de todos.

Passo 1 – Pensar o nicho

Pense em um assunto que você gosta. Pode ser qualquer coisa: bicicleta, novela, livros (ou uma série de livros ou autores), lugares incomuns, decoração, bichos… qualquer assunto que você goste, mesmo que algo completamente inusitado. O importante é que seja um assunto específico.

Pode levar 1 dia para encontrar algo realmente interessante.

Passo 2 – Pensar o nome do Blog

Depois de definir o nicho/assunto, procure criar um nome que também servirá de URL (endereço) do Blog. Não pense nada extravagante, mas que seja relacionado com o assunto.

Passo 3 – Crie o Blog no Blogger e monte o layout

Somado ao Passo 2, é hora de criar a estrutura do Blog. Vá no Blogger mesmo, que é mais fácil e prático, não precisará de hospedagem e nem de registro de domínio. Procure um layout gratuito, de preferência um Template clean e bem prático, focado no conteúdo.

O passo 2 e 3 pode levar mais 2 dias para ficar adequado.

Passo 4 – Pensando o conteúdo

Gaste mais 1 ou 2 dias pensando em que e como irá publicar nesse novo Blog. Faça uma tempestade de ideias, colocando no papel todos os temas e assuntos relacionados ao Tema principal que você escolheu e que seria interessante tratar logo no início do novo Blog.

Passo 5 – Escrevendo os artigos

Nos próximos 10 dias, escreva ao menos 1 artigo/post por dia, baseado em sua tempestade de ideias. Escreva conteúdos com ao menos 450 palavras, uma imagem ilustrativa, se for um blog com texto. Mas pode variar o conteúdo, criando vídeos, áudio ou apresentação de fotos/imagens, de acordo com o seu Tema principal e como você achar mais relevante.

Só isso? Tem certeza?

Não precisa de mais nada para saber se dará certo. Conseguiu sobreviver aos 15 dias? Então passemos para a próxima etapa. Sobreviver a 90 dias. 3 meses ininterruptos de publicação, divulgação e busca de público alvo.

Queremos ver se temos potencial para criar algo novo que dê certo de verdade. Pode ser que num momento como esse você veja que é capaz de um novo projeto realmente sustentável. Se passar os 15 dias e você tomar gosto pelo projeto, então dê outros passos como:

  • Criar perfil nas redes sociais para o novo Blog;
  • Ampliar a divulgação para os agregadores;
  • Publicar ao menos 3-7 vezes por semana;
  • Melhorar o layout e arrumar uma identidade visual;
  • Registrar um domínio próprio (e até migrar para o WordPress.ORG[?])

O que eu ganho com isso?

Bom. Não tem prêmio para participar, nem sorteios ou coisas do tipo.

Você ganhará experiência como blogueiro e poderá ter a sorte de começar um projeto que realmente dará certo para seu futuro, quem sabe até monetizando.

Quem participar deve deixar aqui nos comentários seu interesse, sugestões e dicas para ajudar outros que também irão participar. Podem relatar os passos e momentos que estiverem vivendo com o novo Blog e, quando estiver efetivamente criado, deixe o link para visitarmos.

Então: vai aceitar o desafio?

.

Observação Importante: Só divulguem novos projetos motivados pelo desafio. Blogs criados antes, mesmo que sejam novos, não se enquadram no modelo proposto aqui.

57 Comentários

  1. Muito interessante este desafio. Só não “embarco” nessa por quê ainda estou desenvolvendo meu blog (rsrs). Mas futuramente farei este teste para ver se sou capaz de criar outro blog, mesmo com o tempo corrido que tenho.

    Responder

  2. Sua proposta veio meio ao encontro do que eu precisava: to com umas ideias na cabeça de iniciar um blog sobre TI e só me faltava esse empurrão. Vou aderir já!

    Responder

  3. Eu já tenho um blog, que inclusive migrei a pouco pra wordpress através dos serviços aqui do Ferramentas (tá indicado, estou gostando e fui muito bem orientado rsrs. Mas já estava com uma nova ideia na cabeça, porém com medo de arriscar. Agora com este desafio, vou tomar coragem e por em prática. :)

    Responder

  4. Adorei a ideia e aceito o desafio. Já pensei o nicho e nome. “Possíveis ponderações“, e sei que terei meus próprios desafios ao mergulhar nos temas. Pelo menos vou falar sobre coisas das quais sou apaixonada, apesar de muito complexo.
    Aguardo novas orientações.
    Um abraço.

    Responder

  5. Muito legal a ideia. Já tenho um blog há anos, mas estou com vontade de expandir e falar sobre outros assuntos. Vou aderir ao desafio.

    Responder

  6. Marcos tenho um blog de Futebol. Disso meus amigos que já mim conhecem já sabem disso. Em relação ao artigo até entrava no desafio mas não quero porque estou em um novo projeto que vem aí com o Victor Palandi e o Leonardo Caprara. Fora isso vou entrar em um meta blog. Gostei do desafio ao pessoal. Um abraço e sigam os passos com calma galera.
    Não esqueçam de partilhar nos Grupos de Facebook e Twitter. :)

    Responder

  7. Para terminar quero deixar um comentário importante. Vocês que fazem leitura em artigos e não compartilham não estão ganhando nada com isso.
    Vou dá um exemplo. Esse meu comentário está no Ferramentas Blog…Se eu compartilhar e uma pessoa abrir ela pode ler meu comentário aqui e abrir no meu blog. Como podem ver um curtir, um comentário sempre é útil. Fica melhor ainda quando comentamos no artigo que compartilhamos. Não é novidade mas não esqueçam disso. Marcos foi só uma dica, Obrigado se aceitar o comentário.

    Responder

  8. Se eu criar um blog com temas variados, tipo uma revista.. Tentando abranger os mais diversos grupos.. Posso ter sucesso ?

    Responder

    • Carol,

      É mais fácil manter-se focada num único assunto para não se perder em meio a tantas informações e propostas. Assim você tem chances de dedicar-se ao seu público alvo e produzir conteúdo de alta qualidade para algo específico.
      Blogs de assuntos variados são muito genéricos e pouco aprofundados, além de difícil administração.

      Mas, o desafio é para todos e se você quer tentar assim, então tente.

      Responder

      • Comcordo plenamente com o Marcos. Se nossos blogs de nicho único onde o tema principal, por exemplo, Futebol já é difícil manter atualizado quanto mais temas variados. Fica algo difícil de administrar Carol.Se você tiver autores te ajudando aí sim. É isso aí

        Responder

  9. Olá Marcos,
    Valeu pelo desafio, há tempos quero fazer um blog, porém a escolha do tema está sendo muito difícil pois gosto de música, games, filmes, seriados e é claro tecnologia. Acho que domino todos esses tópicos, mas acho complicado falar de todos, realmente tenho que escolher um nicho. Não posso fazer tipo um revista, abordar vários assuntos.

    Responder

    • Bruno,

      Por isso mesmo a proposta desse desafio é focar num único assunto e começar logo, trabalhar por 15 dias e descobrir seu potencial como blogueiro. Nào deu certo? Então tente outro assunto por mais 15 dias, até sentir-se satisfeito.

      A ideia é começar logo a trabalhar.

      Responder

  10. Vou participar, mas vou começar a trabalhar mais serio quando minha irmã voltar para Itália, enquanto isso tenho que dar atenção a ela.

    Responder

  11. Detalhe, acho que de 15 dias para 90 é um passo muito grande. Quem sabe a gente não possa colocar passos intermediários para estimular mais os blogueiros.

    Alcançar metas estimula a continuidade do trabalho. Uma sugestão seria: 15 dias iniciais, depois o dobro do tempo – 30 dias, depois o dobro do tempo – 60 dias. Ao todo, o blogueiro teria ficado 105 dias blogando.

    O Tempo total é maior do que os 90 dias propostos por ti, mas com metas intermediárias que estimulariam a continuidade da prática e rotina de blogar. Não se acorda e decide correr uma maratona. Espero ter ajudado. Abraços.

    Responder

  12. Oi, eu acompanho o blog como usuário fantasma pois nunca tive um blog, mas futuramente eu poderia pensar em ter um, que é difícil isso não nego, mas é uma vontade que tenho e deixo isso claro.
    Me senti motivado a fazer isso, porém como eu nunca tive um blog, posso fazer coisas erradas ou até mesmo desanimar ou achar que estou errando em fatores que posso estar acertando e vice-versa… Estou confuso agora.

    Responder

  13. pode ser um blog com temas variados (música, cinema, moda e etc.) mas para um público-alvo específico? Por exemplo, um público que gosta de coisas mais vintage?

    Responder

  14. Ok Marcos, aqui estou eu com o link do meu novo blog. Desde sexta-feira que estou “trabalhando” nele.
    Preparei algumas imagens especialmente para esse novo espaço que não terá o gadget de seguidores porque vou estar usando o efeito LightBox nas imagens que aprendi aqui no seu FERRAMENTASblog, (por causa do conflito dos códigos) mas não sei se isso vai interferir em alguma coisa.
    Meu primeiro texto escrevi em dois dias, só que, devido os temas serem de muitas complexidades históricas não vão ficar curtos, não tem como fazer resumido
    Tenho alguns rascunhos guardados em meus arquivos que vou escrevendo de acordo com minhas buscas.
    Não sei se vou poder criar mais de uma postagem por semana.

    Será que vai dar certo? :)

    Responder

      • Obrigada pela visita MarGGa Duval. Sim havia um espaço para comentários.
        Infelizmente tive que fechar o blog visto que ele me levaria muito tempo com pesquisas, sendo que os outros dois também dependem desses recursos. Peço desculpas por não continuar, acontece que minha intenção seria abordar assuntos dos quais eu já tenho num outro blog, relacionados a mitos e crenças, coisas que ainda se mantém através de milênios e as postagens poderiam ficar muito parecidas. Por isso desisti.
        Farei uma visita ao seu espaço como o perfil do outro blog do qual falei.

        Agradeço o estímulo como também ao Marcos pela ideia que me influenciou a ter outro blog. Um grande abraço.

        .

        Responder

  15. Oi Marcos, acho que é uma grande iniciativa. Porém, já criei o meu blog há 1 mês, e foi o meu primeiro blog, depois de 90 (Não estou mentindo!), que sinto prazer nele postar, e, tenho os meus próprios comentários, e até já me fizeram propostas de parceria. O meu grande objetivos, é, ainda este ano conseguir um domínio .com para o meu blog. Só queria agradeçer pelas suas dicas, pois sem você não consiguiria trabalhar com adsense, nem fazer alguns tutoriais.

    Responder

    • Cartola,

      Não vejo problema algum. Mas seria interessante você ir além da mera exibição de fotos e tentar tratar mais sobre sexualidade ou sensualidade, conselhos sexuais, de conquista… coisas mais abrangentes para ter um público mais amplo e fácil de fidelizar.

      Responder

  16. O Marcos é um verdadeiro blogueiro, a incentivar toda a sua audiência a serem pro-activos!

    Eu estou a pensar lançar mais 5 metablogs ainda este mês, mas a falta de tempo (e preguiça também, querer aproveitar o tempo livre fora do computador) tem sido obstáculos.
    Mas artigos como este incentivam ainda mais a dar o passo.

    Parabéns Marcos.
    Abraço

    Responder

  17. Algum tempo que venho estudando Sobre empresas que pagam freelancer para escreverem artigos. Hoje tenho cadastro em vários e estudo os que rendem mais ou mais fáceis de se trabalhar. Aproveitando o gancho do Marcos Lemos, resolve criar o “Resenha Paga” que terá como tema, ganhar dinheiro como Editor Freelancer na internet. citarei empresas e até como melhorar a escrita e ser mais hábil durante o processo para ser mais produtivo, ainda não há artigos, mas a partir de quarta-feira desejo começar a escrever.

    Responder

  18. Bom dia Marcos!

    Sou leitor assíduo do seu blog, onde gosto muito do conteúdo! Sou criador e editor de 5 blogs, sendo de vários nichos. Motivado por seu desafio, vou colocar em pratica o meu 6 desafio.
    Boa sorte para nós nesta nova empreitada!
    Sucesso sempre

    Responder

  19. Pingback: O que um blog precisa para ter sucesso - Mundo dos Blogs

  20. Ficarei muito feliz em participar desse desafio,porem preciso finalizar meu projeto para dar inicio ao teste.
    Mas desde já meus parabens pela iniciativa.
    Um abraço!

    Responder

  21. Gostei do Desafio Eu tenho um blog mas esta sem conteúdo novo á algum tempo, visto que tentei criar um brechó virtual e postar fotos de moda, com ensaios produzidos por mim. Ainda gosto da ideia, mas o nome “Retrospectiva Modas”, me deixou com as mão atadas para postar coisas diferenciadas, e eu adoro várias coisas, do tipo make, unhas, moda, e beleza em geral. Com este desafio, acabei de me decidir a tentar outra vez, mas de maneira diferente. Um blog pessoal, com coisas e assuntos que nós mulheres gostamos, o que acha?

    Responder

  22. Olá Marcos!

    Gostaria muito de participar, mas infelizmente meu novo blog está fora do prazo. Mesmo assim vou tocando em frente… estou na fase de segurá-lo por 90 dias. Acontece que já estou com dificuldade de encontrar conteúdo… meio desanimado pra escrever… sabe como é? Mas vou tentar não deixar a peteca cai… vi matérias onde dizem que se ganha dinheiro com cerca de 35 a 40 bons artigos…. outros dizem que não se deve esperar nada antes de 100 artigos… mas, vamos caminhando.

    Se puder, visite meu blog e faça críticas, ok?

    Parabéns pelo artigo e sucesso!

    Responder

  23. Em fase final para inauguração. Demorei um pouco, mas no máximo até o sexta ele entra no ar. Quando estiver rodando volto aqui pra postar o link. Abraços…

    Responder

  24. Marcos
    Já fazem 2o dias do lançamento do seu Desafio.

    Também vou começar um novo Blog para dar o exemplo, além dos blogs que já tenho
    Podemos ver seu novo blog? :):)

    Eu desisti nos primeiros dias por falta de tempo para me dedicar a um novo projeto.

    Responder

  25. Só não crio/mantenho nenhum blog ou qualquer outro tipo de website, pois hoje em dia há concorrencia enorme em qualquer assunto.

    Não há praticamente nenhum novo assunto interessante que eu possa usar para fazer meu blog.

    Responder

  26. É consegui sobreviver aos 15 dias :D e agora esta dando tudo certo, parte dos visitantes que entram no meu site voltam e tornam-se seguidores dos meus artigos, só estou tendo dificuldade ainda com os comentários, que eu estou estudando uma forma de resolver isso….

    Marcos Lemes, você poderia lançar um post para saber como anda o blog, o desafio que você lançou, se alguém como eu esta tendo algum resultado.

    Responder

  27. Já fazia tempo que eu queria começar um Blog. Assim, para mim, o ‘Desafio’ veio como o empurrão que faltava. O espaço está em um nível bastante iniciante, porque é o primeiro Blog que faço, mas espero melhora-lo cada vez mais. Lendo algumas dicas do’ ferramentas’, consegui até colocar ‘linkbar’ e ‘barra lateral flutuante’. Agora não falta muito para completarem os 15 dias, espero passar por eles, e por mais 15, mais 90 e assim por diante. Segue o link do meu Blog para quem quiser conferir ===> http://mundospossiveisblog.blogspot.com.br/. É isso, parabéns pelo espaço caro Lemos, um abraço, valeu!

    Responder

  28. Olá Marcos,
    Estou terminando uma pós sobre gestão da educação e agora na minha monografia vou criar um blog na área educativa. Estava na internet pesquisando sobre qual a tendência dos blogs porque li um artigo na revista super interessante que os blogs estão com os dias contados. Nessa minha busca acabei parando aqui nessa sua postagem desafiando seus leitores a criar um blog. Pelo que eu entendi, o blog não está acabando e uma página no facebook do blog serve como divulgação. É isso mesmo?
    Seu desafio bate com a minha necessidade e já estou começando. Tenho outros dois blogs mas não conhecia seu site e agora vou acompanhar tudo diretitinho.
    Boa semana!!!
    Carla

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.