Você está preparado para o NOVO Ranking do Google?

O que é Author Rank do Google?
Todos os dias o Google tenta melhorar os resultados das buscas, baseando em relevância, qualidade do conteúdo, número de links e a autoridade de seu blog/site. Por iss’e tão importante conhecer técnicas de SEO. Mas agora surge um novo elemento decisivo para o posicionamento: Você, o autor do conteúdo! A Google está implementando um novo método para determinar a relevância de um conteúdo: trata-se do “Author Rank“. Você sabe o que é isso?

Já faz algum tempo que a Google está implementando esse novo método de posicionar resultados orgânicos nas buscas, baseando-se na relevância e autoridade do autor daquele conteúdo. Faz todo sentido se pensarmos que um reconhecido especialista e determinado nicho/assunto, saiba mais do que um curioso amador.

A ideia do Google é bem simples e pode ser o fator decisivo para o sucesso de seu blog.

Querem ampliar os fatores que influenciam na tomada de decisão das pessoas ao clicar em certos resultados. Antes faziam isso apenas determinando qual conteúdo era mais relevante, observando principalmente o número de links que aquela página, site ou blog, recebia de outros, entre outras centenas de fatores, como palavras chave, contextualização e qualidade da informação. Junto há isso tudo há o PageRank, que é o número/nota que um site ou conteúdo recebe do Google, determinando sua relevância.

Muitas outras mudanças foram implementadas nos algoritmos do Google, fazem até mesmo com que o PageRank perdesse o peso que tinha em anos anteriores. As grandes mudanças vieram com o Panda e o Pinguim, que focaram principalmente na originalidade do conteúdo, o quanto a informação é completa e até suas atualizações.

Destaque do autor no Google Author Rank

Agora surge o Author Rank

Para melhorar ainda mais os resultados, o Google agora está trabalhando numa mudança que será significativa e decisiva para os resultados naturais das buscas. Querem determinar a influência específica de um autor quando ele escreve sobre determinados assuntos.

São dezenas de fatores que podem determinar o nível de influência de alguém e sua relevância em determinado assunto, mas a equipe do Google já está trabalhando nisso há algum tempo. Inclusive podemos ver os efeitos de certas mudanças que estão acontecendo aos poucos, especialmente quando fazemos nossas buscas conectados em algum serviço da Google.

O principal fator é a interação cada vez maior das pessoas nas redes sociais, onde a influência pessoal é mais determinante em nossas escolhas. Ao vermos uma foto conhecida e bias referências sobre o autor de determinado tema, temos mais tendência em acreditar naquela informação.

Claro que o mais importante é que seja comprovada a relevância daquele indivíduo e sua real autoridade sobre o tema. Para chegar a tal resultado o Google está trabalhando na soma de diversos pontos, tais como ilustra a imagem abaixo:

Fatores Author Rank do Google

  • PageRank do Conteúdo = não se trata apenas do PageRank propriamente dito, mas dos outros fatores de ranking que o Google determinou até hoje e ainda usa.
  • Nível de engajamento no Google+ = não só para valorizar a sua própria rede social, mas também para ter uma fonte segura do nível de relevância e influência de determinada pessoa, baseando-se também nas coisa que ela compartilha e suas interações.
  • Total de +1 do Conteúdo = O “voto” e compartilhamento das pessoas que leram o conteúdo é determinante para apontar o nível de relevância do conteúdo e a qualidade do autor.
  • Indicadores externos de autoridade = É importante levar em conta o currículo do indivíduo por trás daquele conteúdo. O que pode ser observado que comprove seu nível de conhecimento.
  • Relativa autoridade nas outras redes sociais = o Google não pode ignorar os movimentos em outras redes sociais, como o número de “Curtir” no Facebook ou o de RTs no Twitter.
  • Número de Círculos = não só o número de Círculos no Google+ em que o autor está inserido, mas se as ligações são também relativas ao assunto.
  • Frequência de Posts = com que frequência um conteúdo é postado pelo autor, mesmo que em outros sites e blogs, é importante para determinar sua capacidade de abordar e ampliar as informações sobre determinado tema.
  • Autoridade em outros sites = um autor que realmente seja autoridade em determinado assunto tem grandes chances de publicar em vários sites/blogs e isso também é decisivo para medir sua influência.
  • Comentários no artigo = a quantidade de interações diretas com o conteúdo também vão ajudar a determinar se aquele conteúdo é relevante.

Não podemos esquecer que estes são fatores gerais e que o Google pode criar outras centenas de critérios diferentes para determinar a influência e autoridade de um determinado autor, inclusive levando em consideração que tal pessoa nem seja muito atuante na internet. Por isso, o peso de cada fator também pode ter medidas diferentes.

Muita coisa ainda vai surgir e podemos esperar grandes mudanças nas técnicas de SEO.

.

Fonte: SEOmoz – How to Prepare for AuthorRank and Get the Jump on Google

21 Comentários

  1. Olá Marcos o cerco esta se fechando e esta ficando cada vez mais complicado bom posicionamento no google, o negócio não tem muito segredo, tem é que estudar para inserir conteúdo de boa qualidade e conseguir com isso autoridade sobre o que esta escrevendo.
    Valeu pela informação.

    Responder

  2. Oi Marcos, como sempre voce trazendo novidades, obrigada :)
    De qq forma, estou lascada mesmo, meus leitores fazem download dos meus paps e moldes, mas comentam muito pouco… faz parte eu suponho rsrsr
    Abraços, Pat

    Responder

  3. É tudo muito bonito mas não adianta…

    Ainda há dias apareceu um site numa keyword bastante concorrida na primeira posição, sendo que o artigo foi escrito 15 dias antes…

    Ou começamos a aprender técnicas mais “esquisitas” ou saímos fora do jogo…

    Responder

  4. São estratégias inteligentes do Google, especialmente para trazer mais público ao Google+. Eu sou bem ativo no Google+, estou online o dia inteiro, interagindo em comunidades sobre tecnologia e divulgando o [link suprimido], acredito que esse será um fator importante na indexação do meu blog no Google, já que é um blog muito recente.

    Responder

  5. Acho que a Google está ficando muito chata. Longe de ser uma teoria da conspiração, mas parece agora que apenas os grandes portais de notícias terão bom posicionamento no buscador dela. Nós sabemos que esses grandes veículos não agem com imparcialidade, nem se aprofundam na maioria dos assuntos que abordam. Isso não afetará apenas nossa vida de blogueiro, mas também nossa vida de leitor. São muits blogs que leio onde encontro informações confiáveis, mas agora estão sujeitos à critérios desconhecidos. Que bom que temos as redes sociais, ou de outro modo a divulgação dos nossos blogs estaria seriamente comprometida. Isso vai obrigar a compra de links patrocinados para quem quiser manter a visibilidade no buscador dela. Essa estória da google “dominar” a melhora da nossa experiência na internet chega a ser criminosa. Agora vão decidir até nossa opções de leitura. Por que não usam seus algorítimos para combater a pornografia infantil e a pedofilia? Por fim, já troquei o navegador crome pelo firefox e acho que vou substituir o google pelo binq.

    Responder

    • Concordo com o fato de que se não fosse os outros meios de divulgação [lê-se redes sociais, como twitter e facebook] os blogs não teriam tanta visibilidade. O Twitter, principalmente, dinamizou para mim a comunicação entre blogueiro-leitor.

      Responder

  6. O Rodrigo Nogueira fez um excelente comentário. Se não fosse as Redes Sociais as coisas podiam se complicar para nosso lado. O que sei é que tem muitos grandes sites aí na nossa frente mas eles não tem qualidade de artigos que nós por vezes temos e mesmo assim fica na frente. Só espero que o Google veja que nós não estamos parados e vamos buscar o nosso lugar ao Sol. Somos blogueiros com orgulho. Abraço aos amigos das Redes Sociais. Tamo junto galera!!!

    Responder

  7. Muito boa a informação, como sempre, me ajudou a melhorar um pouco o conhecimento sobre Blogs e estratégias que deverei tomar para melhorar meu blog, é sempre bom saber o que a Google anda fazendo e inovando, pois dependemos dela para divulgar e ranquear nossos blogs.

    Responder

  8. Marcos é bem isso mesmo, no fim do ano tive uma caída séria, pensei… que fiz de errado?

    Olhando seus posts consegui voltar a minha marca, vi sobre as mudanças na métrica do google, e pode acreditar… recuperei metade do que perdi com suas informações.

    Obrigada pela ajuda na web!

    Responder

  9. Pingback: Nunca espere as pessoas acharem seu Blog | Sites e Blogs

  10. Pingback: Nunca espere as pessoas acharem seu Blog | Blog Evandro Milani

  11. Pingback: BLOG nunca espere as pessoas acharem o seu | Empreendedorismo DIGITAL

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.