Como usar “Leia mais” no Blogger

Hospedagem para Blogs

Algumas pessoas gostaria de usar resumos de postagens na página principal e de arquivos do Blog. No Blogger é possível fazer isso de forma manual e bem prática, mas também existem recursos que automatizam esse processo. Os resumos normalmente exibem uma pequena imagem alinhada ao texto e um trecho do primeiro parágrafo, seguido do link “Leia mais” ou “Continue lendo“. Isso pode tornar seu blog mais organizado e fácil de acompanhar.

Sempre recomendamos os resumos de postagem com links “Leia mais” para qualquer tipo de layout de Blog. Isso deixa seu Blog mais leve e fácil de navegar, além de tornar a informação mais acessível para o visitante escolher o que quer ler.

Vamos mostrar aqui algumas dicas importantes para usar este recurso no Blogger (BlogSpot), tanto de maneira manual e individual para cada post, como de forma automática. Além disso, vamos sugerir um código que pode ajudar você a ganhar mais dinheiro com anúncios exibidos abaixo dos resumos de postagem.

Inserir expansão de postagem

No Blogger esse recurso de resumo leva o nome de “Expansão de Postagem” ou, em inglês, “JumpLink“. Para inserir o modelo padrão de “Leia mais” no Blogger, basta que, enquanto escreve seu post, marcar a linha onde quer que seja feito o corte e clicar no botão “Inserir expansão de postagem”, como ilustra a imagem abaixo:

Leia mais - Resumo de postagem no Blogger

Esse procedimento é manuel e deve ser aplicado em todos os artigos individualmente, se quer que funcione em todos. Para quem já tem um blog com grande volume de conteúdo, pode ficar difícil ir em cada post adicionar esse recurso.

Isso é um pequeno código, uma “tag” que é inserida no corpo do texto. Se você clicar no botão “HTML” do editor de postagens, poderá ver o código que monta o texto do seu post e a tag “<!–more–>“, como em destaque logo abaixo no exemplo:

Tag More para Blogger

Com este recurso manual vem uma vantagem: poder exibir anúncios ou mensagens automaticamente, logo abaixo do primeiro parágrafo de seus artigos que tenham essa “Tag”.

Exibir anúncios depois do Resumo

Você pode ver aqui mesmo no [ Ferramentas Blog ] que temos anúncios e mensagens, ocasionalmente, abaixo do primeiro parágrafo de todos os nossos artigos. É uma forma prática de monetização e de falar diretamente com seu público sem tirar o foco do conteúdo.

Para o Blogger é bem simples e já ensinamos um código para você aproveitar essa vantagem:

Pode ser usado para outras coisas, além de anúncios ou banners.

Como aplicar resumo automático

Mas para quem quiser algo automatizado na hora de aplicar o recurso de resumo de postagens com o link “Leia mais”, pode fazer uma inserção de um código simples. O modelo que ensinamos tem tanto com exibição de uma imagem em miniatura quanto só o resumo do texto e título.

Neste caso não é possível fazer a inserção de anúncios e mensagens como ensinamos no item anterior.

A vantagem é que facilita para quem quer aplicar o resumo “Leia mais” em blogs que já têm muitos artigos publicados e ficaria inviável revisar todos manualmente.

É importante destacar que nem todos os templates funcionam bem com o recurso automático, inclusive do ponto de vista estético, por isso é importante ter um backup do seu blog e fazer testes antes de aplicar definitivamente.

9 Comentários

  1. Marcos, primeiramente queria lhe dar os parabéns por mais uma ótima publicação…

    Queria lhe perguntar uma coisa: É possível fazer com que as pessoas ao clicarem em algum marcador de postagens do meu blog serem levados as postagens referentes a este marcador, mas estas postagens estejam também com o “leia mais” ??? É por que é muito complicado pra mim que possuo muitas postagens em alguns marcadores quando algum leitor meu clica no marcador e as publicações referente a este marcador aparecem completas na página, isso além de tornar o carregamento da página muito lento, torna o navegabilidade do leitor um pouco complicada pois ele terá que esperar para carregar postagem por postagem pra ver a que estava precisando no momento… Se tiver como me responder essa pergunta ficarei muito grato…

    Att Romirys Cavalvante

    Responder

  2. Por favor Marcos Lemos! Os dois amigos acima conseguiram colocar o Leia Mais. Não consegui colocar de forma automática mesmo tendo seguido a risca tua orientação. Tem ideia de algo mais que possa tentar? A paz

    Responder

    • Alexander,

      Imaginando que você entrou no tutorial indicado e vez os passos sem errar nada:

      Algumas vezes certos códigos podem não funcionar em alguns tipos de Templates por conta dos códigos usados pelo criador. Sem um conhecimento de códigos específico, fica difícil ajustar isso.
      Sinto muito em não poder ajudar.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.