Como ter um Blog melhor que a concorrência

Já viu o tamanho da Blogosfera? Seu blog está totalmente diluído e perdido em meio a milhares de outros blogs concorrentes. Para se sobressair e conquistar o seu público, é preciso fazer melhor que os outros ou ao menos diferente. Separei algumas dicas que podem ajudar você a ter um blog melhor que os Blogs concorrentes e ampliar ainda mais o seu público.

Publicamos há algum tempo um artigo sobre o tamanho da blogosfera e chamando a atenção para como nossos blogs são pequenos. Recomendo que leia o seguinte artigo:

Mas esse fato não pode desanimar ninguém. Deve servir como estímulo para você continuar com seu blog e crescer ainda mais, já que as possibilidades têm o mesmo tamanho de toda a internet. Além disso, seu blog não está competindo por espaço com todos os sites e possibilidades que existem, mas apenas com o seu nicho, com blogs e sites que ocupam o mesmo espaço e disputam o mesmo público.

Essa disputa pode ser saudável para todos, inclusive melhorando a qualidade do conteúdo existente na internet. Se não fosse assim, se não existisse concorrência e um certo nível de competição, estaríamos todos nivelados por baixo. Buscamos resultados e que sejam resultados positivos.

Como ser melhor que a Concorrência

O mais difícil na internet é se destacar de todo o resto que existe. Se você olhar bem, será capaz de encontrar dezenas e até milhares de blogs e sites que são potenciais concorrentes do seu. Alguns mais ou menos profissionais que os outros e é esse o primeiro ponto para se sobressair e ter um lugar ao sol.

Também é preciso conhecer bem o seu nicho e quem é seu público alvo. Essa é outra tarefa complicada, mas crucial para a sobrevivência de seu projeto a longo prazo. Junto com conhecer o público, você tem que conhecer e acompanhar de perto seus concorrentes, não todos, mas os melhores.

Seja profissional

Dê um salto de qualidade com seu blog e abandone o amadorismo se quer ter mais espaço e visibilidade em seu nicho. Se observar bem, os grandes blogs todos têm esse diferencial: não estão brincando de blogar, mas fizeram disso um trabalho, sua profissão.

Está na hora de migra de uma plataforma gratuita (como o Blogger ou Tumblr) para uma hospedagem e instalar o WordPress.ORG. Mais urgente ainda será registrar um domínio para seu Blog. Junto com isso, procure criar uma identidade visual para seu blog, algo que seja a sua “marca registrada”. Nesse caso você também vai precisar de um layout Premium ou que seja criado por um webdesigner. Seu blog tem que ter um visual exclusivo – chega de templates gratuitos e desorganizados.

Todos esses pontos você encontra mais detalhes pesquisando aqui mesmo no [Ferramentas Blogs].

Então reserve um horário do seu dia para se dedicar exclusivamente ao seu blog, incluindo tempo para leitura e criação de conteúdo, constantemente.

Conhecimento é indispensável

Leia o máximo que puder sobre o tema principal do seu blog e invista nisso. Invista em ser um blogueiro melhor, aprendendo técnicas de divulgação, SEO e marketing de mídias sociais, entre outras coisas.

De todo o conhecimento necessário, o mais importante é saber quem é seu público alvo e como interagir com essas pessoas. Todo Blog precisa de público e a fidelização dessas pessoas é o que separa os blogs pequenos dos grandes. Entenda como seu público pesquisa, o que eles querem e como ajudá-lo ao máximo.

Conhecendo o seu público e dominando o assunto que escolheu, você será capaz de produzir conteúdo de acordo com o interesse de milhares de pessoas. A soma de todo o conteúdo de qualidade que produzir, será a garantia de boa reputação para seu projeto e relevância.

Estude a concorrência

Agora a dica mais importante: separe e catalogue quem são os melhores blogs e sites do seu nicho. Só não confunda uma coisa: nem sempre os melhores são os maiores. Portanto, analise a qualidade e relevância do conteúdo produzido, descubra quem são os melhores autores e leia, assista e interaja com todos eles.

Como é impossível catalogar todos, selecione ao menos os 30 melhores e os acompanhe de perto, sem perder nada do que eles fizerem. Analise o que eles fazem de melhor e o que deixam de fazer ou são ruins. Busque em todos o que você pode fazer melhor e como pode superá-los em cada item importante para seu público.

Quando você é capaz de organizar essas informações, vai descobrir quais caminhos seguir na hora de desenvolver seu blog e conquistar seu espaço. Fazendo o que seus concorrentes não conseguem, esqueceram ou não dão importância, automaticamente você estará sendo original e relevante para seu público. Eles vão perceber que você está contribuindo com algo que outros deixaram de lado ou estão incompletos.

Podem parecer passos simples, mas poucos são os blogueiros que seguem isso e por isso mesmo que são poucos os que têm sucesso e atinge resultados significativos com seus projetos.

10 Comentários

  1. Só não concordo em migrar do blogger par ao WordPress,vc pode ter um blog profissional usando o Tumblr ou o blogger.Mas é claro que um domínio próprio é obrigatório,um layout bonito,e um bom conteúdo.

    Responder

    • Robson,

      Claro que isso depende das necessidades do Blogueiro, mas não dá para comparar o nível de profissionalismo que se pode chegar com um blog no WordPress. Outras plataformas não suportam metade dos recursos e muita coisa que é indispensável para um blog grande, o Blogger nem o Tumbler conseguem prover.

      Responder

  2. A blogosfera brasileira está repleta de blogs ruins, especialmente os que ensinam a ganhar dinheiro, e muitos deles fazem comentários de spam nos blogs alheios, querendo vender kits de e-books. Lamentável ! Aprendam com o Marcos Lemos, escrevam algo útil. Acho que esse é o caminho para se sobressair. Estamos cansados de ver a mesma coisa em vários lugares.

    Responder

  3. O seu Blog se sai bem contra a concorrência porque tem um conteúdo de alta Qualidade que é o mais importante. e é claro uma Identidade visual espetacular. Layout limpo amplo e facilita a leitura…. Parabéns

    Responder

  4. Olá Marcos estou começando nesse mundo de blogs, e o meu blog esta na plataforma blogger e estou pondo em prática algumas dicas que você ensina no ferramentas blog espero alcançar algum sucesso, parabéns pelo excelente trabalho e pelas dicas que dá, obrigado.

    Responder

  5. ótimas dicas marcos , foi através de seu blog que aprendi muitas coisas relacionadas a internet , criei meu blog do nicho dinheiro, e hospedei com vocês ,foia melhor coisa que fiz em minha vida,estou muito feliz com essa minha segunda profissão e espero poder cada dia mais contribuir para melhorar a vida de muitas pessoas.

    Responder

  6. Mania de brasileiro de achar que o que é grátis é ruim..

    Facebook é grátis e é o mais acessado do Mundo.

    Grátis é bom!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.