Orkut faz 10 anos: Morre ou não morre?

Por incrível que possa parecer, o Orkut, aquela primeira rede social da vida de muitos brasileiros, ainda existe e está ativa, completando agora 10 anos de existência. E a pergunta que sempre se faz é: quando a Google irá acabar definitivamente com o Orkut? Se é que vai acabar.

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube p/ assistir vídeos sobre Blogs.

Quer saber como GANHAR Dinheiro com Blog? Leia este artigo onde explico passo a passo tudo o que você precisa saber sobre monetização de Blogs: "Como GANHAR Dinheiro com Blog".

Mesmo convalescente, o Orkut está entre as 10 redes sociais mais acessadas do Brasil – mais do que o Google+ – e conta com 6 milhões de usuários ativos. Um pouco dessa sobrevida se deve ao modelo de Comunidades, muito semelhante aos fóruns. Essas comunidades ainda sustentam debates, trocas de informações e até perfis ativos para relacionamentos. Não é apenas mera nostalgia de alguns, mas usabilidade e praticidade que mantém a rede social ainda funcionando.

Por mais que a Google empregue grande esforço em migrar todos os usuários de seus serviços para o Google+, o fato é que o Facebook, Twitter e até o Instagram mostram-se mais eficientes em fidelizar usuários e ampliar suas redes de acesso.

Orkut

Falamos da decadência do Orkut desde 2010 e sua queda ficou acentuada em 2011. E até mantenho parte da minha opinião de 2011 sobre se devemos ou não abandonar o Orkut. Este é um serviço em que a Google poderia investir sob um novo prisma, transformá-lo numa grande rede social de fóruns ou coisa do tipo, para manter as pessoas ainda ativas. Quem sabe até integrar de vez esse recurso no Google+.

As comunidades do Google+ não chegam nem aos pés do que se pode fazer nas Comunidades do Orkut e não se parecem em nada com os modelos dos Fóruns. Há público para isso.

Fato é que o Orkut ainda está vivo, completando 10 anos e não sabemos até quando irá sobreviver. A Google já acabou com serviços bem melhores e insistem em manter essa rede social ultrapassada. Vamos ver até quando.

Qual a sua opinião? Comente.

18 Comentários

  1. Acho que a Google deveria ter investido no Orkut e colocado nos mesmo moldes do Google +. O Orkut já tem um público e isso deveria ter sido levado em conta.
    Marcos, aqui vai uma crítica para o seu blog. Tire o banner popup para os acessos de dispositivos móveis. Ele atrapalha pra caramba e quase não li o seu artigo por que não conseguia fecha-lo.

    Responder

  2. Por incrível que pareça, com o Orkut abandonado por muitos, algumas comunidades ainda estão muito ativas. Eu, por exemplo ainda visito a comunidade do Corinthians e da WWE(wrestling). O fato é que as comunidades do Google+ realmente, não chegam aos pés das do Orkut, pois é mais fácil de serem acessadas e tem o jeitão de fórum . Li que o presidente do Google Brasil disse que o modelo de negócios do orkut ainda funciona e dá lucro.

    Concordo com o que o Alexandre disse acima, além de atrapalhar, irrita muito! 🙂

    Responder

  3. Eu ainda acesso o Orkut e suas Comunidades batem de mil a zero nos grupos do Facebook, por exemplo. A interação e a visualização intuitiva das comunidades do Orkut foram e ainda são seu maior primor. O Face é carregado de regras incompreensíveis e perde adesão por criar um clima de terrorismo e censura aos seus usuários. Isso afasta e amedronta. Tenho perfis nas duas redes e comunidades e Fan Pages em ambas. Eu espero que o Orkut não termine jamais.

    Responder

  4. Concordo com Alexandre Kucarcz Cordeiro,Eu para entrar em seu blog tenho que sai e volta entrar, quando estou em um Computador muito lento acabo desistindo de volta entrar em seu blog.

    Responder

  5. Pena que o orkut deu uma queda vertiginosa e bem que poderia estar na ativa até hoje…bom p/ as comunas de vendas.Sim por incrível que pareça tem comunas na ativa e eu mesmo fiz bons debates lá como segurança,a politicagem nos empregos ,e a questão de certas celebridades ou pseudo que qdo aprontam derrepente viram evangélicos…gerou boas postagens.
    Qto ao google+ é uma pena que certas comunas não foram p/ frente e olha que tinham boas categorias,mas achei muito fraco no quesito de movimentação…derrepente ficou parado.
    Eu mesmo não encerrarei a minha conta e creio que um dos fatores que as pessoas visitam o orkut é clima de saudades ou até mesmo p/ pesquisar contatos em algumas comunas antigas,e outras p/ formar mais amigos nas comunas de movimentação..

    Responder

  6. Acredito que o Orkut ainda não foi encerrado porque traz muita grana para o Google, afinal ainda são exibidos anúncios no site. Quando não for mais rentável, certamente será encerrado.

    Responder

  7. infelizmente, o Google não investiu no Orkut (como deveria) para ‘forçar’ as pessoasa migrarem para a rede social que leva o seu nome, o Google+.

    Cada vez mais o nome Google está mais presente no dia a dia as pessoas. Google Chrome Google+… tudo estratégia para fortalecer a marca…

    Responder

  8. Não consigo mais entrar no Orkut. Tiinha muitos contatos mas ele não acaita mais o meu e-mail nem minha senha.
    Toda vez tento, ele me encaminha para o Skype e não consigo mais acessar ninguem. Você pode dá uma dica?
    Já escrevi pedindo a você não só isso, mas outras dicas de auxílio mas parece que o Marcos Lemos esqueceu os velhos bogueiros com suas dicas maravilhosas,.

    Responder

  9. Eu sempre gostei do orkut :/ infelizmente minha conta teve que ser desativada. Mas sabe que eu ainda prefiro o orkut rs gosto do face, mas não é a mesma coisa.
    Não sabia que ainda estava em uso, acho que vou reativar minha conta, matar as saudades!

    Responder

  10. Embora ainda seja bastante acessado por vários usuários do Brasil e do mundo, o Orkut parece estar mesmo esquecido, o Facebook veio com tudo, a migração foi incrível, tanto é que as contas do Orkut simplesmente foram abandonadas, uma rede social famosa, mas que teve seu tempo de glória!Abraço e sucessos a todos!

    Responder

  11. Vocês falam que o Orkut ainda esta ativado, então se isso é verdade, então como faz para entrar?
    Pois ja comentei aqui. Tenho e-mail muitos amigos e não consigo mais entrar.

    Responder

  12. O ORKUT NÃO PODE ACABAR EU TENHO 5 COMUNIDADE DE SCRAPS EU ANTES DE FAZER AS MINHAS COMUNIDADE EU TINHA DEPRESSÃO E FUI CURADA DE DEPRESSÃO FAZENDO AS COMUNIDADES DE SCRAPS DO ORKUT ELE NÃO PÓDE ACABAR ASSIM ESTOU TRISTE

    Responder

  13. O Orkut deixara saudades, principalmente pelas comunidades onde aprendi muito, era um excelente lugar para aqueles que desejavam adquirir conhecimento e ainda é!. =/

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.