4 dicas para transformar seu blog num negócio online de sucesso (a #1 é essencial)

Estamos chegando ao fim de mais um ano. 2015 está chegando e com ele o momento de fazer aquelas promessas que talvez nunca vão sair do papel. Confesso que já desisti de fazer esse tipo de ritual. Eu me tornei um pouco mais prático e não espero a virada de ano para fazer o planejamento de meus objetivos. E espero que você, após ler esse artigo, entenda isso também, para o bem de seu negócio digital.

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube p/ assistir vídeos sobre Blogs.

Esse artigo é um guest post escrito por Gustavo Freitas. Ele trabalha com blogs e negócios online desde 2008 e largou um emprego público e uma cadeira de professor universitário para se dedicar exclusivamente a seus negócios online. Você conhece um pouco mais sobre ele no Gustavo Freitas.Net.

Como comecei em 2008 com blogs, numa época totalmente diferente da que temos hoje, precisei me adaptar a várias mudanças no meio digital. Hoje ter apenas um blog já não é mais o suficiente, você precisa ter vários outros fatores para te apoiar e tornar seu negócio online sustentável.

Nesse artigo quero partir do ponto que você tem apenas um blog e está pensando em criar um negócio online de sucesso em cima dele. Então vamos em frente, pois quero te passar 4 dicas para transformar seu blog num negócio online de sucesso.

1- Profissionalize a você

lazyload-imagens-blogger

Para mim essa é a dica mais importante. E a que menos os iniciantes se preocupam. Eu tenho vários cursos na área de marketing digital e já formei quase 2 mil alunos nos últimos 2 anos. E vejo que a maioria dos meus alunos são pessoas que tentaram por muito tempo ter sucesso buscando apenas conteúdo gratuito na internet.

O conteúdo gratuito, mesmo de qualidade, tem um problema sério a ser resolvido. Ele geralmente é superficial. Não entra no assunto com os detalhes necessários. É introdutório. Outro ponto negativo é que o conteúdo gratuito está sempre espalhado por vários locais, o que dificulta encurtar o tempo de aprendizado.

Pense comigo. Se você quer ser um médico, você entra na faculdade de medicina ou procura cursos e e-books gratuitos pela internet e aprende a ser médico? Se você quer ser um eletricista predial (eu sou formado pelo Senai) você vai em busca de conteúdo gratuito ou faz um curso no Senai ou outra escola que ofereça o curso?

Hoje o mercado brasileiro de marketing digital ainda está em formação, mas já está muito concorrido para você pensar que pode ter sucesso a médio e longo prazo apenas com conteúdo gratuito. Então se quer ter um negócio digital, você precisa investir em cursos e aprender marketing digital, copywrite, técnicas de vendas e, também, participar de eventos e encontros presenciais.

2- Profissionalize seu blog

Depois que você se tornou um profissional, pode começar a estruturar seu blog e torna-lo um blog profissional. Talvez seja até necessário começar um blog do zero, colocando em prática tudo que você aprendeu nos treinamentos que realizou.

Eu comecei a entender a necessidade de profissionalizar meu blog em 2008, três meses após a criação dele, quando comecei a ganhar algum dinheiro. Entendi que se não o tornasse um blog profissional o meu negócio online não seria duradouro. Eu acertei, pois estou aqui até hoje.

TendÊncias de mercado para blogs

Alguns pontos importantes a considerar antes de começar um novo projeto ou atualizar o seu:

  • Domínio próprio

Se você está em uma plataforma como o Blogger, que permite ter um blog sem um domínio próprio, providencie o mais rápido possível a compra de um domínio próprio para o seu blog. Existem vários motivos para isso, mas vou te dar apenas um. Imagine que você tenha o seublog.blogspot.com.br e ele faça grande sucesso e quando você pensar em registrar um domínio próprio descubra que ele já foi registrado por outra pessoa? Isso pode dar vantagem para seus concorrentes, então registre logo esse domínio.

  • Template responsivo e minimalista

Hoje o conteúdo é ainda mais importante que anos atrás, então quanto menos o seu template atrapalhar seu público de ler seu conteúdo, melhor. Por isso ter um template minimalista é o ideal. Um template responsivo é necessário, já que a cada dia as pessoas acessam a internet dos dispositivos mais diversos e ter um template que se adequa a esses dispositivos é uma necessidade.

O Marcos Lemos já escreveu um artigo bem completo sobre “A importância de um layout responsivo para blogs” e sugiro que leia, se ainda não o fez.

  • Nicho específico ou até mesmo um micro nicho

Eu comecei a ganhar dinheiro com meus blogs quando entendi a importância de ter um blog em um nicho definido. Isso me ajudou a conseguir uma audiência focada no assunto do meu blog, o que me permitiu monetizar meu blog de uma maneira mais natural. Se você não tem um blog focado em um nicho o momento de começar é agora. E se está num nicho muito concorrido pense com carinho em se dedicar há um micro nicho dentro desse nicho, focando na solução de problemas. Tenho uma série de vídeos que pode te ajudar com a pesquisa do nicho, basta clicar aqui.

  • Artigos que resolvem problemas do nicho

É isso que me faz ter sucesso nesses anos todos na internet. Estou sempre buscando trabalhar com assuntos que gosto e entendo e dessa maneira consigo focar em criar artigos que resolvem problemas do nicho ou micro nicho em que estou trabalhando. Aconselho que faça o mesmo. Comece por relacionar os principais problemas do seu nicho e foque a produção de conteúdo na resolução desses problemas.

3- Trabalhe com e-mail marketing

Investir em email marketing

Apesar de ter começado a trabalhar com blogs no início de 2008 e um ano depois já ganhar mais com dois blogs do que no meu emprego público, eu só comecei a trabalhar com e-mail marketing muitos anos depois.

Assim que criar seu blog já crie também sua estratégia de e-mail marketing. Fidelize seu público e ele será grato a você (se você tiver conteúdo de qualidade e que solucione o problema deles).

Alguns templates já são próprios para a captura de e-mails e se você não conhecer nenhum, posso te indicar alguns, basta me procurar.

Apenas capturar e-mails não é o suficiente, você precisa saber o que fazer com esses prospectos e, que eles abram seu e-mail. Aqui entra novamente a sua profissionalização. Faça um curso de e-mail marketing e se prepare para conquistar o mercado.

Seus e-mails também precisam ser abertos e nesse ponto posso te ajudar com meu e-book gratuito “Como criar títulos matadores para o assunto do e-mail marketing”.

4- Diversifique as maneiras de ganhar dinheiro

Ideias para ganhar dinheiro com Blog

Talvez você já tenha ouvido essa frase “não coloque todos os ovos na mesma cesta”. Isso significa que você não deve ter apenas uma fonte de renda no seu blog ou negócio online. Se você trabalha somente com Google Adsense, pense em diversificar e trabalhar também com infoprodutos (Hotmart) e outras maneiras de ganhar dinheiro com seu blog e e-mail marketing. Não se limite.

Além das maneiras convencionais existem n maneiras de se ganhar dinheiro com um negócio online e uma que estou vendo dentro da minha casa é o negócio de importação. Minha esposa está se profissionalizando nessa área e vejo que é uma área muito promissora, principalmente para quem pensa em fazer tudo dentro da lei, de maneira legalizada.

Se você tem curiosidade por essa área, não fique só na curiosidade, confira aqui uma entrevista com o Caio Ferreira, um dos profissionais mais respeitados nessa área de importação legalizada.

Conclusão

Como você pôde constatar nesse artigo é possível, com um pouco de trabalho e com o conhecimento certo, transformar qualquer blog em um blog profissional. Mas antes é importante que você se torne um profissional.

Espero ter lhe ajudado com esse artigo e qualquer dúvida que tenha ficado, basta deixar um comentário que respondo o mais rápido possível.

5 Comentários

  1. Marcos e Gustavo, obrigada pelas dicas. Gostaria de tirar uma dúvida. No site que tenho faz cinco anos (o http://www.comerparacrescer.com) tenho aplicado algumas de suas dicas, mas não a do email marketing. Vale a pena investir nisso mesmo com o site já antigo? E mesmo que ele tenha 80% de procura pelo google e apenas uns 12% por público fidelizado? abraços, Mônica

    Responder

  2. Para o Gustavo ou Marcos:

    Eu estava pensando num nicho: um site para downloads. Pode até mesmo ser num formato WordPress, com uma página para “games online” (1), outra para “players de vídeo e música” (2), outra para “antivirus e antimalware” (3) e assim por diante. No máximo teria umas 8 páginas (portanto os exemplos citados contariam por 3).

    Eu não hospedaria os arquivos. O que eu faria seria criar pequenas descrições com o nome de cada programa e um link para o site do proprietário do produto.

    Esse “agregador” de apps, que seria tipo um baixaki, com o link direto para o programa no site do proprietário, seria aceito pelo AdSense?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.