Por que ninguém comenta seu Blog?

Comentários são uma das coisas mais importantes para a motivação de qualquer blogueiro, mas parece que as pessoas não estão dispostas a interagir. O que está acontecendo? Será que você está fazendo algo errado?

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube p/ assistir vídeos sobre Blogs.

Esse dilema sobre a quantidade de comentários que recebemos em nossos blogs é antigo. Vivo isso desde 2007 quando comecei. As explicações são as mais variadas e por isso mesmo gravei esse vídeo.

Um dos métodos mais eficientes é o “Call to Action” (chamar para a ação), onde você provoca o seu público, motivando-o a comentar. Por isso, diga ao seu visitante o que você espera dele, questione, provoque.

Mas boa parte da culpa na queda dos comentários está mesmo nas redes sociais e na diminuição do engajamento. Portanto, não sofra com isso.

Baixar e-book

10 Comentários

  1. Marcos na primeira frase ta errado, você quis dizer importantes, e disse “importnates”
    Só to dizendo isso pra você corrigir, por que acompanho seu trabalho a anos…
    Abraços e sucesso.

    Responder

  2. Faz muito sentido as dicas dadas Marcos.
    Realmente comentários nas redes sociais é o que a galera mais tem feito. O pior é que muita gente nem lê o artigo antes de dar opinião sobre o tema que escrevemos, isso me irrita ás vezes…

    Abração

    Responder

    • É a preguiça para ler que mais atrapalha e diminui a quantidade de comentários, bem como de comentários de qualidade.
      Realmente vemos comentários de gente que não se deu ao trabalho de ler tudo antes de dar uma opinião.

      Responder

  3. Marcos,

    Eu tenho um blog e dificilmente recebo comentários. Eu atribuo isso também ao fato das pessoas terem “preguiça” de comentar.
    Eu, por exemplo, leio um monte de blogs (inclusive esse aqui), mas quase nunca comento.
    De uns tempos para cá, eu comecei a comentar sobre os assuntos que me interessam, até porque, adoro expressar minha opinião!

    Abraços

    Responder

    • Realmente muita gente prefere não comentar.
      Por isso é importante que ao longo do conteúdo, se coloque coisas motivando o público a interagir e deixar opinião. Ajuda a contornar a “preguiça”.

      Responder

  4. Oi Marcos! Eu passo por isso no meu blog de Surpresas para Namorados. Percebo que as poucas pessoas que comentam são as mesmas sempre, entretanto temos uma sessão chamada “apaixonadas no divã” que recebe mais comentários participativos. Acredito que seja exatamente o que você falou, o problema das redes sociais e do botão curtir. No caso desta sessão que recebe mais comentários, percebo que a nossa psicóloga colaboradora chama as pessoas para comentarem e participarem das discussões em todos os posts. A meu ver, o conteúdo dessa sessão permite essa aproximação e colaboração. Já nos outros posts fica um pouco mais difícil ‘chamar para a ação’, já até me conformei com isso, mas fico triste em não ter esse feedback.
    Abraços.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.