Qual sua MAIOR DIFICULDADE como Blogueiro?

Criar um Blog e produzir conteúdo para internet é um desafio para qualquer pessoa. Pode parecer fácil e até intuitivo para alguns, mas a verdade é que existem desafios. Por isso mesmo quero saber de você: quais são suas dificuldades e desafios que você enfrenta com seu Blog?

Sempre me propus como blogueiro, a ajudar o máximo de pessoas possível com tudo o que aprendi ao longo desses anos com o [ Ferramentas Blog ]. Pode parecer que eu sei tudo e não tenho problemas para criar blogs, tocar projetos e desenvolver conteúdo, mas fato é que enfrento os mesmos desafios que você.

Siga o [Ferramentas Blog] no Youtube
Clique no botão ao lado para se inscrever no nosso canal.



Por isso mesmo lancei esta pergunta:

Qual sua MAIOR DIFICULDADE como Blogueiro(a)?

Quero, sinceramente saber de você quais são os principais desafios que seu Blog impõe nestes tempos. Não só como uma forma de compartilhar suas experiências, mas também para que eu possa produzir ainda mais conteúdo focado naquilo que realmente importa para quem tem Blog.

Comente logo abaixo, na área de comentários desse artigo, qual é sua principal dificuldade, seu maior desafio. Tentarei responder a todos que comentarem aqui e, se for possível, criarei conteúdos para o Blog, baseando-me naquilo que você compartilhar.

Aproveito para partilhar minha experiência pessoal: qual a minha maior dificuldade como Blogueiro.

Equilibrando em corda Bamba

Já falei disso até em alguns vídeos e no Podcast, mas tenho grandes problemas em produzir conteúdo com regularidade, de forma constante para este blog, minhas redes sociais e até para outros projetos pessoais. Não significa que não tenho ideias. Até tenho boas ideias e anoto tudo para não esquecer depois.

O problema mesmo está em colocar as minhas ideias em prática. Já fui mais produtivo com o Blog, criando novos conteúdos diários, mas de uns tempos pra cá diminuí esse ritmo e agora não consigo passar de 15 publicações por mês em média.

Meu objetivo pessoal é voltar para o padrão de 30 publicações diárias no Blog e ao menos 1 novo vídeo por dia no Canal do Youtube. Para isso estou reunindo todas as minhas melhores ideias e tudo o que já tenho pesquisado, onde pretendo fazer um “mutirão” de criação, deixando conteúdo preparado antecipadamente.

Desse modo, naqueles dias em que eu não conseguir produzir algo, por qualquer motivo que seja, terei algo para publicar.

Existe solução para quase tudo

Perceba que eu tenho um problema, mas tenho uma possível solução. Basta colocar em prática.

Acredito que você tem desafios, dúvidas e dificuldades para desenvolver seu blog e eu posso ajudar você a vencer isso. Além do mais, algo que pode ser um desafio seu, também é para outros blogueiros e juntos podemos nos ajudar mutuamente.

Então rola essa página e vá para a área de comentários. Deixe aqui sua dificuldade, desafio ou dúvida.

11 Comentários

  1. Olá Marco, acompanho seus vídeos e também aqui no ferramentas blog. Nos comentários dos vídeos sempre apareço como Ubuntu Iniciantes Marcelo Weihmayr. Bem enfim, focando agora, existem três coisas que me desaminam. A primeira é a que mais me chateia, são a falta de comentários em meu blogs, até tenho, mas não como eu gostaria, algo como se fosse meio rotina, porque os comentário dizem muito sobre seu trabalho, principalmente aqueles que vem para colaborar com críticas construtivas para melhorar seu conteúdo.
    A segunda é monetização, não penso em viver plenamente de blog, mas eu gostaria que houvesse um retorno financeiro para que o mesmo se pagasse, as pessoas não imaginam, quem não bloga é claro, o quanto é complicado manter um blog, tentar apresentar conteúdo relevante e de qualidade. Principalmente quando de um dia para a noite o cenário das pesquisas nos buscadores se modificam. Já tentei várias técnicas, mas é lamentável, parece que a “era de ouro” que já tanto ouvi falar sobre monetização de conteúdo já passou, não sei dizer ao certo. Fiz um curso seu, que foi muito bom, e até me motivou a comprar um domínio, o que realmente foi bom.
    E a terceira é que, ainda tenho poucas visitas, sim, reconheço que minhas visualizações são poucas, mas no fim de 2015, quando voltei a me dedicar o blog, minhas visualizações representavam 1/3 do que tenho hoje, que são poucas. Comecei a por em prática tudo o que já havia aprendido de SEO e realmente os efeitos são outros, e também o que colabora muito, é que uma de minhas páginas dependendo de como se faz a pesquisa no google ela está ranqueada em na primeira posição. Bom, desculpe ter escrito tanto, mas entre vários blogs que visito na internet para ver conteúdo de blog, você é o que mais respeito, pois me parece ter um conteúdo real e honesto. Abraços.

    Responder

    • Oi, Marcelo.

      Entendo o que você sente com a falta de comentários e não ser tantos quanto gostaria. Isso tem a ver com a motivação, com o que nos motiva a continuar. E toda interação com o público é um grande motivador para continuarmos nossos Blogs e criar mais conteúdo.
      Sobre monetização, penso que muitos blogueiros se manteriam mais ativos se conseguissem ao menos ganhar o suficiente para pagar seus projetos. Considero isso uma outra motivação importante.

      E sim, todos queremos mais visitas e você está certo em se preocupar com isso. Mais uma vez posso resumir ao fator “motivação”. Precisamos sempre de coisas que nos motivem a continuar blogando e todos esses pontos que você levantou são importantíssimos.

      Seu comentário foi muito pertinente e relevante. Obrigado.

      Responder

    • Acredito que a falta de comentário se deva a preguiça de quem prefere ler a comentar. Vejam no Facebook, se tem botão curtir, para que comentar?
      E os que comentam são sempre os mesmos.
      Eu tive um único post em meu blog onde tive muitos comentários que era como comprar no site chinês Chinavasion, inclusive outros leitores interagiram dando suas opiniões a respeito do tema.
      O que vem agora o motivo do meu comentário neste teu post.
      Para alguém comentar, precisa estar muito interessado no assunto, querendo mais informações ou aproveitar para promover seu blog e isto acontece muito.

      Responder

  2. Oi, Marcos!

    Minha maior dificuldade é parecida com a sua, a falta de regularidade de postagens. Mas no meu caso, a falta de regularidade tem a ver com conciliar a maternidade (tenho um bebê de quase dois anos e outro de quase um ano), casa, entre outras coisas, com o tempo disponível que tenho. Cuidar de dois bebês é puxado, então pouco tempo me sobra…

    Outra dificuldade que tenho tem a ver com a questão de ter algum retorno financeiro com o blog. Antes dos meus filhos nascerem eu até conseguia fazer algum artesanato (vendia Escapulários do Carmo e Véus), mas parei a produção por falta de tempo hábil para confeccioná-los, pois são coisas que demandam tempo e são feitos um por um… Ainda penso em trabalhar com artesanato e ampliar a gama de produtos, estou também pensando na possibilidade de algum infoproduto, mas ainda não decidi o quê.

    Um abraço!

    Responder

    • Tempo é sempre uma dificuldade.
      Nem todos podem viver exclusivamente de seus Blogs e mesmo quando isso é possível, temos que conciliar com outras atividades de rotina, como é no seu caso, cuidar da família.
      As vezes é bom colocar no papel todas as tarefas e coisas de nossa rotina para ver as brechas disponíveis para tentar encaixar o cuidado com o Blog.

      Responder

  3. Olá Marcos,
    Minha maior dificuldade é transformar a visibilidade que consegui em dinheiro. Tenho uma audiência considerável, porém, tenho enorme dificuldade em criar conteúdos prêmium para essa grande galera.
    Até tenho 2 cursos online resolvendo duas dores da minha audiência, mas, sei que poderia ter 10… Isso me ajudaria a não estar tão apertado financeira mente como estou (sninf, snif)…

    Abração

    Responder

    • Esse é um desafio para todos nós que produzimos conteúdo: converter visitante em cliente.
      O mais importante é dedicar-se o a máximo para construir sua relevância e reputação. Leva-se tempo para que seu público confie efetivamente em você a ponto de querer comprar algo que você criou. Quanto mais conteúdo gratuito e eficiente você criar e mais pessoas buscarem você como referência, maiores suas chances em vender algo para elas.

      Responder

  4. Olá, Marcos. Minha maior dificuldade é a tecnologia. O blog é meu trabalho voluntário, não pretendo ganhar dinheiro com ele. Como ele não é monetizado faço pouco investimento financeiro, uso o blogger porque é de graça, template, etc. Fui aprendendo a criar e manter um blog aos poucos e o Ferramentas Blog tem me ajudado bastante. Mas de um certo tempo para cá, os “metablogguer” passaram a focar no marketing digital, todos ensinam a vender e ganhar dinheiro com blog e deixaram de lado as aulas de melhorias funcionais do blog. Quanto a produzir conteúdos regularmente também tenho dificuldade, não por falta de assunto, mas porque acho que não é tarefa fácil produzir artigos de qualidade. Através do seu curso, e na pratica, percebi que conteúdos que resolvem o problema de alguém são os que dão mais audiência.

    Responder

  5. Olá Marcos,
    Escrevo em meu blog há 4 anos, neste final de ano completará 5.
    Minha maior dificuldade como blogueiro é conseguir maior participação do público, e seu envolvimento com meu trabalho. Meu blog é um hobby para mim, e sempre escrevo em meus tempos livres.Porém, depois de tantos anos, meu blog cresceu minimamente em questão de acessos e raramente há um comentário, nem que seja alguém dizendo “muito bom o post” e acredite se quiser, já pesquisei muito sobre SEO, redes sociais, marketing digital, produzir conteúdo, e até agora e nunca entendi o que eu estou fazendo de errado. Por que não cresce? Por que não comenta? Por que não curte?

    É desanimador para mim ver meu blog como um peso morto
    ah, e claro, foi muito legal da sua parte abrir esse tipo de questão para seus seguidores. Muito obrigado.

    Responder

    • Enrico,

      Infelizmente é desanimador quando não temos interações. Eu entendo você e acho que todos os blogueiros passam pelas mesmas coisas.
      Parece que as pessoas se sentem motivadas a comentar apenas para fazer críticas ou quando é algo bem limitado em redes sociais. Mas isso não pode te desanimar. Mantenha o foco em seu trabalho e interesse.

      Responder

  6. Marcos to começando agora pois sempre que tive site so pagava e ficava a vontade…
    Cara to com uma dificuldade sobre wp.com como coloco um artigo so na pagina inicial e os outros em arquivos!
    Obrigado pelo seu trabalho,
    Aguardo respostas.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.