Vamos CELEBRAR o Mês dos Blogs? #PEDAblogBR

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Tenho um convite para você: Agosto é o Mês dos Blogs e está na hora de celebrar! Ao longo dos próximos dias vamos criar conteúdo, desenvolver nossos blogs e atrair visitas publicando 1 novo artigo por dia e divulgar a hashtag #PEDAblogBRPost Every Day August. Assista o vídeo para saber mais detalhes e PARTICIPE!

Exatamente o dia 31 de Agosto é marcado como “Dia do Blog“. Mas quero antecipar essa comemoração e estender por todo o mês como uma proposta de divulgação de nossos Blogs, aplicando uma técnica poderosa de indexação e engajamento com o público que visita nossos Blogs: publicar todos os dias um novo post em nossos Blogs.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

#PEDAblogBR
Post Every Day August – Blog Brasil

Vamos celebrar a Criatividade nos Blogs

Vamos celebrar o Mês de Agosto divulgando a hashtag #PEDAblogBR em nossos novos artigos, nas redes sociais e produzindo conteúdo novo TODOS OS DIAS. Ao mesmo tempo que é um desafio, também é uma ótima forma de alavancarmos nossos projetos, exercitar a criatividade e estimular o crescimento de nossos Blogs..

A proposta do #PEDAblogBR é uma variação da campanha de Youtuber #VEDA – Video/vlog Every Day April. Como no mês de Agosto é comemorado o “Dia do Blog”, então a ideia é justamente fazer o mesmo, criar conteúdo novo todos os dias, publicando ao menos 1 post por dias ao longo de todo o mês.

O Google gosta de conteúdo sempre novo/renovado, em um blog dinâmico atuante nas redes sociais com seus links, imagens e textos. Todos os visitantes do seu Blog vão perceber seu empenho em produzir mais e mais. E você vai perceber como é manter-se ativo publicando com regularidade.

Para ajudar você a ter ideias para mais conteúdos em seu Blog e ainda desenvolver sua técnica de produção de artigos, abaixo tenho algumas sugestões de formatos e estilos de postagens.

Além disso, vou publicar uma série de vídeos no nosso Canal no YoutubeInscreva-se no Canal para acompanhar as atualizações – com dicas sobre desenvolvimento de Blogs, fidelização do seu público alvo, criação de conteúdo e divulgação.

Dia do Blog

Estilos de conteúdo para novos Posts no Blog

Existem dezenas de estilos e formatos de conteúdo para pulicar em Blogs. Separei algumas sugestões que você pode aplicar ao longo desse mês de Agosto na hora de escrever, saindo da rotina e dos padrões. Não precisa seguir isso, fazendo um de cada, já que é apenas uma sugestão, mas recomendo que tente criar ao menos um novo post em seu Blog seguindo esses modelos.

  1. Post de Listas/Tópicos:
    Escreva um post com ideias organizadas em forma de listas ou tópicos, algo como “10 melhores…” ou “5 coisas…” e até “7 dicas para…”. Conteúdos neste formato são mais fáceis de viralizar e logo no título já atraem a atenção do seu público. Também são uma ótima opção para você indicar outros artigos complementares dentro do seu Blog.
    .
  2. Tutorial / Como fazer…:
    Os tutoriais ou artigos que ensinam a realizar uma tarefa, mostrando o passo a passo de como fazer algo e/ou resolver um problema são uma grande fonte de tráfego para Blogs. Normalmente as pessoas estão pesquisando por soluções e você pode ajudar assim.
    .
  3. Responder dúvidas:
    Crie um artigo respondendo uma dúvida comum/recorrente em seu nicho. Já no título coloque qual é a pergunta e responda em seu artigo. Muita gente pesquisa no Google fazendo perguntas e, com certeza, seu público tem dúvidas sobre assuntos relacionados ao tópico principal de seu Blog.
    .
  4. Resenha/Review:
    Faça uma resenha de uma livro, filme, produto ou serviço que você já “testou”, mostrando para seu público e expondo sua opinião. Normalmente pode ser uma resenha positiva, de algo que você quer indicar para seus visitantes.
    .
  5. Testemunho – Compartilhar experiência:
    Postagens que apresentam experiências pessoas têm grande repercussão entre os leitores e estimulam os comentários. Fale de algo que você vivenciou ou está vivenciando relacionado ao assunto principal de seu Blog, de forma um pouco mais pessoal.
    .
  6. Estilo Verbete:
    Os Verbetes são um padrão de conteúdo muito difundido e também bem indexáveis no Google. O exemplo é a Wikipedia e os dicionários. Você pode publicar um artigo sobre o significado de uma expressão.
    .
  7. Entrevista:
    Procure entrevistar alguém do seu nicho que tenha mais experiência que você ou que seja uma referência. Pode fazer a entrevista até por e-mail, trocando perguntas. As entrevistas também são uma ótima fonte de novas ideias para conteúdos futuros.
    .
  8. Comparativos:
    Aqui temos outro estilo muito atraente para o público em geral e que viralizam bastante. Faça comparações entre duas ou mais coisas relacionadas ou seu nicho. Podem ser produtos, serviços, ideias… O mais importante é destacar as diferenças e potencial de cada item.
    .
  9. Enquete/Votação/Pesquisa:
    É uma ótima forma de conhecer a opinião de seu público e entender quais são as tendências que mais atraem seus leitores. Promova algum tipo de enquete ou pesquisa, adicionando os mais variados pontos de vista e colocando para seu público debater. Também é um estilo que gera ótimos comentários e dá novas ideias de conteúdos futuros para o Blog.
    .
  10. Estudo de caso:
    Fazer uma análise de um caso concreto ou uma experiência que reforce algo que quer destacar. Exemplos concretos são uma forma de confirmar hipóteses ou ideias que você quer reforçar dentro do seu Blog. Apresenta dados, gráficos e outras fontes para aprofundar o debate.

Como disse antes, existem muitos outros formatos e estilos de conteúdo que você pode aplicar em seu Blog. Com estas sugestões você pode sair do padrão e criar mais artigos.

Deixe nos comentários sua opinião sobre esta comemoração para o mês dos Blogs e se vai participar.

19 Comentários

  1. Olá Marcos Lemos! E o que você acha de criar um hangouts e trocar experiências? Sem necessáriamente ficar preocupado em tirar dúvidas sobre o produzir conteúdo em si, mas trocar experiências ver os diferentes nichos que te seguem, dar um pouco mais de “voz”..Levantar questões do que nos motivam blogar, plataformas, frustrações.. o que acha?

    Responder

  2. Ideia sensacional. Não poderei participar, mas me fez pensar em um artigo e assim que ele sair vou indicar esse artigo como inspiração. Antigamente havia tantas dessas iniciativas, eu mesmo criei várias, mas hoje blogueiro (e não profissional de marketing) é artigo raro…

    Responder

    • Selma,
      Vamos tentar. Trace uma meta mais próxima de suas capacidade agora, mas que seja um pouco além de sua média atual. O mais importante e extrapolar os padrões.

      Responder

  3. Eu já faço postagens diárias no meu blog (programadas com antecedência), mas vou participar, porque achei ótima a ideia! Inclusive, já programei uma postagem para o dia 31/07, explicando para quem acompanha o meu blog o que vai acontecer durante o mês de agosto e convidando as pessoas para participar também!

    Responder

    • Ótimo, Elaine.
      Mesmo para quem já faz isso, é interessante participar para promover o nosso dia, rs!
      Vamos espalhar “o mês dos Blogs” e celebrar com nosso público.
      Obrigado por participar conosco.

      Responder

      • Marcos, aderi à campanha e já posso te dizer que os resultados foram positivos: o número de visitas ao meu blog cresceu bastante em agosto.
        Como ainda não fiz o fechamento do mês, não consigo dizer exatamente quanto, mas cresceu, o que me deixou muito feliz.
        Já deixei uma postagem programada para o dia 31 de agosto, dia do blog, para fazer o encerramento da campanha. Adorei a iniciativa! Valeu a pena ter participado!

        Responder

    • Oi, Jota.
      Obrigado por entrar nesse desafio.
      Sim. Todos os dias. Contando sábados e domingos. Para conseguir isso, minha sugestão é criar conteúdo antecipado e deixar programado. Vou falar sobre isso num dos vídeos da série sobre produção de conteúdo ao longo do mês de Agosto.

      Responder

  4. Pingback: Depois do #PEDAblogBR

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.