7 Plugins WordPress indispensáveis p/ Blogs

Uma das grandes vantagens o WordPress.ORG sobre qualquer outra plataforma para criação de Blogs é sua estrutura “modular”, que nos permite usar plugins para adicionar funcionalidades aos nossos projetos. Existem milhares de recursos disponíveis para você usar na estrutura de seu Blog, por isso mesmo vou destacar aqui 7 plugins que considero indispensáveis e que todo blogueiro tem que usar.

Nestas minhas sugestões estou indicando aqueles plugins para WordPress.ORG que uso sempre em todos os meus projetos e considero muito relevantes e úteis. Deixe nos comentários suas sugestões e dicas de outros plugins que você gosta e usa em seu Blog.

Este artigo faz parte da série #PEDAblogBR em comemoração ao Mês do Blog. Saiba mais:
Vamos CELEBRAR o Mês dos Blogs? #PEDAblogBR

Siga o [Ferramentas Blog] no Youtube
Clique no botão ao lado para se inscrever no nosso canal.



Assista ao vídeo e deixe sua opinião.

7 Plugins WordPress indispensáveis p/ Blogs

Separei a minha lista em duas partes, onde os três primeiros devem ser usados sempre. Os outros 4 estou indicando porque facilitam muito a vida de um blogueiro e resolvem praticamente qualquer problema comum à maioria das pessoas que desenvolvem Blogs.

  1. JetPack
    Este é um super plugins e tem algumas dezenas de funções. A sua principal vantagem, portanto, é diminuir a dependência de você usar outros plugins para fazer as mesmas coisas que ele. Com um pluigns você terá a maioria dos recursos que precisa. Saiba mais em: JetPack – o super plugins para WordPress.
  2. AKismet
    É destinado exclusivamente para moderar automaticamente os comentários que chegam até seu blog, evitando SPAM.
    Para saber como configurar, leia: Como moderar SPAM com AKismet.
  3. Yoast SEO
    Todo Blog precisa de uma ferramenta que ajude a melhorar o desempenho do conteúdo nos mecanismos de busca. Este plugin vai ajudar você a aplicar técnicas de SEO fundamentais.
    Aproveite para conhecer meu trinamento “Técnicas de SEO para Blogs” = http://seo.blogueiro.pro
    .
  4. Simple 301 Redirects
    Este é um plugin para fazer redirecionamento de links – apontar um link para um novo local, por exemplo. É uma ótima ferramenta para corrigir links quebrados em seu Blog ou quando você mover algum conteúdo, bem como levar seu visitante e um antiga para uma nova publicação.
    Veja o plugin aqui: Simple 301 Redirects WordPress Plugin
  5. Quick AdSense
    Apensar do nome, este plugin serve par bem mais. Sua principal função é adicionar banners e textos em áreas específicas do seu Blog e organizar tudo em um único painel. Gosto muito para colocar banner e mensagens dentro de todos os meus artigos de uma só vez abaixo do primeiro parágrafo.
    Como usar o plugin Quick AdSense.
  6. Blubrry PowerPress
    É com este plugin que você poderá adicionar áudio em seus artigos e até criar Podcasts. Ele é um player fácil de usar e administrar seus conteúdos em áudio.
    Acesse o plugin aqui: Blubrry PowerPress Podcasting plugin
  7. Social Locker
    É com este plugin que faço o bloqueio de conteúdo em meus artigos, solicitando que as pessoas se inscrevam no meu Canal do Youtube. É ótimo para promover conteúdo nas redes sociais e até criar listas de e-mail marketing.
    Saiba mais: Como ter mais seguidores usando o Plugin Social Locker p/ WordPress

Claro que existem muitos outros plugins para as mais variadas necessidades de Blogs. Aqui mostrei apenas os que considero mais úteis e que uso em meus Blogs e projetos. Comente quais são seus preferidos e que você recomendaria.

7 Comentários

  1. Uma sugestão. Se você vai usar o Jetpack, use também o Better WordPress Minify. Esse plugin, além de otimizar todos os css em um único arquivo e o mesmo com os arquivos js, você pode descadastrar scripts que não serão necessários, como alguns scripts que o Jetpack insere no código fonte. =)

    Por exemplo, eu uso o Photon, mas com o BWM removo 3 outros scripts que não dá pra desativar pelo painel e nem são essenciais para mim.

    Responder

      • Marcos Lemos, ótimas dicas. Tenho uma dúvida: Vou começar meu blog por esses dias, mas antes de publica-lo quero deixa-lo todo pronto primeiro. Como estou começando, estou no WP-free. Só o Askmet consta como plugin disponivel. Devo me preocupar? Grato desde já

        Responder

        • O WordPress.COM não tem opção de plugins. Apenas o Jetpack e o Akismet mesmo.
          O melhor é começar seu projeto, se quer o WordPress, já contratando um Host e registrando o domínio.

          Responder

  2. Simplesmente divino esse teu site! São tantas informações que não sei por onde começar! Mas adorei o plugin 5 e 7… Se bem que possivelmente eu queria um que faça tipo assinante do site com um contribuição simbólica. Será que existe algum assim?

    Parabéns pelo site!
    ♥ ♦ ♣ ♠

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.