Quer um Blog com “cara de Site”?

Os blogs conquistaram a internet nos últimos anos e têm um espaço de destaque fundamental para a propagação de informações, interação e liberdade de expressão. Os Blogs são um estilo próprio em meio aos milhares de formatos e estão se provando altamente eficientes. Mas eles podem ter “mais cara de site”?

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube p/ assistir vídeos sobre Blogs.

Eu não quero meu blog com “cara de site”. Primeiro porque esse é um conceito que não existe. Já respondi em um vídeo (assista abaixo) que Blogs são um tipo de site. Existem milhares de estilos e formatos de sites, sendo que o Blog é apenas mais um entre tantos.

Mas vejo aqui um problema conceitual que afeta o design (o layout) dos blogs atualmente. Querem muito imitar outros formatos, esquecendo que os blogs têm seu estilo próprio e vamos descaracterizando um dos modelos mais consagrados da internet.

Sempre que vou pesquisar um layout para um novo projeto de Blog, me deparo com milhares de Temas (themes, templates), tanto para Blogger quanto para o WordPress, que tentam imitar outros estilos de sites.

Não estou aqui defendendo algo como “antes os blogs eram melhores” ou que perdemos a inocência ou “já não fazem blogs como antigamente“.

Gosto de layout limpo, focado no conteúdo, que dá destaque ao texto e mostra a lógica de linha do tempo das publicações – num formato cronológico, como têm que ser os Blogs. Há tantos plugins e elementos nas páginas que não sabemos diferenciar um blog de uma Landing Page.

Parece que a moda agora são Blogs apenas para capturar e-mails (leads) e vender algum produto/serviço. Não estou dizendo que não devemos ganhar dinheiro com nossos blogs e é fundamental a fidelização do público, tanto em listas quando nas Redes Sociais. O problema é que este virou o foco, mais do que todo o conteúdo do Blog.

Leia também: Como Ganho DINHEIRO com Blog

Neste outro vídeo (assista abaixo) falo justamente sobre isso: como o conteúdo é a coisa mais importante para qualquer Blog. Mas na hora de pensar sobre a aparência do Blog, poucos se importam em ajustar o layout ao conteúdo; quase não se pensa mais na usabilidade do leitor. “Usabilidade” não é apenas ser fácil de navegar e clicar nos elementos, mas ter o foco no que é essencial (o conteúdo) e facilitar para o visitante ler esse conteúdo sem obstáculos.

Estou apenas desabafando sobre um problema que a blogosfera precisa pensar. Sei que meu Blog (neste momento em que escrevo este artigo) também não tem um layout tão “cara de blog” como eu gostaria.

O que faz um blog se destacar não é a aparência (isso conta muito), mas especialmente sua capacidade de comunicar, informar, entreter. Sem precisar imitar outros formatos, os Blogs vêem sobrevivendo a todas as grandes mudanças que a internet sofreu.

Seu Blog pode ter uma cara mais profissional sendo um Blog.

2 Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho! Quando criei meu blog pensei o contrário: ter um site com “cara de blog” e tenho tentado ao máximo ter um design limpo e objetivo, daqueles que a pessoa já bate o olho e encontra tudo. Vejo muitos sites tão difíceis de navegar e encontrar as coisas, que logo a pessoa cansa e sai.

    Responder

  2. Certa vez um web designer me disse: blog é blog, site é site. Na hora não entendi, já que ouvia tanta gente falar que “WordPress transforma seu blog em site”. Bom, o tempo passa e você aprende que: blog é blog, site é site.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.