Como bloquear Ctrl+C e Ctrl+V e impedir cópia de conteúdo do Blog

Vou mostrar aqui como impedir que alguém use o recurso de “Copiar e Colar” (Ctrl+C e Ctrl+V) dentro do seu Blog. Essa é uma dica que considero muito útil para quem tem um blog onde publica textos de autoria pessoal e não quer correr o risco ou facilitar para os plagiadores. É possível desabilitar a marcação de textos e o uso do “copiar e colar” (Ctrl+C e Ctrl+V) na sua página de blog.

Siga o [Ferramentas Blog] no Youtube
Clique no botão ao lado para se inscrever no nosso canal.



Nem sempre queremos permitir que o conteúdo de nosso blog seja copiado, duplicado e reproduzido em outros lugares. A forma mais comum de cópia é o famoso “Ctrl+C e Ctrl+V” dos atalhos de teclados. Você pode impedir isso de forma bem simples, tanto no Blogger quanto no WordPress.

Veja também: 3 Regras de Ouro para a Blogosfera

Como bloquear “Copiar e Colar” no Blog

1. Blogger

Vamos começar para quem usa o Blogger (BlogSpot da Google). É um procedimento muito simples e não requer mais do que uma simples edição do HTML do seu blog. Antes de começar, lembre-se de fazer um backup o Template, já que vamos modificar o código fonte e isso pode causar algum erro.

Aqui está o passo a passo com o código de proteção de textos:

1. Abra o painel do Blogger e clique no menu “Modelo” no editor do seu blog e clique depois em “Editar HTML”.

Painel do Blogger para editar HTML do Template

2. Na janela onde está o código para editar o modelo, encontre a linha “<head>” (ou semelhante, como destacado na imagem abaixo):

Linha de códigos HTML HEAD no Template do Blogger

3. Logo abaixo dela, cole o seguinte código:

<script language='JavaScript1.2'>
function disableselect(e){
return false
}
function reEnable(){
return true
}
//if IE4+
document.onselectstart=new Function (&quot;return false&quot;)
//if NS6
if (window.sidebar){
document.onmousedown=disableselect
document.onclick=reEnable
}
</script>

4. Clique em “SALVAR MODELO” e pronto. Verifique se está funcionando, abrindo qualquer artigo do seu Blog. Tente marcar um trecho de texto com o mouse para destacar e copiar. Você verá que não é possível mais marcar textos.

Super simples e prático. Quando quiser desabilitar, basta deletar este código. Fiz alguns testes e este código funciona em todo tipo de template do Blogger. Vale ressaltar que este é um Script e pode causar conflito com outros códigos dentro do seu Template ou mesmo deixar o Blog mais lento para carregar dependendo do modelo de layout que você usa. Por isso é tão importante o teste e o backup.

2. WordPress.ORG

Se você tem um Blog feito no WordPress.ORG, o procedimento de proteção é ainda mais simples, pois existem plugins que ativam essa função que impede a cópia de conteúdo. Neste caso recomendo o “WP Content Copy Protection“.

Plugin WP Content Copy Protection

A foma mais simples para instalar esse plugin em seu WordPress é buscar clicando no Menu “Plugins” e depois em “Adicionar Novo”, e fazer uma busca pelo nome. Vão aparecer duas ótimas opções e qualquer uma que você escolher vai funcionar muito bem, onde o segundo impede até mesmo o clique com o botão direito do mouse sobre qualquer parte do seu Blog.

Opções de plugins WordPress para Bloquear cópia de conteúdo do Blog

Depois de instalado o Plugin basta ativar e configurar como for melhor para o seu Blog.

Também é importante que você faça testes para ter certeza de que não terá conflito com outros recursos de seu Layout e qual desses serve melhor para proteger seu blog sem impedir a usabilidade de suas páginas para o visitante.

7 Comentários

  1. Mas bah! Tchê! Coloquei esta excelente ferramenta em meu blog e funcionou corretamente. Agora vai dificultar os plagiadores roubarem nossos conteúdos. Muito obrigado meu amigão Marcos pela excelente dica. Bom trabalho e sucesso em teu Ferramentas Blog. Abraço.

    Responder

  2. Bom dia meu caro amigo Marcos!
    Gostei muito de sua boa vontade de terminar com os copiadores de conteúdo é uma praga na internet. Porém fiz vários testes com amigos e todos me confirmaram que esta ferramenta não impedia de selecionar, copiar e colar e principalmente nos dispositivos móveis. No meu próprio blog eu mesmo não mais conseguiria fazer isso.
    Contudo, meu caro amigo era inócuo fora do meu blog, quem sabe talvez tenha configurado algo errado, não sei, mas não funcionou como deveria. Então desativei esta ferramenta. Quando houver mais aperfeiçoamento aí sim voltarei a reabilitar. Todavia, muitíssimo, obrigado pela sua constante e nobre luta para proteger nossos blogs contra os cupins virtuais, apoio está árdua batalha.
    Um forte abraço, sucesso aí no Ferramenta blog e no seu canal do YouTube. Desde já feliz natal e próspero ano novo.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.