Novo painel do Blogger 2017

Parece que a Google não vai acabar com o Blogger e já apresenta algumas novidades para o sistema de criação de Blogs da empresa. O Blogger (BlogSpot) é uma das maiores plataformas de hospedagem gratuita de Blogs e agora está com um painel totalmente renovado e mais fácil de usar.

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube p/ assistir vídeos sobre Blogs.

O Blogger mudou e melhorou o painel de controle de usuário, apresentando algumas novidades, mas nada ainda muito significativo. Mesmo assim vale analisar o que ocorreu e como isso nos dá esperanças para o que pode vir em 2017.

Assista o vídeo e veja a descrição das novidades logo abaixo.

O que mudou no Blogger?

Agora, ao acessar sua conta e entrar no painel do Blogger, você será levado diretamente para o menu “Postagens” do último Blog que você acessou (se você tem mais de um na mesma conta). E se for a primeira vez que você estiver acessando o novo painel, também verá um aviso de que há mudanças.

Aviso do novo painel do Blogger

Basicamente o que mudou foi a forma de visualização dos conteúdos dos diversos blogs que você tenha (novamente, se você tem mais de um blog na mesma conta), e o menu para acessar os blogs ficou na lateral:

Menu para acessar Blogs no Blogger

De forma geral não vemos grandes novidades na estrutura geral e funções do Blogger, parecendo mesmo apenas uma nova organização. Mas é exatamente assim que a equipe do Blogger trabalha antes de apresentar melhorias e recursos. Sempre que o Blogger teve uma repaginada, em seguida vieram novidades, mesmo que lentamente.

O Blogger ainda tem muito o que melhorar para se tornar mais competitivo com o WordPress.ORG – amplamente mais profissional e com infinitas possibilidades. O Blogger ainda é bem limitado quando se quer dar um salto de profissionalismo, tendo como vantagem ser totalmente gratuito e ser necessário pouco conhecimento técnico para começar.

Parece que a Google tem um longo caminho a percorrer e acaba implementando coisas pouco significativas, como a exibição de caracteres especiais e “emoji” no editor de postagens:

Emoji e Caracteres especiais no BLogger

A estrutura de layout (template) e modificações do código fonte precisam melhorar muito para adicionar recursos significativos como sistemas para e-commerce ou área de membros. Sem falar nos velhos gadgets de sempre que seguem um padrão que “saiu de moda” e estão parados em 2010.

Particularmente torço muito pelo Blogger e sei do potencial que a Google tem para criar serviços incríveis, mas precisam olhar com mais carinho para sua ferramente de criar Blogs. Há milhares de usuários e desenvolvedores (inclusive profissionais) que preferem o Blogger e esperam por uma ferramenta competitiva. Depois de tanto tempo sem novidades, por ser que 2017 seja o ano para um novo Blogger.

23 Comentários

  1. Tomara que melhore mesmo, tenho vários blogs na plataforma Blogger, e não queria migrar para o WordPress, porque sei que vou demorar tempo até me aperfeiçoar nela, então por enquanto eu prefiro esperar por mais novidades vindas do Blogger.

    Responder

  2. Olá Marcos Lemos. Eu gostei muito do vídeo pelas informações que você cita enquanto novidades, mas concordo com você foram mudanças muito simples eu prefiro o wWrdpress. Abçs.

    Responder

  3. Eu fui meio que pego de surpresa , mas até gostei só não consigo ver ou talvez tenham tirado aquela linha que media as visitas diárias no Blog .
    Mas eu gostei das novas Mudanças gostaria de uma mudança no que diz respeito as imagens mais liberdade para trabalhar o tamanho da imagens sem ter que usar o html .
    Mas é um alento do que você disse no vídeo , ainda teremos algum tempo de Blogger.

    Responder

  4. Sério, Marcos? Eu não consigo ser otimista com o Blogger para o ano que vem, mas vamos aguardar. Agora, essa sua imagem dos emoticons não é a mesma que aparece pra mim, assim toda colorida. Tanto é que já tinha publicado essa novidade e achei muito “tosca”. E olha que esse recurso era um dos que eu aguardava, inundava a caixa de sugestões.

    Responder

    • Estranho não ser o mesmo painel de Emoji. Aqui apareceu pra mim só hoje e já estava desse jeito, todo colorido mesmo. Eu uso o Chrome para navegar no painel do Blogger. Será que é coisa de navegador?
      Mas sou otimista. Algumas vezes o Blogger nos surpreendeu positivamente.

      Responder

  5. Eu gostaria de ver novos gadjets. Como você disse, o blogger ainda mantem os mesmos gadjets antigos. Um gadjet eficiente de posts relacionados facilitaria a vida de muitos blogueiros por aí.

    Responder

  6. Com essa mudança no painel, quando vou editar algo do meu layout, algumas coisas ficam para fora da tela e não consigo editá-las. Alguém sabe o que pode ser isso e se tem como corrigir esse problema?

    Responder

  7. Boa tarde.
    Gostaria de saber (e está difícil), o que há de verdade com o quadro de seguidores do Blogger? Meu perfil é blogger, tenho visto muita gente cuja foto no quadro dos seguidores não leva o ícone Google. Uns tem, outros não. O que é preciso para seguir um blogspot, como antes?
    Obrigada um abraço.

    Responder

  8. Gostei do artigo,e na minha visão acredito que o blogger tem que começar a desenvolver um sistema e-commerce, pois essa é sua principal deficiência comparada a plataforma wordpress.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.