Novos banners AdSense para celular e seus problemas

Se você monetiza seu blog com o AdSense da Google, agora tem a opção de adicionar novos formatos de banners exclusivamente pensados para serem exibidos em celulares. Com estes modelos de anúncios mais otimizados, o AdSense promete melhorar o desempenho com as visitas que seu blog recebe a partir de aparelhos móveis.

Siga o [Ferramentas Blog] no Youtube
Clique no botão ao lado para se inscrever no nosso canal.



Sim, eu sei que o Page Level Ads do AdSense não é tão novo assim. Foi lançado oficialmente em Abril/2016 ficando disponível para todos os usuários do serviço de monetização da Google. Mas, acompanhando os fóruns percebi que não era bem assim e nem todo mundo conseguia usar efetivamente ou mesmo nem chegavam a ver essa opção no painel. Parece que agora é definitivo e qualquer um pode usar mesmo agora.

Leia também: Qual a diferença entre Blog e Site?

O que é o Page Level Ads do AdSense?

Basicamente consiste em dois formatos de anúncios pensados especialmente para serem exibidos em layouts de sites/blogs para telas de celulares. Como você¨pode ver na imagem abaixo, temos novas opções além dos banners responsivos:

  • Anchor/Ouverlay Ads – Exibe um banner no rodapé da tela quando a página do Blog é acessada num navegador de celular. O banner é pequeno, cobre uma área que não impede o rolar do conteúdo e pode ser fechado.
  • Vignette Ads – Consiste num banner estilo pop-up que cobre a tela de navegação do conteúdo quando o visitante clica em algum link interno do Blog. É grande e pode ser fechado para que o visitante continue a ver o conteúdo sem clicar no anúncio se não tem interesse.

AdSense Page Level Ads

Como adicionar os novos banners Page Level Ads no Blog

No vídeo abaixo mostro o tutorial de como inserir os novos formatos em seu Blog (tanto para o Blogger quanto para o WordPress.ORG) e mostro com mais detalhes os banners funcionando na tela de um celular para você entender melhor o novo Page Level Ads do AdSense.

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube p/ assistir vídeos sobre Blogs.

É importante destacar que o Page Level Ads pode ser usado com os outros formatos de banners do AdSense, inclusive os que estiverem inseridos dentro do conteúdo do Blog já com a opção de responsivo. Ainda que você tenha colocado os três blocos de anúncios limite, ainda assim pode adicionar essa opção sem problemas.

Outro ponto é que o Page Level Ads não fica visível para todos os visitantes. O sistema do AdSense exibi esse formato apenas quando for relevante para o visitante e em determinados horários do dia. Por isso mesmo, quando você adicionar o código em seu Blog, precisará acessar seu conteúdo num navegador de celular adicionando ao endereço a hashtag #googleads, como no exemplo abaixo:

http://www.ferramentasblog.com#googleads

Desse modo será possível certificar-se de que está tudo funcionando e como seu blog se ajustou ao novo formato de anúncio.

Qual o problema do Page Level Ads?

Já tratei sobre esse assunto num vídeo e em um artigo aqui no Blog. A Google publicou algumas recomendações para otimização de conteúdo de sites em geral, onde insistem que vão punir quem exibir pop-ups em telas de celulares de modo a impedir a navegação, mesmo que seja possível fechar o anúncio.

Mas é justamente isso que faz o novo Page Level Ads no formato Vignette Ads, que ao clicar num link da página, é exibido um banner que cobre toda a tela do celular. Essa é uma grande contradição da Google.

Assista o vídeo abaixo para entender melhor o problema e leia o seguinte artigo: Google penaliza conteúdo com pop-up em celulares.

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube p/ assistir vídeos sobre Blogs.

Acho muito estranho a Google falar sobre otimização e experiência do usuário em celulares, querer punir os criadores de conteúdo que exibam banners em tela cheia cobrindo a navegação e disponibilizar uma opção exatamente assim no AdSense. Ficamos na dúvida se vale o risco ou se a Google só não vai punir quem estiver usando o AdSense, punido todos os outros formatos parecidos de terceiros.

É estranho, trás insegurança para quem tem Blog e quer monetizar com AdSense, mas pensa na otimização que o Google espera de nossas páginas.

9 Comentários

  1. Marcos, realmente é uma grande contradição. Eu usei ele antes mesmo da liberação para todos, pois foi liberado antes pra mim. No início não gostei dos resultados, mas agora estou vendo que é uma mídia que está dando muitos resultados e estou implementando em todos os meus blogs e ensinando meus alunos a também utilizar.
    Abraço.

    Responder

  2. marcos lemo duvida caso eu na tenho 3 bloco de anuncio no meu blogs text e imagem se eu inseri código para celular não gera mais bloco de anuncio
    ou tenho remover 2 bloco de anuncio para adiciona esse blogs célula

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.