Como reativar botões de Sublinhado e Justificado no editor do WordPress

A nova atualização do WordPress eliminou os botões de sublinhado e justificado dentro do editor de postagens padrão do painel. Na hora de escrever um novo artigo, se você não sabe o código HTML para colocar esses formatos em seus textos, agora não tem como fazer isso com os botões da barra de ferramentas. Vou mostrar aqui como reinserir isso na barra de ferramentas do editor e voltar a usar.

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube p/ assistir vídeos sobre Blogs.

Quer saber como GANHAR Dinheiro com Blog? Leia este artigo onde explico passo a passo tudo o que você precisa saber sobre monetização de Blogs: "Como GANHAR Dinheiro com Blog".

Mesmo depois da atualização do WordPress para a versão 4.7, que retirou os botões de sublinhar e justificar textos como padrão do editor de postagens, muita gente quer voltar a usar esses recursos por questão estética e de apresentação dos textos dentro do Blog.

O texto justificado, alinhado igualmente à esquerda e à direita da página, não é o melhor estilo para telas de computadores e celulares. Funciona muito bem no papel, nos livros e faz parte da escrita impressa formal. Já para os computadores e celulares, um texto justificado não é agradável para leitura. Mesmo assim existem aplicações para isso na hora de editar um novo post no Blog.

A mesma coisa vale para sublinhar textos numa página de internet, já que textos e palavras sublinhas são indicativo de links clicáveis. Sublinhar um texto que não seja um link dentro do Blog pode confundir o leitor, mas ainda assim é uma boa forma de dar destaque a trechos e até subtítulos.

Como reativar os botões “Sublinhado” e “Justificado” no WordPress

Para adicionar esses botões na barra de ferramentas do editor de postagens padrão do WordPress, basta instalar um simples plugin: Re-add text underline and justify.

Depois de instalado você verá uma nova opção ao clicar no menu na barra lateral “Configurações” ~> “Escrita” que permitirá a escolha de quais botões você quer ativar:

Menu Configurações de Escrita no WordPress

Se você marcar a segunda opção que diz “Re-add underline & justify buttons” e salvar as alterações, poderá abrir o editor de postagens e ver que os botões retornaram, algo como na imagem abaixo:

Os botões funcionam exatamente como qualquer outro e como já funcionavam antes de serem retirados na atualização do WordPress.

16 Comentários

  1. O texto justificado, alinhado igualmente à esquerda e à direita da página, não é o melhor estilo para telas de computadores e celulares. Funciona muito bem no papel, nos livros e faz parte da escrita impressa formal. Já para os computadores e celulares, um texto justificado não é agradável para leitura. Mesmo assim existem aplicações para isso na hora de editar um novo post no Blog.

    Na verdade texto justificado em meio digital não é apenas ruim, como também prejudicial para quem tem dislexia.

    Responder

    • Esse argumento não se sustenta, Cláudio. É ruim no meio digital para você, para mim é a melhor forma. A escolha tem de ser de quem escreve e vocês (da Automatic) quererem forçar uma coisa dessas goela abaixo das pessoas é um absurdo.

      Responder

      • Cara não é bom para quem tem dislexia, existem estudos sobre isso.
        Além que a Automattic não tem nada ligado com isso, quem diz o que tem ou não no WordPress.org são os usuários que participam e colaboram no trac do núcleo do WordPress, inclusive você poderia participar em core.trac.wordpress.org e assim ajudar a tomar decisões como a de remover esses botões.

        Sem querer cair na briga que você esta propondo, entenda que quem escreve e escolhe por justificado, esta ao mesmo tempo escolhendo prejudicar um grupo de pessoas, isto é o equivalente a um engenheiro ou arquiteto escolhendo não colocar rampas de acesso a um prédio e prejudicando quem tem problemas de mobilidade.

        De qualquer forma, mesmo sem usar um plugin, ainda é possível fazer o mesmo por CSS, direto no tema ou pelo novo editor de CSS que tem nativo no WordPress, opções não faltam.

        Responder

        • Então eu prefiro escrever para quem não tem dislexia. Isso é uma escolha que deve ser minha, na medida em que se trate de um site meu e não de uma instituição pública (por isso, também, a analogia com rampas de acesso está equivocada). Ao jogar essa questão para o lado dos códigos que a maior parte das pessoas não conhece e nem vai conhecer, ou de discussões na qual elas nunca vão tomar parte, se está indo de encontro à filosofia que marcou plataformas como a WP no seu início: empoderar os indivíduos com escolhas feitas por eles mesmos.

          Responder

          • E a Automatic está ligada a isso de duas formas: são pessoas dela que propõem muitas dessas mudanças (como é o caso em questão – pelo menos até onde sei) e muitas dessas coisas do WP.org acabam se refletindo no WP.com, onde os usuários, como eu, não têm plugins para colocar as coisas de uma maneira mais agradável.

            Por fim, quero que fique claro: não tenho nada pessoal contra quem quer escrever alinhado a esquerda, ou de que forma for, só não acho justo que isso seja feito em cima do restrições a minha maneira de escrever (e que é de quase todas as pessoas que conheço, diga-se de passagem).

            Responder

  2. Foi um erro muito feio do WP, e nenhuma dessas colocações sobre o que X ou Y acham sobre textos justificados ou sobre acessibilidade justificam tal decisão. A escolha tem de ser de quem escreve, ponto. Particularmente só escrevo textos justificados e acho os que não são com uma aparência de amadorismo. Espero que um absurdo desses não seja implantado no WP.com, pois nele não temos a opção de plugins para corrigir esse ERRO, de modo que a única solução seria mudar de plataforma (WP.org, Blogger ou SAPO).

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.