Colocar Ícones de Reações estilo Facebook no Blogger

O Facebook lançou um novo estilo de interação com o conteúdo que vai além do simples “Like” (Curtir), adicionando os ícones de Reações. Agora você pode colocar isso em seu Blog no Blogger (BlogSpot), deixando a interação com seu público e a avaliação do conteúdo ainda mais interessante e interativa.

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube p/ assistir vídeos sobre Blogs.

Quer saber como GANHAR Dinheiro com Blog? Leia este artigo onde explico passo a passo tudo o que você precisa saber sobre monetização de Blogs: "Como GANHAR Dinheiro com Blog".

Já ensinei como fazer isso no WordPress.ORG de forma bem fácil com um plugin. Agora vou mostrar como adicionar esse estilo de ícones e avaliação do conteúdo do Blog, para quem tem Blog no Blogger.

Não funciona exatamente como o clique no “Like”, mas já deixa as opções visíveis para o visitante no rodapé da postagem, incentivando a reação do público. Ficará bem parecido com a imagem abaixo, mas tem outras opções, cores e formatos, incluindo ícones diferentes ou mesmo apenas o texto da reação.

ATENÇÃO: Antes de proceder com qualquer alteração no seu Blog, faça backup.

Esse recurso é disponibilizado gratuitamente pelo Vicomi – http://www.vicomi.com/

Para começar é preciso registrar seu blog, criando uma conta. Nessa etapa ainda é possível escolher o idioma (que tem a opção do Português). Depois de preencher o formulário, clique no botão “Proceed to Step 2”.

Na próxima etapa você vai escolher o estilo desejado. Neste exemplo eu escolhi o primeiro estilo de ícones mais parecido com o Facebook:

Role a página até o final e clique no botão “Done” para seguir à terceira e última etapa. Você será levado até a página que tem o código HTML para inserir no código fonte do seu Blog, bem parecido com o que se vê na imagem abaixo:

Copie essas linhas de código sem alterar NADA.

Abra o painel de controle do seu Blog no Blogger, clique no menu “Modelo” e depois no botão “Editar HTML” que fica abaixo do quadro com o exemplo do seu Template. Isso vai abrir o código fonte do seu template.

Agora vem a parte difícil que é encontrar o código que representa o rodapé de todos os artigos do seu Blog. Clique numa área branca do editor e pressione CTRL+F para fazer uma busca pelas linhas de código. Você deverá procurar por:

<data:post.body/>

 

Cole o código do Vicomi imediatamente abaixo dessa linha, sem alterar nada. E por fim salve as alterações do modelo para aplicar a mudança.

Depois de salvo, vá até um artigo do seu blog para ver o recurso funcionando.

A melhor parte é que você pode usar sua conta do Vicomi para acompanhar as estatísticas de interações nos artigos do seu Blog e ver o desempenho de todo conteúdo que você produzir.

10 Comentários

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.