5 coisas que Blogueiro(a) precisa saber

Você acaba de criar um blog, cheio de sonhos e expectativas, até que descobre que nem tudo é tão simples e tem coisas que ninguém te contou. A grande maioria começa um Blog sem ter a menor ideia de como é desenvolver conteúdo para internet, nem mesmo se dá ao trabalho de aprender um pouco mais sobre Blogs.

Siga o [Ferramentas Blog] no Youtube
Clique no botão ao lado para se inscrever no nosso canal.



Fiz uma lista de coisas que gostaria que tivessem me contado antes que eu começa meus primeiros Blogs. Levei um tempo para aprender essas coisas, perdendo tempo e projetos. Nem todos precisam passar por esses mesmo desafios, se você souber quais caminhos trilhar e como se preparar de fato para criar um Blog profissional.

Assista o vídeo e leia o artigo. Inscreva-se no nosso Canal do Youtube.

1. É melhor começar no WordPress.ORG

Eu sei o “mimimi” que causa quando dizemos que é melhor criar blogs no WordPress.ORG, mas, verdade seja dita, este sistema é mais eficiente completo para qualquer tipo de projeto. Os plugins vão facilitar sua vida, a curva de aprendizado é menor e seu Blog já vai começar mais profissional.

O Blogger (BlogSpot) da Google é bom? Sim, muito bom, mas limitado e chegara um momento, se seu blog crescer, que esse serviço não vai atender mais suas necessidades. Essa discussão é longa, mas acredite: se você começar no WordPress suas chances de ir mais longe serão maiores.

2. Blogar toma tempo…

Mesmo que você faça isso como um hobby (um passa tempo), desenvolver um Blog é algo que vai exigir de você algum tempo livre, de dedicação exclusiva, tanto para criar conteúdo quanto para divulgar, interagir com seu público e também aprender mais sobre as ferramentas e recursos.

… e leva tempo!

Não vai ser da noite para o dia que seu blog vai crescer e se tornar profissional. Blogar é um processo a longo prazo. A grande maioria desiste em menos de 90 dias e um blogueiro só começa a ver resultados depois de uns 6 meses, no mínimo, dependendo do público alvo e do nicho em que atua. Saiba que você vai precisar ser perseverante se quiser se tornar profissional e ter alguma visibilidade.

3. Nem todos ganham dinheiro com Blog

É bom deixar isso claro logo aqui: Se você entrou nessa pensando no dinheiro, vai acabar frustrado. Como disse antes, blogar é algo a longo prazo e ganhar dinheiro com blog também leva tempo. Não estou dizendo que é impossível, só estou dizendo que isso não é pra todos.

Se você entende que vai precisar de dedicação, suas chances serão maiores, mas é fato que boa parte das pessoas que têm blogs não conseguem ganhar o suficiente para tornar isso uma renda extra, quando muito sua fonte principal de renda.

Recomendo que veja: Como Ganho Dinheiro com Blog. E assista o vídeo abaixo.

4. Conteúdo é o mais importante

Um blog só sobrevive se tiver conteúdo que atraia as pessoas. Não espere que ao publicar uma dezena de postagens todos virão até seu Blog como mágica, mesmo que você tenha centenas de amigos no Facebook.

Você criou um blog, então tem que alimentá-lo com artigos, focado num mesmo público e num mesmo assunto. Os conteúdos do Blog têm que ter relação para tornar o Blog relevante e atraente. E essa é a parte mais desfiadora e que vai tomar mais tempo. O conteúdo do Blog é que será indexado no Google para atrair visitas. Sem isso, seu blog é invisível.

5. Regularidade é a segunda coisa mais importante

Se o conteúdo é o mais importante, manter uma regularidade nas publicações é a base de sustentação do seu blog. Isso mostra que o Blog está vivo e sempre sendo renovado.

Ao menos no primeiro ano, recomenda-se que um blog tenha publicações diárias. Esse é o ideal sempre, mas é fato que vai depender do nicho escolhido e se isso é viável, dependendo do nível de profundidade que o artigo precisa ter, o tempo que leva para fazer pesquisas e o tamanho ideal dos artigos.

Cada caso é um caso, mas se você puder se dedicar a isso, crie ao menos uma agenda de publicações e seja constante nisso. Se você consegue publicar todos os dias, ótimo. Mas se o seu padrão será uma vez por semana, que seja uma vez por semana, sempre no mesmo dia e horário e que seu público identifique isso como regularidade.

O “segredo” é dedicação!

Se posso resumir esse artigo, a palavra “dedicação” é a melhor para isso. Seu Blog vai precisar de dedicação constante seja para produzir conteúdo, sobreviver a longo prazo ou fidelizar seu público.

Para aqueles que querem ganhar dinheiro com Blog, a dedicação será maior ainda, pois vai exigir profissionalismo.

Aqui não importa se você está começando ou se já é blogueiro há muito tempo. Siga esses passos e você verá resultados.

5 Comentários

  1. Nossa, se eu tivesse lido um artigo assim quando comecei teria me poupado muita frustração! rsrs
    Obrigada pela sinceridade! A internet precisa de mais artigos assim e menos promessas milagrosas!

    Responder

  2. Queria começar um blog. Estava tentando com o blogspot porém não existe endereço que eu imaginei que esteja disponível, tem muitos blogs abandonados há muitos anos…Mas eu queria fazer algo pra ganhar dinheiro também e com o wordpress.org é possível?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.