Blogger apresenta NOVOS Templates p/ 2017

Depois de anos desenvolvendo layouts de baixa qualidade e até feios, a equipe do Blogger resolveu lançar 4 novos modelos de Templates mais ajustados às necessidades e exigências dos usuários e de questões de otimização da própria Google. Parecem bons, mas estão chegando tarde.

Siga o [Ferramentas Blog] no Youtube
Clique no botão ao lado para se inscrever no nosso canal.



Até hoje os templates padrões do Blogger eram feios, difíceis de customizar, pesados para carregar e não se ajustavam automaticamente à tela do visitante (não eram responsivos). Tudo o oposto do que a própria Google exige como boas práticas para o básico de um site/blog.

Mesmo o Blogger sendo uma ótima plataforma para criar um blog e Ganhar Dinheiro com produção de conteúdo, sempre foram fracos em desenvolver layouts. Mas agora parece que entraram no caminho certo ao apresentar esses quatro novos temas. Ainda são simples, mas podemos perceber um grande avanço comparados com os outros modelos anteriores.

Novos Templates Responsivos do Blogger

Os Novos Templates Responsivos do Blogger

A grande mudança de fato é que o Blogger criou modelos padrões que são responsivos, que se ajustam a qualquer tipo e tamanho de tela em que o visitante acessar o blog, sem precisar abrir uma outra página feita para celulares – como é o caso dos layouts antigos.

Mesmo assim não vemos grandes mudanças no padrão XML do código fonte desses templates, apesar de terem bem mais linhas de CSS, o restante do HTML segue o velho padrão do Blogger, facilitando qualquer alteração ou inclusão de códigos que o dono do Blog quiser tentar fazer.

Novos Templates Responsivos do Blogger

Não há grandes diferenças entre eles em termos de estrutura, mas o Blogger deu algumas definições para cada um e todos são customizáveis de algum jeito, especialmente nas cores:

  • ConTempo (Visualizar modelo) – Ótimo para Blogs de fotos, imagens e vídeos, bem como para Blogs pessoais. Tem mais o estilo de um Blog tradicional.
  • Soho (Visualizar modelo) – Seguem um padrão claro, limpo e dando destaque às imagens que ilustram o conteúdo. Ótimo para blogs com galerias de fotos.
  • Emporio (Visualizar modelo) – Este apresenta um formato de vitrine para o conteúdo, com estilo linear, exibindo mais conteúdo na primeira página.
  • Notable (Visualizar modelo) – E finalmente o template com estilo “Blog”, bem tradicional, ótimo para quem quer destacar o texto e aproveitar os espaços da página.

O que melhorou nos Templates do Blogger?

A principal melhoria, do meu ponto de vista, é que agora há um novo botão com caixa de diálogo para o visitante do Blog inscreve-se na Newsletter (lista de e-mail), seguindo um padrão mais dinâmico e intuitivo, como na imagem abaixo:

Botão de subscribe padrão do Blogger

Essa função está integrada ao FeedBurner que administra a lista de e-mail da Newsletter e o sistema de Feeds de blogs no Blogger. Infelizmente não tem como usar outro sistema de lista de e-mails com esse recurso (ainda?), mas esperamos que isso mude em breve (certo, Blogger?).

E outra mudança interessante na apresentação dos templates é o ícone de compartilhar nas redes sociais que aparece ao lado do título de cada artigo. Finalmente temos um layout do Blogger com esta apresentação convencional e mais bonita, intuitiva para o visitante.

Por fim uma exigência que todo blogueiro tem com o Blogger, que é permitir nativamente o destaque de uma postagem no topo do Blog, sem precisar de gambiarras. Isso permite que você coloque no topo da página principal do Blog qualquer artigo que queira, independente da ordem cronológica.

Nos testes que fiz, todos os Gadgets do Blogger são compatíveis com esses templates e estão aparecendo na barra lateral. Incluindo os códigos do AdSense para monetização do Blog.

Só esperamos que a equipe do Blogger seja mais rápida da próxima vez em implementar modelos de layout adequados. Seria muito bom se eles procurassem desenvolvedores independentes, como faz o WordPress, para disponibilizar coisas melhores.

.

Fonte oficial: Share your unique style with new Blogger themes

16 Comentários

  1. Marcos, tudo bem? Obrigado pelo post de atualização do blogger.

    Veja que o próprio Google não incentiva que coloquemos botões de redes sociais (como o “curtir” do Facebook e o G+).

    Você ainda acha que esses botões são importantes para SEO? Eu quero deixar minha página limpa, como esses templates, mas atualmente uso esses botões (AddThis) achando que é importante para SEO.

    Será que vale a pena mesmo?

    Obrigado!

    Responder

    • André,

      Os botões de redes sociais não são pensados para SEO, mas para a usabilidade dos visitantes. É preciso facilitar para quem chega no Blog poder compartilhar e seguir seu trabalho, divulgado o conteúdo do Blog. Ainda ahco que é algo indispensável.

      Responder

      • Olá Marcos! Obrigado pela resposta.

        Mas eu me refiro mais ao botão “curtir” do Facebook e do botão G+ do Google.

        Opções de compartilhamento eu já vi que existem nos novos templates.

        Meu blog não tem página no Facebook e por enquanto, o “seguir” não me interessa tanto.

        Abraço e parabéns pelo trabalho!

        Responder

  2. Nao achei bonito nenhum desse 4 template que blog lanço não por enquanto preferio usar o meu mesmo e mas Google ainda precisa cria template bonito e organizado mais profissional para blogs essa ai são muito feio na minha opniao

    Responder

  3. Marcão! Penso da mesma forma. Os profissionais da WordPress são de fato mais visionários e favorecem o consumidor final: NÓS. Parabéns pelo excelente artigo, por vossa causa terei que alterar a aparência do meu site kkkkkkkk e isso me dará um trabalhão viu. Para tal se puder dar uma avaliada e me sugerir modificações favoráveis para uma melhor aparência, eu serei grato.

    Responder

  4. Olá,
    Pessoalmente achei bacanas os novos temas. Tanto que implantei o template “ConTempo” no meu blog, já que tinha planos para alterar o que ali estava, vi na oportunidade fazer uma atualização para um dos novos modelos e já ir testando. Uma coisa é certa, eles são muito melhores que os antigos e a questão de “resposividade” tá bem bacana. Entretanto, não está fácil personalizar-los não, parece que o Blogger fez mudanças nos grupos de variaveis nativas, as deixando diferentes dos templates antigos a estrutura. Por exemplo: ocultar a data nas páginas estaticas ficou bem mais complicado!

    Responder

  5. Olá Marcos, parabéns pelo seu trabalho.
    Vou comentar aqui , pois quem sabe você pode me orientar em algumas questões.
    O aspecto mais importante pra mim com os novos templates do Blogger é a apresentação nos Androids, o que chamam de responsivo (?). Estou desenvolvendo um endereço para viajantes/turistas e na prática os celulares e tablets é por onde os visitantes vão navegar. Os blogs anteriores perdem a visibilidade das colunas laterais, onde costumo colocar gadgets e o índice do conteúdo do blog.
    Achei bem chatinho, que cada gadget precisa ser confirmado para ficar visível. Nos anteriores uma vez criado o gadget já fica visível.
    Ficou bem bacana o ícone de compartilhamento.
    Estou usando o Empório porque acho o visual mais prático, as fotos ficam em destaque.
    O que acho grave é a falta do lápis de edição rápida. Os caminhos que precisa percorrer para editar uma postagem são demais. Fica bem cansativo percorrer tantos atalhos, os anteriores são mais fáceis, mais bem resolvidos.
    Agradeço sua atenção!

    Responder

  6. É o meu primeiro comentário no teu blog, Marcos.

    Eu gostei tanto dos novos temas que decidi migrar o meu blog pessoal para o blogger. 🙂

    Até ao momento, a única dificuldade que encontrei é encontrar a dimensão ideal para que apareça corretamente na publicação em destaque (neste momento até desativei a imagem).

    O teu conteúdo é ótimo, parabéns!

    Responder

  7. Para mim, depois do wordpress, que é bem melhor sem sombra de dúvidas, vem o blogger, com esses novos templates, eles melhoraram bastante. Quando eu ví os templates novos nem acreditei, pois estava com um projeto há tempos. Estou usando o Soho e por enquanto satisfeita, o blog está limpo, sem aquela cara de Blogueira de 15 anos rsrsr….Obrigada pela dica…seu blog tem um ótimo conteúdo…

    Responder

  8. Estou usando o modelo emporio, mas gostaria de centralizar o título e deixar o cabeçalho um pouco maior e não consigo como nos modelos antigos. Isto é porque ele é responsivo? Poderia me dar uma dica de como resolver este problema?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.