Como fazer Guest Post corretamente e crescer seu Blog?

A interação do seu blog com outros blogueiros na criação de conteúdo, é algo fundamental num projeto a longo prazo. Nesse caso essa técnica é conhecida como “Guest Post” (Guest Blogging – publicar como um convidado em outro blog). Separei aqui coisas que são importantes para você começar a fazer mais Guest Posts, ampliando seu público, o alcance do seu Blog, gerar mais parcerias e melhorar suas técnicas de redação.

Siga o [Ferramentas Blog] no Youtube
Clique no botão ao lado para se inscrever no nosso canal.



Sim, existe um jeito certo para escrever como convidado em outro blog. Mas o pior é constatar que muita gente tem feito isso da forma errada e nem se dá conta, perdendo boas oportunidades de Networking e de divulgação. No vídeo abaixo, que complementa esse artigo, vou mostrar 10 dicas que vão ajudar você a aplicar essa técnica do jeito certo.

Guest Post do jeito certo!

1. Entregue seu melhor – Se vai escrever como convidado em um blog parceiro, mostre tudo o que você é capaz. Esta é sua chance de impressionar um novo público, conquistar autoridade e abrir novas portas profissionais para seu Blog.

2. Crie um conteúdo único, exclusivo e completo – Não repita fórmulas e nem mesmo tente “requentar” artigos do seu Blog. Um Guest Post é sua chance para expressar sua capacidade em ser original. Aproveite para ir além das médias, escrevendo um artigo completo e que realmente resolva um problema daquele blog parceiro, do público que ele tem. A ideia é somar ao máximo.

Podemos resumir estes dois primeiros itens da seguinte forma: Entregue valor!

Assista este outro vídeo para completar: Como fidelizar seu público alvo?

3. Objetivo – Aqui vão duas dicas em uma: Seja objetivo e tenha objetivos.

– Ser objetivo significa “não enrolar”, tratar sobre um único assunto de forma clara, consistente e direta, mostrando conhecimento prático e entregando uma solução (como já disse antes). Aquele público está acostumado com um estilo e você só terá uma chance para atingir essas pessoas.

– Ter objetivo significa saber o que quer com aquele conteúdo, qual a finalidade em dedicar aquele tempo com um blog de outra pessoa. Alguns objetivos são comuns a todo mundo que faz Guest Post:

  • Ser conhecido por um novo público;
  • Conquistar mais autoridade naquele nicho;
  • Receber backlinks (?) – mas tenha cuidado!
  • Melhorar suas relações com outros blogueiros (fazer networking)

Aproveite para ler: 5 coisas que Blogueiro precisa saber.

4. Atenha-se ao Assunto, mantenha o foco – A primeira coisa que você tem que entender: Guest Post não é “auto promoção”, mesmo que um pouco do retorno recebido por este esforço será a promoção de sua imagem como blogueiro. Mas o foco é gerar conteúdo  e entregar valor, como foi dito logo acima.

Não use esse formato para falar de si mesmo ou de seus próprios produtos/serviços e nem para divulgar seu Blog. Tudo isso deve acontecer indiretamente e de forma discreta, quase velada. Se você quer promover algo o nome disso é “Publieditorial”, Artigo Patrocinado e é justo você pagar por isso.

5. Pratique a reciprocidade – E se o foco é gerar conteúdo e ampliar suas relações com outros blogueiros, lembre-se de abrir as portas de seu blog para esses mesmos parceiros. Escrever como convidado em um blog tem que ser uma via de mão dupla e o mesmo espaço tem que estar disponível em seu Blog.

6. Não seja oferecido – Antes de se oferecer e antes mesmo de enviar um artigo para o blog que você quer fazer o guest post, entre em contato com o blogueiro e pergunte se ele aceita receber o material e quais são as “regras” para esse tipo de conteúdo. Assim poderá ser delimitado que pode e o que não pode, pois o blog é a casa dele e você é só um convidado temporário. Entendido esses limites, aí sim você poderá submeter seu material à avaliação.

O blogueiro parceiro tem o direito de rejeitar aquele conteúdo e até fazer alguns ajustes, se for necessário. Mas tudo isso tem que estar previamente acordado entre as partes.

7. Entenda o estilo do Blog parceiro – Seu próximo passo será estudar o conteúdo daquele blog, encontrar conteúdos que você tem afinidade e descobrir como você pode contribuir ao enviar o novo artigo. Aproveite para aprender qual o estilo de escrita, os formatos de conteúdo que a pessoa prefere e como o público reage.

Você pode e deve escrever algo seguindo seu estilo pessoal e não deve querer imitar o outro. O ponto aqui é não destoar e nem bater de frente com opiniões daquele blogueiro e seu público já firmado, evitando controvérsias. Mas, se isso estiver previamente acordado, você apresentar uma opinião divergente, então tudo bem.

8. Use links internos – Aproveite a pesquisa que você fez no conteúdo daquele blog e separe alguns artigos para interligar as informações e aplicar links internos que agreguem valor ao material que você quer publicar. Isso mostrará ao blogueiro que você conhece o material dele, que seu objetivo foi mesmo agregar valor e entregar conteúdo.

Aprofunde sobre isso lendo: A Importância de interligar conteúdos no Blog.

9. Seja moderado com seus próprios links – Mas isso não significa que você não pode colocar links apontando para seu blog. Volto a reforçar: converse isso antes com o outro blogueiro para saber inclusive quantos links seus você poderá aplicar no artigo.

Normalmente, e o mais usual, é indicar apenas o link da página principal do seu Blog logo no parágrafo de apresentação (em que você é apresentado como convidado). Ao londo do texto adiciona-se mais um ou dois links que interligam aquele assunto a outros temas em seu blog. Mesmo assim, isso vai depender do acordo entre as partes.

Por isso destaquei acima a necessidade de se ter cuidado com os “Backlinks”. Isso precisa ser natural e orgânico dentro do texto, especialmente se for do tipo “dofollow”.

10. Comece por baixo e devagar – É bom ter um pouco de ambição e sonhar alto, mas em se tratando de Guest Post a melhor recomendação é que você olhe no mesmo nível. Não me entenda mal: aprender a produzir Guest Posts não é uma tarefa fácil e é ainda mais difícil conquistar espaço. Por isso volto a destacar o “Ter Objetivo”. Você pode e deve querer escrever para grandes blogs e fazer parcerias relevantes e consistentes, mas não pode ignorar aqueles que estão ao seu lado.

Minha experiência me mostrou que blogueiros podem crescer juntos se não nos desprezarmos. Conheça os blogueiros que estão ao seu lado agora, no mesmo nível que você, conquiste autoridade e aos poucos suba os degraus certos para outros níveis, conhecendo suas limitações e seus potenciais.

As vezes ter 10 parceiros pequenos é melhor que apenas 1 grande.

3 Comentários

  1. Olá Marcos,
    É sempre com o maior carinho que vejo, e leio, seus conselhos. Foi assim que cresci na blogosfera. Sou pequenina… mas tenho força de vontade. Por motivos vários o meu blog de culinária tem estado muito só… e após ver seu video e ter conhecimento dos Guest Post começo a ficar perturbada. Não é que eu seja profissional, mas devo estar atualizada. Um dos meus sonhos era saber escrever bem (leio muito mesmo), mas não sei, e sou um desastre na gramática. Dai, os Guest Post estarem longe de qualquer cogitação. Gosto de narrar, e as histórias do meu blog são vivências de muitas décadas. Tenho seguidores que as adoram, o que me deixa muito sensibilizada. Desde o início no blog (prototipo 🙁 ) que transmiti sempre muita qualidade no que publicava pois tenho conhecimentos para isso. É sempre com imenso orgulho que partilho, os meus Saberes com Sabores.
    Obrigada amigo

    Responder

  2. Cara, é sempre um prazer consumir seu conteúdo! Quando eu usava blogger, ainda de forma amadora, seus tutoriais me salvavam. Quando passei pro wordpress, seu tutorial ensinando sobre a migração foi meu passo a passo definitivo. Agora, que buscava sobre guest posts, cá estou eu novamente hehehe

    Simplesmente espetacular seu conteúdo, muito obrigado por compartilhar! Poderia facilmente virar um conteúdo que poderia ser vendido. Fico feliz em ter pessoas como você que disponibilizam isso de graça para nós 🙂

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.