Dicas para criar um blog de sucesso (?)

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.
Encontrei muitos blogs e sites com dicas e recomendações para o seu blog emplacar de vez com muitas visitas e fazer sucesso. É verdade que muitos conseguem e vc pode encontrar mesmo boas recomendações e indicações para construir bem o seu site/blog.

Aqui, vou reunir algumas dicas q cataloguei e/ou adaptei de outros. Os links e as referências de todos é dificil de colocar, mas uma boa busca no Google ajuda. As dicas que reuni aqui são voltadas para um bom começo e evitar dores de cabeça no futuro.


Seguem alguns conselhos básicos:

1. Planejar:
Quando vc teve a idéia para seu blog, vc se planejou para o que iria fazer? Esse tem que ser o primeiro passo. Se o blog já está iniciado e em andamento, ainda há tempo. Eu mesmo fiz isso; parei de publicar e decidir montar um plano.
Isso inclui saber qual é o seu objetivo.

2. Ser criativo:
Seu blog é diferente dos outros em quê? Nessa blogosfera e nesse oceano que é a internet, surgem “novas” ideáis todos os segundos e o seu é apenas mais um nessa massa. Depois de planejar, é bom saber e ter claro qual será o conteúdo de seu blog e como fazer este se destacar dos demais.
Por exemplo: Ao ter a idéia para este blog de Ferramentas e dicas, eu já havia vasculhado a internet e encontrado milhares de outros com o mesmo objetivo e foco. Alguns poucos dava certo e se destacavam. Resolvi inovar em um único detalhe: tratar da forma mais simples e objetiva e apresentar recursos realmente utilizaveis. A minha grande dificuldade é q não sou programador e não entendo nada de HTML, XML, CSS etc… Mas tb não queria ter um blog comum e careta.
Outra diferença deste blog de ajuda para criar blogs dos demais é o fato de não ter publicidades e manter um visual clean (simples, limpo).

3. Publicar sempre (mas com moderação):
Não deixe o seu blog parado. Tenha sempre algo novo para colocar e manter o assunto vivo. Isso faz crescer a curiosidade dos outros em continuar vindo ao seu blog para lê-lo. Mas tb não publique a toda hora como um site de notícias. Ao menos 2 novos artigos por semana é um número adequado, dependendo do tema de seu blog.
As pessoas querem novidade, mas não querem perder tempo. Assim, é bom tb ter um dia certo, específico, reservado para publicar. Por exemplo: Todas as quartas-feiras tem coisas novas… Assim as pessoas se acostumam a abrir seu blog naquele dia para ver o q há de novo.

4. Publicar sempre, mas cuidado com o tamanho dos textos:
Essa dica é óbvia. As pessoas não querem ficar lendo tratados intermináveis. Seja objetivo; não escreva artigos longos (penso que mais de 1.000 palavras já é muito). Se for escrever coisas longas, divida em mais de um artigo (ex.: Dicas de Layout (Parte 1); Dicas de Layout (Parte 2)…) ou use textos em postagens expansíveis (do tipo “Leia mais aqui…”) onde apenas uma parte do texto aparece e é preciso clicar para continuar lendo.
Nesse caso a pessoa vê apenas o título e uma parte do texto e, se gostar, continua lendo.
[Veja como criar esse tipo de recurso neste blog]

5. Deixe conteúdo de reserva (programar publicações):
Ao criar uma postagem, na janela onde é digitado o conteúdo da publicação, tem a opção de escolher uma data e um horário específico para a postagem ser inserida no seu blog. Você pode programar isso clicando em “Opções de postagem” na janela onde vc digita uma nova.
Para isso basta digitar a data e hora desejada.
Você tb pode criar vários artigos com uma data determinada e assim vc não precisará ficar escrevendo sempre e não perderá o rítimo em dias mais cheios de atividades.

6. Estética e layout amigável:
Blogs muito cheios de informação, coisas piscando na tela e muito coloridos, são desagradáveis, pesados e chatos. Eu não perco meu tempo em sites onde não vejo o que quero logo de cara. Quanto mais coisas vc colocar na tela, mais difícil será para os leitores.
Se seu objetivo é divulgar suas idéias, dê destaque às suas idéias: o texto é o mais importante! Isso vale até para blogs de fotos: se suas imagens forem concorrer com outras, ninguém vai querer ficar procurando o q é seu.

Aqui é bom voltar ao planejamento: Escolha bem os Templates (o modelo), pense como serão os menus e como facilitar q as informações sejam encontradas rapidamente.

7. Marcadores:
São as palavras que apontam para uma postagem. Isso é fundamental em blogs que abordam temas convergentes. Os marcadores organizam seu blog por temas gerais e facilita a busca dos visitantes pelo que lhes interessar mais.
Todo artigo pode (e deve) ter no mínimo duas palavras ou expressões apontando para ele. E sempre que criar novos artigos, agrupe nos mesmos marcadores os temas pares. Assim, quando alguém entrar em seu blog querendo ler sobre, por exemplo, “Templates”, basta clicar no marcador com essa palavra que encontrará tudo o que já foi publicado sobre isso.

Agora é só divulgar.
E, por ultimo: Pesquise, gaste tempo vasculhando a internet em busca de novidades e idéias para melhorar seu projeto e aprender com os acertos e erros dos outros.

.

4 Comentários

  1. Muito bacana. Dessa lista para quem não se dedica exclusivamente ao blog o mais difícil é manter os posts publicados de forma contínua, acredito que devo separar uma parte dos dias que estou livre para fazer meus conteúdos de reserva e suprir a carência de artigos na semana.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.