5 dicas para reavaliar e melhorar o layout do Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

organizar-blog Se sempre reforçamos aqui a importância de se cuidar ao máximo da qualidade de suas postagens, devemos pensar também como apresentamos esse conteúdo ao leitor/visitante de seu blog. O layout é que garantirá que seu público sinta-se a vontade em sua página e navegue com facilidade, encontrando o que precisa. Muitos blogs estão descuidados com a aparência (principalmente blogs de homens) e esquecem que o simples e claro é sempre a melhor opção. Veja 5 sugestões e dicas para melhorar a qualidade do layout de seu blog.

Já publicamos uma outra lista de dicas, mais específicas, sobre o layout de seu blog. São dicas mais técnicas e detalhadas que vão te dar uma visão mais completa, junto com as que segue, de como usar melhor a estrutura visual de seu blog. Veja também e complemente sua leitura:

E continue lendo essas novas dicas e sugestões.

1. Limpe a bagunça na barra lateral (sidebar) = elementos importantes que devem conter em sua sidebar: destaque para os Marcadores/tags; lista de artigos/histórico – ao menos os mais recentes; ícones e destaque para o Feed/Newsletter; seu perfil com link de contatos; e o mais importante, mecanismo de busca.

Tudo além disso é desnecessário e só está ocupando espaço, dificultando a leitura e dificultando que o visitante encontre o que quer. A barra lateral de seu blog é como o menu de um livro, que indica onde o leitor deve ir e como encontrar o que precisa, nada mais. Outro fato a se levar em conta é que quanto mais coisas se coloca na sidebar, mais pesado seu blog fica para carregar.

2. Use Fontes de texto fáceis de ler = Além de uma fonte clara e básica, sem muitos símbolos e pernas ou estilos, também acrescentamos a cor de fundo do seu blog e a cor e tamanho das fontes.

fontes-textos-blogs-editar

O fundo branco com texto em cores escuras é sempre a melhor opção e é mais fácil para ler. Pense sempre que seu visitante não quer fazer muito esforço e que a sua intenção é passar uma informação da forma mais objetiva possível. Dê destaque aos títulos e aos links, com cores diferentes e tamanhos de fontes diferentes do corpo do texto.

3. Otimize o roda-pé dos artigos = Após terminar de ler seu texto o visitante está pronto para ser fidelizado. Se ele chegou até o final de um artigo seu, significa que gostou do que encontrou em sua página. No roda-pé dos artigos sempre tem que conter indicações de leitura complementar/assuntos relacionados; ícones de Feeds/Newsletter; bem como um formulário de comentários.

Com esses três itens há grandes chances de diminuir a taxa de rejeição de seu conteúdo e o número de visitas crescer diariamente de forma visível. Assim como a sidebar, você também precisa cuidar do roda-pé de seus posts: não exagere e seja objetivo com o que você quer. Aqui no [ Ferramentas Blog ] por exemplo, optei por indicar apenas artigos relacionados imediatamente abaixo dos textos, para melhorar o tempo de permanência dos visitantes. Descubra o que é melhor para seu blog e foque nisso.

4. Destaque o que seu blog tem de melhor = Seu visitante só vai encontrar mais coisas em seu blog se você mostrar de forma direta pra ele. Quer ter mais assinantes de Feed? Então dê destaque a isso, escreva e ensine a usar os leitores de Feed. Deixe claro qual é o conteúdo principal de seu blog e dê ênfase aos seus artigos mais centrais, mais lidos e buscados. Ofereça ao seu visitante a oportunidade de interagir com você e com outros leitores.

Para que seu blog tenha sempre o que oferecer, estude muito e leia muito. Só assim é possível escrever com qualidade também. Mas deixe isso claro para seus visitantes, mostre suas fontes, explique os caminhos que te levaram a produzir aquele conteúdo e como você se dedica em oferecer sempre o melhor.

5. Veja a possibilidade de trocar seu layout = Pode ser que ao olhar para seu blog, abrir sua página você chegue à conclusão de que precisa mesmo é de dar uma nova cara para seu trabalho. Reveja como você usa seu template (Blogger)/Theme (WordPress) e se esse layout atende mesmo às necessidades de seu blog. Pode ser que simples adaptações não resolva o problema e o melhor seja dedicar algum tempo procurando um layout mais completo e fácil de usar.

Mas é preciso ter paciência e procurar com calma para não cair nos mesmos problemas de antes. Até porque uma mudança no visual pode atrair melhor a atenção de seu público.

Melhor ver mais sobre aqui também:

Idéia original e imagem das fontes: 5 Great Tips to Spruce Up Your Blog’s Design.

.

3 Comentários

  1. Muito boa dica, estou investindo num novo projeto e queria saber se o blogueiro deve criar conteúdo extra-blog através das redes sociais, acho que isso pode fidelizar mais o leitor e pode ser bom para complementar o conteúdo do blog.
    Abs

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.