5 motivos porque blogueiros mudam para o WordPress.org

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Tenho observado constantemente o movimento da blogosfera, especialmente na escolha da plataforma que usam. O Blogger tem grande penetração no Brasil, mas o WordPress.org vem ganhando cada vez mais adeptos. A partir do que as pessoas comentam aqui no [ Ferramentas Blog ] cheguei a 5 conclusões que levam as pessoas a usar o WordPress.org, migrando seus blogs.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Já debatemos exaustivamente sobre o potencial de cada uma dessas plataformas, o Blogger e o WordPress.org, como soluções para quem deseja criar um Blog. Inclusive tenho até um vídeo sobre o assunto:

Mas a questão aqui é saber o que leva os blogueiros a migrar para o WordPress.org construindo seus trabalhos numa nova plataforma, mesmo depois de já estarem acostumados com os padrões do Blogger.

1. Melhor pra SEO

Um dos motivos mais fortes que levam blogueiros a migrar para o WordPress.org é o fato desse sistema ser mais amigável às técnicas de SEO. Existem plugins que facilitam o trabalho, mas há também maior liberdade e controle sobre a estrutura do código fonte do Blog.

Você pode customizar as URLs (os endereços) das páginas, posts e outros conteúdos, pode escrever títulos para os vistantes e títulos para os mecanismos de busca, além de ser mais prático na hora de criar sitemap.

2. Maior versatilidade

O WordPress.org é mais versátil e tem mais possibilidades de uso. Muitos blogueiros migram para o WP quando precisam de recursos que não existem ou não são possíveis de criar no Blogger. Nem tudo é adaptável no Blogger ou, se é possível, é também muito difícil de fazer.

Praticamente se faz de tudo com o WordPress e você pode desenvolver vários projetos, estilos e modelos de serviços para um mesmo blog/site. Seu blog pode se tornar um imenso portal de conteúdo, ter lojas virtuais, áreas exclusivas para assinantes e até ter uma plataforma multilínguas.

3. Existem plugins para tudo

Praticamente tudo o que você desejar fazer existe um plugin que resolve seu problema. Você não precisa conhecer nada de códigos, nem precisa acessar nada via HTML, CSS ou PHP para fazer algo funcionar ou adicionar um novo recurso.

O painel de controle do WP pode tornar tudo acessível a um único clique quando se instala e usa o plugin certo para a sua necessidade. E se quiser mudar, desistir ou experimentar algo novo, basta desinstalar/desabilitar e aplicar outro plugin.

4. Mais possibilidade com o layout

Um defeito do Blogger muito grave é que sua estrutura de layout é muito limitante. A culpa está no código fonte que é algo estranho: uma mistura de HTML e CSS com outros códigos exclusivos. Mesmo os mais experientes designer de Blogger não conseguem saber para que serve tudo ou como conseguir fazer tudo o que desejam.

Já no WordPress.org a limitação é sua imaginação e suas necessidades. Inclusive o WP já está pronto para o novo HTML5 e CSS3, que são mais completos e mais amigáveis aos navegadores e aos mecanismos de busca. Seu blog/site pode ser exatamente como você sonhou e fazer exatamente aquilo que você desejar.

5. Mais profissional

Eu sei que isso é controverso, pois existem milhares de blogs profissionais feitos no Blogger, mas aqui trato do conceito de profissionalismo.

O WordPress.org exige um mínimo de investimento, enquanto o Blogger é gratuito. Para ter um trabalho sério no WP é preciso gastar com hospedagem do Blog, registro de domínio (que é obrigatório) e até será preciso contratar um webdesigner que crie algo exclusivo para você.

Ter um blog profissional é pensar numa plataforma que não é provisória e olhar mais a longo prazo. Sem contar que o WP oferece mais possibilidades. Ao investir financeiramente num projeto, seu comprometimento será maior.

O que você tem a dizer?

Como ficou claro no início desse post, esta é apenas a minha opinião baseada em observações no comportamento dos blogueiros que seguem este blog. Também me baseei em minha experiência de usuários das duas plataformas e nos projetos que desenvolvo em cada um desses sistemas.

E você, o que acha que leva as pessoas a migrarem para o WordPress.org?

Se você quiser migrar para o WordPress.org nós podemos te ajudar. Saiba como, aqui!

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

25 Comentários

  1. WordPress é o melhor CMS da Atualidade nunca me arrependo do dia que migrei do Blogger para WP pois é melhor em tudo.

    Dica para vc Marcos cria uma seção onde podemos registrar no seu site para vc ter um controle maior sobre seus usuários principalmente nos comentários para não ocorrer faltos como as pessoas que se sentem superiores!

    Responder

  2. Bom post Marcos. Só arruma esse trecho “Seu pode pode se tornar um imenso portal…”.
    Prentendo migrar mais pra frente (com o crescimento de meus blogs), mas, farei os layouts sozinho. Só terei que estudar um pouco mais.

    Responder

  3. Boa tarde, Marcos, estou nesse dilema agora, não porque li seu post já estava pensando em pelo menos criar um domínio pago para meu blog [link suprimido]. Vou mudar logo pois estou apenas começando, será mais fácil e ainda não apareço na busca do google bem colocado. Valeu pela dica!!!

    Responder

  4. Gosto de ambas plataformas e entendo as caracteristicas de cada uma. É possível sim, criar um blog de qualidade no Blogger, o [Ferramentas Blog] foi prova disso. Mas, na minha opinião, o WordPress é muito melhor.

    Aproveitando!

    Marcos, poderia criar um artigo, ou se já tiver, indicando os melhores plugins ou os mais uteis para quem está iniciando um blog.

    Abraços, Felipe Silva.

    Responder

  5. Concordo plenamente com o Marcos, simplesmente a melhor plataforma! Mas atenção que noutro tipo de projectos na Web o Joomla tem mais potencialidades, as para Blogar o WordPress é o melhor. Simples e Eficaz!

    Cumprimentos

    Responder

  6. Muito esclarecedor este post.
    Poderia por favor criar ou indicar um post com as diferenças entre as versões gratuitas dessas ferramentas e quais as vantagens e desvantagens entre ter um blog com hospedagem paga e outro gratuito?
    Abs

    Responder

  7. Na minha opinião um dos principais fatores que fazem os blogueiros que utilizam o Blogger mudar para o WordPress é a segurança. No mundo do Blogger você pode ter um blog que fique 100% on-line e seguro, mas sem nenhum aviso prévio eles podem deletar todo o seu blog e a sua conta do Google junto, ou seja para quem utiliza o WP a única preocupação de ter o blog deletado é se ele for invadido ou se você mesmo deletar por acidente.

    Essas é minha opinião, e obrigado pelo excelente post Marcos!

    Responder

  8. Eu tenho um alguns blogs no Blogger, e realmente, o código fonte do blogger é um pouco estranho e nem tudo pode ser adptado. já pensei em migrar para o WP, mas, tenho medo de perder todo trabalho já criado.

    Responder

  9. Estou pensando seriamente em fazer isso. Vou ver se meu blog pode pagar com os custos desta nova direção caso venha realizar, estou muito contente com o bloguer mas o que me deixa com vontade é justamente o fato de poder ter uma ganho muito maior no quesito SEO.

    Vou começar a utilizar o WP e ver como funciona a ferramente pois nunca mexei nela ainda.

    Responder

  10. Olá Marcos, como sempre estou aqui comentando mais um post seu!
    Eu entendo todos os motivos!
    tenho certeza que todos esses fatos fazem do WordPress melhor que blogger, mas existe um fator que pesa muito na hora de fazer a escolha de mudança ou nao, o fator dinheiro investido!
    Apesar, que todos nós sabemos que no wordpress é mto mais facil ter retorno, Porem conheço blogs enormes e mega profissionais que utilizao o blogger! Como sempre, um otimo post!
    Abraços!

    Responder

  11. Cara eu já fui usuária de WordPress. Realmente ele é melhor. Mas eu passei a não ter mais paciência pra ele e gostar mais do Blogger. O blogger me dá mais tesão para descobrir. Sei lá, acho que exatamente pela dificuldade. E alguns dos itens mencionados são opiniões muito pessoais.

    Responder

  12. “4. Mais possibilidade com o layout”

    Palavra de quem não sabe o que ta fazendo, realmente o blogger é algo mais complicado, você tem que ter um certo conhecimento de códigos se quiser sobreviver com ele, ja o WP não, otimas templates prontas, plugins que só faltam criar posts por você. Contudo prefiro o blogger.

    Responder

  13. O blogger ultimamente está sendo bem atualizado pelo google pelo que percebo. Estou utilizando o wordpress (alias sempre usei) e não tenho nenhum arrependimento. Mas vai de gosto mesmo porque as duas são muito boas.

    Responder

  14. Para mim o grande diferencial é a questão da aparência e da otimização.Como o Marcos até já disse no Ferramentas Blog, é possível cria rum blog profissional no Blogger,porém as dificuldades são muito maiores.

    Responder

  15. Sempre usei ambas as plataformas, mas sempre optei mesmo pelo WordPress. O Blogger é bom pra quem quer aprender mesmo HTML, e quer treinar bastante. Mas WordPress é como você disse, é muito mais versátil, é uma plataforma totalmente livre, onde o usuário pode fazer tudo que quiser, modificar tudo, e colocar todas as suas necessidades em práticas.

    Responder

  16. Pingback: Como armazenar e usar qualquer tipo de arquivo no WordPress | [ Ferramentas Blog ]

  17. Olá Marcos.

    Realmente o WP oferece inúmeras vantagens. Pensando seriamente em migrar, mas primeiro tenho que estudar um pouco as ferramentas que são mais complexas.

    Obrigada pelo post.

    Responder

  18. Olá!

    Sempre optei por usar o blogger, porém quando conheci o WP, logo adotei-o como meu CMS preferido. Lógico que o WP.og tem custos maiores do que os do blogger, mas é um investimento que vale a pena.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.