7 Passos para Construir uma relação com seus Leitores

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

relacionamento Praticamente tudo o que envolve ter um blog trata-se de relacionamento, relacionamento em todos os níveis e que sejam sólidos, reais. Seu blog existe para um propósito que é ofertar conteúdo para um público alvo, e isso vale para todos os nichos. Se quer fidelizar seus leitores e conquistar mais e mais pessoas para as suas páginas, terá que trabalhar efetivamente em seus relacionamentos e na sua forma de atuar na internet, atuar de forma voltada para as pessoas! Então vej algumas dicas de como fazer isso.

Você, quando constrói um blog precisa fundamentalmente de ter um nicho específico e um público alvo e, com isso, prepara conteúdo que atenda aos seus potenciais visitantes. Terá que cuidar de criar conteúdo de qualidade e relevante, apresentado em um layout fácil de navegar e objetivo, que facilite que tudo seja encontrado. Esses são pontos voltados para a construção e manutenção de um blog de qualidade, mas não se resume apenas nisso.

Não se deve esquecer que um blog é escrito para pessoas lerem e para que pessoas encontrem o que precisam e voltem sempre para ter mais do que você pode oferecer. Mas as pessoas não se convencem apenas pelo conteúdo e ninguém quer se relacionar apenas com textos e máquina, então é preciso humanizar seu blog e mostrar explicitamente que há um ser-humano por trás de todo aquele trabalho e é sobre isso que vamos tratar agora.

Esse tem sido o meu foco aqui do [ Ferramentas Blog ], que é construir, além das minhas páginas e do meu conteúdo, relações com meus leitores, seja respondendo e-mails pessoalmente, trocando idéias no Twitter (se quiser me seguir: @hordones) e debatendo no Orkut. Acredito que isso tem sido extremamente importante para o crescimento do meu número de visitas e de assinantes de Feed, bem como tem gerado maior relevância e influência para o meu blog.

Como Construir um Relacionamento com seus Leitores.

Passo 1 – Um bom relacionamento começa com você: Nunca espere que as pessoas procurem você ou queiram contato com você. Seja o primeiro a dar o passo e ir ao encontro de seus visitantes. Com o crescimento das redes-sociais e a velocidade na troca de informações, talvez esse seja o melhor caminho para a construção de relações. É preciso estar sempre aberto e disposto a se relacionar com as pessoas e manter contato com elas.

Passo 2 – Escreva artigos que ajudem e sejam úteis: Seus artigos têm sempre que ser voltados para as necessidades e o interesse de seu público e faça isso da forma mais sincera possível. Queira sempre ajudar e ser útil em tudo o que publicar em seu blog, escrevendo artigos que possam satisfazer as necessidades imediatas de seus leitores, seja sobre o que for. Escreva de forma pessoal, mas sem ficar falando de si mesmo, de forma egocêntrica ou com o objetivo de auto-promoção. Sempre ofereça algo e se disponha a ajudar e continuar ofertando o melhor. Melhor ainda se seu conteúdo puder ajudar as pessoas a resolver problemas.

Passo 3 – Seja disponível e positivo em seus relacionamentos: Sempre que responder um e-mail ou comentário em seu blog, seja nas redes-sociais como o Twitter ou nos fóruns, sempre esteja disponível e não fique a ofertar coisas e promover apenas a si mesmo. Interaja com as pessoas, converse com elas e se interesse pelo que elas fazem também. A disponibilidade é o que mais nos atrai nas pessoas: nossos melhores amigos são sempre os mais disponíveis e presentes, e é assim também na internet.

Passo 4 – Encoraje debates e comentários: sempre proponha conversas e debates em torno de assuntos diversos e de interesse das pessoas com quem quer manter contato. Chame as pessoas a comentarem e dar a opinião nos comentários e nos fóruns que você participa e interaja com elas, respeite a opinião de todos e incentive isso. Nunca queira ser o “dono da verdade”, nem se coloque acima de ninguém, deixando as conversas fluírem naturalmente.

Você não é o único que tem respostas e as pessoas querem compartilhar suas experiências e isso atrai cada vez mais. Quanto mais livres as pessoas se sentirem diante de seus temas, mais irão interagir com você. Essa é a melhor forma de encontrar pessoas interessantes.

Passo 5 – Aceite críticas sem se ofender: Se você se expôs na internet, então tem que entender que está sujeito às críticas e opiniões diversas às suas. E isso tem que ser aceito de bom grado, sem se ofender. Pode transformar isso numa boa arma para ampliar seus conhecimentos e de seus leitores e melhorar a qualidade de seu conteúdo ofertado.

Se você se posicionar de forma defensiva as pessoas vão se afastar e não vão se interessar pelo que você tem a oferecer. Assim, agradeça as críticas e comentários recebidos e transforme isso em potencial fonte de inspiração e de crescimento. Encoraje as pessoas a serem sinceras.

Passo 6  – Relacione-se em outros lugares: Não fique preso às suas páginas e aos seus comentários e e-mails recebidos. É importante ir onde está o seu público alvo e as pessoas que tratam dos mesmo temas que você, principalmente nos fóruns e redes-sociais. Amplie o alcance de seu conteúdo oferecendo suas idéias para além de seus artigos e compartilhando onde todos estão, interessando-se pelo que outros fazem também.

Sempre responda os contatos e e-mails que receber de forma direta, mesmo que seja para dizer que não tem o que dizer. Quanto mais pessoal forem seus contatos, mais credibilidade se ganha.

Passo 7 – Vá a outros Blogs: Interagir com outros blogueiros é fundamental para a sua sobrevivência. Não é possível um blogueiro isolado dos outros e que não comente nem participe do blog de outros. Sempre visite, deixe comentários, mande e-mails e participe dos debates e conversas propostas por outros blogueiros como uma forma de mostrar-se atento ao que fazem e interessado no trabalho deles também. Os mais bem-sucedidos blogueiros são aqueles que constroem amplas relações pela internet com outros editores que também publicam em seus blogs. Visite, dê sua opinião e seja participativo e relevante para com todos.

Relacionar-se é a palavra-chave mais importante a ser trabalhada junto de seu conteúdo, para que seu trabalho seja considerado relevante e as pessoas voltem e gostem de você e do que você tem a oferecer. Até seria interessante ler um artigo que publiquei recentemente que é “Os 7 Pecados Mortais do Blogueiro”, que pode ajudar a refletir sobre o que tratamos aqui.

Outros artigos importantes:

Fonte: 7 Steps to Building a Genuine Relationship With Your Readers.

.

17 Comentários

  1. Descobri que responder aos comentários não ajuda muito. Tem gente que pergunta e nunca volta pra olhara resposta. Ainda há aqueles que pedem pra vc ir responder no blog deles! Assim não dá!

    Responder

  2. Concordo plenamente com você. Estou pesquisando sobre visitas e comentários e encontrei este artigo. A interatividade entre autor e leitor é importante. Estimula os visitantes a voltarem e nós, autores, a buscar cada vez mais, aprimorar o conteúdo do blog, que é meu caso. Afinal, é para o leitor que escrevemos! E sem leitores, sem visitas…não há blog que sobreviva!
    Bom FDS!

    Responder

  3. Também já percebi isso Hamilton, mas agente faz a nossa parte respondendo o comentário e se achar que deve é ate bom responder alguns em posts e não em comentários, assim agente pode tirar as duvidas de de outras pessoas também.

    Responder

  4. Achei excelente. Acrescentei o link de ferramamentas nos meus blogs. Tenho ainda algumas dificuldades, tipo como aumentar o tamanho de pagina, utilização do twitter, etc. mesmo assim obrigado é muito bom.Abraços e sucesso.

    Responder

  5. Marcos,

    Suas dicas são sempre muito úteis. Tenho me empenhado bastante em segui-las, com o objetivo de melhorar a qualidade do meu blog e de estabelecer um melhor relacionamento com os leitores. Até mesmo pelo fato do meu blog tratar sobre um assunto espinhoso e nem sempre atraente para uma parcela dos internautas. Sou jornalista e escrevo sobre política. Mesmo diante das dificuldades, tem sido muito gratificante manter o blog.

    Responder

  6. Olá Marcos…
    Muito úteis as dicas viu?
    Realmente, administrar um blog exige muita criatividade da gente.
    Como o colega Daniel MM, eu também estou meio “cru” no Twitter, sabe?
    Ainda não sei muito bem como utilizá-lo, digamos, como “me comportar” nele, entende?
    Confesso que, no início, copiava muitas idéias de outros blogueiros, mas agora, estou buscando desenvolver as minhas próprias idéias – não é nada fácil, mas estou conseguindo.
    Vou visitar muuuiiitooooo este site, com certeza…
    Um abraço!

    Responder

  7. Marcos,fiz dois blogs recentemente por achar que as redes sociais deve ser um espaço de aprendizado.Estou gostando mto de experiência, gosto de escrever, provocar discussões , enfim fazer as pessoas refletirem, e eu mesma estou imersa nesse processo quando escrevo. Algo assim como um processo de catarse, e suas orientações serão muito utéis,
    Abaços

    Responder

  8. Eu procuro responder todo mundo e mesmo que eu não goste do comentário, ainda assim meus comentários são abertos e não-moderados, pois sempre responderei as pessoas na diplomacia, educação e amizade. Acho importante você dar maior atenção aos seus leitores. Eu também publico todos os tutoriais que me pedem no meu blog, e fico feliz quando s pessoas retornam agradecendo. O leitor gosta dessas coisas sabe 😉

    Responder

  9. Pingback: Por que ninguém lê seu Blog? | [ Ferramentas Blog ]

  10. Tenho um exemplo…
    Teve um blog onde eu comentei em um post “este post está cheio de erros gramaticais” e continuei o comentário sobre o assunto referido.
    A autora me xingou, me chamou de antipático, pseudo intelectual, metido e muitos outros “adjetivos carinhosos”… Perdeu um leitor!

    Responder

  11. Pingback: 5 dicas para conseguir mais comentários no seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  12. Ola Pessoal

    Muito interessantes as dicas do ferramentasblog, assim a gente pode ir aprimorando as habilidades para atender ainda melhor nosso público …..abraço

    Responder

  13. Pingback: Como enviar automaticamente postagens do Tumblr para o Facebook | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.