7 Passos para criar um Blog bem-sucedido [Vídeo]

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Muita gente entra em contato pedindo ajudas básicas para começar a criar seus blogs. Este é o intuito do [ Ferramentas Blog ]: justamente queremos ajudar quem está começando e quem está em todos os níveis, sejam intermediários ou avançados nessa empreitada. Com isso criei um “checklist”, uma lista para que você, mesmo que já tenha começado seu blog, verifique se cumpriu bem as etapas de criação de um blog e se está no caminho certo. Sempre dá tempo de revisar alguns passos e recuperar o tempo perdido ou corrigir pequenos erros.

Achei por bem que este artigo tivesse um vídeo para estimular mais e dar mais motivação aos que têm blogs. Isso facilita o entendimento. Abaixo tem uma síntese do vídeo.

Espero que esse material que estamos desenvolvendo possa ajudar mais ainda a você ter um blog de qualidade. Se quiser, pode entrar em contato e enviar a sua sugestão para os próximos vídeos. Vamos avaliar todas as propostas.

E, muito importante, assine nosso Feed para acompanhar nossas atualizações (Gratuitamente).

Passos para criar um Blog bem sucedido.

1. Encontrar um tema.

Só escreva sobre o que você entende, domina ou pretende aprofundar e que te dê prazer. Um blog precisa te oferecer algum grau de satisfação e não pode ser uma tarefa onerosa, nem enfadonha. Mesmo que esse tema não seja o assunto da moda. Também não se guie só pela moda, pois a febre passa e você perderá sua motivação.

2. Pesquisar e Aprofundar.

Leia o que os outros já estão publicando sobre o tema que você escolheu. Passe a maior parte do tempo visitando blogs e fóruns que tratem do tema do seu nicho e conheça o seu público alvo e quem são as pessoas que já estão fazendo o que você deseja fazer. Ler é a única forma para se conseguir escrever bem e aprender mais.

3. O que você tem para acrescentar?

Pergunte-se: de tudo o que você vê e lê sobre o seu tema escolhido, consegue fazer melhor? É capaz de acrescentar, somar, agregar valor ao debate e ser útil para seus visitantes e leitores?

Um blog tem que aprofundar os temas, ser local de crescimento para os leitores e visitantes e tem que ter novidades. Se você criar um blog para repetir o que outros já fazem, nada motivará que as pessoas visitem o seu.

4. Faça testes / Crie um Blog para testes.

Escreva rascunhos. Defina sua forma de atuação. Um blog precisa de conteúdo e que seja conteúdo de qualidade e relevante para os leitores/visitantes. Assim, antecipe-se escreva muito, coloque suas idéias no papel e defina quais serão suas formas de atingir seu público alvo, pensando sempre no que você pode fazer melhor do que os outros já têm feito ou o que pode melhorar.

Faça testes de layout e vasculhe a internet por algum Template gratuito que satisfaça a sua necessidade. Com isso, aprenda a fazer as modificações que achar apropriadas e a entender como funciona o serviço de blog que você está usando (seja o Blogger/Blogspot ou o WordPress). Sem conhecer os recursos existentes é impossível criar um blog.

5. Aprenda o básico sobre HTML.

É muito importante saber um pouco de HTML, mesmo que o mínimo para saber copiar e colar códigos e modificar pequenas coisas. Sei que entender os códigos é algo complicado e eu mesmo não sei muito. A estrutura de um blog é formada pela soma de códigos HTML, CSS e JavaScript e você não é obrigado a saber usar tudo. Mesmo assim um pouco de HTML terá de conhecer para usar no corpo dos textos na hora de incluir links e imagens ou montar tabelas e quebras de linha. Isso só se aprende fazendo testes e pesquisando.

6. Relacione-se.

Um blogueiro não pode ficar isolado do resto da blogosfera ou do que se passa na internet em vários lugares. É importante estar antenado com o que outros estão publicando e debatendo. Participe ativamente de redes-sociais e comunidade, bem como atue em fóruns, principalmente naqueles em que reúnem blogueiros de todos os tipos para trocar informações e aprofundar seus conhecimentos na arte de manter um blog. Quanto mais ativo e social você for, mas credibilidade você terá.

7. Continue pesquisando e Aprofundando – Seja constante.

Blogar é uma tarefa a longo prazo e não se acaba nem pode ser fechada em si mesma. A dedicação a um blog tem que ser constante. Reserve um tempo diário e com disciplina para continuar pesquisando, para escrever com calma e para participar das comunidades e redes-sociais. Use constantemente os analisadores de visitas, como Google Analytics, para conhecer o seu público e se dedique sempre a melhorar cada vez mais.

Concluindo.

Paciência e dedicação são fundamentais e nada se constroe da noite para o dia. É preciso que se saiba que um blog é algo que está sempre sendo atualizado e precisa de coisas novas constantemente para fazer retornarem seus leitores e visitantes. Não existe um caminho fácil e poucos são os que conseguem se manter firmes sem desanimar de fato.

Se você seguir essas etapas e não se precipitar nem esperar resultados mágicos, mas tiver dedicação constante, crescerá com o tempo e verá os resultados.

Outros vídeos e artigos Relacionados.

 

.

28 Comentários

  1. Valeu Marcos, eu to iniciando no blogger e fiz um sobre curiosidades, mas é bem aberto sobre os temas, mas quero criar um somente sobre aviação, assunto pelo qual eu gosto, e com esses passos que vc ofereceu, vou me aprofundar ainda mais…

    Responder

  2. Meu irmão!!! isso sim é um video de conteúdo, mostrou na prática Marcos!
    MENTE CRIADORA EM PROCESSO!
    POSITIVE VIBRATION!

    Responder

  3. Ae brother gostei muito da video aula eu tava dessanimado quase desistindo mais vi a video aula e me deu vontade de proseguir! Abraços e muito sucesso!!!

    Responder

  4. Ei Marcos adorei o vídeo, vou colocar em prática as suas dicas ^~
    Obrigada e Parabéns pelo bom conteúdo disponivel aqui.

    Responder

  5. Oi Marcos, adorei ter assistido esse video, tirei algumas duvidas e fortaleci meus objetivos para criar meu blog !! Eu ja estava fazendo alguns testes antes de publicar, mas agora tenho mais ferramentas para serem utilizadas, ferramentas que encontrei aqui !!!
    Quero agradecer pela "qualidade" do conteudo do seu blog !!

    Responder

  6. Eu sempre comento em seus vídeos porque eu gosto muito deles ! porque nós bloggers já lemos muito livros, dicas, tutoriais, entre outros .
    E porque eu nem sempre entendo o que leio. E seus vídeos são muito, mas muito bem construido e falado para todos nos que seguimos você . E claro gostamos de ser seguido também .

    Abraço bye @planetavirtuall

    Responder

  7. Cara, Nota 10

    Muito bem explicativo e com uma linguagem bém prática de ser intender, e para min ver isso foi super importante, tava com dúvidas, pois tenho um blog de downloads e percebi que isso não é tão interessante assim, então estou querendo mudar para conteúdos proprios e interessantes de se ler.

    Obrigado!

    Responder

  8. Olá!
    Gostei muito do conteúdo do vídeo. Tenho um blog, mas ainda tenho dificuldades em atrair leitores. O vídeo foi bastante elucidativo neste sentido e será útil na melhoria da qualidade do meu blog. Valeu!

    Responder

  9. Meu AMIGO estou tendo um verdadeiro brainstorm de idéias sozinho aki!! Só o que precisava era esse toque seu. Bastou falar que podia ser algum assunto que eu gostasse, ou que EU AINDA QUISESSE DOMINAR, OU APRENDER… porra! Foi a luz pra mim! Minha mente estava travadíssima de idéias, sem saber do que trataria, não queria competir com coisas q maioria já fazia e sabia, estava até estressado, mas vc deu umas dicas tão valiosas que passei a pensar nos meus assuntos com mais inspiração e estou muito grato a você. Tem tanta coisa que estou aprendendo em cursos, em faculdade, e vou adorar passar para o meu futuro blog, e depois refletir o meu desempenho, meu aprendizado e tal… enfim, foi enorme a ajuda. Vou bater muito a cabeça, mas já consegui um foco, e isso é muita coisa!!

    Muito bom. Nota 10!!

    Responder

  10. Ola Marcos, adorei conhecer seu blog. Crie o meu sts dias e estou meio perdida. O bolg é sobre livros e este tema é muito comum, mas é o que gosto e vou arriscar. Vou seguir as suas dicas e pra começar ja lhe adicionei no meu twitter, facebook e feed kkkk
    Parabéns pelo bolg, você é muito comunicativo e isso ajuda muito.Valeu!!!!

    Responder

  11. Pingback: Não dependa apenas do Google [Investir em outros Buscadores] | [ Ferramentas Blog ]

  12. Pingback: Você fala a Língua dos Blogs? | [ Ferramentas Blog ]

  13. Pingback: Quer uma avaliação sobre a qualidade de seu Blog? | [ Ferramentas Blog ]

  14. Pingback: Tweets that mention 7 Passos para criar um Blog bem-sucedido [Vídeo] | [ Ferramentas Blog ] -- Topsy.com

  15. Ola Marcos Lemos!
    Como vai ? Tudo bem?
    Eu ,criei a pouco tempo um Blog. estou na fase de iniciante ainda> Por isso seus artigos sobre com escrever um texto para um Blog ,são muito interessantes ,entusiasta e inspiradores.Principalment este:” 7 passos para criar um Blog bem sucedido.” Eles estam sendo de muita valia para mim.
    Eu ,estou lendo muito e aprofundando sobre o meu tema (nicho) que é sobre escrever bem.e sobre literatura. Na verdade ,no momento ,o tema do meu Blog ,não esta bem definido ainda ,mas estou aprofundando e aprendendo.
    Excelente o seu Blog! Continue esse trabalho que esta muito bom.

    Obrigado!

    Responder

  16. Boa noite, meu caro.
    Comprei seu E-book hoje, iniciei o meu blog, incentivada pela dica de fazer testes.
    Ainda não postei, mas já tenho um rascunho.
    Queria deizer apenas obrigada pelas dicas e espero crescer muito neste ramo.
    Parabéns pelo seu blog e livro.
    Um abraço

    Responder

  17. Muito bom. Adorei as dicas. Tenho um blog há uns seis ou oito meses, e ainda estou com certa dificuldade de achar um foco. =(…Mas com suas dicas talvez consiga explorar mais o que gostaria de abordar. Acho que um dos motivos da dificuldade que tenho é porque as coisas que gosto já tem muitos blogs bons por ae que abordam o assunto…Pode ser que esteja meio intimidade por isso…Sei lá…Bom, adoro as dicas do ferramentasblogs.com. Obrigada!

    Responder

  18. Boa tarde amigo.
    Excelentes dicas. Estarei sempre a
    acompanhar seu blog. Pois, tens um
    blog muito bem estruturado e nada
    como aprender com quem já sabe como
    fazer e o que fazer para ter um blog
    atraente e que marque o dia a dia das
    pessoas. Estou criando meu blog, e
    será sobre astronomia. Matéria amo e
    que tenho me dedicado. O universo é
    fantástico. Por isso criei o portal universo.
    Valeu.

    Responder

  19. Cara muito obrigado,todos esse 7 passos me ajudaram bastante,agora ja tenho mais ou menos uma noção do que devo fazer para meu blog ficar exatamente como o leitor quer!obrigado

    Responder

  20. Pingback: As qualidades de um Blog excelente! | [ Ferramentas Blog ]

  21. Muito interessante essas dicas, principalmente o passo 6, que citou relacione com as pessoas, isso me chamou a atenção, de que para você poder divulgar o seu produto deve-se ganhar a confiança das pessoas, assim com a interatividade elas também poderão ajudar você a divulgar.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.