Idade na blogosfera – Isso realmente importa?

Hoje, na internet, temos o advento do uso de pseudônimos, que permitem à qualquer um se esconder através de uma “proteção”, sendo identificável unicamente à partir de um nome imaginário qualquer. Atrás desta “proteção”, no entanto, podem se esconder algumas informações meio que desnecessárias, como por exemplo a idade da pessoa em questão. Muitas vezes, no entanto, essa informação tão simples, e meio que desnecessária para manter um bom relacionamento, é mantido em segredo somente pelo receio de possíveis preconceitos com base na idade desta pessoa.

Você realmente acha que adolescentes na internet são prejudiciais à qualidade do conteúdo? Eu acho que não...

Você realmente acha que adolescentes na internet são prejudiciais à qualidade do conteúdo? Eu acho que não...

De fato, algumas vezes estes preconceitos ainda acontecem. Há gente, na internet, que desconfia muito da capacidade dos jovens, e da possibilidade deles inovarem na internet. Como todos devem saber, por exemplo, eu tenho atualmente 15 anos de idade, e, quando comecei à escrever, senti determinado receio em publicar esta minha verdadeira idade, pois imaginava que jamais conseguiria chamar a atenção dos internautas sendo tão novo.

Hoje, porém, vejo que acontece justamente o contrário. Vejo que há adolescentes na internet que conseguem ser exatamente o contrário do que algumas pessoas pensam dos mesmos, e por isso são tratadas meio que como exceções. Essas exceções, no caso, são caracterizadas por se destacar graças à seus conhecimentos adquiridos com estudo e perseverança. Um simples exemplo disso tudo é a @kahmila, uma amiga que no momento faz curso técnico na mesma turma que eu, e que, diferente de alguém que fala o internetês do MSN em qualquer lugar da internet, preza pelo bom português e adora ler livros, por exemplo, merecendo assim um prévio destaque na internet.

Ainda assim, insisto em dizer que não são poucos os destaques jovens na internet. Temos hoje bons autores como o João Pedro, do Web Dicas, e o Vinicius Chargel, do Desenvolvimento Blogger. Algo que, embora não oculte completamente os frequentes casos de adolescentes postando besteiras e mais besteiras na internet, mostra que o mundo do futuro não vai estar, em nenhum momento, livre de geniais mentes para manter a internet saudável e livre de infantilismos completamente sem noção que encontramos em menos de 5 cliques ao acessar os perfis relativos à um viciado adolescente popular em essencial no Orkut.

Enfim, com esses bons exemplos, podemos definir claramente que a idade na internet não tem importância, desde que seja levada em conta, claro, o bom senso quanto ao que se posta e hábitos de uso saudáveis (manter um blog sobre um assunto específico, postando freqüentemente, ler regularmente feeds construtivos e manter uma excelente interação). E você, qual a sua opinião sobre a idade na internet?

7 Comentários

    • Caro Anônimo.

      Todos hoje, tem a possibilidade de chamar a atenção na internet, não importa se tem 8 anos ou se tem 17, todos tem a mesma chance, basta para isso ser perseverante e obter conhecimento sobre algo que você gosta, tratando o assunto sempre com o máximo se seriedade possível e evitando quaisquer reclamações dos seus leitores, por exemplo.

      E repito: Todos tem a mesma chance de chamar a atenção na internet. 😉

      Boa sorte e obrigado pelo comentário. 😉

      Responder

  1. Bem, Fernando, estou do lado oposto, tenho quase 60 anos, e existe preconceito quanto a esse lado também, mas quero te agradecer, comecei agora na web exatamente no més de abril encontrei “Como criar um blog de testes no blogger” isto me ajudou muito para começar sem que ninguém visse pois é muito difícil começar a “andar ” na web, e como tudo desconhecido, dá medo. Mais uma vez obrigada.

    Responder

  2. Que coisa não! Já ouvi falar de blogueiro de 12 anos que tira até mais de mil $$ por mês com o blog e ainda tem gente que pensa que jovens não podem mexer com blog.

    Belo artigo e muito bom o seu blog. Abraço!

    Responder

  3. Uma grande verdade, não importa a idade, e sim como a pessoa se relaciona na internet.
    Uso de linguagem característica à “tribos”, somente ajuda a manter o contato com seus pares, mas dificulta a interação com outras pessoas fora de seu núcleo.

    Um abraço

    Responder

  4. Tenho 16 anos, comecei a desenvolver em WodPress.org, Joomla e Blogger aos meus 13 anos, com 14, junto com um colega da mesma idade, fundamos o Manual da Tecnologia, e fui aprendendo, como aprendo, a cada dia.

    Atualmente tenho uma equipe de 4 editores, sendo a maioria mais velhos que eu, e ainda enfrento alguns problemas, principalmente deles não aceitarem que podemos ensinar algo a eles.

    Mas sempre vou lembrar desse aspecto e que idade aqui na blogosfera não é nada, mas a verdade é que blogueiros como Fernando e os outros grandes blogueiros jovens, dão de 10 a 0 em muitos com muito mais idade.

    Quando vi que o Marcos Lemos colocou você na equipe do FB, fiquei muito e mais fã ainda, pois realmente, não é porque somos jovens que não temos capacidade, vejo muitas pessoas com a idade dos meus pais fazerem coisas totalmente infantis na internet.

    Abraços.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.