Aceitar críticas é importante para seu blog

Ninguém é perfeito, e ninguém muito menos nasce perfeito. Com base nesta conhecida frase de caráter popular, podemos facilmente perceber que durante todo e qualquer momento da vida estaremos sempre sujeitos a críticas e reclamações sobre nossas atitudes frente às escolhas que a vida nos propõe. Inevitavelmente, na vida online também teremos este problema, seja pela publicação de um comentário com um sentido um tanto quanto ambíguo, seja pela publicação de um tweet mal-interpretado, seja pelo mais simples erro de português que possa existir em um “lindo” texto no seu blog. A questão é: Como lidar com as críticas da melhor forma possível?

Conheço pessoas que são suscetíveis a receber críticas como se fossem ofensas pessoais diretas. Notóriamente, este tipo não é raro – como alguns costumam pensar -, mas sim são encontrados em vários dos inúmeros momentos das nossas vidas, seja no trabalho, na escola, seja na vida online. Estas pessoas tendem à se aperfeiçoar menos, pois acabam por ter menos capacidade de mudança, ou seja, por serem incapazes de ao menos tentar compreender a opinião do próximo sobre si mesma, acabam por se acharem completamente corretas, tendendo a ter dificuldade em enfrentar inovações e mudanças.

Elas também costumam ter uma visão tanto quanto limitada, pois sua capacidade em recusar críticas muitas vezes as leva a não aceitar sugestões, tornando-as aparentemente independentes do mundo e impedindo sua evolução.

Como você pode ver, são inúmeras as características negativas que uma pessoa pode agregar caso se recuse à aceitar críticas. Mas, fica a pergunta:

Como tratar as críticas?

Existe uma grande diferença entre o que é crítica, ofensa e perseguição. Essa diferença é crucial para atender cada crítica da forma correta e da melhor forma possível, pois obviamente jamais poderemos tratar alguém que tem pura e completa insistência em criticar apenas o SEU texto da mesma forma que tratamos alguém que nos critica e sugere uma correção de tempos em tempos.

Abaixo segue uma pequena lista das diferenças entre crítica, ofensa e perseguição e como tratá-las:

  • Crítica – É casual e costuma possuir uma opinião válida. Ou seja, quem crítica geralmente adiciona uma explicação lógica para tal crítica, a menos que seja algo necessariamente sem opinião, como a correção da gramática ou ortografia em um texto, por exemplo. Pode gerar uma discussão totalmente capaz de agregar valor ao blog e a você, sendo portanto passível de ser tratado com bom senso.
  • Ofensa – Geralmente não carece de ter uma opinião ou justificativa válida. Quem ofende costuma partir diretamente para “a briga”, usando-se de termos de baixo calão nada agradáveis e que são incapazes de agregar valor ao blog ou a você. Na maioria das vezes, uma ofensa não deve ser publicada, à menos que você queira se usar da polêmica para atrair visitantes ao seu blog, o que é interessante apenas para blogs pessoais no qual a opinião deve ser apresentada em primeira instância.
  • Perseguição – Sabe quando um usuário parece insistir APENAS com o seu conteúdo? Tentando apresentar uma justificativa para opinar sobre seu conteúdo mas sem que esta justificativa tenha muito sentido? E ainda: inúmeras vezes consecutivas? Pois então, esse tipo de usuário também não costuma agregar muito conteúdo em seu blog, mas obviamente a discussão costuma ser muito mais interessante do que a de um usuário que poste somente ofensas (desde que este “perseguidor” não às use), claro.
Para melhorar ainda mais a sua interação com o público, é recomendado ainda que você não use a antiga tática “responda do jeito que o usuário conversa com você”, pois o seu uso junto à uma ofensa da mesma forma que ela foi feita jamais seria capaz de melhorar sua imagem frente à internet e..nesses casos, definitivamente é muito melhor ignorar (apagando) o comentário em questão. Fora desses casos, torna-se muito interessante agradecer o comentário e fomentar uma discussão saudável, que facilmente atrairá mais e mais usuários para o seu blog e melhorará a sua imagem na internet, independente do resultado da mesma.

P.S: Queria agradecer aos usuários que reportaram erros de português e/ou gramática no meu texto anterior, e agradecer mais ainda aos que, sobretudo, contribuíram avisando onde estavam os erros. Valeu, pessoal! 🙂

P.S 2: Queria também desejar um feliz aniversário à Kamila Renata Brito, uma colega do curso que me impressionou com o seu gosto por literatura e afins. Feliz Aniversário, Kamila! 😉

18 Comentários

  1. Já recebi certa vez um comentário, onde o usuário duvidava da veracidade de um post sobre um conteúdo matemático em específico.

    Ele até tinha bons argumentos para dar início a uma boa dialética, mas da metade ao fim de seu comentário começou as ofensas.

    Deletei!

    Responder

  2. realmente as vezes recebemos certos comentários que nos deixam um pouco abalado,isso também já aconteceu muitas vezes comigo,confesso a você que em alguns momentos deu vontade de não postar mais nada,porem eu não iria deixar meu sonho morrer apenas por causa de algumas pessoas.Mas na vida é assim mesmo nem todos tem a mesma opinião e hoje não me preocupo tanto com esses comentários como no inicio.
    Adorei sua postagem e o tema é muito bom, parabéns…

    Responder

  3. As críticas com o objetivo de ajudar são sempre bem vindas. Recentemente recebi um comentário de uma leitora dizendo que tinha apreciado meu artigo mais continham erros de gramática. Respondi por e-mail agradecendo as dicas.
    Agora têm pessoas que sequer tem curiosidade de ler e ficam ofendendo quem escreve.

    Belo artigo Fernando, parabéns!!!

    Responder

  4. Fernando, gostei da sua biografia principalmente porque me identifiquei, tenho 16 anos e também comecei com blog aos 13.

    Futuramente ainda vou realizar meu sonho de ter um metablog e ainda continuar no Manual da Tecnologia, só não começo hoje pois vejo que ainda faltam algumas coisas(tenho algumas dúvidas sobre HTML5) para que eu esteja preparado para entrar em um assunto tão sério e delicado. Já que meu interesse, além de dar dicas para blogueiros, é entrar um pouco na área de webdesigner para ajudar os blogueiros que estão iniciando a saber o básico de HTML, CSS, etc, para que assim tenham mais domínio em relação a seus blogs.

    Parabéns por estar no Ferramentas Blog e pela sua postagem.

    Abraços.

    Responder

  5. Algumas criticas realmente nos fazem melhorar, eu sinceramente ,hoje em dia quando vejo algum comentario que é puramente ofensivo sem motivo so faço rir e apagar.agora, as criticas sao sempre bem aceitas e tento seguir na medida do possivel,afinal voce não pode ignorar seu publico ne, pois é para ele (e para nos) que escrevemos :o)

    Responder

  6. Uma critica sempre é bem vinda, desde que ele seja no intuito de melhorar o conteúdo que os visitantes estão lendo. Qualquer dono de site ou blog podem e cometem erros de português, faz parte do aprendizado.

    Outro dia eu cometi um erro não de português mas de concordância, nossa, o cara quase me bateu virtualmente. Porém, graças a crítica dele eu pude perceber o erro não tão grave assim, mas não fazia o menor sentido na leitura do texto em questão. Corrigi o erro e tudo certo.

    Já vi erros graves de português em grandes portais da internet. Porque o meu site também não pode ter um errinho aqui e outro ali? Não estou justificando que os sites devem ter erros, pelo contrário, um erro pode ser inevitável. As vezes os autores se empolgam tanto com um bom texto que escreveu que mesmo revisando o texto, ele não ver o erro que possa ter cometido. Acontece sempre comigo, mas aos poucos vou melhorando meus erros de concordância!

    Responder

  7. Acredito que a melhor maneira de lhe dar com críticas é saber ouvir, no nosso caso ler e compreender o ponto de vista da pessoa em questão. Se a crítica não for lidado de uma maneira positiva e construtiva, os resultados podem ser prejudiciais. Em muitos casos uma crítica que não é bem compreendida pode se transformar em uma grande discussão ou confronto, e no fim isso pode acabar levando a pessoa a uma animosidade pessoal.

    Por isso devemos procurar entender as diferenças e necessidades de cada um, ouvir o que as pessoas tem a dizer com um pouco de compreensão é algo que deve ser praticado.

    Ótimo post Fernando ..

    😀

    Responder

  8. Manter um blog é o mesmo que dar as duas faces a tapas.

    É um exercício contínuo de autoestima que, no final, acaba até sendo interessante para a vida real. Com elas, somos forçados a ter jogo de cintura.

    Costumo ser um cara meio sisudo, mas, com o blog, aprendi que temos que levar muita coisa na esportiva, no bom humor. Temos que rir de quem atira pedras quando esperamos bombons de licor.

    No começo, ficava meio desanimado quando via algo desagradável nos comentários, que eram abertos, sem filtro. Queria parar.

    Com o tempo, comecei a perceber que esses comentários vinham de gente de pequena alma, pessoas perdidas, que, enganados pelos motores de busca, aportavam no blog procurando algo espetacular ou pirateado para fazer download. Não encontravam, decepcionavam-se e abriam o berreiro.

    O que se pode esperar da (des)humanidade? Onde há homens e mulheres, sempre haverá escárnio e falta de educação. Só rindo mesmo.

    Mas o bom de tudo isso é que as críticas e as porradas são suplantadas pelas carícias.

    É só pensar nas palavras positivas que a gente recebe, e que são bem mais numerosas, que a vontade de permanecer blogando cresce cada vez mais.

    Responder

  9. A ideia do post é boa, mas não é o comportamento que vejo na maioria dos blogueiros. Se o leitor posiciona-se em discordância, isso é o suficiente para que o comentário não seja aceito. Espera aí, isso beira a censura. Se o blogueiro expõe o que pensa, é natural do leitor fazer o mesmo e crer que aquele espaço (o blog) será o ambiente ideal para fazer isso.
    Sobre criticas e sugestões.. muitas das crases que você usou não existem. E a forma que você elaborou o texto me soou forçada demais. Tenho a impressão que você levou horas modificando palavras e frases para dar um sentido mais sério e sábio ao texto. Mas calma, essa é a impressão que tenho, não afirmo que você fez isso.

    Responder

    • Olá Unknown Blogueira.

      Valeu por reportar os erros quanto as crases, eu vou corrigir.

      Quanto ao que você disse, sobre a forma como eu elaborei o texto, eis a resposta: Não, eu não forçei o texto, mas sim escrevi conforme o contexto que eu achava relevante, visto que eu sempre busco escrever textos sérios como esse da melhor forma possível (embora eu tente diferenciar conforme o público alvo, ou seja, mudo o jeito de escrever conforme a pessoa com quem eu falo).

      Sobre levar horas, bom, isso é verdade, mas juro que não gastei modificando palavras/frases do jeito que você falou, visto que, embora tenha pouca idade, busco sempre ser sério para o público em geral..(embora no meu perfil pessoal eu não revele isso por tentar agregar o público twitteiro em geral)

      Abraços, e obrigado por destacar as suas impressões (mesmo elas sendo um tanto quanto estranhas para mim). 🙂

      Responder

  10. Fernando e quando a critica em si é relacionada aos artigos?Recebi algumas reclamações de visitantes dizendo que meus artigos eram bem “Simples” e que era pra criar tutoriais dificeis, sendo que a estratégia de trazer tutoriais simples vem justamente da maior do meu publico q busca este tpo d artigo

    Responder

    • Alvaro.

      O ideal é tentar corresponder os dois tipos de usuário que existem em seu blog. Isso porquê a a parcela de usuários que hoje mexe apenas com o básico, um dia vai querer aprender o avançado, e, caso não a encontre em seu blog, vai procurar outro..O que digamos que não é legal.

      Enfim, faça o teste. Se tiver um bom retorno, busque o ideal de separação entre a quantidade de tutoriais simples e tutoriais difíceis, e aí sim seu blog terá mais sucesso e agradará à maioria.

      Abraços.

      Responder

  11. Como disse Agostinho:

    “Prefiro as críticas que me corrigem, aos elogios que me corrompem.”

    As críticas são uma ótima forma de nos lapidar. Muitas vezes as críticas que recebemos tem fundamento. Não devemos ser orgulhosos ao ponto de acharmos que estamos sempre certos.

    Bom post. Parabéns.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.