Adicionar campo de busca personalizado do Google

A pesquisa personalizada é mais um serviço do google que ajuda no fornecimento de resultados das buscas feitas por quem visita seu blog. Além dos resultados rápidos e práticos, o Google Pesquisa Personalizada oferece diversas opções de personalização da busca, cito aqui por exemplo a customização das cores, já que o serviço oferece seis tipos distintos de modelos incluindo a personalização manual, a inserção do adsense no próprio mecanismo de busca, entre outras diversas opções.

O Blogger por si inclui quase que automaticamente uma busca do google no seu blog, tudo o que você tem que fazer é ir até a página Design do blogger e adicionar um novo gadget com a opção Caixa de Pesquisa e em seguida realizar algumas configurações simples.

Mas se você pretende ir um pouco mais além, pode optar por criar o seu próprio mecanismo de busca personalizado do google, é aí que entra o Google Pesquisa Personalizada.

Para acessar o produto basta logar com os mesmos dados do Google Accounts e clicar sobre o botão criar mecanismo de pesquisa personalizada.

Em seguida, preencha todos os campos da configuração do seu mecanismo de busca e clique em avançar. Na página Experimente você poderá personalizar todo o seu mecanismo, veja as opções logo no menu a esquerda da página.

Ao final de todas as alterações basta clicar no link Obter Código localizado também no menu a esquerda e colar em um novo gadget HTML/JavaScript no blogger, ou de preferência em qualquer outro local no seu blog.

O próprio Google oferece uma espécie de glossário contendo dicas ou dúvidas sobre o uso do produto. Clique aqui para acessar.

Simplesmete isto. Até mais!

5 Comentários

  1. Gostaria de substituir a caixa de pesquisa atual que tenho, por essa do Google. Já tenho o código da caixa de pesquisa totalmente personalizado já algum tempo, mas não consigo fazer essa troca.

    Já tentei mexer nas classes e CSS da caixa original no meu blog, mas não obtive sucesso ainda.

    Alguém poderia me ajudar?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.