Novidade: Novo botão do Google +1 Button

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

O Google, em seu sistema de busca está usando um novo botão de compartilhamento chamado “Google +1”. A novidade apareceu há algum tempo e agora você pode colocar em seu blog também. É como um botão de rede social para você clicar e divulgar o que gostou e/ou está lendo, compartilhando isso com seus amigos. Esse post tem tutorial para usuários do Blogger e do WordPress.org adicionarem o novo botão em seus blogs.

logo-google-plus-1-novo-botao

Para quem ainda não viu a novidade, pode assistir o vídeo (com legenda em português), além de já poder clicar no botão funcionando abaixo do título desse post, junto ao botão do Twitter e do Facebook.

Esse sistema do “+1” da Google está integrado ao sistema de busca, ao perfil de usuário de serviços deles e ao Buzz. Mas agora você também pode colocar em seu blog para seus visitantes compartilharem assim também.

Se você entende um pouco mais de HTML e do funcionamento do seu blog, pode acessar diretamente a página do novo botão (tudo em português) para gerar o código como preferir.

Acesse: http://www.google.com/intl/pt-BR/webmasters/+1/button/

google-botao-plus-1

Funciona tanto no Blogger quanto no WordPress.org sem problemas e lá tem as instruções básicas. Mas se preferir, veja o tutorial passo-a-passo logo aqui abaixo.

Como adicionar no Blogger (também em português)

Quem usa o Blogger verá que é bem simples adicionar o novo botão, que vem junto dos outros botões de compartilhamento (Share buttons), mas também pode ser adicionado separadamente.

Para usar junto dos botões, basta ativá-los entrando no menu “Design” ~> “Elementos da página”. Em seguida clique em “Editar” da área de posts para abrir a janela de opções, como ilustra a imagem abaixo.

google-novo-botao-blogger

Feito isso é só salvar as modificações e ver o resultado em seu blog.

Caso, e somente caso o novo botão não aparecer em sua página, nem dentro dos posts, volte ao painel do Blogger, clique novamente no menu “Design” ~> “Editar HTML”, marcando a opção “Expandir modelos de widgets”.

Então procure pela linha <body> e, imediatamente ABAIXO dela cole o seguinte trecho de código:

<script type="text/javascript" src="http://apis.google.com/js/plusone.js">
{lang: 'pt-PT'}
</script>

Não mude nada nesse código e salve o modelo. Volte ao seu blog para ver funcionando.

Como adicionar no WordPress.org (Plugin)

O bom de usar o WordPres.org é poder contar com os plugins que facilitam nossa vida e não precisarmos mexer em códigos para usar certos recursos. Se você quer colocar o novo botão +1 do Google no seu blog que usa o WordPress.org, há um plugin para isso também.

Fazer download do Plugin: The Google +1 plugin

Depois de instalado é só fazer as devidas configurações. Isso inclui também uma nova opção de Widget, que pode ser inserido na barra lateral (sidebar).

Mas caso você deseje inserir o novo botão do Google no seu blog do Blogger ou do WordPress.org sem precisar dos outros botões de compartilhar padrão, mas diretamente do código original, basta acessar o link do gerador do código que citei acima.

Lá você pode escolher o modelo do botão. O código que for gerado deve ser inserido nos lugares descritos sem modificações.

Onde ver o que você compartilhou?

Tudo o que você compartilhar usando esse novo botão, ficará disponível em uma lista do Google Profiles (seu perfil do Google) https://profiles.google.com/. Há uma nova aba de menu chamada “+1”, como ilustra a imagem abaixo do meu perfil:

profiles-google-plus-1

Em breve darei mais detalhes, pois há rumores de que será possível acompanhar as estatísticas dos cliques, além de esperarmos que apareça essa função no sistema de buscas do Google em português.

Fonte: Add +1 to help your site stand out, Blogger Buzz e Introducing the free WPMU DEV Google +1 WordPress Plugin.

.

43 Comentários

  1. Marcos, existe alguma configuração para a visualização do botão?
    Aqui e em outros canais que visitei, comentam sobre o botão mas, não tenho a visualização do mesmo.
    Abraço

    Responder

  2. Marcos, muito obrigado pela dicas. Todo dia te visito atrás de novos conhecimentos.

    Já implantei no meu blogue.

    Tenho uma dúvida aqui sobre os comentários: para comentar bastar por o nome e o e-mail, mas daí qualquer um pode se passar por qualquer um. Existe um modo de autenticação igual ao do blogspot ou disqus para comentar aqui?

    Responder

  3. Como sempre, a gigante Google mais uma vez mostrando sua competência. Excelente meio de divulgação, vou estudar um pouco o código do botão e talvez adicione em meus blogs.

    Parabéns pelo artigo!

    Responder

  4. Eu gostei da proposta, principalmente se o botão indexar melhor nossos sites no google. tomara viu.

    Mais uma vez vc marco lemos saindo na frente lançando este post.

    Um abraço e obrigado.

    Responder

  5. Como fazer para colocá-lo na home do blog mas que faça referência ao post e não ao blog, tentei inserir o código junto com o do twitter e facebook, que funcionam dessa maneira, mas toda vez que clicava no botão +1, fazia a referência ao blog, não ao post (só se o post fosse ‘aberto’)..

    Responder

  6. Oi, por acaso criaram algum empecílio p/ quem não usa os templates do blogger usar os botões de compartilhamento?
    A algum tempo ele desapareceram dos meus blogs. Achei que podia ser por causa desse novo botão, mas mesmo fazendo as alterações que vc sugeriu neste (ótimo) post, eles não aparecem.

    Responder

  7. Já implementei no meu site mas estou sentindo mesmo falta de um painel de estatísticas.

    Tem uma maneira que teoricamente poderia ser acompanhada no Google Analytics, mas coloquei o código e não vi nenhum referência a essas estatísticas no analytics.

    Resta esperar.

    Responder

  8. Grande Marcos, primeiro quero agradecer pelas suas informações, não sou nenhum profissional da área, mais, como curioso, venho conseguindo fazer o mínimo que posso para melhorar o Blogdojosival e, estas melhoras é fruto das informações de meu site de consulta e aprendizado Ferramentas Blog, aproveitando isto, te deixo uma pergunta. Fiz exatamente o que orienta seu post em relação aos botões das redes para aparecer nas página de meu blog, não deu certo, realizo as orientações e não aparece os botões, o que será que está acontecendo?

    Forte abraço.

    Responder

  9. Pingback: Como usar o Google+ para divulgar seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  10. é possível usar com o balão de contagem em cima?
    no pluging do wordpress seria a opção “Tall” porém quero pro blogger e parece que o google não oferece nativamente essa opção, tem alguma outra forma de mudar?

    Responder

  11. Pingback: Botões que o seu Blog tem que ter | [ Ferramentas Blog ]

  12. Marcos, boa tarde! Instalei o botão google +1 no meu blog ()esse aí em cima e tudo ok, porém no outro blog que tenho, não funcionou, aí fiz conforme vc indica – incluir novo trecho após expandir widgets e após … não apareceu nada. E agora?
    Muitíssimo grata pela ajuda.
    Lais.

    Responder

  13. Os tutoriais do Ferramentas Blog já foram mais esclarecedores. Ultimamente eu tenho saído do FB muito decepcionado e sem entender nada do que eu leio aqui. Eu gostaria de ver mais detalhes sobre incorporação no no Blogger.

    Responder

  14. Saiu tudo incompleto… apague o comentário anterior pls..

    Olá Marcos,

    Coloquei o código:

    “script src=’https://apis.google.com/js/plusone.js’ type=’text/javascript’
    {lang: 'pt-BR'}
    /script”

    Após a linha “body”. Mas por algum motivo a imagem e o resumo do post não aparece. Vc saberia pq? Obrigado..

    Alberto Lozéa

    Responder

  15. Olá Marcos, ótima postagem, muito didática. Ajudou a resolver a falta do botão Google +1 no meu blog que não aparecia mesmo adicionando os botões de compartilhamento.

    Muito obrigado!

    Responder

  16. Creio que configurei meu botão +1 de forma errada, pois quando clico nele para marcar publicamente um site só aprece deste jeito: minha foto e esta frase (Você marcou isto com +1)
    Não aparece meu nome e nem a data em azul conforme está nos comentários acima.
    O que devo fazer?

    Responder

  17. quando eu clico no botão +1 compartilha-se a página inicial do meu blog e não o artigo. cada postagem tem o botão +1 no final do artigo, naturalmente esse problema não se repete se o botão for clicado quando se está na página do artigo.
    como eu resolvo este problema?

    Responder

  18. Olá Marcos li no final do seu post sobre “Onde ver o que você compartilhou?”
    Eu já adicionei o botão +1 e estou utilizando, mais não consigo achar essa nova aba chamada “+1” em nenhum lugar no meu perfil do google ai fico sem saber quem está compartilhando?!
    Obrigada.

    Responder

  19. Oi Túlio obrigada por tentar me ajudar
    Mais o que está acontecendo é que não aparece nada
    Só tem Aba de Fotos e Vídeos, não sei o que tem de errado
    meu perfil do google está escrito em potuguês “Google perfis” e em lugar nenhum acho o +1

    Responder

  20. Olá Marcos,
    Gostaria de tirar algumas dúvidas da minha mente. Eu tenho um blog no blogger e como eu uso um template gratuito feito por download não consigo colocar o +1 de forma simples como aquela de entrar no layout e definir os botõezinhos das redes sociais.
    Coloquei o código que você disse pra ver se aparecia, mas também não apareceu. Eu gostaria de um tutorial semelhante, porém mostrando passo a passo como fazer isso por meio de HTML no blogger.

    Desde já agradeço

    Responder

    • Larissa,
      O que você perguntou está na primeira parte do tutorial, onde mostro o local de gerar o código. Siga as instruções e teste para ver o melhor lugar para adicionar em seu blog.

      Responder

  21. Olá Marcos!
    Para postar no blog e no Twitter ao mesmo tempo existe o Twitterfeed, você conhece algum aplicativo que possibilite o envio de posts para uma página no Google + automaticamente?
    Um abraço!

    Responder

  22. Pingback: Novos Gadgets do Blogger para o Google+ | [ Ferramentas Blog ]

  23. Pingback: Popularizar seu blog com Google Plus | Officeweb - Mídias Sociais e novidades

  24. Pingback: O que é o Plus One? | O Minuto do Saber

  25. Marcos, como saber quem marcou minhas postagens com +1? Quando tento ver, aparece assim:
    “5 pessoas marcaram esta postagem com +1
    Foto do perfil de Renata Modesto Renata Modesto (eu)
    + 4”

    Mas não consigo ver quem são essas 4 pessoas porque não é clicável. Como faço para ver?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.