Adicionar vídeos do Youtube no Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

logo-youtube-blogs Uma boa forma de melhorar a interação de seus visitantes é usar vídeos e o Youtube tem de tudo para todos os assuntos. Você pode adicionar vídeos seja dentro dos artigos, seja num elemento de página (gadget/widget) para compor a barra lateral do seu layout e chamar a atenção de seus leitores para um determinado tema. Particularmente gosto muito dos vídeos e é bem simples integrar esse recurso ao conteúdo do seu blog. O que vou mostrar funciona tanto para o Blogger quanto para o WordPress.

Eu já havia publicado um tutorial sobre isso (“Vídeos do YouTube na postagem”), logo quando comecei aqui com o [ Ferramentas Blog ] e queria apenas reformular o texto, mas achei por bem tratar do assunto de forma mais consistente e dar mais destaque já que essa é uma dúvida recorrente. Também tenho que admitir que meu primeiro texto não ficou muito bom.

O Youtube tem tudo pronto para você usar em seu blog ou site, sem precisar fazer nada de mais. É tudo um simples “copiar e colar” algumas linhas de código onde você deseja usar o recurso.

A primeira coisa a se fazer, claro, é encontrar o vídeo desejado e, no rodapé do vídeo, há um painel com as informações sobre o vídeo que é onde vamos identificar o código que será incorporado ao blog. Ache o botão que diz “Compartilhar” (1.), como ilustrado na imagem abaixo:

Ao clicar, aparecerão novas opções e você terá de clicar no botão “Incorporar” (2.). Feito isso, tudo o que você precisa para adicionar o vídeo em qualquer parte de seu blog/site, já está aí.

O que precisamos está identificado com o nome de “Incorporar”, onde você pode ver as linhas de código (3.). É isso que você vai copiar e colar em seu blog, mas pode fazer umas modificações e customizar alguns detalhes antes de fazer isso (4.).

Após escolher as opções desejadas, marque e copie a linha de códigos do “Incorporar”. Volte ao seu blog e cole onde quer exibir o vídeo.

Para adicionar dentro de um artigo.

Tanto para um artigo no Blogger quanto para o WordPress, o procedimento é o mesmo. Para os dois casos você terá que digitar o texto desejado que acompanhará o vídeo e, ao terminar e editar tudo, vá para o modelo “HTML” da postagem, antes de ser publicada.

post-blogger-html post-wordpress-html

Há uma aba no editor de texto de cada um que indica o modo HTML de edição, basta clicar. Vá até a parte onde vai adicionar o vídeo em seu artigo e cole o código “Incorporar” (3.) que você copiou da página do Youtube, do vídeo desejado. Então publique o artigo normalmente e veja o resultado.

Para adicionar num elemento de página.

Esse é tão simples quanto. Tanto para o WordPress quanto para o Blogger há um elemento de página, um gadget/widget, que aceita códigos HTML e Javascripts. Já criei artigos que ensinam como adicionar códigos nesses elementos e quais são eles. Assim, veja os artigos e cole o código “Incorporar” como mostro, depois é só ver o resultado na sua barra lateral.

Não há segredo e você ainda aprende como usar esse recurso para outros elementos de página e códigos.

Mais artigos interessantes:

.

13 Comentários

  1. De todos os sites que falam sobre blog, este é o mais ompleto e fácil de entender o conteúdo. Muito obrigada pela dicas!

    Responder

  2. Olá Marcos,estou montando o meu blog,isso quer dizer que eu sou novato na área,porem quando eu conheci o seu blog ,e adquiri o seu livro o E-book,eu dei um salto muito alto na construção do meu blog,não apenas lhe escrevendo para tirar dúvidas em relação ao mesmo,mas escrevendo lhe para lhe dar meus parabéns pelo seu ótimo trabalho de divulgação do seu trabalho.Em tempo.Esta dica de como colocar vídeo no blog foi fantástica muito obrigado;um grande abraço,Valeu…

    Responder

  3. Amigo, este site é realmente muito bom. Eu sou novato em Blogs, criei um para divulgar meu trabalho além de vender o meu produto. Tenho que dizer a você que 99% do conteudo tem ajuda sua. Muito obrigado e posso dizer que virei fã do seu site/blog. Obrigado.

    Responder

  4. Pingback: Como adicionar seu Canal do Youtube no Blog | [ Ferramentas Blog ]

  5. Marcos, boa noite.
    consegui aumentar o tamanho do vídeo postado mas não consigo centralizá-lo na página do blog. Fica sempre alinhado pela esquerda. Outra coisa é o endereço url do vídeo: ele sempre fica em cima da janela do vídeo em laranja? O visual quando você inclui o vídeo direto sem o código fica mais limpo.

    Abraço

    Responder

    • Na barra lateral do Blog?
      Basta escolher um Gadget de “HTML/Javascript” e colar os códigos de incorporar vídeo, de quantos vídeos desejar.
      Ou, se for dentro de um artigo, pode colar quantos códigos quiser.

      Responder

  6. Olá, Marcos Lemos. Tudo bem com você? Tenho uma dúvida com relação aos vídeos do youtube. Posso colocar o vídeo de outra pessoa para enriquecer meus artigos? Tenho algum problema com respeito a direitos autorais ou mesmo posicionamento no google?

    Responder

    • Não tem problema usar vídeos de outras pessoas. O Google não se importa com isso e o criador vai gostar de ser referenciado. Você tem que usar a opção de incorporar o vídeo original. Não pode baixar o vídeo e adicionar em seu próprio canal.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.