Alexa – informações globais sobre seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Logo-AlexaÉ sempre bom acompanhar as estatísticas de crescimento do seu blog e até poder comparar isso com outros blogs. É uma forma de nos mantermos motivados, definir objetivos e medir se estamos atingindo nossas metas. Um serviço pouco usado pelos blogueiros é o Alexa que, além de criar ranking de sites, oferece ótimas estatísticas e comparativos.

É indispensável acompanhar dados estatísticos do seu blog, especialmente no que diz respeito à qualidade das visitas recebidas e o seu desempenho em comparação com outros blogs.

Há diversos serviços e sites para isso, alguns bem confiáveis e importantes. O mais usado e muito recomendável é o Google Analytics que pode te dar uma visão bem completa de como o seu blog é visto por quem o acessa.

Agora quero apresentar o Alexa – http://www.alexa.com/.

Este é um serviço totalmente gratuito e de estatísticas abertas, o que significa que você pode acessar os gráficos de qualquer site ou blog e visualizar esses dados.

grafico-alexa-ferramentasblog

http://www.alexa.com/siteinfo/ferramentasblog.com#

Neste exemplo da imagem e no link que a acompanha, você pode ver a página de estatísticas colhidas pelo sistema do Alexa sobre o [ Ferramentas Blog ].

Para fazer uma análise de seu Blog, entre na página principal do Alexa, digite o endereço completo e clique em “Search” (você pode pesquisar qualquer endereço de qualquer site/blog):

alexa-search

Na página que abrir, então clique no botão “Get details” para ver os gráficos e informações mais completas e detalhadas para o endereço pesquisado:

alexa-details

Além das estatísticas e comparativos sobre visitas, há dados sobre palavras-chave, tipo de público (audiência), reviews com opiniões de leitores e até um contador de links.

O mais interessante são os rankings, tanto global quanto nacional, que classificam os sites e blogs de acordo com as visitas recebidas. Essa classificação é feita da seguinte forma:

“A classificação por país é calculada usando uma combinação da média de visitantes diários e visualizações de páginas [do site/blog em questão] dos usuários daquele país ao longo dos últimos três meses. O site com a maior combinação de visitantes e pageviews é # 1 no país.”

(Ajuda do Alexa)

As atualizações dos dados disponíveis é feita diariamente. Esse tipo de comparativo é ótimo para medir a qualidade das visitas que o seu blog recebe em relação a outros sites e blog.

Aqui o [ Ferramentas Blog ] fica entre os 1000 sites/blogs com melhor qualidade das visitas, o que é muito bom (imagem feita no dia 13/dez/2010). Em maio de 2010 nem passávamos da posição 4000. Isso deixa claro o ótimo crescimento do nosso blog.

Para criar um perfil de usuário, poder escrever reviews entre outros acessos é preciso um cadastro simples (gratuito) e que pode ser feito até por sua conta do Facebook.

Vale destacar que alguns sites/blogs podem levar ao menos 6 meses para ter seus dados estatísticos e comparativos mais completos. Há informações e detalhes que precisam de vários meses de observação e coleta de dados para ser eficiente e mais próximo da realidade.

Outros posts e artigos sobre análises e estatísticas:

.

13 Comentários

  1. É muito bom ficar de olho no rank que seu site tem no Alexa, alguns anunciantes usam isso para procurar e comparar em qual site seria melhor anunciar e etc.

    Além é claro de saber como anda sua concorrência, onde você pode melhorar e etc.

    Responder

  2. Já me registrei, achei muito legal. Adoro acompanhar estatísticas do meu Blog, pois assim fico mais informado! Obrigado Marcos por mais uma dica!

    Responder

  3. Já tinha ouvido falar no Avast, ops Alexa, rsrs, logotipo totalmente igual, brincadeiras a parte eu vou só usar o Alexa mesmo daqui uns 6 meses, meu blog/site nasceu agora, e vou ter só desânimo se ficar vendo estatísticas, devo trabalhar no conteúdo ainda mais agora no final do ano que se tem que postar em dobro pra deixar postagens programas pra quem irá viajar.

    Mais com certeza usarei a médio ou longo prazo.

    Responder

  4. É Maycon, concordo com vc. Meu blog também tem menos de seis meses e se eu ficar olhando somente para as estatísticas, vai me dar um belo de um desânimo. Mas agora vou ter mais tempo para me decicar ao meu blog.
    Gostei da Alexa, vou utilizá-la só daqui a alguns meses…

    Responder

  5. Pingback: Tirando dúvidas sobre blogs [Vídeo] | [ Ferramentas Blog ]

  6. Pingback: Como colocar contador de visitas no Blog | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: Como medir o sucesso do seu Blog (?) - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  8. Marcos, há pouco tempo o meu blog era nº159.000 (mundial) no Alexa. De lá pra cá, meu nº de acessos/dia só cresceu pelo analytics, mas a posição no alexa não para de cair. Fiquei sem entender, pois achava que deveria ser o contrário. O que mais ele leva em conta ao rankear um site? Devem existir outros parâmetros! Obrigada, Luciana

    Responder

    • Luciana,

      São vários fatores, além do tráfego: a qualidade das visitas, a origem delas e outras coisas que eles não revelam bem. A análise é a soma dos resultados dos últimos 3 meses.Por isso que as vezes demora um pouco para mudar quando o blog melhora.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.