Aprimorando seu Blog nos Finais de Semana [Estratégias de crescimento]

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

estrategia-blog Para quem ainda não é um ProBlogger, que vive apenas de blogar, tempo é algo que as vezes falta para se dedicar e desenvolver melhor seus artigos, layout e fazer pesquisas para o conteúdo de seu blog. Escrever toma tempo e, mais ainda, toma tempo também pesquisar e se relacionar com outros blogs, participar de fóruns e tentar manter-se atualizado. Então, qual a sua estratégia para aproveitar o tempo extra nos finais de semana? Veja algumas estratégias e dicas.

Um blog que acompanho sempre é o ProBlogger do Darren Rowse e ele está fazendo uma pesquisa interessante: What is your weekend blogging strategy? (Qual a sua estratégia de Fim-de-semana para Blogar? – tradução livre) e resolvi dar dicas de como melhorar e cuidar do seu blog no tempo livre.

Os finais de semana e feriados podem ser uma ótima oportunidade para melhorar a qualidade de seu blog em vários aspectos e é sempre bom ter uma atenção para fazer aquilo que em dias normais da semana você tem feito pouco.

Vou tratar antes do que eu faço nos finais de semana pra melhorar o meu blog e veja em seguida “6 Estratégias para o Fim-de-semana do seu Blog”. Ao final desse artigo veja nossas recomendações para leitura complementar ao tema e considere assinar nosso Feed (gratuitamente) para manter-se atualizado.

Minhas Estratégias de Fim-de-Semana.

Eu, Marcos Lemos, particularmente aproveito o tempo extra para ler mais e rever minhas estatísticas.

1. Pesquisando e lendo.

Faço um apanhado do que encontrei de melhor em outros blogs, leio as notícias de tecnologia e tento separar o que pode ser mais útil e o que mereceria destaque para publicar aqui no [ Ferramentas Blog ]. Gosto de passar a maior parte do tempo pesquisando e tentando encontrar o que posso apresentar em meus artigos. Também leio os fóruns para encontrar quais são as dúvidas mais comuns de quem tem blog no Blogger e assim ter novas idéias de tutoriais.

2. Analisando meus resultados.

Essa é minha grande estratégia. Divulgo o blog e meus artigos a semana toda, seja nos agregadores de conteúdo ou no Twitter (@ferramentasblog) – onde for mais conveniente. Mas é preciso avaliar os resultados e saber o que gerou mais visitas, quais foram os artigos mais lidos e o que foi mais buscado no Google que atraiu mais visitantes. Com isso posso determinar qual a melhor fonte de divulgação e o que tem dado mais resultados.

3. Reunindo e programando.

Dessa forma, tenho novas idéias pelas pesquisas e leituras que fiz, somadas ao que deu mais resultado durante à semana para programar o que será feito nos dias que seguem da nova semana. Tenho percebido um bom crescimento para minhas visitas e tenho batido meus recordes e melhorado a empatia dos meus leitores comigo.

feriado-blog

6 Estratégias para o Fim-de-Semana do seu Blog.

1. Não abandone seu blog.

Muita gente simplesmente abandona o blog sem atualizações durante o fim-de-semana, por achar que se tem menos visitas. Pode ser verdade que em alguns blogs o número de visitantes caia, mas as pessoas vão voltar na segunda-feira. É sempre bom mostrar que seu blog continuou ativo e ter algo novo para ser lido a mais. Manter um ritmo de atualizações mostra seriedade e comprometimento com o que você faz e as pessoas percebem isso.

Enquanto você está parado, seus concorrentes do mesmo nicho estão publicando e conquistando mais visitas e, pode ser que seu número de visitas caia justamente por não apresentar nada de novo para ser visto.

2. Pesquisando mais.

Aqui no [ Ferramentas Blog ] sempre dou dicas de como melhorar o seu conteúdo e é impossível fazer isso sem pesquisar e ler muito. Assim, recomendamos que aproveite para ler mais e pesquisar mais o seu nicho, tentando descobrir mais blogs e sites que tratam do mesmo assunto que o seu.

A leitura é fundamental até para se aprender a escrever melhor e com mais relevância. O mundo não para só porque é final de semana e isso evita que você acumule muita coisa para ler durante a semana. Pense que, se deixar acumular, não terá tempo suficiente para fazer uma leitura mais cuidadosa e nem poderá avaliar melhor o que tem lido.

3. Escreva mais, tenha novas idéias.

Aproveite também para escrever novos artigos e deixar rascunhos ou posts programados. Pense: se sua semana tem pouco tempo para escrever, pode ser que seus artigos não tenham dado tanto resultado justamente por não estar escrevendo bem. Quando se escreve correndo a qualidade cai e isso reflete na relevância de seu conteúdo. Para se escrever bem é preciso gastar tempo e ter muita atenção aos detalhes.

Por isso recomendamos que você escreva mais nos finais de semana e tempos livres extras (folgas e feriados). Enquanto estiver escrevendo, desligue a TV, feche o MSN e o Twitter e qualquer outra coisa que possa te distrair, concentrando-se unicamente no que está fazendo. Prepare rascunhos de idéias e já deixe os artigos programados para que durante a semana você dedique mais tempo para divulgar seus artigos.

xadrez-estrategia-blog 4. Cuide de seu Layout e navegabilidade.

Um blog nunca está totalmente pronto. Aproveite o tempo extra para reavaliar o seu template, descobrir novos gadgets e até fazer uma faxina tirando o que pode atrapalhar. Muitos blogs estão carregados de coisas inúteis ou não são atraentes e tudo pode ser resolvido se você parar um pouco para andar por sua página e ver se tudo está legível, se as cores combinam e se tudo está em harmonia.

É preciso ter um blog limpo e claro e que seja fácil de navegar. Aproveite para colocar links de destaque para seus melhores artigos, aprender a usar novos menus e verificar como o seu blog abre em outros navegadores. E, algo muito importante, se você tem publicidade em seu blog, tente verificar se a publicidade não está poluindo o visual de seus artigos, nem ocupando espaço demais.

5. Aprenda a usar o Blogger e outras ferramentas para blogar.

Muita gente que tem blog não tem o cuidado de aprender a usar melhor os recursos disponíveis no Blogger. A plataforma que usamos para publicar é cheia de recursos muito úteis e interessantes e pode ser que seu blog não está tão bom por sua culpa, simplesmente por não ter o cuidado em aprender a usar este serviço.

Outra dificuldade da maioria é com a linguagem HTML e seus códigos. Não precisa se tornar um expert em programação para internet, mas é bom tentar aprender o básico para fazer um blog mais funcional e não passar apertos. Existem milhares de sites que ensinam sobre HTML e outras linguagens de internet e pesquisar sobre isso pode garantir um salto de qualidade para o seu blog.

6. Fazendo backups e usando um blog de testes.

Dificilmente os servidores da Google terão algum problema para perder tudo o que você tem lá em seu blog, mas é sempre bom estar seguro. Até porquê você pode perder sua senha ou algum desocupado pode conseguir invadir sua conta. Algumas vezes você mesmo pode, acidentalmente errar ou apagar algo que não devia. Portanto, faça um backup de seu blog, tanto do layout, quanto dos artigos.

Outra coisa é aproveitar o tempo livre para se dedicar ao seu blog de testes para tentar coisas novas, tanto para seus artigos quanto para o layout e testar novos recursos e gadgets. Você só vai aprender a usar melhor o Blogger e como aplicar mudanças significativas se fizer testes e avaliar resultados.

Concluindo.

Aproveite o tempo livre para desenvolver o seu blog e melhorar a qualidade do que você faz. Não há outra forma e um blog exige tempo e atenção constantes. Você pode manter suas atividades semanais normalmente se for organizado ao ponto de dedicar mais tempo nos finais de semana para o seu blog.

Você verá que com um pouco mais de atenção seu blog vai dar mais resultado e, com o tempo, atrairá mais visitas e o seu ânimo será maior.

É preciso um pouco de dedicação e insistência!

Artigos relevantes para melhorar seu Blog:

.

15 Comentários

  1. Excelente texto, parabéns!
    Eu estou com um sério problema de tempo, inclusive nos finais de semana, mas seu artigo foi um bom puxão de orelha! hehehe

    Responder

  2. Muito bem Marcos, gostei deste artigo, um blog só recebe visitas se divulgarmos, mas para que ele receba visitas devemos cuidar dele como se cuidasse de um filho, antes eu não mantinha meu blog atualizado nos fins de semana, depois que passei a manter o blog atualizados nos fins de semana as minhas visitas aumentaram significadamente.

    Abraços

    Responder

  3. Pronto! Virei leitora assídua. Quem manda escrever bons artigos? Isso só prova o que você diz, pois seu blogue atrai pelo conteúdo, que é excelente!

    Parabéns e obrigada pelas sempre preciosas aulas!

    abçs

    Responder

  4. Não vou te falar parabéns (pois ja falei hoje)

    Então isso é uma realidade sustentar o blogue com conteudo relevante é o primeiro passo, e enfim conquistar um nivel de visitas e mais ainda colocar anuncios adsense e etc..

    No meu caso meu blog é um blog sem fins lucrativos, logo mais pensarei em um dominio e veremos se vou seguir por lucrar com "blogs"

    que segundo a Ariane (TBN) se sustenta da renda que seu blog lhe oferece (puxa eu queria ganhar a vida blogando).

    Por falar em TBN, seu blog vem se destacamdo nicho de "METABLOG" assim como é referencia nossa amiga Juliana Sardinha, a propria Ariane e até o mascarado Marvin do Usuario compulsivo,

    Olokoo Bichoo quem sabe posta ao vivo Marcos Lemos a nova revelação dos Probloggers [/Faustão
    ksksks

    (caraca eu escrevo para K.C.T ksk isso é bom ou ruim? ..cara se eu tiver passando dos limites ..me dá um puxão de orelhas vlw )

    Abraços!

    William Apocalypse

    Responder

  5. Olá, Marcos!

    Muito interessante este artigo. Eu me enquadro nessa categoria dos que precisam utilizar o final de semana, já que os dias úteis são curtos demais para trabalhar, descansar, dar atenção à família, se divertir e ainda blogar. Por isso, é no final de semana que acabo escrevendo os artigos mais longos e que exigem mais pesquisa.

    Gostei bastante de suas dicas.

    Um abraço!

    Adelson

    Responder

  6. Marcos, tenho tido sérios problemas com meu blog. Isso porque creio que esteja olhando pra ele de forma muito crítica. escrevo algumas coisas e acabo não postando por julgar que não estão suficientemente boas para ir ao ar. Quando isso acontece acabo mexendo no layout. Hoje passei o dia brincando com um blog de testes. Seu texto, no entanto, chama minha atenção para cuidar desse tipo de postura que venho tendo. Considerarei estar mais ativo por lá.

    P.s.: Claro, passei o dia apanhando do layout do blog.

    Responder

  7. Pronto! Virei leitora assídua. Quem manda escrever bons artigos? Isso só prova o que você diz, pois seu blogue atrai pelo conteúdo, que é excelente! [2]

    Responder

  8. Bom dia Marcos!! entrei nessa de blog como terapia, algo que eu pudesse me dedicar e ajudar a crescer. Nesse tempo estou apredend a ser mais organizado e proativo. Nisso tenho que agradecer a qualidade dos seus artigos, que me ajudam na caminhada. um abraço!

    Responder

  9. Ótimo artigo!
    No meu caso, como não tenho tempo nos fins de semana (fim de semana = dia da namorada), estou pensando em começar a fazer posts programados. Escreve-los em dias de semana e programa-los para serem postados nos fins de semana.

    O que você acha? Melhor do que largar o blog as moscas, creio eu.

    Responder

  10. Pingback: 3 Passos para uma Divulgação mais eficiente do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  11. Estou começando agora um blog com algumas amigas. Encontrei seu site hoje e está sendo de grande ajuda para todas nós. Abraço.

    Responder

  12. Pingback: O que fazer com seu Blog no feriado de Fim de Ano - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.