As Meta Tags de descrição do Blogger nos mecanismos de busca e questões de SEO

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

meta-tags-blogger Aparecer nos resultados do Google de forma atraente para as pessoas, com um título agradável e uma descrições coerente é fundamental. Para quem usa o Blogger essa é de extrema relevância para melhorar sua indexação. Vou mostrar abaixo como usar corretamente as “meta tags” que definem como aparecerá o título e descrição de seu blog e posts nos resultados orgânicos do Google.

Existe um padrão que muitos blogueiros têm usado para esse tipo de “meta tag” no Blogger, mas o que pude perceber é que há um erro no modo como esses códigos são usados e resolvi aprofundar.

Definir descrição do seu Blog no Google

Essas “meta tags” do Blogger que estamos tratando aqui são para mudar as descrições que aparecem no Google, como no exemplo da imagem abaixo:

resultado-organico-google

A forma correta de usar a descrição

Se você abrir o código fonte de seu blog no Blogger (Blogspot) verá duas linhas de código que definem como será o título da página e o que é seu conteúdo, para definir as descrições que aparecerão nos resultados do Google. São elas:

<b:include data=’blog’ name=’all-head-content’/>
<title><data:blog.pageTitle/></title>

Essas duas linhas normalmente ficam bem no topo (nas 10 primeiras linhas) do código fonte do seu template.

A primeira diz ao Google o que deve ser considerado conteúdo e que isso deve ser rastreado e indexado. A segunda linha define como será o título daquela página. Não há problema nenhum em usar o padrão, mas isso é bem limitado. Em todo caso, essas duas linha nunca poderão ser excluídas ou apagadas, precisam ser usadas de alguma forma ou adaptadas.

Assim, a forma correta de usar as “meta tags” de título, descrição e palavras-chave é a seguinte: substitua aquelas duas linhas pelo que segue aqui:

<b:if cond='data:blog.pageType == "index"'>
<b:include data='blog' name='all-head-content'/>
<meta content='DESCRIÇÃO DO BLOG de até 140 caracteres' name='description'/>
<meta content='PALAVRAS-CHAVE, SEPARADAS POR VÍRGULA' name='keywords'/>
<meta content='SEU NOME AUTOR DO BLOG' name='author'/>
<b:else/>
<b:include data='blog' name='all-head-content'/>
<meta content='PALAVRAS-CHAVE, SEPARADAS POR VÍRGULA' name='keywords'/>
<meta content='SEU NOME AUTOR DO BLOG' name='author'/>
</b:if>

<b:if cond='data:blog.pageType == "index"'>
<title>NOME do BLOG | Pequena descrição de até 80 caracteres</title>
<b:else/>
<title><data:blog.pageName/> | <data:blog.title/></title>
</b:if>

As cores de cada blog correspondem às linhas que foram substituídas. Faça as devidas alterações colocando as informações desejadas para cada parte. Salve para aplicar as mudanças.

Note também que aquelas duas linhas são mantidas em todos os casos, apenas sendo determinada a forma como vão aparecer.

Obs.: Lembrando que essas alterações só serão visíveis no Google em pelo menos 30 dias, que é o tempo para seu conteúdo ser rastreado e mudar a sua indexação.

Explicando as mudanças e o código acima

O que fizemos foi dizer ao Google e mecanismos de pesquisa como se deve ler sua página e o que deve ser considerado. Damos aos robôs duas opções, sendo uma para a página principal do Blog (“index”) e outra para as páginas internas.

Para a principal será usado um título padrão e uma descrição que você mesmo escolher. Já para as internas, os artigos por exemplo, será usado como descrição o trecho mais próximo das palavras que foram usadas na busca em que seu resultado aparece.

Já no título das páginas usamos a mesma lógica, dando destaque nas páginas internas para o título dos artigos individualmente.

No que diz respeito à meta tag “keywords” há uma controvérsia sobre seu uso. O fato é que o Google não usa essa informação o que torna esse trecho irrelevante e desnecessário. Mesmo assim é válido seu uso, pois ainda há outros sistemas que lêem esse recurso. Não é bom ir descartando tudo de uma vez só porque a Google não gosta. Não há risco de punição e torna seu blog mais profissional do ponto de vista das técnicas de SEO.

Mais artigos sobre indexação no Google:

.

92 Comentários

  1. Amigo Marcos, acontece o seguinte no template que uso: A primeira linha indicada foi fácilmente encontrada, mas a segunda, a única que encontro se diferencia da que você indica, somente pela palavra "page", é essa mesma a linha ou apenas é muito parecida?

    Aguardo resposta!

    Responder

  2. @Jonas,
    a segunda linha o mais importante é que seja qualquer coisa entre as tags "title". Isso é o que determina a linha a ser substituída.

    Responder

  3. O artigo é ótimo, porém, eu já criei a meta tag da maneira "antiga". Como faria para instalar este código, sendo que outra meta tag já está instalada?

    Responder

  4. Olá, Marcos!

    Parabéns pelo post, que realmente deve ajudar todos os usuários do Blogger e também para aprimorar o conhecimento de blogueiros como eu.

    Só discordo com um ponto: não acho que o Google demore 30 dias para atualizar um post. Dependendo dos links que espalhamos por aí, um post pode ser atualizado dentro dos buscadores por muito menos tempo. Algumas mudanças que efetuo no Análise Blogueira e lanço em sites como o diHITT, que são sempre visitados pelos crawlers, acabam sendo atualizados em menos de uma semana.

    Um abração e sucesso, sempre!

    Responder

  5. @Alan,
    Por isso eu disse "pelo menos 30 dias". Pode levar menos que isso, mas esse é o tempo que a própria Google coloca. Pode ser mais rápido para uns e demorado para outros. Se eu disse aqui que pode levar alguns minutos, vai ter gente perguntando pq o dele demorou.

    Responder

  6. @Rafael,
    Já publicamos os plugins para WordPress que fazem esse serviço. Dê uma olhada no nosso marcador "WP Plugins" que vc verá isso.

    Responder

  7. Olá Amigo, venho acompanhando o Ferramentasblog a um bom tempo, nunca cheguei a comentar aqui no seu blog, mas sempre acompanhei, quero lhe da os parabéns. Graças aos posts que você's fornecem, meu blog cresceu 50%, bom estou no começo ainda, mas mesmo assim tenho uma dúvida, meu blog está recebendo no total de 50 visitas diárias tem dias que recebo 41 visitas +/-, o grafico sempre fica entre 50 e 40 visitas diarias, e meu blog está cada vez mais visivel no google, então isto quer dizer que quanto mais visivel no google ele ficar, futuramente posso receber bem mais visitas?
    no momento ele está assim "google enviou 205 não pagas visitas por meio de 189 palavras-chave "
    cada dia que se passa está crescendo mais ainda. mais o numero de visitas continuam na mesma.
    Obrigado pela atenção

    Responder

  8. @Helton Carlos,
    Esse realmente é um processo demorado e não há regras pra definirmos como esses resultados vão gerar mais ou menos visitas. O certo é que estar bem posicionado no Google é fundamental.
    Melhor também é não parar de divulgar e diversificar suas fontes de visitas, pois é isso que faz o número de visitas crescer de fato.

    Responder

  9. Olá Marcos!

    Sempre quis implantar as meta tags que vejo em muitos dos blogs que sigo,inclusive o seu,em que o nome do blog aparece primeiro que o do artigo,agora espero ser melhor rankeado nas pesquisas do Google e outros!

    Abraço!

    Responder

  10. Marcos, Tenho uma duvida.
    Aliás o Google rastreia ou não as palavras – chaves de um meta-blog?

    Ou este método só funciona em alguns buscadores?

    Responder

  11. @Helton Carlos,

    O Google não considera as tags de palavras chave desse tipo aqui do tutorial para definir classificação nem indexaçào nos resultados das buscas.

    Responder

  12. Marcos
    No codigo, PALAVRAS-CHAVE, SEPARADAS POR VÍRGULA e SEU NOME AUTOR DO BLOG e repetido mesmo? se escreve isto duas vezes?…fiquei na duvida!
    *teclado sem acentos, desculpe!

    Responder

  13. @Vera,
    Sim… são repetidos mesmo…
    Correspondem a dois momentos de uso em uma condicional que determinará qual das linhas deve ser lida e usa.

    Responder

    • Muito obrigada, Marcos. Eu estou sempre por aqui e voltei hoje para rever este tópico e reparar alguns erros.
      Boa semana!

      Responder

  14. Marcos
    Mais uma vez, passei praticamente o dia inteiro navegando pelos artigos do FB. Para mim, é um lugar de estudo…não acabará jamais, pois eu errei com meu blog no começo mas venho tentando corrigir estes erros.
    Cada vez que venho, mais assuntos interessantes encontro e releio muitos artigos, testo, faço e refaço mas não desisto!
    Obrigada por responder minha questão.
    *Quando eu crescer, quero ser igual a você!…rs

    Responder

  15. Parabéns pelo post, que realmente deve ajudar todos os usuários do Blogger e também para aprimorar o conhecimento de blogueiros como eu.

    Responder

  16. Pingback: Como melhorar a indexação do seu blog comentando em outros blogs – Técnicas de SEO | [ Ferramentas Blog ]

  17. Parabéns pelo blog!
    fiz o que ensinou mas deu a seguinte mensagem:

    Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente.
    Mensagem de erro em XML: Open quote is expected for attribute “{1}” associated with an element type “cond”.

    Há algo que você possa me ajudar?
    Grata.

    Responder

  18. olá, de facto, estava pesquisando essa actualização das meta tags.
    mas continuo com uma dúvida, será que me pode ajudar?
    o Codigo aí em cima tem duas cores é para colar as dois códigos lá?

    Responder

  19. Olá, fiz essa alteração, mas os posts ficam com o conteúdo duplicado, fica com as meta tags da pagina home.
    É normal
    Cumprimentos

    Responder

  20. Muito Obrigado mesmo por essa dica, eu tava com um problema e estava procurando há varios dias pela solução, e graças a esse artigo resolvi exatamente como eu queria. Mais uma vez muito obrigado por compartilhar.

    Responder

  21. Notei que este código repete algumas palavras do tipo, palavras-chave,nome do autor e descrição, realmente é necessário essas repetições? apenas o primeiro código como já foi muito utilizado e ainda continua sendo não daria conta do recado? só duvida mesmo nada contra.

    Responder

  22. Muito abrigado foi difícil achar um poste que explicasse direito.

    Faltou uma coisa nem todo mundo vai saber quais palavras-chaves deve colocar la então aqui está o link que visa achar palavras-chaves para o seu site e da própria google no caso se o seu site fala de futebol digite la futebol e aparecerá todas as palavras-chaves mais usadas.

    https://adwords.google.com/o/Targeting/Explorer?__u=1000000000&__c=1000000000&ideaRequestType=KEYWORD_IDEAS#search.none

    Responder

  23. Pode me ajudar?
    o seguinte erro aparece:

    Erro ao analisar XML, linha 12, coluna 18: Open quote is expected for attribute “{1}” associated with an element type “content”.

    Fiz exatamente como você instrui no seu texto.

    Muito obrigada.

    Responder

  24. Cara tentei fazer as modificações trocando as duas linhas pelo novo código mas deu erro, no meio das duas tem um indicativo deichando o mesmo ou retirando da no mesmo o codigo não funciona. oque poderia ser …

    Responder

    • João,
      Isso é variável. Pode levar só alguns segundos, mas até meses. Depende da velocidade de rastreamento e vários fatores que o sistema do Google usa para determinar a necessidade de voltar a certos conteúdos e páginas.

      Responder

  25. Olá, reparei que no código, é utilizado duas vezes o código “keywords” com palavras separadas por vírgulas e nenhuma vez o código “robots” separando as palavras por pontos.
    É isso mesmo? Havia visto em outro lugar e acabei ficando confusa.
    Poderia me esclarecer? Obrigada.

    Responder

  26. Pingback: Configurações de SEO para o Blogger: Preferências de pesquisa | [ Ferramentas Blog ]

    • Dirlene,
      Infelizmente sabemos pouco sobre esse mal-feito do Blogger. Os códigos estão confusos e há mesmo perda no ranking e na qualidade do SEO. Penso que eles ainda vão fazer ajustes.

      Responder

  27. Marcos o meu html já é usado pela dica que voce deu (acho que no de 2008) e realmente as visitas aumentaram muito depois que comecei a buscar por SEO.

    Minha pergunta: quero que na descricao do google o nome do blog apareca seguido de uma descricao no proprio titulo (como sua pagina principal aqui do FB).

    O que tenho que mudar no codigo?

    Abraco!

    Responder

    • Marlon,
      Se você ler com atenção a explicação sobre o código ensinado acima, onde diz “NOME do BLOG | Pequena descrição de até 80 caracteres” aí está o que você precisa fazer.

      Isso mudará a forma como aparece no Google. Mas levará um tempo para o Google aplicar a mudança.

      Responder

      • Marcos tudo certo.

        Quero aqui só dar um dica que percebi em outras perguntas: o meu tambem deu o erro xml linha tal coluna tal”algum item aqui”.

        Vasculhando o código vi que era porque eu troquei o original “|” por um “<<" para separar titulo de descricao.

        Tudo certo, o erro era que eu copiei do codigo antigo e crtlc ctrlv, e isso nao dá certo, se for adicionar algum item tem que ser um por um.

        Solucao: fui no word peguei o simbolo e colei na linha. Ja esta la funcionando certinho.

        Abraço.

        Responder

  28. Olá, com relação às páginas internas e posts, eles também vão aparecer na pesquisa depois que eu fizer essas alterações? Essas configurações também abrangem essas páginas internas? Porque pelo que vi, você não colocou onde fazer tais alterações. Abraço!

    Responder

  29. Gostei muito da dica. Pude perceber que uma pessoa comentou sobre a duplicação de meta description. Bem, eu tive o mesmo problema, mas, como você mesmo disse, “alguma parte do código que era pra excluir ficou lá”. Exato. Eu percebi que, por descuido, havia deixado uma meta description anterior, ficando assim duas meta descriptions, o que gerou a duplicação em todas as páginas de postagem.

    Valeu, Marcos, pela dica.

    Responder

  30. Marcos tenho uma dúvida, meu blog não tem a meta tag de linguagem, aquela tipo: **meta http-equiv=”content-language” content=”pt-PT”**
    Devo inserir ela no meu blog? isso melhoraria o posicionamento nos motores de busca? ou isso é indiferente?
    Até mais

    Responder

    • Diego,
      É importante colocar. Não é fatos relevante para melhor posição nos resultados, mas indica aos buscadores qual o idioma, sem que precisem rastrear o texto todo e deduzir.
      É uma prática amigável.

      Responder

  31. Obrigada, Marcos. Eu colocava as Meta Tags no Blog por saber que de certa forma era bom pra ele, auxiliava nas buscas e tornava mais fácil de ser localizado por outros sistemas. Mas nunca tinha realmente entendido como funcionava. A explicação usando as “arainhas” realmente ajudou muito hahaha, ainda mais para uma leiga como eu que tá apenas começando.

    Responder

  32. Excelente artigo! Para quem está começando com seu site ou blog essas são dicas valiosas que vão ajudar muito o seu site a ganhar visibilidade no futuro,otimizações podemos dizer que é obrigatório para nós!Abraço e sucessos a todos!

    Responder

  33. Olá Marcos!
    Estive a utilizar esta ferramenta que você publicou neste artigo, e surgiu-me uma dúvida, ou melhor, talvez seja uma possível adenda ao artigo:

    Por exemplo,

    nesta meta descrição voce utiliza

    não será esta aqui uma versão mais sofisticada?:

    onde o DC. corresponde ao Dublin Core.

    Fica então a minha dúvida se será necessário colocar as duas metas de descrição, ou se a DC é a versão moderna da outra que você publicou?

    com os meus cumprimentos.

    Responder

    • Verifico que o meu comentário acima não surge como o escrevi, reparo que é por ter usado codigo html.
      A minha questão, em suma, é sobre se as meta de Dublin Core substituem as que você tem publicado neste artigo?

      Responder

  34. Olá Marcos, Tudo Bem?
    Estou sempre utilizando suas valiosas dicas para blog. Estou em dúvida quanto ao local exato para inserir este novo código, pois em meu template as duas linhas estão distantes. Você poderia me dar uma luz?
    Um abraço,
    Zélia Dantas

    Responder

  35. Olá, muito bom seu post e já estou utilizando em meu blog.
    Tenho uma dúvida, eu adicionei também as meta tags pelo painel do blog e também pelo html, o google pode me punir por isso? Resolvi deixar o do html e apaguei o do painel. ;/

    Responder

  36. Marcos, sou assinante de um de seus cursos e fiquei muito feliz ao finalmente encontrar esta matéria. Por outro lado tem algo que me preocupa…
    Utilizo com frequencia uma ferramenta de análise, a ” SEO Analyzer” e ANTES de substituir as 2 linhas acima o utilitário no quesito “Description Length” pontuava como correta a descrição de meu blog que soma “130 caracteres” pois o recomendado pelo utilitário está entre 80 e 160 caracteres, ok.
    Agora, DEPOIS da substituição, mesmo antes de eu inserir minha descrição no HTLM, o mesmo utilitário acusa ERRO no mesmo quesito ao apontar 171 CARACTERES.
    E “171” é a soma dos caracteres de minha descrição (130) + 41 caracteres que correspondem ao texto de instrução que vc recomenda na referida linha, ou seja
    ‘DESCRIÇÃO DO BLOG de até 140 caracteres’ (…)
    Portanto a ferramenta está SOMANDO as descrições, vale dizer, se eu inserir a descrição correta, a ferramenta irá acusar o mesmo erro, agora com O DOBRO de caracteres, 260.
    Minha pontuação (SEO SCORE) que antes era “75” baixou para “68”.
    É algo, de fato, que merece preocupação ou seria uma falha da ferramenta de análise?

    Responder

    • Max,

      Me parece mais uma falha da ferramenta na hora de contar os caracteres.
      Entendo sua preocupação, mas essas ferramentas são apenas uma diretriz. O melhor mesmo é sempre olhar no Search Console da Google para saber se não há erros. Se lá apontar erros, então é caso de se preocupar.

      Além disso, a mudança descrita neste tutorial é apenas uma sugestão. Você pode voltar para o padrão, sem problemas e só usar as ferramentas de SEO padrões do Blogger.

      Responder

  37. Olá..

    1. Eu adicionei um Domínio personalizado no meu blog do blogger . Fiz tudo certo pra configurar o DNS para associar a conta do blogger com godaddy e felizmente consegui adicionar o domínio, porem não estou conseguindo adicionar o Sitemap no Google WebMaster Tools ; está apresentando um erro >>

    Problema: Sitemap is HTML
    Descrição: Your Sitemap appears to be an HTML page. Please use a supported sitemap format instead.

    adicionei facilmente o sitemap.xml em todas os meus blogs mas o que está com o domínio personalizado não está aceitando , e com isso não consigo indexa as paginas do meu blog .

    2. Apenas consegui indexa no (Google : Adicionar ULR) a página principal , sendo que quando eu pesquiso minha página no google em vez do titulo aparece o url da pagina e em vez da minha descrição , aparece a descrição do site Godaddy >>

    Titulo: [ Link suprimido ]
    Descrição: The domain [ link suprimido ] is no longer parked by GoDaddy…

    ja tentei reenviando ao indice do google , atualizando o titulo e descrição do blog mas não resolveu.

    Responder

      • Oi Marcos .. Primeiramente obrigado pela atenção

        Entt.. fiz tudo conforme dito na pagina
        Ja usei sitemap em meus outros blogs mas esse que está com o dominio personalizado aparece esse erro quando tento enviar o sitemap >>

        Problema: Sitemap is HTML
        Descrição: Your Sitemap appears to be an HTML page. Please use a supported sitemap format instead.

        to pesquisando uma solução mas tá difícil
        jaja vou tentar fazer o recadastro pra ver se resolve

        Responder

  38. Amigo fiz todas as alterações, minha dúvida é se precisa tirar de dentro do blog a antiga descrição que está nas configurações no básico, se for para apagar me avisa.

    Responder

  39. Na descrição do meu está aparecendo Blogger: User profile e depois o titulo, e na descrição esta aparecendo My photo. on blogger since…. my blogs, não sei se é normal, acredito que não, me dá uma dica como acertar isso.

    Grato.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.