Backup dos Dados do WordPress – Seu Blog Seguro

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

wordpress-seguro Para quem usa o WordPress via host (hospedagem própria), um dos passos de criação e ativação da conta é criar um banco de dados, onde estão armazenadas as informações vitais de seu blog no servidor e faz o seu blog funcionar. Fazer um backup periódico é fundamental para evitar sustos e garantir que seu blog esteja sempre seguro, principalmente quando for fazer atualizações mais consistentes do sistema. Então, veja como proceder para fazer um backup do WordPress.

 

Faça cópias de segurança de seu blog no WordPress periodicamente, principalmente, como vamos mostrar agora, do banco de dados antes de fazer atualizações. É um procedimento longo e detalhado, mas muito útil.

 

Alguns conceitos importantes.

O Sistema usando para administrar o banco de dados do WordPress é chamado de MySQL, que cuida da linguagem adequada para funcionamento do serviço. Não é preciso entender dessa linguagem, mas será preciso usar um programa (todo provedor de host que trabalha com o WordPress tem ele nativo funcionando para ser usado). Esse programa é o phpMyAdmin e é por ele que vamos mostrar como fazer esse backup.

 

Definições para entender o que é o Programa phpMyAdmin e MySQL.

 

phpMyAdmin é um programa de computador desenvolvido em PHP para administração do MySQL pela Internet. A partir deste sistema é possível criar e remover bases de dados, criar, remover e alterar tabelas, inserir, remover e editar campos, executar códigos SQL e manipular campos chaves. O phpMyAdmin é muito utilizado por emuladores de ragnarök online para guardar as informações de contas, e personagens.”

 

“O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.”

(Fonte: Wikipedia)

 

Fazendo Backup do Banco de Dados WordPress.

1. Faça login no seu host e procure pelo administrador de MySQL, com o nome phpMyAdmin. Você terá de entrar com a senha do banco de dados que você criou, quando fez sua conta do WordPress.

 

2. No painel principal, procure por “Banco de Dados” (“Databases”) e clique – semelhante a alguma das duas imagens abaixo.

 

databases-wordpress

 

3. Agora, na página que abril, procure pelo nome do seu banco de dados que quer fazer o backup, no caso o que você usa para seu blog do WordPress e clique nele. No exemplo da figura abaixo o meu banco de dados chama “Ferramentas”.

 

nome-databases-wordpress

 

4. Na página que abrir, aparecerá um menu horizontal. Clique na aba de nome “Exportar” (“Export”).

 

exportar-databases-wordpress

 

5. Há uma coluna, com todos os dados de seu Banco de dados do WordPress, com o prefixo “wp_” que você criou quando ativou a sua conta. Certifique-se de que todos estão marcados e, rolando a página, veja se a opção “SQL” está marcada, e somente ela.

 

exportar-SQL-wordpress

 

6. Ainda na mesma janela, veja a imagem abaixo e marque as mesmas opções que estão indicadas, sem mudar nada mais. Certifique-se principalmente se o campo “Dados” está marcado.

 

opcoes-SQL

 

7. Role ainda essa mesma página para baixo e encontre o seguinte:

 

enviado-SQL-wordpress

Mantenha o nome do arquivo como está, marque a opção “Enviado” (“Salve as file”) e deixe a opção do formato do arquivo em ZIP.

 

8. Agora, clique no botão “Executar” (“Go”). Um arquivo do tipo ZIP com o nome do seu banco de dados será salvo em seu PC, então escolha uma pasta adequada e que você não se esqueça. Esse é o seu backup.

 

Observação: Nesse procedimento não estão salvas suas pastas e arquivos (como Tema e plugins); isso você terá que salvar à parte. Mas seus artigos, postagens, e comentários estão salvos.

 

Como restaurar o backup.

Para instalar seu backup basta entrar em “Banco de Dados”, como mostramos no passo 2 e, na página que abrir, selecionar a aba “Importar” no menu horizontal, conforma e imagem abaixo.

Procure o arquivo tipo ZIP que você salvou em seu PC (1) e clique no botão “Executar” (2) no final da página.

 

painel-importar-SQL-wordpress

 

Como já dissemos antes, faça uma cópia de segurança de seus dados sempre que quiser fazer alterações em seu blog que mexam nos arquivos de alguma forma. Lembre-se de ma
nter cópias dos plugins e temas do seu Blog no WordPress para evitar perder tempo procurando pelas coisas que você mais usa.

 

Artigos relacionados:

 

Fontes do site oficial, em inglês: “Backing Up Your Database” e também “Restoring Your Database From Backup

.

9 Comentários

  1. Pingback: Aplicativos de Backup para Blogs | [ Ferramentas Blog ]

  2. Pingback: Atualizacao do WordPress.org 3.1 Django–Com homenagem ao Jazz | [ Ferramentas Blog ]

  3. Pingback: Como criar um Blog de testes e de backup | [ Ferramentas Blog ]

  4. Pingback: Como Criar um Blog no WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  5. Oi, por favor ajude!!!

    Não zipei na hora de exportar e agora o blog, que na verdade é o site da empresa, não está no ar… Aparece a seguinte frase “Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados”.
    O que faço para resolver esse problema???

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.