O Beija-flor assassino do Google: Hummingbird Update

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

É isso mesmo que você leu: o Google tem um pássaro assassino à solta. O maior buscador está completando 15 anos e fez uma super atualização em seu algoritmo visando melhorar a experiência do usuário. A cada nova atualização, um novo bichinho. Dessa vez trata-se do “Beija-flor” (Colibri / Hummingbird), que está assustando milhares de Blogs e sites por todo o mundo.

Fazer download do e-book Como Ganhar Dinheiro com Blog

Nós já publicamos aqui sobre essa grande mudança do Google, mas não sabíamos o nome oficial e nem o seu efeito real. Até o presente momento a empresa não havia publicado nada sobre possíveis mudanças na estrutura das buscas e a forma de apresentar os resultados.

Mesmo com o título sensacionalista, já sabíamos que não se tratava de uma punição generalizada, mas um novo e poderoso algoritmo (se é que podemos chamar assim), com mudanças profundas na forma que o Google apresenta seus resultados e até mesmo organiza o índice.

Oficialmente a Google anunciou que a mudança começou a ser aplicada no dia 26 de agosto/13, quando boa parte da blogosfera mundial reclamou da perda significativa de visitas, posições nos resultados para palavras chave importantes e até novas disposições e sugestões de pesquisa. Leia o anúncio oficial aqui: Quinze anos depois e ainda estamos apenas começando.

Essa mudança afetou 90% dos resultados (praticamente todo mundo), de uma maneira totalmente inesperada e difícil de reverter. São vários os novos fatores de indexação, mas muita coisa ainda é desconhecida.

Depois de mudanças como o Panda e o Pinguim, dessa vez a agressividade foi gigantesca, mesmo com um bichinho delicado como o Beija-flor (Hummingbird). Essa novidade foi anunciada diretamente da garagem onde a Google foi criada, comemorando seus 15 anos de existência.

Google Hummingbird update

Avisamos aqui no [Ferramentas Blog] que algo grande estava acontecendo e que afetara a maioria dos blogs e sites. Eu, Marcos Lemos, passei os últimos dias estudando e aprofundando sobre o assunto, tentando entender o que mudou e como reverter perdas significativas de visitas. Já cheguei a algumas soluções que vou compartilhar neste curso: Como Recuperar Visitas do Google.

A própria Google já nos deu várias dicas do que realmente mudou. Estão focados em melhorar a experiência de busca em mecanismos móveis; apresentar o resultado mais completo possível sobre as questões levantadas; nova forma de apresentar e organizar respostas a palavras chave, entendendo o conjunto da frase e não apenas uma palavra por vez – o que significa entender melhor a semântica e a coloquialidade das expressões… Entre outras coisas.

Vejo que os profissionais de SEO têm muito o que aprender nos próximos meses.

41 Comentários

  1. Marcos,
    no Search Masters teve uma palestra em que foi comentado sobre isso e muito mais que está por vir… O que fazer? Procurar desenvolver “relacionamento” com nossos visitantes, transformando eles em parte ativa no blog.
    Depender somente do Google para trazer visitas nunca foi uma boa opção e agora a cada dia fica ainda mais distante essa opção se você quer ter um blog como um negócio.
    Conselho para os navegantes? Foque muito em e-mail marketing, Facebook e nas redes sociais de seu nicho.
    Abraço e parabéns pelo artigo.

    Responder

  2. Olá, Marcos. Fico feliz que você esteja monitorando todas as publicações a respeito dessas mudanças recentes. Vejo que boa parte dos grandes veículos de comunicação recebeu um comunicado há mais de 30 dias sobre o assunto. Ao que parece, a maioria dos pequenos blogueiros ainda estão feito cego em tiroteio. A recomendação do Google é focar no usuário e não nos mecanismos de buscas e, parece, que o algorítimo está muito mais sensível a isso. Acabou o tempo da cozinha de texto, dos artigos infestados de palavras chave e de outras pragas que só atrapalhavam a vida de quem busca por informação.

    Construir uma comunidade em torno do seu blog é a solução mais sólida no momento (como citou o Gustavo aí em cima), mas essa é a via mais trabalhosa também. Parabéns pela iniciativa e pelo senso de oportunidade. Sucesso.

    Responder

  3. Olá Marcos!

    De fato venho já há algum tempo notando isso, mas até então não sabia o que estava a acontecer. Acho que o melhor mesmo é ficar em tráfego social e fazer o bom uso do e-mail marketing para fidelizar o leitor que vem tanto do Google quanto das redes sociais.

    É claro que investir também agora nessas novas formas de otimizar o seu blog para o Google pode ser uma boa, mas é obvio que vai requerir muito estudo e trabalho!

    Até!

    Responder

  4. Chegará um tempo em que blogs e sites de pequeno e médio porte jamais irão aparecer nas primeiras páginas do GOOGLE.
    Pois elas serão tomadas pelos grandes PORTAIS (isso já está acontecendo).

    Seremos todos conduzidos e forçados estrategicamente ao olho do FURAÇÃO chamado ADWORDS. É isso mesmo, se quiser tráfego do Google terá que pagar ou terá que viver das migalhas do Bing, Yahoo e outros.

    Atualizações dos algoritmos (Panda/Penguin/Beija-Flor) trabalham exclusivamente para isso. Pulverizar aos poucos os blogs/sites do buscador de maneira paciente e sutil.

    Fazendo com que os profissionais, ou os mais interessados acabem comprando tráfego, e os amadores faleçam no zoológico do todo poderoso motor de busca americano.

    Sendo assim, prepare o seu bolso, Chegou a hora de devolver o que arrecadou com ADSENSE até este momento. Ganhar dinheiro do Google se tornou um jogo de Xadrez, e quando ele mover o “CAVALO”. XEQUE-MATE!

    Responder

  5. Você falou sobre a experiencia mobile. Por isso que meu site passou de 350mil para 700mil visitas de um mês para o outro. Quando fui olhar no analytic, as visitas que viam de dispositivos portáteis antes era 35% agora está em 60%. Até mesmo todas a optimizações eu faço para dispositivos mobile, não ligo muito para SEO

    Responder

  6. Pingback: Atualização do Google - "Beija-Flor" (Colibri / Hummingbird) | Ajuda Blogueiros

  7. Olá! Obrigado por compartilhar conosco estas informações. Tive uma queda de visitas no final de Agosto e um aumento considerável no começo de Setembro até agora. Estou adorando a mudança! Em 3 anos de blogosfera, finalmente o crescimento das visitas vindas do Google está aparecendo em meu blog. Como mencionado pelos colegas, fidelizar leitores é imprescindível. Sei disso porque, antes desta mudança, eram meus leitores fidelizados que movimentavam o blog. Muitos disseram que minha conduta de visitar todos os meus comentaristas, comentar em seus blogs, responder todos os comentários e contatos e conhecer novos blogs era algo desnecessário…Agora, meus leitores fidelizados somam-se às visitas que o Google finalmente resolveu me enviar 🙂 O aumento foi significativo, embora nada “exorbitante”, mas deu para sentir um crescimento positivo e estou muito feliz! Abraços e todos!

    Responder

    • Certíssima, Samanta.
      Muitos criaram geradores de tráfego artificiais e não pensaram nos seus usuários, agora estão pagando o pato. O google modificou seu algorítimo no motor de busca para limpar o lixo eletrônico da web. Simplesmente.

      Responder

  8. Olá Marcos

    Realmente o Google não para de atualizar e a cada mudança é um susto que levamos.
    Mas isso reforça as Redes Sociais e o Facebook ainda esta frente do G+ ,, ou seja, de certa forma o Google ganha de um lado mas perde do outro.

    Abraços, seja sempre um sucesso!

    Responder

  9. Sensacional Marcos.
    Eu estou acompanhando através de suas postagens essas mudanças. Só lamento não poder participar de nenhuma das suas transmissões: nem a de hoje (1, Out, 2013) e nem dos cursos.
    Meu blog tinha muitas postagens que apareciam nas primeiras páginas no Google, depois da mudança, algumas caíram de posição, outras subiram e boa parte estão tão distante que me arrisco a dizer que nem apareçam mais!
    Concordo plenamente com o Senhor Ventilô, o Google visa apenas uma forma de gerar ainda mais lucros. Como li uma vez no blog empreendedor-digital.com a respeito do Google adsense: “se eles tivessem um meio de mostrar seus anunciantes para milhares de internautas, sem nós (blogueiros e sites), certamente eles fariam”. E a lógica sobre o mecanismo de pesquisa, acredito que seja o mesmo, mostrar conteúdo para internautas, dependendo cada vez menos de nós, supervalorizando suas palavras-chaves do Adword.

    Bom, essa é minha opinião!
    Até breve.

    Responder

  10. ( Senhor Ventilô ) Parabéns pela sua clara interpretação do tema abordado aqui… atravéz do seu impecável RX podemos entender…

    Responder

  11. Eu também ando meio grilado com isso tudo, pois afinal sou blogueiro, contudo, “Seo” é para quem sabe.

    E só com muitos testes de um profissional como você (por exemplo) poderá ver as mudanças mais rápido que os outros, então é acompanhar quem sabe e rezar para não mudarem tudo, pois lutei muito até conseguir boas visitas e boa receita.

    Obs: tenho 3 blogs, sendo que migrei 2 para wordpress, mas perdi pelo menos 95% de visitas nos 2, claro que não tinha mais que 500 visitas neles juntos, mas é para chorar saber que migrei nessa época cheia de mudança.

    O que você me diz sobre migrar esse outro site (o que tenho mais de 9 mil visitas por dia) para WordPress? Será pode acontecer o mesmo que outros sites? Obrigado e mesmo que não fale muito nos comentários eu sempre retiro daqui como referência o que é certo dentro de um site/blog.

    Responder

    • Alberto,

      Realmente o que atrapalhou vc foi migrar durante as mudanças do Google. Espere um pouco, repense o conteúdo de seus blogs e depois migre para o WP. Agora é hora de por ordem na casa.

      Responder

    • Tinha um feito em blogger, há duas semanas ele recebeu 19mil visitas, o blogger coloca a data dos posts nos links, ao mover para wordpress eu não queria essa estrutura de links, criei um redirecionamento, e todas as postagens que vinha do google eram atualizadas para o novo link, não perdi visitas, semana passada tive um total de 23mil.
      Acho que o que aconteceu com você que ao migrar para outra plataforma, os links ficaram diferente e sem redirecionamento. Assim as visitas que o Google mandavam para você não levava a nenhuma postagem.

      Responder

  12. Pingback: SEO continua sendo importante após beija-flor do Google

  13. Acredito que “ficar desesperado” não é a melhor decisão a ser tomada e quando alguém decide trabalhar com negócios na internet deve saber que não são somente alegrias, o negócio é estudar e ler, estudar e ler, estudar e ler, e quando sentir que já estudou muito, estude mais, esta é a solução mais coerente,

    Abraços e parabéns pelo artigo e pelas dicas.

    Responder

  14. É verdade… O negócio é ler muito mesmo, analisar bem cada ponto do conteúdo, e aplicar os estudos na melhoria contínua do blog. E como o Google sempre faz essas atualizações que derrubam muitos blogs, o mais indicado é não depender somente dele! Vamos nos tornar independentes do Google! Claro que o máximo que estiver ao nosso alcance… Porque, querendo ou não, sempre vamos precisar um “pouco” que seja dele… Mas, melhorando estratégias de e-mail marketing e redes sociais como o Facebook, podemos sim otimizar o tráfego do blog sem tanto receio assim das “novidades algorítmicas” do Google.

    Boa sorte a todos que estão nessa maré cybernética! 😉

    Responder

  15. Olá Prof. Marcos Lemos
    Agradeço por compartilhar informações relevantes como essa, contribuindo para que a gente possa compreender melhor as mudanças que vem sendo implementadas pelo Google ao longo do tempo.
    Desde 2010 venho acompanhando teu blog e tuas dicas, e aprendendo muito.
    Parabéns e continuado sucesso no teu trabalho online.
    Att,
    Marcelo Langoni

    Responder

  16. Senhores, o Google finalmente está tirando a máscara e mostrando o seu real intuito: Dinheiro.
    O problema é que todos confiaram muito nele a ponto de derrubar, com nossa ajuda, os seus concorrentes, intitulando-se o mocinho bacana que colocava todos que fizessem o SEO correto no topo.
    Porém agora se não tem dinheiro para investir em publicidade para participar do Adwords, então não importa quem você seja.
    Visitas de meus blogs despencaram, é certo que não se compara a outros milhares que tem ótimas visitas, mas tinha visitação e agora todas sumiram e até vendas da loja virtual também foi para o ralo.
    Então o que fazer diante de do fim do mundo virtual?
    Simples, vamos recriar!
    Nós aceitamos tudo que o Google nos impôs, e mudamos totalmente a internet com isto, mas caimos numa armadilha e agora somente nós é que podemos criar o antidoto deste mal.

    Responder

  17. Excelente artigo como sempre Marcos Lemos, você foi o mais completo do que nunca sobre as novas atualizações do Google, e como alguns comentaram eu vejo da mesma forma o segredo é fazer uma boa fidelização aos nossos leitores e investir cada vez mais no Facebook, e-mail marketing e menos no Google, alias até pode-se investir no Google, mais deve ser feito um grande trabalho de estudo e dedicação a produzir conteúdo de extrema qualidade como são os seus aqui no blog.

    Um grande abraço.

    Responder

  18. Estas atualizações do Google realmente estão trazendo problemas de visitas para muitos blogueiros. Eu mesmo estou sentindo isso na pele e estou na luta para reverter o quadro.
    Obrigado pela informação Marcos.

    Abraço!

    Responder

  19. Pingback: " + title + "

  20. Não sei se o Adsense é muito importante financeiramente para o Google, e mesmo não entendendo do assunto o que fica claro para mim é: se minhas visitas diminuem os anúncios do Adsense também são menos vistos e menos clicados, isso deve estar acontecendo no mundo todo, é claro que os anunciantes do Google em blogs vão cair fora por não ter retorno.

    Responder

  21. A coisa tá feia. Vamos ter que reaprender SEO. Nem mesmo com as palavras-chaves do Analytics podemos contar mais, visto que a maioria agora é not provided. Quanto a fidelizar o público, comparando com alguns anos atrás, percebo que os internautas estão cada vez mais apressados (efeito pós-twitter) e ávidos por conteúdo rápido e de fácil digestão.
    Abraços, Juliana

    Responder

  22. Pingback: Google Beija-Flor Como Ser Amigo do Hummingbird ? | danielvazblog.com

  23. Pingback: Google Beija-Flor – O Pássaro que vai dar o que falar | Criar Blog

  24. Ótimo artigo Marcos

    Com esta atualização do algoritmo do Google, vejo que cada mais o blog esta afundando e estou perdendo total relevância nos mecanismos de buscas.

    Como ultima tentativa estou realizando uma revisão completa de conteúdo, verificando os artigos que recebem mais visitas, que na maioria são tutoriais e estou reformulando eles aos poucos, no entanto, durante este ano eu investi bastante em artigos sobre noticias para manter o blog sempre atualizado, porém verifiquei que estes artigos que correspondem a 40% de tudo que tem postado em meu blog, dentre mais de 1100 posts, quase todos não são relevantes para o Google e este tipo de artigo não a como fazer uma revisão ou atualização deles que seja relevante aos leitores.

    Estou pensando em manter os artigos de tutoriais e dicas que são úteis e excluir todos estes posts de noticias. Você acha que isto pode gerar algum resultado satisfatório ou seria prejudicial na questão de indexação?

    Responder

    • Concordo, eu preciso visitas em media uns 10 sites para encontrar o que eu quero. o que era revelante antigamente, agora nem aparece na primeira pagina. Pesquise uma coisa no Google e outra no bing, com certeza o bing está passando o melhor resultado

      Responder

  25. Detalhe: a escolha do “beija-flor” como animal símbolo desta nova mudança com certeza não foi apenas por ser bonitinho, menos ainda por acaso. Trata-se de uma das aves mais agressivas e territoriais que existe no planeta!!!!

    Ou seja, estão mesmo planejando dominar completamente o ciberterritório….

    Parabéns pelo artigo!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.