Você é um blogueiro amador ou profissional? #AudioPost

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Todos os dias me deparo com algumas dezenas de blogs variados (na maioria das vezes são apenas cópias ou imitações de outros). O que me deixa mais preocupado é quanto amadorismo existe no que se faz na internet com blogs. Mesmo blogs bem originais com boas ideias não escapam. Vejo pouca gente fazendo algo profissional e sério, que podemos levar em consideração e acompanhar. A questão é: Seu Blog é amador ou profissional?

Você pode ouvir esse post. Clique no player:

Essa pergunta é uma provocação e precisamos diferenciar algumas coisas. É perfeitamente possível que existam blogs amadores com qualidade profissional e, ao mesmo tempo, que existam blogs que se dizem profissionais, feitos de forma extremamente amadora.

O problema mesmo está no amadorismo ou na falta de profissionalismo com o que se faz ao criar e manter um blog. Podemos chegar à conclusão de que todos podem ser profissionais e que há muitas formas de ser profissional. O que não pode acontecer é o amadorismo:

Em qual tipo você se encaixa?

  • Amadorismo = No pior dos casos o amadorismo pode destruir seu blog. Faz-se as coisas de qualquer jeito, sem um mínimo de planejamento. Não dá pra dizer nem que se faz aquilo por diversão.
  • Profissionais amadores = Andam lado a lado com a turma do amadorismo. Podem até ter grandes ideias, projetos originais, querem ser profissionais, mas agem como se o blog valesse nada.
  • Amadores = Mas não podemos descartar que muita gente cria blogs apenas como um passa tempo, uma maneira de compartilhar idéias, interagir e manter-se atualizado. Seu trabalho é simples, mas organizado, bem cuidado, mas não há pretensões maiores que essas. É legítimo, louvável e até contribuem com a qualidade da internet.
  • Amadores profissionais = Também existem aqueles em que o Blog é uma segunda via. Levam a sério o que produzem e querem ser levados a sério. Podem até ganhar algum dinheiro com blogs, mas seu objetivo mesmo e conquistar um espaço e, quem sabe, se tornarem blogueiros profissionais.
  • Profissionais Blogueiros = Muitos profissionais em suas carreiras usam o Blog como um caminho para ampliar seus negócios e suas redes de contato. São pessoas que aproveitam a internet e seus recursos para se posicionarem melhor no mercado de trabalho e se firmarem como profissionais e seus áreas. O Blog é apenas um meio.
  • Profissionais de Blog = Existem pessoas que conseguem viver de seus blogs, são levados s sério na blogosfera, onde seus blogs são realmente um trabalho. Alguns casos atuam em vários blogs, mas não mantem algo próprio. Tem outro trabalho além do que fazem na internet e se beneficiam como podem daquilo que conquistam com o conteúdo que produzem, seja financeira ou profissionalmente.
  • Blogueiros Profissionais = Por fim há os que realmente vivem de seus blogs. São reconhecidamente “blogueiros”, produtores de conteúdo. Estes são os originais, que cria e inovam, fazem a blogosfera andar à diante e promovem as tendência. Neles é que todos os outros se inspiram.

Podem existir outras nuances entres os elementos que levantei aqui, mas acredito que, de alguma forma, podemos vislumbrar toda a blogosfera e identificar certos elementos que se encaixam perfeitamente nesses modelos.

Penso que estar entre os dois primeiros grupos não é bom, mas é permitido que todos atuem como querem e conquistem seus espaços da forma que acreditam ser melhor. E também acredito que todos podem ser profissionais em algum nível, mesmo que seja um “amador profissional”.

.

28 Comentários

  1. Acredito que eu sou um profissional do blog, o que fico em dúvida é, quero ganhar um espaço e dinheiro, porém me preocupo com o meu leitor, o conteúdo e também o tempo pois trabalho pois tenho outra ocupação na vida real, isto também me torna um pouco amador?

    Responder

    • De maneira alguma vc é amador só pq tem outro trabalho também.
      Eu mesmo sou professor e blogueiro.
      É sua dedicação e maneira de pensar seu blog que faz de você profissional ou amador.

      Responder

      • Obrigado pelo esclarecimento porém existe outra que esqueci de mencionar, não dominar o assunto de seu próprio nicho, ou seja, falar de uma coisa que numa escala de 0 á 100%, dominamos 40% também pode nos tornar amador?

        Responder

  2. Pela sua descrição sou AMADORA.
    Comecei fazendo tudo sózinha, aprendendo aos poucos (seguindo você, aprendo muito).
    Se um dia quiser me profissionalizar vou procurar estudar como.
    Escrevo por prazer, claro que com responsabilidade e procurando fazer o mais interessante possível.
    Gosto desse contato na blogosfera, de amizades virtuais.
    Conversar e saber de culturas etc etc de todo o Planeta.
    Até.

    Responder

  3. Sou ainda um amador,pois, meu blog tem apenas um mês de criação. Contudo, minha pretensão é tornar-me um profissional editando um produto de qualidade e exclusivamente direcionado ao meu público-alvo.
    Meu plano de negócios inclui a edição de uma revista impressa direcionada a meus clientes(donos de restaurantes) em dois anos e acredito que ai terei alguma renda expressiva. Por enquanto vou me aprofundando no assunto trocando ideias e matérias com sites estrangeiros,pois ainda não encontrei uma comunidade com as mesmas pretensões que as minhas. Se você puder me ajudar indicando alguma serei grato.
    Obrigado pelo espaço.
    Atenciosamente,
    Edmar Leite

    Responder

  4. Não sei se estou certo em considerar-me um Profissonal de Blog, mas também possuo emprego secular, mas estou a algum tempo na blogosfera, tenho feito alguns cursos e até já criei um verdadeiro Site em que trabalho bastante, apesar de ainda possuir pouco conteúdo. É salutar conhecermos em qual desses grupos nos encaixamos.

    Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer à você, Marcos Lemos, pelos posts, quero declarar que tem me ajudado bastante deste que conheci o FerramentasBlog.com

    Continue com Deus, forte abraço.

    Responder

  5. AMADOR é onde me encaixo, ou pior que isso. Blog é puro hobby. Não sigo uma linha, não tenho ideologias e nenhuma pretensão de fazer sucesso ou de ganhar dinheiro. Fico satisfeito com as visitas e em poder dividir algumas descobertas com outras pessoas. Às vezes penso em desistir porque a elaboração de um post, por mais simples e ‘desplanejada’ que seja, consome uma boa parcela de tempo e acaba interferindo nas atividades do mundo real. Acontece que tá difícil sair disso, porque a cada dia que passa o número de visitantes tem crescido e a gente fica naquela ilusão de que tem uma certa responsabilidade perante os seguidores.

    Responder

  6. Eu me dedicava ao meu blog mas recebia poucas visitas, mesmo divulgando e comentando em outros blogs. Escrevia coisas que não tinha em outros blogs, e para minha surpresa esse mês 2 blogs diferentes escreveram sobre coisas que eu escrevi no inicio do ano. Não posso falar em plágio já que só o assunto é igual mas a linguagem difere mas poxa, me dediquei á algo e nem 1 RT recebi, nem comentário…nadinha!! E aí os outros blogs receberam td isso….é um saco viu! Fiquei tão triste em ver pessoal que sigo no Twitter dando RT em algo e nos meus nunca tiveram o trabalho de ir apenas dar uma olhada 🙁
    Nem sei se volto á blogar depois disso.

    Abraço

    Responder

  7. Interessante, acho q me considero um amador mesmo, ainda tenho muito a aprender nessa jornada, apesar de me posicionar de maneira profissional, tentando realmente dar conteudo de qualidade pro leitor e sem esquecer do mesmo :o)

    Responder

  8. Eu levo a sério o que produzo no meu site então me encaixo em Amadores profissionais. O problema mesmo é tempo. Queria poder dedicar mais tempo, mas passo 1/3 do meu dia no trabalho e isso me toma muito tempo.

    Responder

  9. Pelo que eu pude entender eu me encaixo no Amador Profissional. Bom, eu tenho um blog que trata de assuntos relacionados a tecnologia e sei que existe vários blogs que falam sobre tecnologia, mas eu tento fazer algo de diferente em meu blog. Às vezes publico dicas, mas meu conteúdo ultimamente está voltado para as notícias e artigos, onde eu escrevo sobre temas relacionados a tecnologia e que estão em destaque na internet.

    Então eu me preocupo em dar o melhor de mim quando escrevo. Eu sei que ainda tenho muito que aprender, mas eu me dedico e estudo sobre o assunto antes de escreve-lo.

    Responder

  10. Não posso concordar com você quando afirma que somente os Blogueiros Profissionais são produtores de conteúdo, que somente estes são originais, que cria e inovam, que fazem a blogosfera andar à diante e promovem as tendência.

    Blogs pessoais não produzem conteúdo? Se eu escrevo algo sobre o que eu penso no meu blog não sou original? Se eu escrevo sobre algo que eu gosto, sobre o que eu faço, etc… eu não estou criando? Compartilhar conhecimento não é tendência?

    Só existem dois tipos de Blogueiros: Profissionais e Amadores, como em todos as áreas. Aqueles que usam Blogs para desenvolver suas atividades profissionais e aqueles que querem somente compartilhar suas ideias, experiências, conhecimentos, etc… sem importar-se com a questão profissional.

    Enfim, todos os possuem algo em comum: produzem conteúdo, seja ele profissional ou amador.

    Responder

  11. Tenho um blog sobre esportes americanos. Eu acho que me encaixo no ”amador profissional”, eu realmente levo o blog a sério e tento ganhar espaço com ele.
    Se puder da uma olhada no blog pra ver se tá bom, se precisa de melhorias, se ele tá ruim! Entra ai! [link suprimido]
    Ahh, blog seu tá muito bom! Tô lendo todas as matérias, tá me ajudando muito nas postagens do blog!

    Responder

  12. Eu sinceramente eu não sei meu nível de cargo na blogosfera, eu sempre criei fã-blogs de jogo, bem julgados pelos visitantes que jogavam os jogos. Comecei agora com um blog de nível superior, levo ele como se fosse meu emprego, levo a sério, mas não penso em ganhar nada com ele, para ter uma idéia, eu nunca me cadastrei no Google AdSence ou cobro parceria ou algo do tipo…

    Acho que fasso meu blog como se fosse um ‘serviço comunitário para internet’, mas com orgulho.

    Meu sonho como blogueiro é ser conhecido entre os blogueiros profissionais de sucesso, e tenho esperança que com um bom trabalho vou conseguir.

    Att.
    Denis Gomez

    Responder

  13. Legal a classificação dos blogueiros. De amador a profissional. Sou a favor da diversão utilizando-se de um blog, mas não sou a favor de colocar coisas inúteis, conteúdo sem graça e sem noção, e outros conteúdos que não acrescentam em nada. Pra mim, esse tipo de blog não deveria ficar no ar na internet.

    Responder

  14. Marcos,criei meu blog inicialmente como um passa tempo, mas tenho pretensões maiores e seria a glória um dia conseguir viver dele.
    Para isso registrei meu domínio no Registro.br e pretendo migrar para o WordPress e investir no Layout, Gostaria de sugestões….

    Responder

  15. Marcos, não quero nem comentar o conteúdo do post, mas como é interessante a simples troca de posição dos adjetivo e as implicações no significado. Pena que a diferença entre um bom blog e um blog bom não seja tão simples assim.

    🙂

    Responder

  16. eu vou adicionar isso a minha lista de objetivos: Por fim há os que realmente vivem de seus blogs. São reconhecidamente “blogueiros”, produtores de conteúdo. Estes são os originais, que cria e inovam, fazem a blogosfera andar à diante e promovem as tendência. Neles é que todos os outros se inspiram. esse é um bom alvo a ser seguido para quem quer ser um blogueiro profissional.

    Responder

  17. olá,sou amadora ainda!!!!
    prcuro fazer td com dedicação e to ralando para ser uma profissional,mas acabei de começa e tenho mto á aprender.
    gostei mto do seu blog,vou até divulgar o buner.

    Responder

  18. Bom, vendo pelo lado mais poético, amador é aquele que ama, que faz por amor. Mas se a pessoa faz com amor, devia fazer bem feito né? De fato, se você compara a blogosfera em português com a blogosfera em inglês, tem um abismo enorme ainda. Acho que a concorrência lá é tão grande, que os caras acabam ficando muito bons.
    Eu me considero amadora: não só porque faço por amor, mas porque estou começando. Eu tb tenho outro emprego, mas é relacionado ao blog. Não pretendo largar o meu emprego, mas sim fazer uma sinergia legal entre as duas coisas. O dia que o blog me der uma renda comparável ao meu salário, aí pode ser que eu me considere profissional.

    Responder

  19. Adorei o post.
    Sou dona de um blog literário, que antes era de entretenimento e comecei porque sempre gostei da interação entre leitor e conteúdo. Já tive blog gótico, fofo, já fui bem adolescente nesse sentido e hoje, me vejo com um blog crescente e um blog pessoal, com textos e poesias (que realmente só atualizo quando quero). Ainda assim, trabalho em outra área, sou Turismóloga e não pretendo, ao menos por enquanto, tornar o blog meu trabalho. Muito embora eu goste da ligação entre leitura e turismo literário… Mas, enfim.

    Gostei das dicas e sempre fico de olho nos posts de vocês. Acho que já posso me considerar amadora profissional, porque realmente estou cada vez mais engajada no blog e quero torná-lo uma via de comunicação, sabe, um espaço legal de se visitar. Acho que quem faz um blog, deve mantê-lo, seja por diversão ou profissionalmente, mas definitivamente, deve cuidar, porque internet tudo vê, tudo grava.

    Beijos e sucesso pra todos!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.