Blogar é uma tarefa a longo prazo

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

De forma indireta e em outros artigos deste blog de ferramentas e dicas, já tratei sobre este assunto e percebo que é preciso esclarecer para ajudar, ajudar mais. Este é um blog quase que de tutoriais e vou tentar mudar um pouco este perfil para melhorar a ajuda que posso oferecer aos blogueiros. Ter e manter um blog não é uma tarefa simples, mas qualquer um pode fazê-lo. Mas…

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Recebi um comentário recentemente no artigo “Ganhar dinheiro com Blog – Possibilidades” e que motivou este curto artigo. Pode até ser chamado de “motivacional” ou de “incentivo” – o que é de fato é que, para manter um blog você precisará de muita paciência e objetivo. Veja o que recebi do JPFOX:

“Como tenho menos de dois meses de Blogosfera, venho visitando muitos blogs para aprender e evoluir em meu empreendimento blogueiro.

Neste seu post li uma coisa que me chamou muita atenção: escrever muitos posts e programá-los para que nunca o blog fique sem novidades. Confesso que não havia pensado nisso. Escrevo um dia e como as visitas não chegam, me desanimo um pouco, mas dias depois volto a escrever. A partir deste momento vou seguir esta dica, pois parece muito boa. Escrevo bem e tenho inspiração, mas como você mesmo disse, de vez em quando ela some.”

Não existe blog sem conteúdo relevante, de qualidade e constantemente atualizado!

Só assim as visitas vão aparecer; só depois que você tiver conteúdo relevante, só depois de escrever bastante. Só quando seu blog tiver um foco, um nicho definido é que será possível gerar mais visitas e os mecanismos de pesquisa (entenda-se Google) poderão indexar seu blog para vigorar nos resultados das buscas.

Escrever constantemente é uma tarefa quase impossível. É improvável que você tenha inspiração todos os dias e a todo tempo para publicar. Até os grandes escritores não conseguem fazer isso o tempo todo. Então, escreve muito quando a inspiração vier: faça rascunhos, escreva artigos e programe eles. Assim será possível atualizar seu blog sempre. Se não saber programar nem fazer rascunhos para seu blog, leia:

Se você escrever, como meta, dois artigos novos por dia e publicar (colocar no ar) um artigo por dia, então sempre terá um dia de frente e de tranquilidade. É importante tentar escrever todos os dias, mesmo que apenas rascunhos. Mais importante ainda é definir uma agenda, ser constante nas atualizações. Se definir que irá publicar 3 vezes por semana (não faça menos que isso), então publique 3 vezes por semana em dias certos e definidos.

Falo por experiência: Aqui no [ Ferramentas Blog ] todos os dias tenho artigos novos sendo publicados. Primeiro porque defini que esta seria a minha meta: nunca falhar nenhum dia. Meus leitores visitam meu blog diariamente exatamente por saberem que tenho novidades aqui sem saltar nenhum dia. Podem não ler tudo o que escrevo, mas vêem ver o que há de novo. Segundo, isso só é possível porque tento escrever ao menos um novo artigo por dia. No início escrevia no mínimo 2 novos. Hoje tenho mais de 40 artigos programados, previamente agendados e outros 14 rascunhos, idéias por escrever. O que faço é administrar a ordem em que aparecem e, se preciso for, escrevo de acordo com as novidades.

Não tenho pressa, posso escrever sempre com calma, corrigir meus erros e refazer artigos. Se eu ficar sem inspiração, posso parar por mais de 50 dias e mesmo assim meu blog ficará atualizado.

Não tem visitas?

Seu blog tem poucas visitas? Então é preciso começar a participar de fóruns e redes sociais. Envie seus melhores links para sites de notícias como o DiHitt ou o Rec6 entre outros tantos.

Como disse antes, tenha paciência. A melhor técnica de indexação nos mecanismos de busca (SEO) é escrever muito, de forma relevante sobre um mesmo nicho ou tema. Os mecanismos de busca, como o Google levam de 3 a 6 meses para confiar no conteúdo de blogs e sites novos. É uma forma de “esperar pra ver no que vai dar”, pois o tempo de vida estimado de um blog não passa de 90 dias. O [ Ferramentas Blog ] já passou de 6 meses e agora tem vida longa pela frente.

Quer melhor a velocidade de indexação do seu blog? então leia e faça uso dessas duas dicas para blog:

E, por último, vale lembrar: escreva e escreva muito. Tenha objetivos claros e escreva bem, com qualidade e no português correto. Seja persistente e perseverante, pois Blogar é uma tarefa a longo prazo! Espero ter encorajado você.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

31 Comentários

  1. Olá! Parabéns pelo post que traz uma realidade interessante para o blogueiro; Publicar todo dia da audiência? Depende de cada blog.

    Particularmente, escrevo três dias por semana e agendo a publicação dos post. Durante a semana fico só por conta da divulgação nas redes sociais para otimizar mais o tempo.

    O bom mesmo é cada autor sentir qual é o seu público e como ele reage a rotatividade de postagens.

    Abraço,

    =]
    —————–
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    Responder

  2. Valeu pelo post!! Já estava quase desistindo… tenho certeza que assim como eu outros também se sentirão motivados novamente.

    Responder

  3. Eu acho muito “chato” ser assinante feed de um blog e passar as vezes 10 dias ou mais sem receber nenhuma atualização, acho que postar de 2 a 4 vezes por semana seria o ideal, pelo menos no meu caso, ainda estou me acertando pra manter essa média de posts. Mas se o blog tiver assuntos novos e relevantes pra postar todos os dias também vale a pena.

    Responder

  4. encorajou sim!
    Vejo que as coisas tem melhorado!
    Fazem 3 meses do blog INDICOESSE e os cliques agora que tem vindo!
    Hoje mesmo recebi 6 cliques! Sei que não é muito, mas as coisas tão começando a andar!

    Responder

  5. Olá!
    Estou conhecendo hoje seu blog e já vi que tenho muito conteúdo de qualidade para ler! Parece-me que dá dicas para blogueiros, o intuito do meu blog é o mesmo, mas ainda estou começando, escrevi alguns artigos sobre o que falou nesse artigo aqui, é triste quando falta assunto para escrever, eu determinei que escreverei pelo menos tres vezes por semana, mas ultimamente tenho escrito 5, já que sempre tem algum assunto sobrando!
    Parabéns pelo blog, vou ler outros artigos agora, um abraço!
    ps. vou deixar o link do meu blog aqui pois não consigo postar o comentário pelo openid… http://www.info.macross.com.br

    Responder

  6. Seu blog já se tornou ume referência para mim! Estou seguindo seus passos! Abraços, fôlego aí, do blogueiro atleta, Marcos!

    Responder

  7. Oba. Eu acabei de conhecer seu blog, e realmente tem muita coisa boa por aqui. E este texto me chamou mais a atenção, por me esclarecer muitas coisas. Era essa a noção que eu estava precisando ter, pois eu tenho meu blog ha menos de 2 meses.

    Muito bom o seu blog, não só por essa dica, mas outras que acabei de ler, e que já me foram muito úteis. Parabéns pelo excelente trabalho.

    Abraços.

    Responder

  8. Seu blog realmente é otimo!!!!!! Aprendi a blogar por aqui e sempre, sempre, sigo as suas dicas infalíveis. Com alguns meses, tenho uma média de 400 visitas diárias e sempre passo por aqui para aprender um pouco mais.
    Parabéns pelo seu blog e obrigada por me ajudar a blogar. Vemos a sua dedicação em cada artigo.

    Responder

  9. Boa Tarde Marcos,

    Conforme já mandei via twitter pra vc, parabéns.

    Seu blog é muito interessante pois conta a experiencia na prática nao simplesmente mostrando como fazer.

    Eu tenho meu blog um pouco mais de um ano e ele só começou a ganhar visita mesmo, dps que passei a publicar diariamente!

    Outra coisa é o desanimo, blogueiro não pode desanimar de primeira, é extremamente normal isso e passei também por isso, mas continue investindo e só tive frutos. Blog é uma paixão!

    Abração

    http://www.tecnopeg.blogspot.com

    Responder

  10. A maioria das pessoas desistem rápido pois acham que vão receber milhares de visitas já no primeiro dia. Ou porque acham que é fácil ganhar dinheiro com anúncios.

    Eu tenho meu blog simplesmente porque gosto, acho que o resto vem com o tempo.

    Responder

  11. Oi, td bom? Eu sigo seu blog já há algum tempo. Eu acho ótimo, porque eu não sei nada de programação, nem muita coisa de blog. O que eu consegui mexer no blog foi com sua ajuda. Eu queria saber mais algumas coisas, como por exemplo em relação às páginas, se é possível fazer post como na página principal.
    Em geral, seu blog é muito bom. Está nos meus links porque, realmente, todos que precisam de ajuda devem lhe visitar.
    Já deve ser a 6ª ou 7ª vez que faço um blog, mas este não vou abandonar, estou realmente aprendendo e gostando.
    Então, vou indo.
    Bjs

    Responder

  12. Essa dica de programar as postagens é muito boa, estou sempre 7 dias adiantado.
    Já tinha desanimado de blogar, mas foi passageiro e ainda essa semana "estreio" mais um blog.
    Parabéns pelos artigos, vocês já salvaram muitos blogs.

    Responder

  13. Ola, gostei muito do post e meu deu uma certa inspiração para continuar blogando mais tenho um blog a 1 ano e acho que nao apliquei as tecnicas de SEO, depois desse tempo ainda a uma maneira de melhorar a minha posição no google?

    Responder

  14. Pingback: Estratégias de divulgação para Blog – Tenha muitas visitas | [ Ferramentas Blog ]

  15. Pingback: 5 dicas para conquistar a confiança dos visitantes do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  16. Pingback: Quanto custa ter e manter um blog? | [ Ferramentas Blog ]

  17. Pingback: Seu Blog está no caminho certo? | [ Ferramentas Blog ]

  18. Pingback: Dia 7: Dedique tempo exclusivo para seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  19. Pingback: Entendendo o Wordpress e seu serviço diferenciado | [ Ferramentas Blog ]

  20. Olá.

    Sou um blogueiro em início de caminhada e, sempre que tenho um tempo, visito o seu blog. Os artigos são ótimos e sempre diretos, sem enrolação. Parabéns pelo trabalho e obrigado pelos artigos.

    Responder

  21. Pingback: Ganhar dinheiro na internet, Twitter e blogs: é possível? | [ Ferramentas Blog ]

  22. Pingback: Os 15 blogueiros que não respeito e não admiro | [ Ferramentas Blog ]

  23. Pingback: Seu Blog vai ressuscitar ou permanecerá morto? | [ Ferramentas Blog ]

  24. Pingback: Como começar um blog para ganhar dinheiro? | [ Ferramentas Blog ]

  25. Pingback: As qualidades de um Blog excelente! | [ Ferramentas Blog ]

  26. Pingback: Desenvolvimento Profissional de Blogs por Marcos Lemos

  27. Pingback: O que seu Blog tem a ver com o "Medida Certa" do Ronaldo Fenômeno? - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  28. Pingback: Por que a maioria dos Blogs fracassam? - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.