NOVIDADE: Blogger agora suporta níveis de comentários – Threaded Commenting

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Uma das grandes melhorias mais sonhadas por usuários do Blogger são as mudanças no sistema de comentários. Com certeza o Blogger tem um dos piores formulários para comentários, mas isso já começou a mudar. A equipe do Blogger acabou de anunciar que agora é possível responder comentários em nível, chamados de Threaded Commenting (comentários alinhados [?]), usados quando queremos responder um comentário em específico. Isso você já vê em blogs no WordPress. Agora vamos à novidade do Blogger.

A equipe do Blogger anunciou num artigo, Engage with your readers through threaded commenting, a implantação de mais um ótimo recurso melhorando o sistema de comentários. Trata-se de comentários alinhados, ou em nível, que suportam até dois níveis para melhorar a interação dentro dos posts entre os leitores.

Ficou mais ou menos assim:

Claro que no teste não ficou tão interessante, já que só eu mesmo quem comentou. Fica bem melhor quando há mais gente comentando.

Há dois ou três defeitos na novidade do Blogger:

  1. O formulário continua o mesmo. Acredito que seria melhor modificar o formulário de comentários antes de implantar recursos.
  2. Só é possível até dois níveis de respostas nos comentários. Assim você não pode responder uma resposta, mas tem que continuar na linha de outros comentários anteriores.
  3. Não ficou muito claro como habilitar esse recurso em templates customizados.

Todos os templates customizados que tenho ainda não consegui fazer o recurso funcionar, então é provável que você também não tenha conseguido visualizar no seu blog. Está habilitado automaticamente nos Designers de Modelos e nos Modelos Dinâmicos, padrões do Blogger.

Além disso os códigos são confusos e longos, tornando ainda mais difícil saber separar o que podemos usar ou como fazer modificações, principalmente no CSS para personalizar cores, links e tamanhos.

Como habilitar respostas a comentários – Threaded Commenting

Segundo o tutorial fornecido pela equipe do Blogger, para habilitar o sisteme da níveis de respostas nos comentários do Blogger, basta primeiro permitir Feed completo. Vá ao menu “Configurações” ~> “Outros” e marcar a opção “Completa”, como na imagem abaixo:

Depois disso será preciso confirmar a posição de comentários incorporados ao blog.

Clique no menu “Configurações” ~> “Postagens e comentários” e marcar “Incorporado” para as opções de locais de comentários. Veja a imagem ilustrativa:

Segundo a equipe do Blogger, basta isso para fazer funcionar. Mas como destaquei, ainda não sabemos como fazer funcionar em qualquer modelo de template, já que parece estar disponível só para os padrões do Blogger.

Assim que descobrirmos os códigos e como incorporar noutos modelos, ensinaremos aqui para que você coloque no seu blog também.

.

31 Comentários

  1. Tinha visto essa informação no meu painel do Blogger, mas, nem dei muita bola por ter o mesmo formulário de sempre (que saco!). O Blogger vai ter que evoluir muito na questão comentários para que eu tire o IntenseDebate do meu blog.

    Excelente post Marcos!

    Responder

  2. Eu prefiro do jeito que é mesmo e não sei que grandes problemas são esses no formulário do Blogger.

    Com esses últimas mudanças um grande problema surgiu para quem usa templates customizados: o filtro de widgets desapareceu na nova interface e não está dando para retirá-los via HTML. Para corrigir isso as pessoas estão tendo de acessar a interface antiga por meio de um “caminho secundário”.

    Responder

  3. É uma pena que o Blogger ainda não resolveu de vez a questão do sistema de comentários. Acabei usando o sistema do Intense Debate, estável, fácil de usar e que permite respostas em níveis, numa interação muito maior.

    Seria muito interessante que o Blogger separasse os comentários do restante do blog, onde pudéssemos descarregá-los para usar em outro lugar, por exemplo, ou vamos supor trazer do Intense Debate para o blog, coisa que hoje eu não consigo fazer. Vamos aguardar. Melhorias estão aparecendo.

    Abraço! 😀

    Responder

  4. Olá. Consegui mas quando visualizei os comentários nota-se que o gravatar do blogger e das pessoas fica desfocado. tem como resolver isso?

    Responder

  5. Que ótima noticia, estou muito contente com essa alteração ainda falta melhorar muito coisa no blogger, mais isso com certeza já é um avanço!

    Responder

  6. Consegui usar no meu template (modificado), no meu caso eu copiei todo esse trecho b:includable id=’main’ var=’top’>…..</b:includable substituindo o trecho do meu.

    Ainda falta ajustar melhor mas adoreii a novidade \o/

    Responder

  7. Bom, o Blogger está começando bem, só que com o mesmo formulário, ainda não me conquistou a tirar o Disqus do meu blog. Espero mais melhoras no sistema de comentários.

    Responder

  8. Olá com outras pessoas já mencionaram. Aconteceme que os gravatares ficam desformatadas. á alguma dica para melhorar isso?

    Responder

    • Andre e outros,
      Como disse no artigo, ainda não está claro como os códigos funcionam e como resolver conflitos como esse. Em meus testes também tive problemas com os avatares e até com os links. O melhor é esperar um pouco até que os metabloggers consigam entender e usar os códigos ou a equipe do Blogger divulgar o que temos que fazer.

      Por enquanto só funciona nos modelos padrões mesmo.

      Responder

  9. Louvado seja o senhor que se lembrou disto xD
    Próximo passo, erradicar com o sistema de comentários do blogger da face da Terra e colocar algo tipo WordPress 😀

    Responder

  10. Muito bom. 2011 o blogger evolui muito. Agora ja começou o ano evoluindo, tomará que evolua muito mais, para poder fidelizar as pessoas que usam o blogger.

    Responder

  11. Eu tava achando estranho como estava a área de comentários.Fui ver o que era, encontrei no Blogger Buzz…
    E vim aqui correndo indicar o post pra você, mas como sempre, com profissionalismo a matéria estava no ar!

    Abs
    Bianca Fernandes

    Responder

  12. “Quando o Blogger está indo com o fubá, o WP já está voltando com o milho”. Porque a equipe do Blogger não aguardou ficar tudo ok para divulgar, aí sai essas porcarias. Por isso vou migrar, nem pro WP, mas para um servidor dedicado.

    Responder

  13. Eu usava a correção de plural dos comentários e o sistema de comentários múltiplos (blogger e facebook). Ontem percebi que pararam de funcionar!

    Seria consequência dessa atualização?

    Responder

  14. Pois o meu é customizado. Já estão habilitadas estas funções no painel desde sempre. E simplesmente nada mudou. Espero que não atrapalhe e interfira negativamente em customizações já realizadas nos comentários…

    Responder

  15. Pingback: Como ativar o novo Threaded Commenting do Blogger em Templates customizados | [ Ferramentas Blog ]

  16. Pingback: Solução para o erro (Bug) nos comentários do Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  17. Meu blog só mostra os comentários no primeiro post que aparece home (no caso, meu objetivo é que mostrasse emn todos os posts da home), e mesmo clicando nos posts e indo para as suas páginas individuais, ele continua mostrando só no último que foi postado, nos outros não aprece na-daaaa… será que você pode me ajudar!??! Tenho a caixa de comments do facebook no meu blog, e ela funciona bem, em todos os posts (aliás nas pags individuais dá aquele erro “precisa de uma href específica” e tal, mas já desisti disso =/ POr favor me ajudaaa! Ou então me explica como faço pra a caixa do facebook aparecer msm quando entra pelo cel, pq ela não aparece de jeito nenhum, e nem dá o aviso de erro, só não aparece, mesmo na home! (só mudou isso quando eu troquei uma parte do código aquela tipo assim: como vi num blog ai, funcionou, apareceu no celular e nas pags individuais sem erro, mas nao dava p moderar de jeito nenhum, parecia que eu nem era a adm, entao tirei e deixei como tava que era expr:xid=’data:post.id” alguma coisa assim…). MEu objetivo principal é que as pessoas tenham como comentar quando entram pelo celular! E nas paginas individuais, afinal to sem os comments originais do blogger e o do face fica dando esses erros =(

    Responder

    • *quando mudei o código dos comentários do face, foi por essa parte aqui: fb:comments expr:href=’data:post.url’ , é que não saiu aí em cima…

      *já tentei mexer de todojeito nos códigos de comments tooodos e já até comparei com meu blog de teste que é todo “normal” sem nada, como veio do blogger original, e ta td igual… n sei pq n ta aparecendo! e ta na opção incorporado os comments, mas em qualquer opção n aparece nada…

      obrigada!

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.