O Blogger Brasil será desativado em Julho

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

A equipe do Blogger Brasil anunciou que o serviço será descontinuado a partir de Julho/2015, onde todos os blogs feitos nesta plataforma será tirados do ar efetivamente. O os próximos dias são importantes para fazer backup e migrar para outra plataforma.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

Ok. Só metade da notícia é verdadeira. Mesmo assim, leia até o final.

O Blogger Brasil – http://www.blogger.com.br – vai mesmo ser desativado e todos os blogs hospedados com eles serão desativados em Julho/2015. Mas trata-se do Blogger que é administrado pela Globo.com.

blogger-brasil

Existem dois Blogger no mundo. O que é da Google e que milhares de pessoas usam e o outro administrado pela Globo. Vou explicar como isso aconteceu.

O mais importante agora é pensar: se de noite para o dia a plataforma gratuita de criação de blogs que você usa fosse encerrada, o que você faria?

Pode parecer bobagem pensar isso, mas vemos todos os dias serviços de internet acabarem, mesmo aqueles que consideramos imbatíveis. Está aí para confirmar o ICQ, MSN, MySpace, Orkut… Por isso é tão importante você estar prevenido para esse tipo de eventualidade.

Tenho três dicas para você que usa o Blogger da Google. Pode parecer impossível, mas esteja prevenido para o fim do Blogger:

  1. Faça backup constante de seu Blog: Mesmo que o Blogger da Google nunca acabe, erros podem acontecer, sua conta pode ser invadida ou as regras de uso do serviço podem mudar e seu blog ser desativado ou excluído. É sempre bom ter uma cópia de segurança para poder migrar seu blog para outra plataforma.
    Veja como fazer isso: [Vídeo] Como fazer backup de Blogs no Blogger
  2. Considere migrar para o WordPress.ORG: O WordPress não depende de ninguém para existir. Mesmo que o serviço seja descontinuado, só vão parar as atualizações e você poderá continuar usando em sua hospedagem própria.
    Se você quer migrar para o WordPress.ORG, conheça: FBlog Host – http://www.fbloghost.com
  3. Registre um domínio próprio: Nunca use apenas o endereço padrão dos serviços gratuitos de blogs. No caso do Blogger, não use apenas a extensão NomeDoBlog.BLOGSPOT.COM. Seja dono do nome de seu blog, seja dono do domínio do seu blog, registrando um domínio. Você pode continuar usando o Blogger gratuitamente, mas ao menos o endereço será seu e, se algum dia migrar para outra plataforma, não perderá nada.
    Saiba como: Como registrar e usar domínio próprio no Blogger

Curso Grátis: Como criar um Blog no Blogger

Fim do Blogger Brasil

O Blogger foi criado em 1999 e originalmente não pertencia à Google. A Google só comprou em 2002 e o serviço já tinha muitos usuários brasileiros, inclusive o domínio http://www.blogger.com.br. No mesmo ano a Google fez uma parceria com o portal Globo.com e vendeu a versão brasileira do serviço. Quando em 2003 o Blogger/BlogSpot da Google foi oficialmente relançado, os dois serviços se separaram, mas a Globo continuou com o direito de uso do nome e da mesma marca.

No entanto o Blogger Brasil da Globo só estava disponível para assinantes de outros serviços deles. Ou seja, só poderia criar blogs lá quem pagasse por algum plano de conteúdo da Globo.com.

Sinceramente não sei se é possível migrar o conteúdo para outro lugar, mas imagino que seja possível fazer um backup em formato XML do conteúdo/posts. Nunca usei o serviço deles e não conheço ninguém que use.

Vão mesmo acabar em Julho/2015 e os usuários/clientes do Blogger da Globo têm só até 30 de Junho para fazer backup e arrumar um novo local para seus projetos.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

23 Comentários

  1. Marcos, tenho e fiquei com dúvidas. Quando se faz o backup, salva-se também os comentários? E quando se faz essa migração para outra plataforma, os comentários também são migrados? Meu blog foi criado em 2009, era blogspot.com; então, ele está fora dessa extinção? Eu nunca migrei para o WP porque me parece que o buscador da Google dá preferência aos conteúdos do Blogger; estou equivocado nisso? Abraço!

    Responder

    • Sérgio,

      Sim você está fora de risco, já que usa o BlogSpot da Google. O problema está para quem é cliente da Globo.com e criou um blog lá.

      No sistema do Blogger da Google, o backup salva tudo, posts e comentários, e se migrar para outro lugar (como o WordPress.ORG) tem como recuperar tudo.
      Não há indicação de que a Google dê preferência para conteúdos feitos no Blogger. Isso é lenda.

      Responder

    • Fernanda,

      Acho que não afetará em nada, já que o Blogger da Globo não tem muitos usuários. E mesmo os poucos que tem, aqueles que são bons vão migrar para outras plataformas ou já migraram.

      Responder

  2. Achei interessante você salientar a necessidade de estarmos atentos as mudanças, pois elas podem ocorrer e as vezes não estamos preparados.
    Eu tenho 2 blogs na plataforma Blogger do Google. Sinceramente já tentei usar a WordPress, mas como preciso de acesso em locais distintos e o WordPress é “instalado” na máquina, fica limitado o acesso. No Blogger eu posso acessar de qualquer computador, tablet ou smartphone em qualquer lugar que consigo publicar e alterar algo, mas no WordPress não, pelo menos desconheço se ele pode. Existe uma ferramenta online do WordPress onde é possível criar blogs, mas também acho um pouco limitada na questão de templates, pois existem os gratuitos, mas caso você queria um mais profissional, deve pagar e escolher os que já estão disponíveis, não dá pra fazer um download e instalar como na plataforma WordPresse que é instalada em computador.

    Se o blogger acabar, eu to lascado…kkkk

    Responder

    • Allison,

      Nesse ponto sobre o acesso, você está enganado mesmo. O WordPress.ORG não fica instalado “na máquina”. Ele fica online, em um servidor, e pode ser acessado de qualquer lugar, sem depender do seu computador pessoal. Nada fica em seu computador.

      E você confundiu o WordPress.COM, que é tipo o Blogger (mas mais inferior) e o WordPress.ORG que precisa ter um domínio próprio e contratar um serviço de hospedagem. Recomendo que pesquise sobre isso par entender melhor como funciona.

      Responder

  3. Marcos, outras dúvidas. Faz alguns anos que deixei de ler sobre o WP. Parece-me mais complicada a funcionalidade que o Blogger. Mas este não é ponto de minha dúvida. O que gostaria de saber é se seria interessante eu ter o mesmo conteúdo de postagens nas duas plataformas, para eu conhecer, sentir e avaliar as duas. E como eu tenho domínio próprio, eu poderia usá-los simultaneamente nas duas plataformas?

    Responder

  4. Bom a noticia foi boa mesmo que a maioria utilize da plataforma blogger. e bom saber que esta tudo correndo bem e que a plataforma esta ainda no ar mesmo que eu tenha mudado a pouco tempo para o wordpress utilizando um tutorial seu. k k k “e obrigado pela dica sobre como upar o arquivo no godady para a url ficar igual a do blogger”, ouvi comentários do meu primo que mora nos USA que o blogspot seria melhorado e atualizado novamente este ano ainda, mas ele não me confirmou nada disse apenas que eram boatos que estavam rolando por la, bom se você tiver alguma informação a respeito compartilhe conosco ae 😀 a curiosidade e grande 😀 k k kk

    Responder

  5. Já usei, e até tenho registros ainda no blogger,

    Mas já passei por poucas e boas com esta plataforma.

    Uma época eu tinha um blog e certo dia tentei acessar, e a única resposta que eu obtinha
    era que minha conta tinha sido desativada.

    Depois de muita insistência consiga recuperar o blog(não lembro mais os passos),
    mas lembro perfeitamente que não foi fácil.

    Em fim, após isso passei a dar preferência ao wordpress que uso até hoje e muito satisfeito,
    pagando uma hospedagem de apenas R$ 20 junto a hostgator,

    Vale apena mudar, ainda que não ganhe dinheiro com seu blog, seja apenas um passa tempo.

    Responder

  6. Marcos, Eu gostaria há muito tempo migrar para o WP, mas eu não consigo, sempre fica desestruturado. Já fiz tudo o processo, mas nunca fica perfeito para mim. Nunca fica de uma forma que eu queira igual é atualmente no Blogspot.

    Gostaria mesmo é de ter alguém que fizesse um thema para mim ou que fizesse igual o atual do blogger para WP, sabe indicar alguém?

    Valeu pela ajuda.

    P.S: “Se você continuar com este tipo de noticiai no e-mail, não será mais dono de blog, mas sim, de cemitério. Quasse tive uma parada cardíaca como li o titulo do post. kkk

    Valeu

    Responder

  7. Tenho vários Blogs nas plataformas WordPress.org e WordPress.com e NUNCA tive problemas com alguma delas sendo que a WordPress.org é para quem possui domínio próprio e obriga a uma hospedagem. Não entendo porque são tão adversos a estas plataformas, bem simples de trabalhar e excelentes mesmo a que é gratuita (*.com) embora nesta não se poder inserir scripts e outras coisas bonitinhas que também ajudam (muito) a pesar o blog…

    Responder

  8. Eu usava o blogger da gobo na época que ele ainda era grátis e você podia fazer até 5 blogs. Era um diário virtual e foi como eu comecei a blogar e aprender a mexer com html (amava fazer meus layouts). Lembro que depois de um tempo ele começou a ser pago e eu já não tinha mais acesso pra editar meu blog e os posts (já não utilizava há muito tempo, mas nunca tirei os blogs do ar) e fiquei triste que agora eles tiraram tudo. Toda a minha adolescência estava documentada lá 🙁

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.